Re: Re: resultado da entrevista foi positivo !!

reganem
Participante

Oi, pessoal!

Eu fiz a entrevista no dia 10/abr as 14:30h

Eu passei mas não estou com o certificado. :t_oops:
Quando terminou a entrevista ele disse: “faltam 2 pontos referente às 150h do curso de francês que, agora, é uma exigência. Como você está terminando as 150 horas, considere-se aprovada. Parabéns!” :D

Ele me pediu que terminasse o curso de de francês no próximo mês e mandasse o certificado para o escritório de imigração.  

Quando me dei conta que não receberia o certificado na hora, fiquei um tanto preocupada  :cry: .
Depois “dos parabéns”, “Caiu a ficha”  :o .

Eu mandei a minha doumentação uma semana depois que as “regras” haviam mudado. Logo, eu só poderia comprovar 96h do meu primeiro curso de francês.  :(

A entrevista
Eu cheguei super cedo pois, preocupada com a confusão nos aeroportos, resolvi fazer a viagem de ônibus.
Cheguei no hotel da entrevista as 8:30h da manhã. Fui ao banheiro, me arrumei e voltei “inteira” para o bar. Repassei algumas questões em francês até as 10h. Relaxei e fui ‘bater perna” na Paulista. Voltei as 13:30h. Sentei no bar e simplesmente “apaguei”. Eu estava muito cansada. Acordei 30 min depois assustada com a hora e corri na recepção. “Já posso subir???”  :P

Chegando no 15ª, haviam duas cadeirinhas vazias me esperando.
Quando eu sentei e respirei fundo….as 14:07h, chegou Daniel Leblanc….me fazendo um monte de perguntas  :?:  , falando super rápido  :!: abrindo a sala de reunião e me chamando para começar a entrevista antes da hora  :o …  (eu pensei que ainda teria mais 30 min para serenar a mente mas deu tempo).

Monsieur Leblanc, puxou a cadeira para eu me sentar, muito gentil. Sentou-se continuo a perguntar.

Principais perguntas:
1) Fale do seu trabalho, o que você faz?
2) Para onde vc vai? (no meu caso, Laval)
3) Por que Laval?
4) Por que quebec?
5) O que você vai fazer no Quebec? ( não resisti e disse que eu ia morrer de frio. Ele riu muito e perguntou: “e depois que você ressuscitar, vai fazer o que?  :lol: )
6) O que seus parentes e amigos acham da sua decisão?
7) O que você sabe sobre o Quebec? (ele adorou saber que como sirop d’érable pela manhã! falei da vida cultural do Quebec, da importancia dos rios e lagos para a economia da provincia, etc)

A partir das perguntas que ele fazia eu aproveitava a oportunidade para contar a minha experiência de vida. Esse foi o ponto forte da minha entrevista, falar da minha bagagem. Não só profissional mas, mostrar quem era a “Renata”. Tive a oportunidade de mostrar a minha facilidade de adaptação, flexibilidade frente as exigências da vida, e acima de tudo a minha convicção na decisão tomada.

Meu ponto de vista
Leia os relatos do colegas mas não esqueça de que sua bagagem é única. O entrevistador está, naquele momento, só para você. A questão é “como” você vai contar a sua história.
Por isso, tenha lucidez, objetividade e lógica nos seus motivos para essa mudança de vida. Tenha um plano em “PORTUGUÊS e aprenda a contá-lo em FRANCÊS”!

Parabéns a todos que “sobreviveram” a essa etapa  :beer2:  e boa sorte :clover: aos que ainda vão enfrentá-la.

Na realidade, esse é um confronto interno….o vencedor só pode ser você!  :hooray:

Um abraço a todos.