Re: Re: Relatos de uma amiga que mora no Canad

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Relatos de uma amiga que mora no Canadá a algum tempo… Re: Re: Relatos de uma amiga que mora no Canad

#26947
pablo111
Participante

Realmente a informação é estranha. O Québec é a segunda maior economia canadense e ganha em qualidade de vida. A mortalidade infantil é metade da do Ontário entre outros fatores sócio-culturais…

Essa questão da inserção no mercado de trabalho já não é novidade. O próprio governo canadense tem uma campanha forte para que os empregadores contratem imigrantes, que são tão bem qualificados quanto os canadenses. Parece que essa cultura aos poucos está mudando. Acho que é a grande reclamação e preocupação dos que estão chegando no Canadá. Realmente deve ser uma experiência difícil e não é a primeira pessoa que vejo falando sobre essa propagando imigratória do governo canadense ser “enganosa” em vários aspectos… Mas bora lá. Quem mora no Canadá as vezes esquece alguns outros detalhes:

Distribuição de Renda. A possibilidade de escolha e as diferenças sociais não são esse abismo que é o Brasil. Quer ficar rico? Já sabemos que o Canadá não é a opção… Estamos acostumados com nosso mundinho no Brasil, onde o dinheiro está concentrado na mão de uma minoria e a maioria da população vive na miséria. A distribuição de renda no Brasil é a SEGUNDA pior do MUNDO, perdendo somente para Serra Leoa. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u69318.shtml). Outra informação: Em 2003, 1/3 da população vivia com a renda mensal de até 1/2 salário mínimo… Isso é que não dá. Também não dá pra deputado ganhar R$20.000 (oficiais, fora o caixa 2) pra ser essa palhaçada que é…

O imposto no Canadá é de aprox. 40% – Verdade. Mas a educação é gratuita e de qualidade. A segurança funciona. O transporte coletivo funciona. A saúde pública não é top 10 mas funciona (comparando a saúde privada aqui no Brasil). E no Brasil, quanto gastamos com o governo? Veja mais um dado abaixo:

“Dr. Gilberto Luiz do Amaral (IBPT) – O brasileiro paga a tributação sobre sua renda, que é o imposto de renda mais o INSS. Paga a tributação sobre o seu patrimônio, principalmente o IPTU e o IPVA e paga também tributação sobre consumo, aquele conjunto de tributos que já estão embutidos no preço final dos produtos e serviços. Desta forma ele paga, em média, 18% sobre a renda, 3% sobre o patrimônio e 23% sobre o consumo, o que dá um total de 44% do seu rendimento bruto.”

Pois é amigos… a tributação não é tão diferente da do canadense! Com o diferencial que aqui, além dos impostos, há o gasto com plano de saúde, educação, segurança… faz as contas. Lá no Canadá o dinheiro é gasto para se ter qualidade de vida.

Aqui, a pessoa que não acha emprego tá lascado. No Canadá você pode ter qualidade de vida lavando pratos e limpando casas a 25,00 CAN a hora.

Enfim… essa discussão já é velha aqui no fórum. Mas acho que dá pra deixar um pouco mais clara a situação.