Re: Re: On va immigrer aussi!

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! On va immigrer aussi! Re: Re: On va immigrer aussi!

#47393
Marcos Silva
Participante

Boa noite a todos, primeiramente. Agradecemos pelas boas- vindas!

SandroMS, entendi perfeitamente sua colocação e agradeço. Qualquer ajuda nesse sentido é bem-vinda. Como disse antes, trabalho como professor na rede pública e pela lista de formações privilegiadas eu teria 10 pontos. Só que, como Técnico em Saúde Bucal, eu terei 16 pontos! Quando enviei os documentos para o BIQ, mandei a xerox do meu diploma de licenciatura plena e uma declaração do curso técnico dizendo que estou regularmente matriculado. :wink: Entonces (como dizia meu avô espanhol, que Deus o tenha!), numa previsão muito pessimista de que eu espere até a conclusão da etapa federal e receba o pedido de exames médicos e o pedido dos passaportes, já estarei formado nesse curso técnico. E sabe que eu acho até melhor? Porque é preferível você cuidar da boca aberta de um aluno do que ter de ouvir 40 bocas falando ao mesmo tempo na sua aula. :lol:

Luciana,

Sim, sei que existe um grupo chamado Quoi? e participei de duas reuniões…mas, como todo “calouro” que se preze, não consegui me entrosar e, além disso, achei esse grupo num nível de conversação mais avançado que o meu.

Eu não acho assim que meu francês seja quase avançado; isso quem disse foi o resultado do TCF-Q (Graças a Deus..rs). :mrgreen: Eu tive 2 anos de francês no ensino médio (faz tempo) e sabia que existia esse processo de imigração para Québec, mas não tinha condições na época de tocar o processo, até minha esposa me dar um presente de Natal: 1 ano de curso de francês pago. O Bescherelle Poche de Conjugasion passou a ser meu livrinho de cabeceira, passei a ouvir TV5 e em seguida, após esse 1 ano, continuei meus estudos na Aliança Francesa; depois, quando falei de imigrar para o Québec, (6 meses após decorrido esse 1 ano) ela aceitou.

No meu caso, o fato de ter visto francês no ensino médio láááá atrás e de ter retomado com cursos intensivos de férias e semi-intensivos te impõem uma disciplina que você precisa manter constante e no seu ritmo. Não fosse isso (e o fato de estudar em casa por conta própria), eu não teria um rendimento mediano na prova.

Não se sinta iniciante…esse seu ritmo tá ótimo. Acho até que se você for falar algo comigo eu travo :lol: porque a Aliança Francesa é excelente na gramática, mas a parte de expressão e compreensão oral é uma área que só o aluno pode dominar por conta própria para se entender e se fazer entendido pelos outros. :discuss:

E é isso…
C’est tout!

Marcos e Cecília.