Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › O que fazer primeiro? › Re: Re: O que fazer primeiro?
Oi Pessoas!
Na minha opinião, o primeiro passo pra imigração é a “juntada” dos documentos.
Comecei a fazer isso, mas dá muito trabalho. Organizar diplomas antigos, contas pra comprovar endereço, união estável (meu ETERNO problema… rs) etc, etc, etc.
Depois, acho que o idioma e o pé-de-meia estão empatados. Se não souber nada de francês, conte pelo menos de um a dois anos pra aprender bem, pra se comunicar lá além da língua dos dedinhos (apontar as coisas pra dizer o que quer – passei por isso). Enquanto isso, vai juntando o dinheiro pros gastos e organizando as documentações.
No meu caso, eu tenho pressa (característica minha, de querer viver tudo ao mesmo tempo), então vou deixar os trâmites de equivalência depois que já tiver lá – sou farmacêutica. Vou fazer um curso técnico de alguma área em demanda pra começar a trabalhar logo. E quando estabilizar, peço a equivalencia, já tenho a lista dos documentos e vou mandar traduzir por aqui mesmo e levar comigo.
O primeiro passo depende da nossa prioridade ;)