Re: Re: Mar de Rosas?

#9430
Normando
Participante

Adriana e Carlos,

Todos passamos por diversas fases durante o processo de migração. Participamos de foruns web, criamos foruns, etc. Quando se chega aqui são tantas e tantas coisas para fazer ao mesmo tempo, que é quase impossível dedicar tempo para, por exemplo, administrar um forum.

O melhor é deixar os novos no processo irem administrando o forum, não se meter muito, evitar as polêmicas (grande motivo de esvaziamento de foruns, não sei se vocês já tiveram esse problema), não misturar cor de time de futebol (sem, é claro, impedir ninguém de se expressar), é preferível ser objetivo e direcionar os assuntos para fazer amizades e o complexo processo de migração (burocracia, chegada, adaptação, busca de emprego, etc).

Carlos me perguntou sobre fazer amizades aqui no Canadá. É um assunto muito relativo, depende de cada pessoa, a própria definição de amizade é muito ampla, depende de faixa etária (alguém aqui tem pais ou avós na faixa dos setenta com muitos amigos?).

Como a pergunta foi pessoal (aqui no Canadá se evita muito perguntas pessoais, mas não me incomoda, fiquem à vontade, mas por telefone), conheço muita gente aqui na comunidade brasileira, não sou membro do Conselho de cidadãos por acaso, este conselho é oficial em todos consulados do mundo criado pelo governo de FHC (mas não sou funcionário nem empregado do consulado nem do governo do Brasil).

Tenho muitos amigos no Canadá, nos USA, na Europa (sobretudo na França) e no Brasil (onde fui, entre outras coisas, diretor de clube, vice-presidente da Associação dos ex-extagiários na França APEF região nordeste, vice-presidente de Federação de Tênis, etc, etc.)

A comunidade brasileira no exterior espelha em muito a sociedade de nosso país de origem. Todo tipo de gente, pessoas brilhantes, educadas, gentís, tímidas, extrovertidas, simpáticas, acolhedoras e também outras que correspondem ao antônimo desses adjetivos citados. Delicadamente falando, risos, há também pessoas que devemos manter a distância maior possível.

No meu caso, como no de quase todo mundo, sou seletivo, busco identidades para amizades evitando discriminação (crime muito grave aqui, no Brasil também mas o judiciário é nulo e não existe, sendo ameno na opinião), sou aberto à todos, mas me empolgo particularmente com pessoas honestas e sérias, independente de ideologias, time de futebol, cor, raça, origem, religião, idade, etc (como a maioria do povo canadense e muitos brasileiros).

Pessoas que não correspondem aos critérios de seriedade e honestidade não me interessam, não deixei o Brasil da corrupção para conviver em guetos de má qualidade. Os bons brasileiros e/ou canadenses e/ou gente de qualquer parte do mundo me interessam de ter amizade. Entre essses, muitos frequentam minha casa e estamos desenvolvendo uma boa amizade (verdadeiras amizades se desenvolvem durante anos, não é?).

Vou pedir um favor, quem desejar conversar por favor me telefone ou procure minhas milhares e milhares de respostas que coloquei em foruns brasileiros e franceses (http://www.immigrer.com) entre os anos de 2000 e 2002.

Abraços,

Normando Lima
Tel: (450) 472-2658