Home › Fórum › Informações Gerais › Língua Francesa › Iniciar frances do zero para imigrar › Re: Re: Iniciar frances do zero para imigrar
Bom, como o pessoal já disse, essa é uma questão de pesar na balança as suas prioridades pessoais e assim ver qual o melhor caminho pra você. Não sei se ajuda, mas aí vão os motivos pelos quais eu escolhi o processo do Quebec ao invés do Federal, apesar de ter um inglês fluente (coloquei 12 na avaliação do meu processo):
– O Quebec tem uma estrutura de acolhimento do imigrante muito melhor. E não é nem só do ponto de vista racional não (cursos e aconcelhamentos oferecidos, estrutura para os novos imigrantes, etc etc), mas eu também senti (e é aí que entra a parte pessoal) que o governo do Quebec está muito mais interessado em nos receber do que das outras províncias: vê se têm mais alguma provincia ou o governo federal fazendo dezenas de palestras nos convidando para irmos para lá? Eu me senti mais desejado e acolhido pelo Quebec. O Quebec passa uma mensagem de “nós precisamos de vocês”, enquanto o processo federal me parece muito mais do tipo “bom… vamos ver se você serve pra gente…”.
– Custo de vida: não é a toa que o dinheiro pedido para o processo do Quebec é tão menos do que o do processo federal: só comparando as cidades grandes, Montreal é um lugar muito mais barato pra se viver do que Toronto, por exemplo.
– Custo dos estudos: tanto eu quanto minha esposa acreditamos ser importante continuarmos estudando no Canadá para conseguirmos melhores posições no mercado de lá, além do que eu sempre quis estudar em uma universidade renomada. Estudar no Quebec é muito mais barato do que em qualquer outro lugar do Canadá, além de possuir universidades excelentes, como a McGill, onde eu quero estudar e a Université de Montréal, onde minha esposa pretende estudar.
– “Desculpa” pra aprender uma nova lingua e oportunidade de melhorar minhas qualificações: se a gente fosse para um local anglófono do Canada, dificilmente eu aprenderia francês. Indo para o Quebec, eu já tenho o meu inglês fluente e inevitavelmente vou melhorar muito meu francês. Que profissional você acha que é mais valorizado? Um bilingue ou um que só fala inglês ou francês?
Bom… é mais ou menos isso. Não posso dizer ainda que eu vou para o Quebec porque eu acho mais charmoso ou porque o povo é mais acolhedor ou algo assim simplemente porque ainda não fui conhecer. Vou em maio do ano que vem… e espero que isso só acrescente novos motivos para eu querer ir pra lá e não pra outras regiões do Canadá! :P