Re: Re: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada Re: Re: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

#33209
pablo111
Participante

Um pequeno depoimento sobre a francisação do governo…

Como funciona, pra quem não sabe: Você chega aqui, se inscreve na francisação. Algum tempo depois alguém do MICC vai entrar em contato e marcar uma entrevista para avaliar qual seu nível de francês. Rola um bate-papo e se a coisa flui bem, rola um pequeno teste escrito.
Existem 3 níveis de francês regular, à tempo completo. No meu caso, entrei no nível 3.
Cada nível dura por volta de 3 meses. Existe uma ajuda financeira do governo que pode variar de acordo com cada caso, mas no geral gira em torno de CAN 430,00 por mês. A partir deste inverno, o governo também colocou à disposição um curso de francês escrito a tempo completo, também com ajuda financeira, também dividido em 3 níveis. Cada nível dura 1 mês. Só tem direito ao francês escrito quem passou pelo curso regular tempo integral.

PORQUE FAZER FRANCISAÇÃO?

Bom, mesmo com um nível de francês suficiente para passar em entrevistas e viver a vida cotidiana, se você tiver a chance de fazer a francisação do governo FAÇA! Por que?
– Fazer novos amigos! Devo dizer que fiz alguns bons amigos nesse processo… Claro que sempre temos aqueles que convivemos cotidianamente, principalmente brasileiros. Criamos nossa grande família aqui, mas amigo nunca é demais, principalmente de outras culturas! Eu fiz amigos russos, colombianos, venezuelanos, moldavos, ucranianos, chineses e até canadenses!
– Aprender não só o francês “québécois” mas também sobre a história da província, visitar museus, viver a cultura daqui. Isso faz todo a diferença no processo de integração.

Conversando com alguns brasileiros, pude notar que alguns ficaram bem descontentes… Claro que nessa história toda tem que entrar a questão sorte: E EU TIVE. Meu professor é incrível e a monitora também. A turma também é excelente. Muitos amigos desistiram na primeira semana porque o professor não era bom…

E pra quem acha que a francisação não funciona, muitas pessoas da minha sala começaram há 8 meses com francês ZERO. Hoje a gente discute política e notícias do cotidiano, com debates calorosos!

Na questão TRABALHO: Todos os brasileiros que conheço aqui tem emprego. Nem todos estão trabalhando na área que gostariam, mas poucos trabalham em “sub-emprego”. Aliás isso não existe aqui. Isso é mentalidade de gente pobre de espírito. Mesmo varrendo chão de lanchonete você vai conseguir ter uma vida bem digna, morando bem, comendo, saindo e se divertindo! Aqui ninguém é mais que ninguém porque um lava chão e o outro é diretor de empresa.