Re: Re: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada Re: Re: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

#33198
Dri_Torres
Participante

@daviararipe”;p=”27730 wrote:

Petula,

Onde estao mesmo estas bolsas de estudo boas??? Olha, nao é bem aqui nao!!! Vivi no meio acadêmico aqui e a coisa nao é bem assim! Como relaçao ao custo de vida isso é muito relativo, pois se vc paga mais pra viver em Vancouver ou Alberta saiba que também vais ter um salario bem melhor e ainda vai opçoes no mercado de trabalho. Ou seja, a sobrevivência é mais segura là.

[align=justify]Olá a todos,

Eu nao sei nao, mas uma bolsa de 740$ para poder estudar para mim é uma boa bolsa sim, pois no Brasil sempre estudei e nunca ganhei 1 real. Se contar que existem outras milhares de bolsa que vc pode conseguir, como por desempenho, empenho na vida cultural da universidade entre outras. E se você faz um mestrado ou doutorado geralmente os departamentos oferecem bolsas, e sim totalmente bolsas, em torno de 20 mil dolares anuais para mestrado, ou seja, isso nao é bom nao? Mesmo com a menor bolsa se a pessoa é controlada dá para viver, principalmente aqui em Sherby (nao vou falar por Montréal) pois vivi vários meses assim e conheço várias pessoas que vivem assim.

Sobre a « se dar bem no Canada » isso depende do ponto de vista de cada um. Por exemplo tenho um amigo químico que chegou a 1 ano e meio e já está comprando sua casa, tem um bom emprego e carro, isso sem contar que só ele trabalha no momento. Aqui percebo que o poder de compra é muito maior que no Brasil, qualquer emprego que você consiga você já pode fazer o seu crédito aqui, tenho um amigo que somente com o prêts et bourses, comprou um carro zero, ele deu uma entrada pois se o histórico de crédito é muito bom nem entrada te exigem mas se é recente podem pedir uma entrada. Tenho amigos que trabalham sim nos chamados «sub-empregos» como entregador de comida e também já compraram seu carro zero com menos de 3 meses no emprego…

As vezes sim é dificil e frustante nao conseguir um emprego na area, mas acho que uma das principais qualidades que uma pessoa deve ter ao chegar em Québec é a abertura de espírito para pensar no melhor no momento, as vezes fazer um outro tipo de trabalho, regular as contas, melhorar o francês tanto na escola que no trabalho, ter uma referencia de trabalho isso pode sim ser um bom começo para depois conseguir o tao sonhado emprego.

Abraços,[/align]