Re: Re: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada Re: Re: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

#33187
maurorepacci
Participante

@daviararipe”;p=”27704 wrote:

4. A logica é dar prioridade ao povo daqui, se sobrar vai ao imigrante. Alias deveriamos fazer isso no Brasil, é so chegar um gringo que muita gente vai logo dando a propria cama pra ele dormir.
5. Vao ser tolerantes com seu francês com sotaques e erros, até da pra encontrar uma alma boa que vai querer te ajudar, mas em regra eles querem que o francês seja muito bom. Isso vale pra universidade e trabalho, pois pra muita gente francòfona, a “inteligência é avaliada pelo nivel de francês”.
2. A verdadeira necessidade de profissionais daqui é no setor que nao exige qualificaçao (limpeza, serviços, restaurantes, supermecados);
4. A unica area aberta é do setor de TI, pra quem vai pra Montréal com esta profissao e experiência nao vai saber o que é dificuldade;

Davi,

Eu acho muito valida a sua contribuicao e reconheco que o Quebec nao e perfeito e muitos imigrantes que chegam aqui mal preparados passam muitas dificuldades e dificilmente encontram alguem disposto a a ajudar. Mas pela experiencia de quem tem vindo para o Canada desde 2004, morou 1 ano no oeste do Canada e 1 ano em Montreal, eu sou obrigado a discordar das afirmacoes acima. Talvez algumas pessoas realmente passam por isso mas eu acho que isso nao ocorre com a maioria dos imigrantes com certeza nao ocorre com quem vem preparado para encarar o desafio de viver numa sociedade diferente.

Em primeiro lugar eu acho ingenuidade nossa pensar que vamos conseguir emprego bom sem dominar pelo menos um dos idiomas oficiais. Em qualquer pais do mundo e assim. Mesmo no Brasil, vai numa entrevista de emprego para vaga de nivel superior e fala portugues que nem o Lula e voce vai ver se eles te contratam. Temos que dominar pelo menos um idioma (depende da sua cidade e area de trabalho).

Segunda fato que voce disse que aqui eles dao prioridade para as pessoas daqui. Se o imigrante tiver melhor qualificacao, ele vai ser contratado. Isso e fato na maioria das grandes empresas do Canada. (Na Air Canada, na area financeira tem 120 pessoas, mais da metade e imigrante – Na Price Waterhouse Coopers, 20% dos auditores sao imigrantes e por ai vai). Isso nao e opiniao, e fato. Agora se o imigrante for menos qualificado ou igualmente qualificado, logicamente o canadense sera contratado.

Terceiro fato e que a necessidade esta em quase todos os setores da economia, voce so precisa se qualificar para o emprego. Vou dar exemplos de pessoas que conheco:

1- Brasileiro, formado em direito no Brasil e refez o curso na Mcgill. Trabalha no maior escritorio de advocacia do Canada desbancando varios colegas de classe canadenses.
2- Dentista brasileira que trabalha em Montreal e validou seu diploma.
3 – Medico cardiologista Brasileiro em Montreal (formado no Brasil com mestrado aqui)
4- Brasileiro, gerente geral da area de marketing de uma grande revista no Quebec (formado no Brasil)
5- Brasileiro, gerente financeiro de grande empresa no canada (arrumou emprego em um mes)
6- Engenheiro civil, formado na argelia, gerente da SNC-Lavalin
7- Brasileiro, formado em design trabalha na Eletronic arts, arrumou emprego em 1 mes, financiou um apartamento e carro em 6 meses

O caminho para conseguir emprego e dificil mas para muitas areas no Brasil e muito mais dificil conseguir emprego. O mais importante e que nos estejamos muito bem informado sobre o que vai ser necessario. Outro ponto, se voce tem casa ou carro no Brasil e conseguir um emprego rapidamente, voce consegue comprar

Eu nao acho que o Quebec faz propaganda enganoso. Voce entra no site emploi quebec, no site das ordens la fala exatamente o que deve ser feito. O Quebec nao e um paraiso mas esta anos luz na frente do Brasil. Acho que cabe a cada um de nos fazer o melhor possivel para dar certo no lugar onde decidimos viver.

Abs
Mauro