Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › CSQ › “F” no CSQ › Re: Re:
@Carlos_Santos wrote:
Ola Cristina,
@cristinasy”;p=”22283 wrote:
…ter F ou NF não quer dizer que vc terá ou não direito ao curso !
TODOS TEM DIREITO independente do F e NF !verdade que este código no CSQ nao é impedimento para fazer a francisacao, vc esta certa!
porém, NEM TODOS são aceitos para fazer a francisacao do governo, eu fui recusado! !…nao precisa melhorar o seu frances…! , ok! foi o que eu ouvi! mas queria participar da parte que falava dos hábitos e cultura do Quebec e nao pude!
Nao raro, alguns colegas interessados também pela ajuda do governo fazem o teste com um desempenho abaixo do que possuem….é muito difícil para alguns colegas que aqui chegam, largar certos hábitos do Brasil, nao acha? 8O
Carlos,
Sei que hoje talvez não faça tanta diferença para você muito embora sei que deve ter feito no passado. Lastimável terem negado seu acesso. No entanto, acho que alguma coisa pode ter acontecido. Quando eu terminei a entrevista, a entrevistadora disse que mesmo eu não precisando mais estudar o francês ela iria entregar mesmo assim o papel caso eu quisesse fazer a francisação online e conhecer um pouco mais sobre o Québec. Fiquei na dúvida e como a comunidade estava fora do ar na época não soube bem o que fazer. Uma semana depois da entrevista resolvi tentar e fiz o teste para saber meu nível na maior honestidade e consegui 93%. Acho que eram 33 questões e acertei umas 31, não me lembro. Nem me passou pela cabeça errar de propósito para começar do bloc 1. No momento, pensei que iriam recusar meu acesso e o sistema me colocou no bloc 3. São 4. Acho que você é colocado no 1 ou no 3 mesmo sendo “avançado”. Pensei muita coisa sim, se eu não estaria tirando a oportunidade de outra pessoa, se deveria fazer e posso dizer que por mais que a pessoa aprenda o idioma e seja confrontada com ele no dia a dia, o curso me ajudou muito mais no que diz respeito à cultura, história, coisas básicas como o processo de limpeza de neve das ruas e posso dizer que recomendo a todos, mesmos os bem fluentes, a se registrarem e fazer o curso. Se vai contar ponto ou não lá não importa. Já conta como uma certa adaptação para a vida. Talvez esse comentário seja mais um “desabafo” e eu deveria ter enviado uma MP a você mas acho importante os próximos imigrantes não se acanharem em fazer esse treinamento.
Por fim, vou procurar todos os links que foram disponibilizados ao longo do curso aqui para o pessoal. Tem muita informação interessante.
Abraços,
Rodrigo.