Re: Balan

#40473
FCelso
Participante

Boas pessoal,

Estamos de volta após a palestra, que assisti na quinta passada. Fui a última pessoa a sair e acompanhei o Sr. Gilles Mascle (de nacionalidade francesa) até ele fechar as portas do auditório e sair do prédio 40 da PUC.

Realizei as perguntas somente após todos os demais interessados se manifestarem e também de modo mais próximo, para não constranger o palestrante.

Vamos por partes então.

A respeito das profissões em demanda e as ordens, ele foi bastante claro mesmo durante a palestra:

– Administrador e Contador é muito difícil de conseguir ser aceito na ordem, pois geralmente são convidados a participar da ordem por mérito em relação à carreira. Imigrante praticamente não tem chance de ser membro da ordem, o que é reservado aos dinossauros nativos. O que imigrante pode fazer é trabalhar como assistente, fazer o trabalho, e um dinossauro assinar como responsável pelo escritório.

– Farmacêutico é impossível trabalhar como se trabalha no Brasil devido às restrições do conselho.

– T.I. já esteve melhor para o imigrante recém chegado, atualmente estão pedindo 3 anos de experiência na área específica;

– As demais ordens ainda não estão facilitando a entrada dos imigrantes no mercado de trabalho, de modo que o apresentador informou que o mais comum é o imigrante começar em uma posição de trabalho inferior aquela que tinha no Brasil. Se era gerente de vendas, será vendedor; se era gerente de projetos em T.I. será analista ou ainda programador. Ou seja, desce na hierarquia.

– O salário mínimo informado é de CAD $ 9.50 / hora, com jornada regular de 40h semanais.

Pontos positivos da palestra:

– Após a primeira leva de pessoas saírem da sala depois das perguntas básicas, o apresentador foi bastante claro: Quem quiser ganhar dinheiro, que vá aos EUA. O Québec é um lugar para viver em tranquilidade na classe média.

– O apresentador deixa claro que grande parte dos imigrantes terá que dar um passo atrás na profissão ou mesmo mudar de área.

Pontos negativos da palestra:

– O apresentador é de origem francesa e não quebequense.

– O apresentador usou dados de temperatura do inverno passado, que foi muito anormal, curto e brando, indicando -18oC como a mínima em Montréal. Não falou a extensão do inverno (praticamente 6meses). Outro ponto, disse que na primavera a temperatura fica entre 15 e 20 oC positivos, o que não acontece mais que um ou dois dias na estação.

– Quando questionado sobre o desemprego, dependência da economia canadense e quebequense dos EUA, ele desconversou, dizendo que no caso dos imigrantes o nível de desemprego fica mais alto porque quando chegam são considerados desempregados e geralmente em 1 – 2 anos após a chegada “já” estarão empregados, ou seja, botou a culpa na metodologia usada para montar as estatísticas.

Observações finais: quando eu expus meu caso específico de desistência em imigrar ele disse que realmente quem tem carreira com possibilidades de crescimento por aqui, fica bem difícil de ser conquistado pela boa-nova quebeca.

Agora só me falta tempo e vontade para discorrer sobre minhas experiências no QC, a desistência em imigrar e as nossas (minha e da esposa) razões para não imigrar para a província gelada :bigups: