Concurso Público no Canadá

Excelente artigo escrito no site Canadá Brasileiro.

Nunca os concursos públicos foram tão desejados para os brasileiros quanto na atualidade. Garantia de segurança no emprego, bons salários e possibilidades de crescimento na área profissional são alguns dos benefícios encontrados pelo concursado, além do plano de carreira. E o Brasil vem oferecendo boas chances em diversos níveis, principalmente aos que possuem nível superior. Hoje a indústria dos concursos públicos vem crescendo, de forma acentuada, tendo em vista as vagas abertas pelo governo em vários estados da federação.

Aos que despertam pelo o interesse do Canadá ou aos que já estão no processo de imigração, pode surgir a dúvida: existe concurso público no Canadá? Surpresos, ficarão aqueles que acham contrário à afirmativa. O Canadá possui um sistema de concurso público tão forte quanto o Brasil.

Assim como no setor privado, o governo canadense tem em seu quadro de funcionários pessoas com bastante experiência e já se aproximando da tão esperada aposentadoria. Esses funcionários são da geração “baby boomers”, nascidos após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com isso, estão surgindo várias vagas para pessoas qualificadas e interessadas no funcionalismo público. Pela necessidade, o governo também começa a ficar mais flexível no processo de seleção e imigrantes passam a ter as mesmas chances que tem um canadense. Alguns departamentos contam com imigrantes na sua maioria, além de também já existirem vagas somente para imigrantes, o que prova o interesse do Canadá na inclusão do imigrante e da miscigenação da cultura.

Porém, é praticamente impossível o novo imigrante conseguir vaga no governo, através de concurso público, nos primeiros anos. Para responder ao processo de seleção o candidato deve ter a cidadania canadense e isso o imigrante só consegue depois de estar vivendo legalmente no Canadá depois de 4 anos (3 anos para pedir a cidadania e em média 1 ano para o processo ser concluído). Outro fator importante é a que o candidato é pré-selecionado pelo endereço de sua moradia: não adianta aplicar à vagas morando fora do país (dependendo da vaga e do Ministério há possibilidades para candidatos residindo fora do território canadense).

Atualmente a grande maioria das vagas se concentra na área administrativa, porém há também necessidade de preenchimentos nas áreas de saúde, engenharia, finanças e informática, por exemplo. Outra área com bastante demanda é a de Recursos Humanos. Na parte de informática há carência pelos técnicos e analistas de sistema. Entretanto, há uma vertente oferta em praticamente todas as áreas.

Com garantia de estabilidade no emprego e movidos pelos seguros planos de carreira, há se notado uma forte procura dos profissionais que trabalham em empresas privadas na procura de cargos públicos. Muitos se mostram dispostos a engajar no governo em posições médias com o objetivo de fugir de uma eventual crise econômica ou política, mesmo tendo, geralmente, a renda familiar reduzida.

Apesar de haver oportunidades em todas as 10 Províncias e 3 Territórios a grande parte das vagas do governo federal se concentra em Ottawa. Assim como Brasília, Ottawa é base do setor público e considerada uma cidade extremamente administrativa. Há prédios do governo federal espalhados por toda cidade de Ottawa e em Hull, já na Província de Quebec. É necessário observar que o bilinguismo é praticamente uma exigência para os candidatos que vivem na capital nacional, principalmente na área administrativa e serviço ao cliente.

As diferenças entre o setor privado e público são grandes. Por exemplo, o setor privado tende a pagar melhor se considerarmos salários, revisões e bônus de produtividade. Já o setor público oferece mais garantias de empregabilidade e constante ascensão na carreira. Outro fator diferencial é a carga horária de trabalho: em média 6 horas por semana a mais para o setor privado, além de um elevado volume de trabalho. Contudo, há no setor privado um crescimento acentuado de carreira nos primeiros anos, já que no governo é em longo prazo o que se refere ao plano de carreira. Outro ponto a destacar são os benefícios que o funcionário público tem direito. Em geral, os benefícios (plano de saúde, férias, aposentadoria, etc.) são melhores para os que no governo trabalham.

Concluindo, o Canadá não é apenas para os que procuram emprego em empresas privadas. Aos que estão vindo e aos que aqui já se encontram, saibam que o governo federal tem oferecido inúmeras oportunidades em seus diversos departamentos e ministérios em todo o extenso território canadense, principalmente para os que vivem na capital nacional: Ottawa.

Para acesso direto as vagas, acesse este link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

:shout: 
:cool: 
:blush: 
:confident: 
:mah: 
:darkmood: 
:TT-TT: 
:sweating: 
:paranoid: 
:whisper: 
:serious-business: 
:yum: 
:innocent: 
:relief: 
:nosebleed: 
:nomnom: 
:ouch: 
:ninja: 
:eyesonfire: 
:shy: 
:no-waigif: 
:want!: 
:burnt: 
:yo!: 
:high: 
:O_O: 
:zz: 
:brzzzzz: 
:omg-: 
:bouaaaaah: 
:x_x: 
:ohnoes: 
:again: 
:ignoring: 
:leaking: 
:meaw: 
:arr: 
:snooty: 
:want: 
:tagger: 
:sick: 
:slow: 
:music: 
:zombie: 
:evilish: 
:ohu!: 
:youseemtobeserious: 
:=): 
:scared: 
:on-fire: 
:secretlaugh: 
:hidden: 
:zZgif: 
:teeth: 
:wink: 
:=B: 
:yush: 
:XD: 
:onfire: 
:dizzy: 
:kaboom: 
:in-love: 
:nosepick: 
:gangs: 
:X3: 
:kiss: 
:indi: 
:whistle: 
:drunk: 
:disapointed: 
:angry: 
:^^: 
:boo: 
:real: 
:-_-: 
:faill: 
:tastey: 
:hmm: 
:yes: 
:shocked: 
:grin: 
:huh: 
:psychotic: 
:no: 
:beaten: 
:pissedoff: