Excelente artigo escrito no site Canadá Brasileiro.
Nunca os concursos públicos foram tão desejados para os brasileiros quanto na atualidade. Garantia de segurança no emprego, bons salários e possibilidades de crescimento na área profissional são alguns dos benefícios encontrados pelo concursado, além do plano de carreira. E o Brasil vem oferecendo boas chances em diversos níveis, principalmente aos que possuem nível superior. Hoje a indústria dos concursos públicos vem crescendo, de forma acentuada, tendo em vista as vagas abertas pelo governo em vários estados da federação.
Aos que despertam pelo o interesse do Canadá ou aos que já estão no processo de imigração, pode surgir a dúvida: existe concurso público no Canadá? Surpresos, ficarão aqueles que acham contrário à afirmativa. O Canadá possui um sistema de concurso público tão forte quanto o Brasil.
Assim como no setor privado, o governo canadense tem em seu quadro de funcionários pessoas com bastante experiência e já se aproximando da tão esperada aposentadoria. Esses funcionários são da geração “baby boomers”, nascidos após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com isso, estão surgindo várias vagas para pessoas qualificadas e interessadas no funcionalismo público. Pela necessidade, o governo também começa a ficar mais flexível no processo de seleção e imigrantes passam a ter as mesmas chances que tem um canadense. Alguns departamentos contam com imigrantes na sua maioria, além de também já existirem vagas somente para imigrantes, o que prova o interesse do Canadá na inclusão do imigrante e da miscigenação da cultura.
Porém, é praticamente impossível o novo imigrante conseguir vaga no governo, através de concurso público, nos primeiros anos. Para responder ao processo de seleção o candidato deve ter a cidadania canadense e isso o imigrante só consegue depois de estar vivendo legalmente no Canadá depois de 4 anos (3 anos para pedir a cidadania e em média 1 ano para o processo ser concluído). Outro fator importante é a que o candidato é pré-selecionado pelo endereço de sua moradia: não adianta aplicar à vagas morando fora do país (dependendo da vaga e do Ministério há possibilidades para candidatos residindo fora do território canadense).
Atualmente a grande maioria das vagas se concentra na área administrativa, porém há também necessidade de preenchimentos nas áreas de saúde, engenharia, finanças e informática, por exemplo. Outra área com bastante demanda é a de Recursos Humanos. Na parte de informática há carência pelos técnicos e analistas de sistema. Entretanto, há uma vertente oferta em praticamente todas as áreas.
Com garantia de estabilidade no emprego e movidos pelos seguros planos de carreira, há se notado uma forte procura dos profissionais que trabalham em empresas privadas na procura de cargos públicos. Muitos se mostram dispostos a engajar no governo em posições médias com o objetivo de fugir de uma eventual crise econômica ou política, mesmo tendo, geralmente, a renda familiar reduzida.
Apesar de haver oportunidades em todas as 10 Províncias e 3 Territórios a grande parte das vagas do governo federal se concentra em Ottawa. Assim como Brasília, Ottawa é base do setor público e considerada uma cidade extremamente administrativa. Há prédios do governo federal espalhados por toda cidade de Ottawa e em Hull, já na Província de Quebec. É necessário observar que o bilinguismo é praticamente uma exigência para os candidatos que vivem na capital nacional, principalmente na área administrativa e serviço ao cliente.
As diferenças entre o setor privado e público são grandes. Por exemplo, o setor privado tende a pagar melhor se considerarmos salários, revisões e bônus de produtividade. Já o setor público oferece mais garantias de empregabilidade e constante ascensão na carreira. Outro fator diferencial é a carga horária de trabalho: em média 6 horas por semana a mais para o setor privado, além de um elevado volume de trabalho. Contudo, há no setor privado um crescimento acentuado de carreira nos primeiros anos, já que no governo é em longo prazo o que se refere ao plano de carreira. Outro ponto a destacar são os benefícios que o funcionário público tem direito. Em geral, os benefícios (plano de saúde, férias, aposentadoria, etc.) são melhores para os que no governo trabalham.
Concluindo, o Canadá não é apenas para os que procuram emprego em empresas privadas. Aos que estão vindo e aos que aqui já se encontram, saibam que o governo federal tem oferecido inúmeras oportunidades em seus diversos departamentos e ministérios em todo o extenso território canadense, principalmente para os que vivem na capital nacional: Ottawa.
Para acesso direto as vagas, acesse este link.