Cidadania canadense: Processo mais curto e mais criterioso

Em um projeto de lei apresentado na Câmara dos Comuns, quinta-feira passada , o ministro da Imigração Federal, Chris Alexander, disse que gostaria de acelerar o processo de obtenção da cidadania canadense para os candidatos e, ao mesmo tempo aumentando os critérios elegibilidade.

Esperamos que até 2015-2016, essas mudanças reduzam o tempo médio de processamento para as aplicações de cidadania para um ano. Esperamos também que, em 2015-2016 , o atraso dos processos atuais sejareduzido em mais de 80%.

– Trecho de um comunicado do Ministério da Cidadania e Imigração

Com este projeto de lei, o governo canadense espera diminuir para menos de um ano o tempo de processamento dos pedidos de cidadania, que atualmente variam entre 24 e 36 meses.

Com este projeto de lei, incluindo o governo canadense espera levar até um ano de registros de tempo de processamento, que atualmente variam entre 24 e 36 meses.

Para atingir esse objetivo, o governo pretende conceder aos agentes de cidadania, e não apenas os juízes, o poder de conceder a cidadania para os chamados casos de rotina.

O processo de tomada de decisão em três passos para aceitar casos também seria reduzido a uma única etapa.

O governo também planeja rever os custos da aplicação para a cidadania canadense.

Critérios de elegibilidade mais rigorosos

O governo também anunciou planos para endurecer os critérios de adesão à cidadania.

O projeto de lei propõe aumentar para quatro anos em seis a presença obrigatória no Canadá os requerentes da cidadania. Atualmente, a proporção é de três anos em cada quatro.

Os candidatos à cidadania também deve provar com documentos como prova, que eles tenham residido no Canadá durante o tempo declarado. Caso haja fraude, o governo prevê penas mais severas para os infratores

A lei também prevê sanções mais pesadas para fraudes e pedido de cidadania fraudulentos, com uma multa máxima de US$ 100.000 ou prisão por cinco anos, ou ambos. O Canadá deve também ampliar os motivos da recusa de pedidos de cidadania usando para isso o histórico criminal no estrangeiro.

A nova lei também vai revogar a cidadania de pessoas com dupla nacionalidade condenados por terrorismo, traição, espionagem, alistamento no exterior para lutar contra Canadá. Os residentes permanentes que cometem tais atos não se pode aplicar para a cidadania.

Fonte: CIC

Em resumo:

  • Em vez de 3 anos em 4, o tempo necessário fisicamente no Canadá passa a ser de 4 (1460 dias) em 6 anos, com a necessidade mínima de 183 dias em cada ano dos 4 que contam;
  • As idades também mudam, sendo que pessoas de 14 anos já passarão pelo processo da mesma forma que adultos, hoje até 18 anos passava como menor, atrelado aos pais;
  • Só ficam isentos dos testes de idiomas, francês ou inglês, pessoas com mais de 64 anos, atualmente o limite é 54 anos;
  • Pessoas com antecedentes criminais estrangeiros, que já são residentes permanentes podem ser impedidas de obter cidadania, atualmente só é considerado o histórico no Canadá;
  • As taxas do processo irão aumentar de $100 para $300, sendo que as informações oficiais dizem que hoje o valor é subdisiado pelo governo federal, e isso irá acabar;
  • Os envolvidos na análise dos processos terão maiores poderes decisórios, e o Ministro de Imigração terá poder de suspender e retirar a cidadania de pessoas que agridam a soberania do Canadá;
  • Uma vez inscrito no pedido de cidadania, o requisitante deverá esperar o processo terminar dentro do Canadá;

O projeto de lei ainda, regula vários outros assuntos, como as consultorias de imigração, determinará maiores punições, com prisão e multa que podem chegar a 5 anos e/ou $ 100.000 para fraudadores. Além, de procurar fazer correções em aspectos anteriores da lei que gerou problemas passados.

Para quem é militar, e ainda Residente Permanente (casos raros), a lei sugere o fast-track ou seja o processo de obtenção da cidadania expressa.

7 thoughts on “Cidadania canadense: Processo mais curto e mais criterioso”

  1. Olá Boa Noite gostaria de saber mais sobre a imigração
    A questão de ter de fazer curso de francês
    … questão de empregos enfim… desde já agradeço pela atenção. att. Michelle

  2. Prarabéns, vocês tiveram uma boa iniciativa.
    Gostaria de saber de há restrições quanto a idade? Tenho 47 anos.
    Sou tecnologo em construção de edificios pelo IFAL – Palmeira dos ìndios, falo muito pouco francês.
    que dizem?

  3. Oi amei sua iniciativa, tenho 38 anos, e estou muito interessada em imigrar para o Canadá… Por questões de segurança e financeiras principalmente. Só que estou um pouco perdida, na questão de documentação… E outra, só posso pedir para imigrar se eu tiver cursado faculdade??? Me ajude a dar os primeiros passos… Um ABC !!!

  4. Queria informação sobre a imigração para o Canadá,sou médico Clínico geral e ultrassonografista,com experiência em emergência,sei que o Canadá é um dos melhores paises para se viver.
    Espero informações,grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

:shout: 
:cool: 
:blush: 
:confident: 
:mah: 
:darkmood: 
:TT-TT: 
:sweating: 
:paranoid: 
:whisper: 
:serious-business: 
:yum: 
:innocent: 
:relief: 
:nosebleed: 
:nomnom: 
:ouch: 
:ninja: 
:eyesonfire: 
:shy: 
:no-waigif: 
:want!: 
:burnt: 
:yo!: 
:high: 
:O_O: 
:zz: 
:brzzzzz: 
:omg-: 
:bouaaaaah: 
:x_x: 
:ohnoes: 
:again: 
:ignoring: 
:leaking: 
:meaw: 
:arr: 
:snooty: 
:want: 
:tagger: 
:sick: 
:slow: 
:music: 
:zombie: 
:evilish: 
:ohu!: 
:youseemtobeserious: 
:=): 
:scared: 
:on-fire: 
:secretlaugh: 
:hidden: 
:zZgif: 
:teeth: 
:wink: 
:=B: 
:yush: 
:XD: 
:onfire: 
:dizzy: 
:kaboom: 
:in-love: 
:nosepick: 
:gangs: 
:X3: 
:kiss: 
:indi: 
:whistle: 
:drunk: 
:disapointed: 
:angry: 
:^^: 
:boo: 
:real: 
:-_-: 
:faill: 
:tastey: 
:hmm: 
:yes: 
:shocked: 
:grin: 
:huh: 
:psychotic: 
:no: 
:beaten: 
:pissedoff: