zerograu

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 28 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Dúvidas sobre dupla nacionalidade #24625
    zerograu
    Participante

    Blz então….deve ser isso mesmo. Valeu Mario e Thiago pela força…. :up:

    em resposta a: Dúvidas sobre dupla nacionalidade #24620
    zerograu
    Participante

    Thiago….minha dúvida está num comentário que alguém fez sobre perder a cidadania brasileira caso adquirisse a canadense. Eu li tanta coisa a respeito sobre imigrar para o Canadá e acabei me perdendo sobre onde vi esta fonte que citou isso…..e convenhamos, é muita informação!!! É quase impossível não esquecer de pequenos detalhes como esse. Mas enfim….se nessa cartilha, que foi feita pelo governo brasileiro, diz que a gente não perde a cidadania brasileira ao adquirir uma estrangeira, então não há problemas em termos esta cidadania canadense. Eu só queria ter esta certeza, pois penso realmente, caso consiga o visto de residente permanente, em ter a cidadania canadense também.

    em resposta a: Cartilha: Brasileiros e Brasileiras no exterior #24606
    zerograu
    Participante

    hahaha….não foi só eu então que fui direto pra seção de esportes da uol,  :lol:

    Valeu Felipe pela contribuição   :wink:

    em resposta a: Será que vale a pena ir na minha situação??? #24550
    zerograu
    Participante

    @Marcus”;p=”17944 wrote:

    P.S.: Luiz, até onde eu sei, existem cargos públicos no Canadá em que não são exigidos concursos para o ingresso, mas, a maioria exige o concurso sim. Abração!!!

    Marcus…..tirei esta conclusão depois de ver este site contendo inúmeras ofertas de emprego no serviço público canadense: http://jobs-emplois.gc.ca/menu/alljobs_e.htm

    É lógico que eles exigem certa qualificação do candidato e eles também fazem uma espécie de triagem dos candidatos àquela vaga. Pelo menos, na que eu vi para minha área era dessa forma, existia uma pré-seleção, além da análise do currículo, mas nada que se compare as provas que nós somos submetidos a fazer para ingressar no serviço público aqui no Brasil, sem contar com a concorrência exorbitante que a grande maioria das vagas apresentam.

    Li algo escrito pelo Carlos nesta comunidade que existem residentes permanentes trabalhando no serviço público de lá. É lógico que eles dão preferência para o nativo, mas que existem imigrantes trabalhando lá. No entanto, estes imigrantes se qualificaram numa instituição de ensino de lá, fizeram algum curso ou alguma coisa que o colocaram no mesmo nível de um canadense e aí sim conseguiram a vaga. Por isso pretendo primeiro fazer meu mestrado na McGill e, ao longo do mesmo, obter a experiência canadense trabalhando de graça na área (ou remunerado quem sabe) para alguma empresa ou órgão, para aí sim ter chances reais de conseguir esta vaga no serviço público canadense. Pelo menos na minha área, é o lugar que eu sei que é certo ter vaga de trabalho. Fora dele dificilmente encontro….por isso essa minha determinação de entrar lá,   :wink:

    Abraços!!

    em resposta a: Será que vale a pena ir na minha situação??? #24509
    zerograu
    Participante

    Olá sampaio….

    Eu tb concordo com o que o pessoa falou. Tb quero que veja meu caso. Tb sou funcionário público e ganho um pouco mais da metade do q vc ganha líquido. O que eu tiro dá pra viver no aperto eu e minha esposa. Ainda tem mais uma menininha que tá vindo, o que vai ser mais um gasto. Ainda tem a gasolina do dia a dia, o rancho do mês, o aluguel, luz, telefone, essas coisas do nosso cotidiano. Apesar do aperto ainda dá sim pra se viver com conforto aqui em PVH. Meus motivos para ir pro Quebec?? Um salário anual de CAD 45.000 no mínimo para meteorologista e ainda uma chançe de conseguir ingressar no serviço público de lá, sem necessidade de concurso, uma vez que lá isso não existe para se trabalhar pro governo (me corrijam se eu estiver errado). Além disso, ainda tem meu mestrado que pretendo fazer na McGill, coisa q se por ventura tiver q voltar para o Brasil vai contar muito para mim conseguir um trabalho na área. Somo isso à segurança, a educação que posso dar pra minha filha q vai nascer, entre outros benefícios que um país de primeiro mundo oferece aos seus cidadãos e imigrantes. Isso pra mim pesou mais do que qualquer 13º, qualquer benefício de férias, qualquer vantagem que o servidorismo público brasileiro oferece. Penso na minha carreira e na segurança, educação e futuro da minha família, além de uma experiência de vida inigualável.

    Esse é o meu caso…..agora analise o seu e tire suas próprias conclusões.   :wink:

    Valeu!!!

    em resposta a: Quanto tempo de preparação antes de dar entrada no processo? #24501
    zerograu
    Participante

    @thiago7000″;p=”17724 wrote:

    Quanto a você zerograu, conheci através do fórum dois programas ótimos de self-learning de francês. O Rosetta Stone, e o Tell Me More. O Tell Me More me parece mais completo em termos de aprendizagem, no entanto achei sua interface um tanto quanto ruinzinha, sabe. Já o Rosetta Stone é mais didático, e tem uma interface mais amigável. Então, comecei por ele, mas assim que terminar o nível básico dele, vou pro básico do Tell Me More, e daí volto pro intermediário do Rosetta Stone, e assim sucessivamente. São ótimos complementos para as aulas de verdade. Você os encontra facilmente em site de torrent, como o mininova.com.

    Thiago…..muito obrigado pela dica!! Eu estou estudando através de um que achei e que está em espanhol, mas muito bom. Veio as apostilas e todas as lições em mp3. É bastante didático e estou satisfeito com este por enquanto. Quanto a estes que você citou, eu tinha pegado apenas o curso de Inglês do Rosetta Stone, mas o arquivo estava corrompido e eu não conseguia abri-lo. Tive que deletar, mas vou baixá-lo novamente e também vou atrás destes que você falou, tanto o Rosetta quanto o Tell Me More em francês. Por enquanto minhas aulas em casa estão sendo bastante produtivas antes de começarem as minhas aulas no NEC. Mais uma vez obrigado!!!

    em resposta a: Quanto tempo de preparação antes de dar entrada no processo? #24358
    zerograu
    Participante

    Olá Tiago…

    Eu também estou seguindo um pouco o tempo que vcs estão pretendendo enviar a documentação para o Quebec. Eu e minha esposa tivemos esta idéia de imigrar no fim do ano passado, mas por enquanto estamos só coletando informações sobre tudo que vai nos envolver neste projeto de vida, principalmente aqui neste fórum. Por enquanto estamos estudando francês em casa, através de cursos que achei no emule, só para não começar tão zerado o curso de francês no NEC daqui de PVH. Devo começar os estudos no NEC após o carnaval e pretendo enviar a documentação pra BA até metade de 2009. Em agosto também farei o curso de inglês intensivo numa dessas escolas de inglês daqui, uma wizard, ccaa, fisk….ainda tô pesquisando qual seria o melhor, mas não pretendo me aprofundar por enquanto nisso….é só pra não chegar apenas com o básico de inglês na entrevista. Acredito que daqui até o dia de nossa entrevista, este espaço de tempo seja suficiente para termos o número de horas de francês e de inglês necessárias para ter sucesso nesta entrevista, além da dedicação fora da sala de aula, que é também fundamental.

    Abraços!!

    em resposta a: TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink: #23691
    zerograu
    Participante

    @lfantoniosi”;p=”16868 wrote:

    Cara, verglas é a chuva verglaçante, ou chuva no ponto de congelamento. Não é a nossa geada. Ela cai liquida mas se solidifica e vidrifica. Causa muito estrago. Veja:

    http://fr.wikipedia.org/wiki/Verglas

    Ah sim….agora faz sentido!!   :wink:

    Realmente este tipo de chuva é perigosa e causa muitos estragos….é bom ficar atentos nas previsões!!

    Abs…

    em resposta a: TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink: #23652
    zerograu
    Participante

    @lfantoniosi”;p=”16844 wrote:

    zerograu, sobre o que vc disse sobre o frio, se for verglas vc so tira com maçarico ou picareta :-)

    Aliás, a gente nem tem nome em portugues para isso, estou certo? gelo vítreo?

    Mas a gente vai levando, afinal se 30 milhoes de canadenses aguentam porque nao 30 milhoes + 1 ?

    Ja a violencia aqui do brasil tem uns 180 milhoes que NAO AGUENTAM MAIS!

    lfantoniosi….eu ainda estou zerado no francês, mas perguntei pro meu amigo Michaelis, aquele que vende dicionário pra caramba,  :lol: , ele me falou que VERGLAS significa uma fina camada de gelo sobre o chão, em português. Isto também pode ser conhecido como geada. Mas aí fica esquisito o título da reportagem que o Saulo colocou pra nós….A Crise da Geada??? :roll: Se o que aconteceu foram 3 tempestades de neve, granizo e chuva congelada que pararam o país e provocaram imensos prejuízos ao Canadá?!  8O

    Também concordo contigo….eu sou o +1 dos 180 milhões que não aguentam mais a violência e a impunidade deste país e o +1 dos 30 milhões dispostos a sobreviver ao inverno canadense!!!

    Carol…..adorei as dicas que vc deu sobre Montreal. Pode ter certeza de que ficarão gaurdadinhas aqui para serem utilizadas quando formos aí. Principalmente quando você citou museus e salas enormes de cinema!!! Isso realmente nos chamou muito a atenção, rsrsrs :D

    em resposta a: TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink: #23651
    zerograu
    Participante

    Nossa Senhora Saulo….essa tempestade de neve foi realmente o bixo!!!! Vale ressaltar que neste ano teve um El Niño muito forte acontecendo. Este evento de El Niño 97/98 foi considerado um dos mais fortes da história. Nestes meses entre novembro de 97 e março de 98 aconteceram um montes de desastres naturais ao longo do globo, de forma muito anormal e extrema, por conta deste fenômeno. Este que você citou foi um deles.

    Encontrei um site bem legal que fala de curiosidades sobre tempo e clima no Canadá, além de medidas de prevenção no caso de acontecer eventos extremos, como este que aconteceu esta semana. O site é este: http://www.ec.gc.ca/EnviroZine/french/weather_f.cfm

    Com relação às nevascas, parece que estes eventos estavam relacionados com a presença do agora tempestade Noel, o que era furacão, devastou o Caribe e agora está no leste canadense. Esta tempestade tem provocado muita chuva e neve no leste do país, pelo que tenho lido nesta matéria: http://www.ec.gc.ca/EnviroZine/french/issues/77/nature_f.cfm

    Andei pesquisando sobre eventos extremos no Québec nestes sites e vi uma coisa que me animou e me assustou ao mesmo tempo:

    “Au Canada, les “couloirs de tornades” se situent dans le sud de l’Ontario et de l’Alberta et dans le sud-est du Québec, ainsi que dans une bande qui s’étend du sud de la Saskatchewan et du Manitoba jusqu’à Thunder Bay. Les tornades fréquentent également l’intérieur de la Colombie-Britannique et l’ouest du Nouveau-Brunswick.”

    Isto em http://www.pnr-rpn.ec.gc.ca/air/summersevere/ae00s02.fr.html

    em resposta a: TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink: #23638
    zerograu
    Participante

    Po Carlos, com estas dicas aí não há como não sair de casa, rsrsrs….como vc bem frisou, estas atividades de lazer não são somente restritas à Ville de Québec. Acredito que em Montreal ou na cidades próximas também tenha estas atividades, não é?

    Carol, concordo em gênero, número e grau com vc. Lembro que, perto de me mudar para Porto Velho, houve aquela série de atentados do PCC em São Paulo, onde estava na ocasião. Era ônibus que não circulava, as pessoas não saíam de suas casas com medo, os bancos todos apedrejados e saqueados, a cidade estava um caos como todos viram nos noticiários. Era um monte de policial nas ruas, helicópteros a torto e a direita….enfim, uma cena de guerra. Imagina eu, que nunca tinha vivido isto na minha vida, passando por isso….e eu tendo que trabalhar, pois mesmo com todos estes ataques, meu chefe não quis nem saber e não suspendeu a rotina de trabalho. Tive que ir de qualquer jeito. Morava a uns 3 km do trabalho e como não tinha ônibus, tive que ir a pé, no começo da noite….meu, nunca senti tanto medo na minha vida quanto nesse dia. Isto é coisa que não quero passar mais nunca!!! Por isso disse que enfrentar o inverno canadense seria o menor dos problemas pra gente. Este frio NUNCA nos faria ficar presos em casa, mesmo sem nunca ter sentido na pele. O máximo que poderia acontecer e pagar uma tv a cabo e ficar assistindo em casa uma pá de filmes e seriados comendo pipoca e chocolate e, talvez, ficar igual a esta conhecida do Carlos, rsrsrs…..beeeem enorme de tanto comer, rsrsrs

    em resposta a: TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink: #23595
    zerograu
    Participante

    Também concordo contigo Carlos e fflush….é esta a motivação nossa para conseguir atingir o nosso objetivo, mesmo com todas as dificuldades que enfrentaremos ainda por aqui e na adaptação aí. Com relação a adaptação das pessoas com o inverno canadense eu penso da seguinte forma: melhor enfrentar dezenas de nevascas do que uma temporada de tornados, igual como tem nos EUA. Afinal, na nevasca você só terá o trabalho de retirar a neve que cobriu o seu carrro, como no caso do fflush, e da frente da sua casa….diferente do tornado, onde o mesmo faz você perder seu carro e a sua casa.

    Já eu sempre fui louco para ser um “storm chaser”, ter um furgãozinho e fazer igual aquele filme Twister….sair pelas rodovias do meio-oeste americano atrás de tornados e de tempestades de raios pra filmar e fotografar  :D ….mas eu sou suspeito pra falar, rsrsrs

    em resposta a: TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink: #23570
    zerograu
    Participante

    Pra mim isto seria uma cena muito surreal….ir para um ponto de ônibus e não encontrar o mesmo porque está coberto de neve  8O …é muito bizarro isso, rsrsrsrs….mas como o próprio Carlos falou, é uma questão de se acostumar com isto, pois é normal. Afinal, todo inverno vai ser assim e esta é a rotina que todos devem seguir nesta época do ano. Se coisas desse tipo não ocorrerem é porque o Aquecimento Global está mais forte, rsrsrs….

    Esta situação que o Alê citou é até um pouco parecida quando a gente pegou este frio de 6 graus na paulista. Tava ventando bastante neste dia e o vento no rosto parecia gilete, cortando a cara da gente. Agora imagine isso a 10 negativos com o mesmo vento….

    Coisas como essas, para quem tem pouca força de vontade e não valoriza o significado do trecho do hino “Verás que um filho teu não foge à luta”, seriam motivos suficientes para desistir de migrar para o Canadá. Ainda bem que para nós isto seria o menor dos problemas   :wink:

    em resposta a: TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink: #23554
    zerograu
    Participante

    Olá pessoal…

    Valeu pelos elogios, fico grato mesmo. Por um instante achei que fosse passar por um de “metido a sabe tudo” por ter feito estas explicações sobre meteorologia. Eu gosto disso, de mostrar pras pessoas que o tempo não é um bicho de 7 cabeças como grande parte das pessoas imaginam. É como aquelas nossas aulas de ciências lá do primário, onde tinham aqueles professores malucos fazendo aqueles testes práticos de física. Quem nunca tentou esfregar ponta de caneta na cabeça pra usar a ponta da caneta como ima pra pegar papeizinhos picados??? Com a meteorologia é a mesma coisa, com a diferença de que vivenciamos estas experiências em nosso dia-a-dia em vez de ficar procurando um monte de bagulho pra fazer uma aula prática de física…

    Com relação à adaptação, um exemplo nosso. Nós nunca saímos do país. Somos de Belém, onde no “inverno” nosso que vai de dezembro a abril as pessoas saem de roupa grossa quando tá chovendo muito. O único momento que faz “frio” lá é quando chove muito, quase q o dia todo ou quando dá aquele pancadão de chuva de inundar cidade. Quando fomos morar em São Paulo foi terrível, porque nunca tínhamos pegado temperaturas abaixo de 20 graus POSITIVOS na vida. No nosso primeiro inverno lá sofremos muito. A menor temperatura que pegamos lá nos dois anos que moramos lá e também das nossas vidas  :)  foi 6 graus, com muito vento, e isso nós dois patetando lá na Av. Paulista onde aqueles prédios canalizam bastante o vento frio, rsrsrs. Minha esposa custou um pouco pra se acostumar com o frio de lá. Tanto que ela as vezes ia trabalhar com casaco quando fazia até 26, 27 graus. Eu consegui me adaptar rápido ao clima, mas ela penou bastante. Mas de tanto sair, tanto pra trabalhar como para lazer, ela acabou se acostumando. Com o pessoal que está lá só falando da neve que cai forte lá, penso que nosso primeiro inverno no Canadá vai ser bastante penoso….principalmente porque já estamos readaptados ao clima da Amazônia….agora lascou-se 8O

    Pode parecer meio grotesco comparar o frio de sampa com o frio do Quebec. Mas podem ter certeza de que para gente foi como se nós estivéssemos lá,  :D

    em resposta a: TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink: #23533
    zerograu
    Participante

    Adriana….estes dias que vc se refere, com sol, serem mais frios e os que neva não, é que as nuvens impedem com que o ambiente não perca tanto calor para as camadas da atmosfera acima da camada de nuvens. A nuvem funciona como uma tampa de panela de pressão e, no caso quando está nevando, se não tiver muito vento você quase não sentirá muito frio. Já após a neve vem os dias de céu claro, os de sol que você se refere. Nestes dias se estabeleçe o ar polar e esta massa de ar impede a formação de nuvens, devido sua característica de ser uma massa de ar muito seca. Sem umidade a nuvem não se forma. Sem nuvens, o ar ao nosso meio perde muito rapidamente o calor para o espaço, provocando uma queda maior da temperatura. É este mesmo mecanismo que provoca as geadas no Sul e, ocasionalmente, no Sudeste do país. Com relação ao boneco de neve….a água funciona como a cola do boneco de neve. Por isso que não dá pra fazer o boneco assim q a neve cai, pq ela ainda não tá, digamos assim, derretida o suficiente, a ponto de soltar a água, que serve como a “cola” das peças do boneco de neve.

    Num tópico aqui na seção de Cotidiano mesmo feito pelo Otto ele postou uma matéria do Le Soleil que este fim de outono está sendo o mais intenso dos últimos 15 anos. Este ano está sendo um ano de La Niña (resfriamento das águas do pacífico tropical). No site do Environment Canada vi muitos mapas mostrando os impactos deste fenômeno no clima do país. Pelo que eu entendi, em anos de La Niña você tem dias mais rigorosos com relação ao frio, ou seja, mais dias em que a máxima não passa de 0 grau, maior acúmulo de neve, mais dias com precipitação de neve, entre outras coisas que tendem sempre para o mais frio. Sendo que isto tudo é para a região do sul do Quebec e cidades próximas ao rio São Lourenço. O site é http://www.msc-smc.ec.gc.ca/education/lanina/canadian/region/index_mean_e.cfm?region=great_lakes pra visualizar os mapas e algumas explanações.

    Como eu sou meio que obrigado a entender o clima e o tempo de lá, estou pesquisando bastante sobre o assunto e andei vendo estas coisas e casando os fatos com o relato de vocês. Até agora tá tudo fazendo sentido.

    Espero ter ajudado no entendimento de algumas coisas sobre o que está acontecendo aí no Canadá. Gosto de explicar estas coisas de tempo e clima e por isso amo o que faço  :) .

    Valeu!!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 28 do total)