zammes

Respostas no Fórum

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Entrevistas 2010 #41974
    zammes
    Participante

    Olás a todos!
    Bom, me desculpem a demora mas só a gora consegui sentar com calma na frente do micro pra blogar.
    Minha entrevista foi na quinta (28/10) e PASSEI!!!!!
    Bom, vamos a detalhes.
    Fiz a entrevista com a Mme Isabelle também. o que eu não sabia é que tinham duas pessoas entrevistando no mesmo dia.
    Pra variar aquele nervosismo padrão mas como sugestão vale a pena chegar mais cedo 1 hora e conversar com quem já está por lá pra entrar no clima.
    Na hora exata fui chamado. Aiaiaia a preparação de alguns anos seria colocada em prova.
    Bom, durante a entrevista perguntas clássicas como passaporte, diploma, experiência, etc em francês.
    Algo que acho interessante contar é que a Mme Isabelle me pediu pra que lhe explicasse o que eu poderia fazer com a minha formação (Técnico em Telecomunicações). Não sei se pra entender o que eu fazia ou só pra testar meu francês, mas sorte que já tinha começado pesquisar sobre termos técnicos da minha área, então fica como dica.
    Mme Isabele já tinha me perguntando o motivo de imigrar para Québec em francês e me fez a mesma pergunta em Inglês. Eu disse: “como já lhe disse há uns minutos atrás, é por causa disso, isso e isso,….”ela aceitou. rs.
    Quando ela me perguntou se eu havia pesquisado algo sobre onde eu queria ir (Montréal) comentei sobre moradia (alugueis, locais pra morar), trabalho (oportunidades, salário) e clima.
    Realmente o momento mais “tenso”da entrevista é quando ela para pra digitar. nessa hora eu aproveitei a vista incrível do 15 andar do prédio e puxei assunto, falando que era bonita, que o dia esta ensolarado e quando ela disse que estava em Salvador foi a brecha pra puxar mais assunto e perguntar o que tinha achado de lá, praia, lugar, etc. e também até quando iria ficar no Brasil.
    Bom, no final (30 minutos) ela me disse que tinha aceito minha solicitação e era pra eu aguardar lá fora.Quando saí fique conversando com o pessoal que aguardava a entrevista e já contando como tinha sido, etc mas na cabeça a dúvida se tinha escutado direito (será que eu tinha realmente passado???)
    Bom, pra quem ainda vai fazer a entrevista, ficam algumas dúvidas que eu tinha que, por exeriência própria, vi que não tem problemas: formação (todos que estavam passando eram já graduados) e todos que tinham passados estavam em casais (somando pontos juntos). Bom, eu sou solteiro e apenas técnico (8 anos de experiência). Deu certo!!!
    É isso aí, agora vamos pra parte federal!!!!
    Abraós a todos e boa sorte pros que vão fazer a entrevista ou que estão na repescagem!
    Tiago Lugarini

    em resposta a: Curso em SJC #41765
    zammes
    Participante

    Olás Katy,

    Sou de São José dos Campos.

    Te adicionei no MSN para trocarmos informações sobre cursos e praticar o francês.

    em resposta a: Entrevistas 2010 #41696
    zammes
    Participante

    Bonjour à tout!

    Bom, não sei se esta informação é meio em cima da hora pra alguns, mas acho que pode ajudar. Para me preparar pra falar sobre minha área de trabalho, estou utilizando uma pesquisa feita pelo próprio governo do Québec (Emploi-Québec).

    http://emploiquebec.net/imt/perspectives.asp

    Esta pesquisa informa como está e quais são as perspectivas pra todas as áreas e níveis de acordo com o CNP4 (um código nacional das profissões). A pesquisa mostra o que esperam pra cada região e compara com o Québec inteiro, o que pode ajudar na hora de escolher (comprovar) a região que deseja imigrar.

    Ah, minha entrevista será no dia 28 de Outubro.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)