we3inca

Respostas no Fórum

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Relatos entrevistas 2009 #35446
    we3inca
    Participante

    Ola,
    Nossa entrevista foi dia 15 de maio. Vou tentar contar como foi sem escrever de mais.

    Primeiro o nosso perfil:
    Requerente principal, Francisco, 31 anos, advogado – mas não trabalha na area. Ele tem uma empresa de transporte de carga há 9 anos.  160 horas de francês comprovadas. Fez o curso de francês no Québec  no ano passado, por 5 semanas.
    Eu, esposa, 26 anos, tenho um diploma de tecnólogo em gestão empresarial que fiz nos EUA e tenho uma pequena empresa. Temos uma filha de 1 ano e 6 meses, e estou grávida de 4 meses e meio.  Tenho comprovado 140 horas de francês.

    Nossa entrevista foi com o M. Carl Teixeira também. Para falar a verdade nem parece a mesma pessoa que entrevistou o Alexandrino (não da para entender por que isso aconteceu com eles :-( ). Assim que entramos na sala, ele nos disse que queria os nossos passaportes e também o email de convocação da nossa entrevista. Enquanto foi checando isso disse que a entrevista seria toda em francês para avaliar nosso nível. Perguntou pro Francisco se ele falava francês, e ele disse que um pouco, e perguntou pra mim se eu falava tbm, eu aproveitei pra explicar que na cidade que moramos não tem professor de francês, e por isso foi muito difícil pra aprendermos a língua, e que nosso francês não era muito bom não, e que estávamos muito nervosos. Ele foi super educado e disse que o Francês era extremamente importante para nossa aceitação, mas que outras coisas tbm contariam pontos, como nossa visita ao Quebec, nossos filhos, e nossa preparação para imigrar. Disse que ele falava um pouco de português e que nos ajudaria se fosse necessário.  Foi checando os nossos documentos na mesma ordem do dossiê. Ele gosta de observar tudo, e vai escrevendo tudo no computador. Só tivemos um pouco de problema com o meu diploma tecnólogo. Ele disse que no Canada, são três anos de estudos, e como o meu eram só de dois anos e meio não contaria ponto nenhum. Quanto aos documentos das nossas empresas, ele quis ver TODOS os documentos, inclusive CND, e até pediu detalhes como cartão de visita.
    O M. Teixeira, olhou metade do nosso projeto. Somente as coisas relevantes a lista do dossiê que ele estava checando, olhou as ofertas de emprego que pesquisamos , as ofertas de trabalho, pesquisa de convalidação de diploma, e pesquisa da cidade que queremos morar (Longueuil).  – Tudo muito por cima, pois ja fazia tempo que a gente estava la dentro. Ele também olhou as fotos que levamos, gostou de ver as fotos da empresa do meu marido, (o q nos ajudou pra explicar o que ele fazia), as fotos no Quebec, e fotos nossa na neve em outras vezes que fomos pro Canada e Estados Unidos.  (o resto da pesquisa, sobre o Quebec, apartamentos, escolhinha pras crianças, compras de supermercado – nem tivemos oportunidade de mostrar).
    Ai ele nos disse que nos avaliou como francófonos, (intermediário baixo), que apesar de termos um pouco de dificuldade de falar nos expressamos bem, e entendemos tudo que ele disse. (na verdade foi quase tudo, pois voce sabe do que ele esta falando no geral, não foje muito daquilo que você esta esperando ser perguntado).  Depois de imprimir o CSQ é que ele disse que tínhamos sido aceitos. Quase chorei na hora de tanta alegria e alivio.
    Ele foi muito direto, muito educado e até fez algumas piadinhas no caminho. Foi super compreensível e paciencioso conosco. Apesar de não termos um frances muito bom, acho que a nossa sinceridade logo no começo, e todos os outros fatores (nossa filha, minha barriga de grávida, a visita do Francisco ao Quebec , o projeto –  e claro, sobretudo a mão de Deus)  foi o que nos fez passar nessa entrevista.
    O M. Teixeira, nao é como o pessoal falou do M. LeBlanc, super simpático, que oferece mil dicas. Ele é super direto e sério, mas abriu um sorriso e fez alguns comentários engraçado no meio do caminho.
    Nossa entrevista durou 1 hora e 20 min. Estamos muito felizes e esperamos poder ter ajudado com nosso relato.
    Qualquer duvida, é só perguntar.
    Boa sorte a todos!!!

Visualizando 1 post (de 1 do total)