Estive em duas palestras de informação em Porto Alegre, uma em 2009 e outra em março de 2010. Em ambas me inscrevi pela internet e não recebi confirmação por email, mas bastou chegar lá e entrar sem nem me identificar, a sala estava cheia, mas sempre tinha um lugarzinho para mais um. Talvez, como no RS não há tantos interessados, como em outros estados do Brasil, não houve qualquer procedimento de identificação e limitação de entrada.
A palestra de 2010 foi bem mais interessante que a de 2009, primeiro que o apresentador era mais dinâmico e adorava largar umas piadas no meio da apresentação, tipo: “se o processo da etapa federal de vocês ficar meio congelado (demorar muito), não se preocupem, pois de congelar, os canadenses entendem bem”. A maioria das piadas eram sobre as temperaturas baixas do inverno canadense. Outra melhoria na apresentação foi a clareza dos slides, em 2009, os assuntos estavam todos misturados, dando um nó na cabeça de quem não está por dentro dos procedimentos do processo.
Resumindo, vale muito a pena estas palestras, mesmo para quem já está por dentro de todo o processo. Ajuda a entrar no clima de imigração.