Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
JessicaParticipante
Olá ueslei,
Compromisso cumprido! O relato está em: “relatos entrevistas 2009”
http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=30322#30322QQ dúvida estou à disposição,
Jéssica Lima.
JessicaParticipantePessoal,
Minha entrevista foi em 15/04/2009 em Salvador, com M. Leblanc, uma das últimas daquela rodada. Apesar do tempo e de ter sido uma entrevista tipo “padrão”, vou registrar o relato para que possa ajudar os futuros entrevistados, assim como, os relatos anteriores me ajudaram.
Somos de Pernambuco, 220 horas de francês e Inglês básico, na ocasião. Eu (Bióloga, Req. Principal, 29 anos)e meu marido (advogado, 32 anos), fizemos a entrevista dia 15/04 em Salvador e foi muito tranquilo. A entrevista durou 1:20h e M. Leblanc faz jus a função de conselheiro. Foi sempre muito gentil e deu muuuitos conselhos sobre o mercado de trabalho, em especial p o meu marido q é advogado. Começou pelos passsaportes, certidão de casamento, conferência de diplomas. Ele sempre dava “félicitations” a cada documento, em especial as especializações (saúde pública) e mestrado (ecologia vegetal).
Ele se interessou pelo meu mestrado e perguntou o tema da dissertação, e qd eu falei q tinha feito na “caatinga”, ele arregalou os olhos e perguntou; Caatinga!, o que é isso??!. Kkkk
Eu levei 23 ofertas de emprego e com marca texto destaquei os requisitos que eu preenchia de verde e os que não (tipo “excellent français”, em vermelho). Ele prestava muita atenção nos empregadores.
As perguntas específicas: Quais as suas funções no seu atual trabalho?, Qual a sua motivação para ir p Québec? e perguntou em francês: Onde vcs estudaram inglês?! Respondi o nome da escola em francês! Ele ficou satisfeito. O restante da entrevista foi realmente de conselhos do tipo: “Não tenham pressa p chegar em Québec, pq o mais importante é solicitar o comparativo de estudos daqui do Brasil pq é mais barato ($105) e fazer contatos com os empregadores. E que não valeria sair do Brasil sem fazer uma ligação mais estreita com o Québec, em termos de contatos p emprego”.
Num determinado momento ele disse: P vc que é bióloga, vai ser muito rápido conseguir um emprego. Os trabalhos na área de ciências são de fácil adaptação. Imagino que ele disse isso comparando a profissão do meu marido, que exige escrita e expressão excelente.
Nos classificou com o “F” (francófonos) e foi mto gente boa. Eu fala num ritmo normal, mas dá p entender tudo, pq ele fala olhando p vc e articula bem a boca.
Tentei mostrar o plano de imigração que fizemos, todo colorido, cheio de mapas, mas ele disse: “Não se preocupem com isso, alugar um apartamento é fácil e vcs podem morar onde quiser”. Em seguida ele parou pensou e disse: “eu aconselho vcs morarem perto da Universidade de Montreal, pq como ele é advogado, é bom fazer um curso de Língua Francesa p aperfeiçoar a escrita”.
No meio de nossa entrevista, Mme. Soraia Tandel chegou e pediu um momento p conversar com ele, após uns 5min, quando retornou, ele pediu desculpas e disse: “É minha chefe, eu tinha que ir!”.
Foi isso. Abraços a todos, Parabéns aos que conquistaram o CSQ e Boa Sorte aos q estão nesta caminhada.Jéssica Lima
JessicaParticipanteOlá Ueslei,
É muito bom (e raro) encontrar biólogos por aqui! Em relação as ofertas, eu me inscrevi no http://www.jobboom.com/ e recebia todas as ofertas na área de sciences, vem mta coisa, como engenharia e farmácia, mas vc deleta e fica só com as que interessam. Uma vez por semana eu olhava as ofertas do http://emploiquebec.net/francais/index.htm. Eu salvei todas as ofertas que me interessavam por 1 ano e meio e para a entrevista imprimi as que se encaixavam na minha experiência/formação e conhecimento na língua. Uma coisa interessante que levei foi uma oferta de uma empresa em 2007 com 05 vagas e em 2008, a mesma empresa tinha 12 vagas! Eu argumentei muito em cima disso, e o entrevistador ficou mto satisfeito. Por isso, não perca tempo vá salvando e olhando às exigências, assim vc pode direcionar sua preparação.
Sobre a entrevista, eu vou escrever um relato detalhado e postar lá nos relatos de entrevista 2009 e mando p vc tb.P.S: Adriana é muito saber que tem uma bióloga se dando bem aí! Dá um gás a mais nesse desafio.
Abraços,
Jéssica Lima.
JessicaParticipanteOlá,
Sou Bióloga, já estou com o CSQ na mão, aguardando o pedido dos exames médicos Levei p entrevista 23 ofertas de emprego na área! Uma dica na busca de emprego é colocar a atividade que vc pretende exercer. p. ex, eu tenho experiência na área de saúde publica e meio ambiente, então, eu coloco na busca “santé publique” e não “biologiste”, pq nas exigencias do emprego você vai ter ” formation en biologie” dentro das aceitas. Tente colocar “laboratoire” no emploiquebec ou no jobboom e vc verá que tem mta oferta.
Quanto ao fato do seu diploma ser de Licenciatura não sei te informar se funciona da mesma forma daqui. Alguns empregadores deixam claro o diploma de Bac en sciences biologiques, outros só sciences biologiques, mas a maioria prioriza a experiência na área.QQ dúvida, estou à disposição.
Jéssica Lima
-
AutorPosts