Globz

Respostas no Fórum

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Imigração – o povo de Québec ainda cauteloso #40479
    Globz
    Participante

    Gostaria de reagir ao que se tem dito aqui.
    Qual é o maior problema para os immigrantes de qualquer nacionalidade encontrar emprego no Québec ?
    a. falta de diploma
    b.so ter diploma tecnico
    c.ter varios diplomas

    Acho que todo os brasileiros devem dizer com certeza e sem duvidas a resposta A, enganam-se a resposta é c. Quem tem muito diploma tem mais dificuldades de encontrar emprego é um fato.

    Sendo norte américanos eles sao praticos e sabem que pra cada chefe ha varios subordinados, no mais cargos de chefias em todo lugar do mundo (fora serviço publico brasileiro…) se da a gente com experiencia e as vezes até sem nenhum diploma.
    O que vocês vao ver ao chegar aqui logo na primeira reuniao do MICC eles vao dizer isso pra vocês, muito diploma pode dificultar o acesso ao mercado de trabalho, pois um empregador nao vai da a vaga a um cara muito diplomado que pode encontrar um emprego melhor no dia seguinte, e como eles pensam todos da mesma maneira da que é mais dificil encontrar um emprego se fosse tem um mestrado em ciencias sociais que se você tiver um diploma de mecanico.
    Entao percam logo essa ideia que “sou um imigrante qualificado, sou mais que os outros”, ter ou nao ter diploma nao faz ninguem melhor que um outro e isso vocês vao ver que os québecois sao assim, tem a convicçao que todos somos iguais idependente da posiçao nos estudos ou na sociedade.
    No que diz respeito a reticencia quanto aos refugiados é simples, quando um mexicano ou um checo (dois paises que nao estao em gerra e que nao sao uma ditadura) pedem asilo politico que reaçao pode-se ter ? Acho que ja é um bom começo pra entender.

    em resposta a: Frances de Quebec vs Frances da França!!!! #40478
    Globz
    Participante

    Ola pessoal.
    Vou tentar dar uma contribuiçao ao topico. Morei durante 10 anos na França, na regiao parisiense, antes de ir pra la tinha ja começado francês na aliança francesa no brasil. Imigrei pro québec esse ano, se tenho um conselho pra dar é o seguinte: aprendam o francês da França (ou internacional) porque é o francês utilizado na escrita e é o que vai fazer a diferença entre falar bem e falar “bem” mal. A diferença entre os francês da frança e do québec nao é tao grande quanto podem pensar muitas pessoas, na verdade o francês do québec é simplesmente o francês dito arcaico para alguns (parisienses na maioria) e domestico para outros (regioes da frança como Touraine, Bourgogne) pois o léxico québecois tras muitas palavras antigas da lingua francesa que na frança sao utilisadas em familia ou pelo homem do campo, mas quem conhece o francês da frança compreende e entende.
    A enorme diferença desses dois francês é impossivel de aprender na escola, é uma questao de cultura, o francês da frança é um francês muito subjetivo, rebuscado de expressoes e longas frases para dizer pouca coisa, na frança, como dizem os franceses o fundo pouco importa o importante é o estilo… Ja os québecois estao do lado oposto o discurso direto é mais bem apreciado e as frases sao curtas. E estas coisas so se aprende aqui no dia a dia.
    Um outro ponto é a questao do sotaque brasiliero em francês, eu gostaria de dizer que nao ha um sotaque tipico brasileiro, ha varios, quando pegamos um carioca falando francês, nao é a mesma coisa que um paraibano, cearence, gaucho ou curitibano. Com o tempo quando eu escuto um brasileiro falando francês sei de onde ele vem do brasil, hehehe
    Posso dizer que os que conseguem falar francês com menos sotaques que vi até agora sao os nordestinos que conseguem prononciar os “t” bem et os “d” também como um francês, ja conheci um brasileira que mesmo meu marido jurava que ela fosse francesa (uma paraibana de joao pessoa).
    Mas o importante nao é o sotaque é o sorriso e o bom humor de quem fala.
    Bienvenu au québec.

    em resposta a: Turma 2010/2011 #40477
    Globz
    Participante

    Ola pessoal.
    Cai neste topico por acaso. E eu sou da turma de 2009… mas cheguei aqui esse ano no dia 14 julho, meu processo nao transitou pelo brasil pois estava morando na França desde 2000.
    O que me faz escrever aqui é para dar uma reaçao a algumas ideias que as pessoas que começaram o processo podem ter em relaçao ao Canada e ao Québec em especial. Eu sei que também me senti muito valorisado por ser escolhido pelos meu diploma e patati e patata mas uma vez chegando aqui agente ver que a musica é diferente.
    Primeiramente deixemos claro que diploma pode abrir portas mas pode fechar também, esta semana estive em um seminario do ministerio da imigraçao daqui e eles martelaram bem : muito diploma fecham as portas, as pessoas que tiverem um curso tecnico tem mais changes que aqueles com dois mestrados ou doutorado, por isso vao se acostumando ai por que aqui o povo vive na açao na pratica sem toda essa serimonia que brasileiro adora (sou mestre, sou doutora…).
    Em seguida basta olhar as ofertas de emprego um eletricista ou um pedreiro sem experiencia esta a mais de 25 dolares por hora e um publicitario com mais de 5 anos de experiencia nao chega a 20 por hora.
    E apesar da qualidade de vida e tudo o que possamos ter como razoes para vir pra ca nao deve nos força a esquecer de onde viemos, e sinceramente o brasil nao é o pior lugar do mundo pra se viver. Eu sinceramente so vim pra ca por que o casamento gay nao é reconhecido no brasil e apos 5 anos de batalha para tirar o visto do meu marido desistimos e viemos para ca.
    Boa sorte a todos,

    em resposta a: Opiniões sobre bairros de Ville de Québec #40113
    Globz
    Participante

    E verdade que Saint Roch de noite é um pouco barra, mas pra quem ta chegando com meios limitados uma boa opçao é Limoilou e mesmo le vieux limoilou pois esta muito proximo do centro da cidade e apenas ha 20 minutos (ligne 801) de Sainte-Foy. Os alugueis sao abordaveis, para um apartamento com dois quartos contar entre 600 e 700 CAD o que é o preço de um apartamento de um quarto em outros bairros.
    Se ha brasileiros em Limoilou faisons connaissance !

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)