Olá Eder,
Muito interessante seu relato, obrigado por compartilhar! Era exatamente o que eu buscava rs
A meu ver, essas perguntas deixariam qualquer um nervoso e suando frio. Fiquei com algumas dúvidas quanto às suas respostas, pois você postou somente as perguntas.
O que você respondeu quando perguntaram o motivo da visita? (Suponho que tenha sido o curso, se sim, por que não disse que já havia recebido o CSQ e iria aguardar o PR card por lá?)
Na questão do tempo, você disse que havia pago o curso para 1 mês, nesse caso você não correria o risco de eles permitirem sua permanência somente para o período do curso?
Como você foi para ficar em definitivo, suponho que não estivesse mais trabalhando no Brasil, como eles reagiram à sua resposta?
Eu nunca tive problemas para entrar nos EUA ou Canadá, muito pelo contrário, sempre fui muito bem tratado. Também nunca me deram um prazo para sair, sempre me deram o prazo máximo, mesmo em conexões ou 10 dias de viagem.
O problema, é que é muito subjetiva essa receptividade pelos agentes de imigração. Já ouvi relatos de pessoas muito bem sucedidas por aqui que tiveram problemas para conseguir visto ou passar pela imigração por lá.
Abraço!