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chezprestParticipante
Olá pessoal!
Esse é o nosso primeiro post aqui na comunidade… Como sempre acompanhamos e todos os testemunhais nos ajudaram muito em todo o processo, vamos retribuir e contar a nossa experiência. O relato abaixo, assim como toda a nossa jornada até aqui estão no nosso blog, se quiserem conhecer e nos fazer uma visita, ficaremos muito felizes!
http://chezlesprest.blogspot.com/
Data: 18.03.2009
Local: Escritório de Imigração de São Paulo
Horário: 9h00
Entrevistador: Monsieur Daniel LeblancComo o escritório de imigração fica na Berrini, que é do outro lado de São Paulo e tem um trânsito intenso de manhã, fomos na noite anterior para a cidade e ficamos em um hotel que eu recomendo a todos… fica na frente do prédio do escritório, ou seja, é só atravessar a rua… não tem chance de chegar atrasado!!!
The Time Othon Flat
Rua Hans Oersted, 115 – Cidade Monções – São Paulo – SP
Reservas: (21) 2195 0600 – Seg a sex: 8h às 19h – Sáb: 9h às 15h
a partir de R$ 172.25
** Café da manhã e estacionamento incluidos na diáriaMas… foi uma aventura até nos hospedarmos… por jogo do destino, no dia 17 choveu em SP, em 3 horas, o que deveria ter chovido durante todo o mês – resultado: 57 pontos de alagamento em SP e filas kilometricas de trânsito… mas, alguém lá em cima estava do nosso lado, por que conseguimos fugir de todos os pontos de trânsito parado!!! do nosso lado da avenida, livre… do outro lado, não dava para enchergar a última luzinha de farol dos carros…
Chegamos no hotel às 22h… foi ai que eu percebi que estava faltando alguma coisa… o que seria??? ahhh sim… a mala… esquecemos a mala!!!! me diz??? quem viaja e esquece a mala??? bom, alguém que não podia desgrudar do dossiê… ou que estava muito ansioso… um pouco nervoso… um pouco preocupado com a chuva… enfim, na hora achei o fim do mundo, a coisa mais estúpida que alguém pode fazer… estava inconformada… fomos para um shopping para comprar roupas – mas ele estava fechando… e precisavamos comprar, além dos itens de higiene pessoal, roupas, sapatos, cinto, meia… enfim, tudo… o marido estava de bermuda e camiseta, para vocês terem uma idéia do drama… shopping fechado, estavamos já quase conformados em voltar para casa buscar a mala… foi quando lembramos de nossos amigos que moram em SP, bem perto de onde estavamos… engraçado como o nervoso deixa a gente meio fora do ar, esquecemos de coisas básicas, simples e claras!
Foi nossa salvação… e não é que a roupa caiu como uma luva??? o único problema foi o sapato que era um número menor que o pé do meu marido… mas, com o nervosinho, ele nem sentiu… risos! Problema de roupa resolvido, fomos a uma farmácia e compramos o que faltava.
Dia seguinte, depois de um café da manhã reforçado e muito gostoso, fomos para o prédio do escritório de imigração… o nosso era o primeiro horário e a recepcionista nos avisou que teriamos que esperar no saguão enquanto eles não chamassem – tinhamos que esperar o escritório abrir… chegamos às 8h20 e esperamos até às 8h45. Percebemos pela lista na recepção que eles agendam 5 ou 6 entrevistas por dia, de hora em hora, das 9h às 15h30.
Quando fomos liberados para subir, fomos recebidos por uma moça gentil que falava em Francês e nos indicou a sala do entrevistador – Monsieur Daniel Leblanc.
Ele nos recebeu muito bem, foi muito simpático e nos deixou muito a vontade… Nos entregou uma ficha para preenchermos (uma pesquisa, eu acho), onde colocamos as palestras que assistimos, quem foi a palestrante, quando, etc. Então, perguntou para qual cidade iriamos (a cidade apareceu no CSQ).
Começou solicitando a certidão de casamento e passaportes, e perguntando nossa data de nascimento – percebi que ele prestou bastante atenção na data, acho que ele queria ver se a gente sabia falar os números corretamente… pode parecer besteira, mas eu senti isso.
Depois, ele solicitou os comprovantes de escolaridade do marido e, depois de tudo conferido, solicitou os meus… o marido tem diploma técnico em processamento de dados e eu em informática industrial – ele pediu para eu explicar a diferença entre os dois diplomas… o que significava “industrial”.
Então, ele solicitou os comprovantes de emprego… o marido é PJ e ele, assim mesmo, quis ver a carteira de trabalho… quando ele confirmou que não tinha o empregador na carteira, ele pediu para explicar por que ele era PJ e como funcionava isso – “você recebe por hora, dia ou mês? você paga impostos? quando, uma vez por mês ou por ano?” ai, ele quis ver os impostos de renda da pessoa física e jurídica… posso dizer que essa foi a única hora na entrevista que fiquei um pouco tensa, com a possibilidade dele não considerar todos os documentos o bastante para comprovar a experiência do marido… ele frisou que o documento oficial brasileiro para comprovação de experiência profissional é a carteira de trabalho e, qualquer coisa diferente tem que ser bem explicada. Mas estavamos com todos os documentos da empresa, todos os impostos pagos, todos os comprovantes, enfim, tudo direitinho – o que é essencial.
Então ele solicitou os meus comprovantes de experiência profissional. Como eu mudei de emprego depois de enviar o formulário, expliquei a situação e ele pediu para ver os documentos que comprovavam a experiência e a rescisão da última empresa. Depois, pediu os documentos da nova empresa. O tempo todo ele estava com uma cópia do formulário que enviamos e ele ia colocando um “ok” na frente de cada curso, cada empresa mencionados. Então, ele pediu os documentos das outras empresas, anteriores a última. Mas eu não levei por que era muita coisa – ele disse que não tinha problema, que queria ver a carteira de trabalho e pediu para eu abrir na página dos empregos mencionados. Entreguei para ele e ele novamente frisou: a carteira de trabalho é o documento oficial, se está aqui, está tudo certo!
Como eu morei um ano nos EUA, ele pediu para ver a documentação – tanto dos cursos que fiz, como a documentação que comprovava a minha estada legal no país.
Depois foi a vez de mostrarmos os comprovantes de estudo de francês.
Depois ele foi muito legal e gentil e nos explicou como funciona o mercado de trabalho no Québec, nos deu dicas do que é valorizado e o que deveriamos evidenciar em nosso curriculo – disse que deveriamos fazer um curriculo para cada vaga de emprego que enviassemos, personalizando de acordo com os requisitos da vaga… foi muito, muito legal…
Então, solicitou nosso projeto financeiro – quanto dinheiro teriamos para levar na data da viagem, como iriamos viver os primeiros meses, o que iriamos fazer, onde, quando… etc… ou seja, o nosso projeto de viagem foi essencial nesse momento. E ele ficou muito impressionado com a nossa organização.
Ele perguntou ao marido, que é o requerente principal, por que escolhemos o Québec. Então, ele perguntou por que Montreal. Percebemos que foi muito importante já ter visitado o Québec, ganhamos pontos… mas, quem nunca foi, é importante pesquisar bastante e levar fatos que justifiquem a sua escolha por imigrar para lá – como segurança (o Canadá esta classificado como o 5. melhor país industrializado do mundo, enquando o Brasil está em 70. lugar, por exemplo), educação, saúde, oportunidades de emprego e melhor qualidade de vida, conhecidos, cultura, idioma, beleza, clima, enfim…
Depois, ele questionou quando pretendiamos começar a trabalhar no Québec e por que achavamos que arrumariamos um emprego lá – foi quando mostramos as vagas de empregos que pesquisamos e imprimimos dos sites Emploi Quebec, Jobboom, Monster.ca, etc. Fiquem atentos – os requisitos da vaga tem que bater exatamente com suas qualificações – ele foi, item por item, confirmando que teriamos chance na vaga. Depois, pediu para dizermos se achavamos que estavamos acima das expectativas, igual ou abaixo das expectativas para a vaga – e por que.
Então, ele nos deu mais dicas sobre o mercado de trabalho e como deveriamos nos portar nas entrevistas de emprego, o que deveriamos melhorar, estudar, o que nós tinhamos de muito bom…
Por fim, ele nos deu um folder do curso de francês on line, gratuito, que podemos iniciar daqui dois meses… também, nos explicou que todos os cursos de francês que fizermos de agora até a data da viagem, desde que em uma escola credenciada (Aliança Francesa, SENAC, etc.) serão reembolsados quando chegarmos no Québec, desde que levemos os comprovantes.
Nos deu o livrinho guia para o imigrante e mais algumas folhas explicativas para o processo federal. Ele nos explicou os próximos passos, imprimiu o CSQ e pediu para confirmarmos todos os dados. São 3 vias, fica uma com eles, uma conosco e teremos que levar e apresentar no escritório de imigração do aeroporto de Montreal, e a última que enviamos para o processo federal.
No final, ele nos elogiou muito, disse que eramos um exemplo para todos os imigrantes, que eramos muito organizados, que tinhamos todos os documentos necessários… nos parabenizou e nos levou até a porta…
Observações importantes que vale a pena ressaltar:
1) Estude muito, treine a entrevista, formule as respostas antes… vá preparado…
2) Leve todos, todos, todos os originais dos documentos que vocês enviaram no processo e, todos os documentos que comprovem o que vocês preencheram nos formulários. Se vocês colocaram alguma informação no formulário, ela será solicitada na entrevista, comprovantes…
3) Se você é PJ, leve todos os documentos da empresa, todos os comprovantes de impostos pagos, conheça a lei e a dinâmica da sua empresa, da relação dela com o empregador, com o governo.
4) Esteja preparado para explicar o seu curso, sua formação, seu emprego.
5) Faça um projeto pessoal e financeiro – quanto dinheiro você vai guardar por mês e por quanto tempo, o que você tem de bens que vai vender, do total que vai levar, como e quanto por mês você vai gastar no Québec, você está preparado para ficar quantos meses sem trabalhar… considere no seu plano: aluguel, energia, água, gás, transporte, alimentação, passeios, viagens, cinema, tudo. Também, tão importante quanto, é o seu plano de vida… quando você chegar no aeroporto, procurar o escritório de imigração, onde você vai ficar nos primeiros dias, onde você pretende morar, quando você vai procurar apto ou casa, quando, como e onde você vai tirar os documentos essenciais (cartão de saúde, cartão social, dar entrada na francisação, tirar carteira de motorista, entre outros). Plano para arrumar um emprego, com quem você vai contar, onde você vai procurar…
6) Monte uma pasta com divisórias e etiquetas que identifiquem cada documento – ele vai pedir vários documentos, um atrás do outro… você já está um pouco nervoso… se não estiver tudo muito bem organizado, se você não conhecer a sua pasta, onde esta cada documento… você vai se perder, vai ficar nervoso, vai passar uma impressão de desorganização e falta de preparo… ele comentou que, ontem mesmo, mandou um para casa por que estava desorganizado… por que correr o risco, certo?!
Quando saimos, o pessoal da próxima entrevista já estava esperando, em uns sofás na sala de espera… saimos e ele já recebeu as pessoas… nossa entrevista durou 1h15.
Bom… acho que é isso… se alguém quiser perguntar alguma coisa específica, quiser mais informações, fiquem a vontade para perguntar… vamos respondendo!!!
Um abraço a todos!
Àqueles que estão contando os dias para a entrevista – é fácil, tranquilo… mas tem que estar preparado… então, não tem fórmula mágica, estudem, se preparem!!! Boa sorte e boa entrevista… bom sono na noite anterior e muita tranquilidade nas horas antecedentes.Até a próxima!!!
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