Home › Fórum › Ainda no Brasil › Viagem e Passagens › Vou sozinha, antes da minha filha, ou vou com ela?
- Este tópico contém 10 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos atrás por
danisergio.
-
AutorPosts
-
-
24 de janeiro de 2008 às 00:52 #5487
Danix
ParticipanteGente, estou com uma dúvida grande, e gostaria da opinião dos amigos da comunidade aqui! :)
Estou com o visto de imigrante em mãos (finalmente e graças a Deus! rsrs). Entrei no processo com a minha filha de 10 anos.
Pretendo viajar em Abril, mas não sei se vou com a minha filha agora ou se devo esperar achar emprego e apartamento e ela viria depois com a avó (que tem o visto de turista?).
O que vcs acham?
Obrigada e bjs,
Dani -
24 de janeiro de 2008 às 02:14 #24832
mreboucas
ParticipanteInteressante sua ideia !!! Acho q vc ta indo pelo caminho certo, pois vc terá mais liberdade de sair para resolver os problemas iniciais !!!
Mas se eu fosse vc, verificaria todos os procedimentos para q isto seja feito !!!Mas é isto ai !!!
Será q iremos no mesmo avião ? rs !!!! Pois estarei indo em Abril tbm !!!
Abraços,
Mario Rebouças -
24 de janeiro de 2008 às 10:09 #24834
svdesouza
ParticipanteDani,
eu concordo com o Mário, vc com uma criança de dez anos sem moradia é preocupante.
Quem sabe tentar aqui no Brasil, alugar um imóvel, isso se vc já tiver escolhido a cidade onde irá morar em Quebec.Boa sorte.
Sérgio
-
24 de janeiro de 2008 às 11:13 #24835
lfantoniosi
ParticipanteDani,
Acho melhor vc ir sozinha. Veja isto:
“Au Québec, il est interdit de laisser des enfants de moins de 12 ans sans surveillance. “
Portanto, qualquer coisa que vc for fazer sozinha vc terá que ou achar um conhecido para deixar sua filha ou procurar uma halte-garderie, coisa que pode não ser fácil.
-
24 de janeiro de 2008 às 13:19 #24838
Danix
ParticipanteSuper obrigada pelas respostas!
Eu já verifiquei com o consulado se o procedimento pode ser feito, e me disseram que está td bem. Só preciso agora fazer uma autorização de viagem para que ela vá com a avó. Acho que assim eu vou poder fazer minhas correrias sem ter essa preocupacao suplementar de se ela está bem, com quem está, como está etc… eu prefiro que ela chegue com as coisas pelo menos mais ou menos prontas pra poder ter uma chegada confortável, já que a mudança de país por si só já é um pouco chocante… inclusive, ela ainda não fala francês nem inglês.
Eu sei que eu poderia até tentar alugar um imóvel daqui do Brasil, mas é que eu quero poder visitar as possibilidades pra ver se me agrada, o bairro, etc… eu já morei lá e tenho uma idéia do que eu quero, mas prefiro ver pessoalmente. ;)
Estou indo pra Montréal!Mrebouças, pois é, quem sabe vamos no mesmo avião? Qdo vc vai? Eu ainda não tenho data certa, só sei que de Abril não passa. :) :)
Bjs e obrigada a todos,
Dani -
25 de janeiro de 2008 às 16:01 #24862
danisergio
ParticipanteOi Xará,
Tenho duas crianças pequenas e vou mandar meu marido em pleno inverno pra ajeitar as coisas antes de irmos eu com as crianças. Assim, meu pitaco é que vc vá antes sim.
Entretanto, no caso da sua filha que vai viajar sem os dois pais, a autorização de viagem tem que ser dada pelo Juizado da Infância e da Juventude da sua cidade. A autorização tem que ser para data de até 90 dias da concessão, ou seja, você assinou, tem que viajar em até 90 dias. O processo para concessão do alvará tem que ser impetrado por um advogado e tem vários documentos que devem ser juntados, autenticados em cartório e com firma reconhecida. A data da viagem tem que ser aquela, não pode ser inespecífico, portanto só dá pra entrar com o processo de alvará depois que você comprar e emitir a passagem da sua filha e da sua mãe- e torcer para o vôo não ser adiado ou cancelado, porque senão dá a maior confusão. Peça também tantas vias do alvará quantas forem as escalas, porque cada companhia vai querer ficar com a original cada vez que elas trocarem de avião ou descerem em terra. Informe-se co um advogado na sua cidade e também vá ao Juizado e faça muitas perguntas, porque as informações nem sempre são muito claras.
Além disso, tenho eu mesma algumas dúvidas, que estou tentando encontrar resposta mas ainda não achei. Assim, vou fazer maldade e dividi-las com você
Quem sabe o pessoal da comunidade não saberia respondê-las?1. Há classe de francisação também para as crianças. Existem duas opções: escolas especiais de francisação, como para os adultos, e francisação já na escola regular. O que é melhor fazer? Tem como “entrar na fila” antes, estando você lá e ela aqui?
2. Quando deve ser feita a matrícula para a escola que começa em setembro, qual o procedimento para os novos imigrantes e novamente, dá para você fazer lá estando sua menina aqui?
Um grande abraço a todos,
Dani
-
27 de janeiro de 2008 às 19:27 #24885
Danix
ParticipanteDani, mto obrigada pelas informações! Menina, não sabia que era tão complexo tirar a tal da autorização. Eu achava que era só o pai e eu autorizarmos em cartório, num papel sulfite que tava tudo certo. :S
Mesmo se eu for com ela, de qualquer maneira, preciso da autorização do pai… será que é o mesmo procedimento que vc descreveu ou se ele assinar um papel falando que autoriza viajar comigo e reconhecer firma está tudo certo?
Eu tbm tenho as mesmas dúvidas que vc qto à escola! Será que alguém da comu sabe nos dizer? Alguém já passou por isso ou conhece alguém?
bjs e obrigada mais uma vez! :) ;)
Dani
-
28 de janeiro de 2008 às 17:03 #24905
RedCzar777
ParticipanteAndei lendo que tbm é bom que as crianças entrem no Canadá acompanhadas de um dos pais pelo menos. Siga o link abaixo e localize o texto Eles chegaram!!! :
http://quebecabrasileira.blogspot.com/2007/12/estamos-de-volta-e-chegada-da-carol.html
-
29 de janeiro de 2008 às 04:19 #24925
ErikaBially
ParticipanteBoa noite,
Estou na cidade de Quebec há nove meses e posso auxiliá-las, tenho três filhos (um de 12 anos e dois de 6 anos) e enfrentei toda estas dúvidas antes de minha chegada. Eis as respostas (pelo menos o que aconteceu comigo).
Meus filhos chegaram aqui sem falar NADA de francês. Ao escolher onde vai morar, deve se dirigir a escola do bairro, e imediatamente seus fihos estarão matriculados, caso não tenham lugar, encaminharão para a escola mais próxima. Quanto a francização, ao preencher os formulários na escola, ao dizerem que seus filhos falam outro idioma que o francês em casa, automaticamente a escola providenciará o curso, os meus filhos tem aula de francês especial um vez por semana, por segurança vale afirmar na escola que sabem deste direito das crianças, e com toda simpatia do mundo ;) perguntar qual o procedimento da escola (só para assegurar-se do curso).
Na matrícula das crianças, pedem apenas : carteira de residente, certidão de nascimento e comprovante de residência, assim sendo a criança deve ter entrado no país para que tenha direito a escola.
Quando cheguei em Quebec (08/04/2007) tinha que começar a trabalhar no dia 16/04/2007, não teria com quem deixar as crianças. Fui na escola do bairro no dia 09/04/2007, e no dia 13/04/2007 já estavam indo para escola.
Se minha experiência servir de exemplo, meu marido veio em novembro/2006, eu vim em dezembro/2006 para passar o natal com as crianças. Fiz um entrevista de trabalho (trabalho na área de TI), na maior empresa de TI do Canadá – CGI, voltei para Brasil (em fevereiro), aguardei a resposta, e quando tudo estava acertado, voltei com os pequenos, com nossa casa já alugada, carro comprado, ou seja com todo o impacto da chegada ultrapassado. Lógico que para nós adultos todas estas indas e vindas foram horríveis, mas para os pequenos tudo era festa.
Finalizando. Hoje passados nove meses, meus filhos estão MUITO felizes, falando fluentemente o francês, totalmente adaptados e com muitos amiguinhos. Venham tranquilas, que é muito mais difícil para nós mães deixá-los na escola nos primeiros dias do que para eles.
Um abraço :)
Erika -
29 de janeiro de 2008 às 17:11 #24939
Danix
ParticipanteErika, que bom saber que seus filhos se adaptaram rapidinho! Acho que esse é sempre o maior medo dos pais!!! Vc me deixou bem tranquila. Obrigada pelas informações!
RedCzar, mto obrigada pelo link! Bom, depois do caso da família do blog “Quebec a brasileira”, acho melhor ir com a filhota (aliás, tbm se chama Carol) e minha mãe (como turista).
Valeu gente! Então acho que estarei embarcando em março mesmo!!! Vou criar um blog tbm contando as experiencias e aventuras e informo pra vcs!
:)
Bjs a todos,
Dani -
7 de fevereiro de 2008 às 05:07 #25157
danisergio
ParticipanteOi Dani,
Se a Carol for com você, o procedimento é bem mais simples. A autorização em cartório é suficiente, guardados os detalhes que já te passei; mas antes de ir eu ligaria para a Polícia Federal e para as companhias aéreas e pegaria por escrito (bendito e-mail) a burocracia tupiniquim. Pode parecer exagero, mas imagina a mistura que dá uma mineira que escolheu estudar Direito? A gente acaba usando capa de chuva e sombrinha, he he
Achei sua solução perfeita, quanto menos burocracia melhor. Sua mãe indo junto a Carol tem companhia e você não corre o risco de ficar enrolada nas letras miúdas das leis :lol:
Conselho também: informe-se como é no Canadá pra você viajar com a Carol depois que já estiverem lá, porque me parece que toda vez que você for pegar um avião internacional com ela vai ser a mesma lenga-lenga, mesmo que for pra ir à Disney. Daí complica um pouco porque a autorização do pai tem que ir via consulado, e demora mais, além do custo.
Grande abraço, vamos trocando dúvidas e importunando os neo-canadenses com a lista de perguntas. Depois dessa, vou correndo mandar uma mensagem privada pra Erika – e trocer pra que ela perceba a mensagem lá no topo (eu mesma só vi a minha primeira semanas depois, he he)
Dani
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.