Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Voltando para a Universidade: equivalência de disciplinas
- Este tópico contém 7 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 7 meses atrás por Doug Ramsey.
-
AutorPosts
-
-
7 de outubro de 2012 às 13:59 #8388skyhawksParticipante
Pessoal,
Uma dúvida:
Tenho uma graduação e um mestrado em Ciência da Computação e estou pensando em fazer um segundo curso de graduação ou mestrado no Canadá para ter um Diploma Canadense.
Alguém saberia dizer se é possível aproveitar disciplinas cursadas no Brasil para dispensar disciplinas da grade curricular no Canadá?
Isso no Brasil é bastante comum e é chamado normalmente de “equivalência de disciplinas ou grade curricular”.
Abraços
Hugo -
7 de outubro de 2012 às 15:40 #57961Carlos_SantosParticipante
Ola Hugo,
sim, existe esta possibilidade de dispensa de disciplinas quando vc consegue provar pelas respectivas ementas traduzidas e pela grade curricular.
É importante de trazer estas ementas e traduzi-las se vc desejar realmente fazer isso.
Nao se esqueca que aqui vc nunca tera mais do que 50% do curso que podera ter isencao, se conseguir, claro!
POis cada curso representa um bom $$$$ para as universidades, por isso existem regras que impedem um aluno de obter um segundo, terceiro diploma sem cursar um minimo de cursos.
No mais leia um pouco mais aqui no forum:
DRI, COMO ENTAR NUMA FACULDADE???
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/5/768.htmlRECONHECIMENTO DE DIPLOMA E EQUIVALÊNCIA DOS ESTUDOS
http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/30/347.html?Itemid=157Lembre-se que aqui cada universidade tem seus proprios critérios para dar estas isencoes, assim sugiro olhar em varias delas antes de tomar uma decisao.
Sei porque alguns colegas o fizeram antes de comecar a estudar por aqui!
Boa sorte!
-
7 de outubro de 2012 às 16:01 #57962skyhawksParticipante
Muito obrigado Carlos. Ajudou bastante.
No caso da graduação, você saberia informar se existem vagas ou um processo seletivo diferenciado para portadores de diploma como no Brasil?
Abraços
Hugo -
8 de outubro de 2012 às 23:38 #57995RonaldoMacielParticipante
Skyhawks, o processo seletivo aqui é baseado estritamente nas notas e na sua média escolar/universitária.
Para os nativos (québécois), eles fazem um cálculo da média escolar chamado Cote R e isso que vai definir se vc poderá entrar ou não nesta ou naquela universidade.
Para nós estrangeiros, eles tentam adaptar este critério e fazem uns cálculos malucos que nós desistimos de tentar entender e assim eles definem se vc seria elegível ou não para cursar determinado programa. A regra vale a mesma que no Brasil, sendo cursos como medicina, direito etc exigem uma média bem alta. E além disso, vc deverá também passar por um exame de idioma para provar que tem condições de seguir o curso.
Sei que em Montreal, a McGill (anglófona) e a UdeM (Univ de Montreal – francófona) tem seus próprios exames de idiomas (ou elas próprias oferecem um teste internacional) e dependendo do curso esta média necessária pode ser maior ou menor. Exemplo, Medicina exige uma nota de 850 pontos no TFI (test de français international) na UdeM, enquanto que Biologia exige 650.
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
9 de outubro de 2012 às 16:13 #58016SANDROMSParticipante
@skyhawks wrote:
Pessoal,
Uma dúvida:
Tenho uma graduação e um mestrado em Ciência da Computação e estou pensando em fazer um segundo curso de graduação ou mestrado no Canadá para ter um Diploma Canadense….
Você quer mesmo fazer um curso no Canadá, ou pensa em fazer para aumentar sua empregabilidade? Se for o segundo, talvez não valha a pena o esforço…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
9 de outubro de 2012 às 21:51 #58035skyhawksParticipante
Embora eu seja formado em Ciência da Computação e tenha um mestrado em Engenharia de Software, sempre tive vontade de fazer um curso de direito.
Mas não tenho intenção em mudar de área. Estou apenas pensando em me especializar em uma área da informática onde existe pouquíssimas pessoas capacitadas hoje em dia.
É um projeto para longo prazo.
Abraços
Hugo -
10 de outubro de 2012 às 22:20 #58089gabi-infirmiereParticipante
Olhe so, Hugo, Direito é um curso *contingenté*, o que significa forte concorrência
Nao ha 1 faculdade de direito em cada esquina como no Br (ao menos em SP é assim).
A entrada em cursos contingentés é bem mais rigida do que em outros cursos, avaliarao além do dossiê escolar as intençoes em se fazer o curso.
É bem dificil as pessoas que entram nos cursos de medicina, direito ou farmacia (alguns dos contingentés mais criticos) sem ter a clara intençao de exercer a profissao.
Provar para a banca de admissoes que vc fara o curso de direito implicara um bom projeto argumentativo e um bom elo entre sua carreira atual e a formaçao em direito.
Nao ha como se especializar nessa area SEM ser bacharel em direito?O fato de vc especificar que nao quer sair da sua area pode ser um fator decisivo na sua demanda de admissao.
Do mais, é entrar em contato com as faculdades e ver quais os critérios.
bonne chance
-
9 de abril de 2013 às 19:46 #61542Doug RamseyParticipante
Ressuscitando o tópico para tentar esclarecer uma dúvida: sei que cada universidade tem seus próprios critérios para admitir alguém, mas, em geral, quando a pessoa já tem curso superior em outro país tende-se a pedir o histórico de notas da graduação E do ensino médio? Ou dão preferência a uma em detrimento da outra?
Obrigado a quem puder ajudar!
Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.