Voltando a fazer parte da comunidade!

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Voltando a fazer parte da comunidade!

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
      simomoretti
      Participante

Olá a todos
      Já nem sei mais quanto tempo já faço parte da comunidade, mas agora sinto que posso contribuir com alguma coisa e resolvi escrever.
      Esse mês completo um ano morando no Canadá (na cidade de Brossard – fica ao lado de Montreal). Cheguei aqui grávida de seis meses e como vocês podem imaginar muita coisa mudou. Até o momento ainda não consegui fazer o curso de francês ofertado pelo governo por inúmeros motivos, mas no mês de maio começo a estudar.
      Meu marido está fazendo uma nova faculdade aqui e está adorando. Agora em maio termina o primeiro ano. Esse verão já começa a fazer um estágio pela universidade e vai poder adquirir a tão falada “experiência canadense”.
      Bom, se alguém quiser saber alguma coisa sobre a nossa experiência pode perguntar. Já adianto que sobre a parte profissional não tenho grandes conhecimento de como as coisas funcionam por aqui. Mas posso esclarecer principalmente sobre parto, assuntos domésticos, saúde em geral e etc.
      Até
      Simone

Carlos_Santos
      Participante

Seja RE-bemvinda ao nosso forum Simone!

Uma coisa que interessa muitos colegas (futuras maes) aqui no Qc é esta questao do acompanhamento pré-natal e o nascimento.

Isso nao tem aqui no forum!

Se quiser abrir um novo topico sobre o assunto, seria muito bem vindo!

Obrigado pela vontade em contribuir ;-)

Atenciosamente

janeneves
      Participante

Olá Simone!

Vou com dois filhos, que deverão ter aproximadamente 8 meses e 3 anos na época da viagem.

É super difícil encontrar informações nos blogs sobre crianças assim novinhas, então tenho muitas dúvidas sabe?
      – como é o acompanhamento com pediatra? é todo mês? são bem atendidos?
      – e vacinação? tem direito ou tem que pagar? se sim é caro? tem algum site que diga quais as vacinas necessárias e opcionais por aí?
      – garderie já vi que é complicado, principalmente em escolinhas. a que minha filha fica aqui é superboa, e não tenho receio de trabalhar e deixar ela lá… mas no Quebec talvez eu fique em casa mesmo até o bebê estar mais velho… você tem alguma opinião sobre isso??? (opinião mesmo… sei que é um ponto complicado e que muda muito de pessoa para pessoa).

Nossa! exagerei né? rs
      Mas estou bem preocupada com isso tudo (e muito mais).

Obrigada pela iniciativa.
      E parabéns!!!

Um grande abraço,

Jane.

jujunogueira
      Participante

Olá!!!

Adorei a ideia do Carlos sobre abrir um tópico sobre materidade e tal…

O que acha de contar pra gente como foi a sua experiência de ter o seu baby ai?

Este é um assunto que me preocupa bastante pois estamos esperando para ter o nosso baby ai e fico extremamente insegura!!!!

Carlos_Santos
      Participante

pelo visto a Simone vai ter bastante para escrever ;-)

A+

simomoretti
      Participante

Primeiramente obrigada Carlos.
      Quanto a sua sugestão de abrir um tópico, acho melhor ir respondendo aqui por enquanto e depois que pegar um pouquinho de experiência no funcionamento das coisas e se realmente rolar um interesse das pessoas dai acho legal criar um tópico especifico.
      Bom, respodendo as questões da janeneves (lembrando que essa é a minha experiência aqui e das pessoas que eu conheço que tem filhos pequenos).
      – como é o acompanhamento com pediatra? é todo mês? são bem atendidos?

Hehe. Essa é uma das primeiras ilusões. Pediatra é coisa pra emerência, ou pra problemas mais complexos (salvo se você fizer como uma amiga que pegou a lista de todos os pediatras da cidade e ligou pra saber se eles aceitavam novos pacientes (se vc fizer isso pode ser que você precise ir para o outro lado da cidade para ser atendida).

Mas isso não é motivo para pânico. Tudo funciona bem na medida do possível. Vamos as minhas experiências.

Como falei anteriormente cheguei aqui grávida de 6 meses. Após ligar para 2 centros de saúde e ser informada que não havia vaga para o acompanhamento durante a gestação fui encaminhada para a clinica dos médicos residentes do Hospital Charles-Lemoyne (que fica em Longueuil, Rive-Sul, coladinho em Montreal). Lá fui atendida por uma enfermeira nas primeiras consultas e a partir da trigésima semana comecei a ser atendida por um medico de família residente da clínica (clínico geral do Brasil).

Em todas as consultas ele fazia todo o acompanhamento e depois ia conversar com o superior dele sobre o diagnóstico, volta e me fazia suas recomendações. Quando havia alguma cosia mais grave o professor era chamado e fazia os exames necessários. Conclusão: não fui acompanhada por um ginecologista nem por um obstetra. Mas volto a lembrar, isso não é motivo para pânico.

Quando estava com a gravidez em um estado mais avançado fui fazer o ultrassom (que se não m engano por aqui são 3 durante toda a gestação, sem dvd’s pra registro, sem definição na imagem, sem plateia, sem os mimos que eu estava acostumada pelo atendimento da Unimed) e descobri que meu bebê tinha virado, estava sentado e que a possibilidade de fazer uma cesárea era grande pois seus pés estava em uma posição que dificultaria sua saída (mesmo assim o ginecologista me disse depois que se eu quisesse fazer parto normal ele fazia) . Cheguei com o exame para o médico de família e ai sim ele me encaminhou para o ginecologista, pois se houvesse necessidade de cesárea quem faria seria ele. Chegando lá ele me disse que haveria a possibilidade de fazer uma manobra para girar o neném dentro da barriga (manobra essa que não funcionou). No fim das contas ele acabou nascendo de cesárea um tempo depois e tudo correu bem. Fiquei quatro dias internada por causa da cirurgia em um quarto com mais uma pessoa (se você quiser o luxo de ficar sozinha tem que torcer pra haver uma vaga e ter um seguro saúde privado que pague ou arcar com o alto custo) mas tudo foi tranquilo, as enfermeiras estava lá o tempo todo pra ajudar e eu não precisei pagar nada. A pior parte era as refeições que se resumiam a café com leite e torrada de manhã e carne com batata no almoço (mas tem lanchonete lá dentro do hospital .. hehe).

Quando já estava em casa liguei pra o centro de saúde e pedi que uma enfermeira viesse a minha casa para dar uma olhadinha no neném (primeiro filho, preocupações dobradas!) e ela fez todo o acompanhamento do neném (peso, medida, etc), questões psicológicas (depressão, ansiedades, angústias) e no final foi dar uma olhadinha no quarto dele ver se tinha uma estrutura mínima (pra eles aqui crianças em primeiro lugar).

Uma semana depois levei o neném para a primeira consulta com o médico de família e as próximas foram com 1, 3 e 6 meses (nenhuma delas com pediatra!)

Minha conclusão: Realmente vi que o acompanhamento que tinha no Brasil, no sistema privado era quase um luxo. Mas nem por isso vejo grandes problemas. É claro que as consultas atrasam sim, que o sistema tem lá seus problemas (já fiquei mais de três horas esperando uma consulta em um fim de semana e tenho uma amiga que rompeu os tendões do joelho quando escorregou na neve esperando desde dezembro por uma cirurgia que ainda não tem data pra acontecer) mas quando você precisa de uma atendimento de verdade o pessoal daqui dá seu jeito (respeitando-se os tempos de espera).

Um pequeno parênteses para assuntos mais ligados ao sistema de saúde: 1- No hospital (tirando a materindade) homens e mulheres, pobres ou ricos dividem os mesmo quartos. 2 – Essa amiga que está com o joelho machucado tem três seguros-saúde, mas nem um deles cobrem esse acidente. Se ela tivesse quebrado a perna eles pagavam tudo … vai entender!

– e vacinação? tem direito ou tem que pagar? se sim é caro? tem algum site que diga quais as vacinas necessárias e opcionais por aí?

As vacinações pra crianças são gratuitas e oferecidas pelos centros de saúde de adultos pelo que sei se forem recomendadas por um médico também. É só ligar com bastaaante antecedência que é tranquilo (no mínimo 1 mês).
      Nesse site tem o calendário http://www.msss.gouv.qc.ca/sujets/santepub/vaccination/index.php?calendrier_de_vaccination. Não tenho mais conhecimentos sobre vacinas, mas até posso pesquisar se tiver alguma outra questão.

– garderie já vi que é complicado, principalmente em escolinhas. a que minha filha fica aqui é superboa, e não tenho receio de trabalhar e deixar ela lá… mas no Quebec talvez eu fique em casa mesmo até o bebê estar mais velho… você tem alguma opinião sobre isso??? (opinião mesmo… sei que é um ponto complicado e que muda muito de pessoa para pessoa).

Assim, tudo vai depender do seu nível de exigência e das coisas que você está acostumada no Brasil.
      Minha experiência começou no final de fevereiro quando contratei uma garderie e meio familiar e resolvi fazer uma adaptação de 2 semanas antes de começar a francisação. Infelizmente a moça não quiz mais ficar com ele pois chorou dois dias seguidos (não deixei ele lá muito tempo não!) e ele é bem pesadinho e ficou no colo o tempo todo. Isso sim é uma coisa que vejo como sendo resultado da escolha que fiz de ele nascer aqui, pois como todos os parentes estão longe ele ficava comigo em casa todo o tempo, dai dificultou a adaptação.

Depois disso tive que cancelar minha inscrição na francisação e ficar mais uns dias com ele até encontrar outro lugar. Resolvi então colocá-lo em uma garderie privada (que infelizmente custa 40 dólares por dia, mas que dependendo da sua renda o governo reembolsa até 75%) pelo menos nesse primeiro momento pois lá tem uma turminha só de bebês e achei que seria mais fácil assim.

Tudo isso pois espero uma vaga em uma garderie de 7 dólares subsidiada pelo governo (me inscrevi ainda grávida e a previsão é de vaga para setembro de 2012).

Conclusões: Difícil? Depende! Se seu marido ganha bem aqui desde o início e você tem quatro filhos talvez seja mais barato você ficar com eles em casa. Quando você tem filhos maiores que já vão para a escola nas férias de verão geralmente eles vão para os chamados camp de jour, com atividades no mesmo horário da escola. As incrições são feitas ainda em março se não me engano e você tem que pagar tudo na hora da inscrição (já vi de 2.500 dólares. Lembrando que o governo reembolsa, mas só no imposto do próximo ano). Para menores as garderies privadas não costumam fechar, mas as em meio familiar fecham até 3 semanas durante o ano (e o que fazer com seu filho?? hehehe).
      Tenho um visinho que tem três em idade escolar e que estava fazendo francisação. Quando chegou o verão ele não tinha dinheiro pra inscrever os três no camp de jour, então parou de estudar e voltou no outonho!

Conclusões gerais:

1 – Se você é uma pessoa ansiosa ou que deseja resolver tudo rápido por aqui pode começar a fazer ioga ou outra coisa pra relaxar. Tudo aqui tem seu tempo e geralmente você deverá respeitar todas as etapas senão o governo não te ajuda.

2 – Em relação aos filhos, vejo que todos os que eu conheço tem se adaptado fácil, mas pra maioria a saudade dos avós e dos amiguinhos tem estado bem presente (tem que administrar).

3 – Não sei se isso acontece só por aqui, mas as crianças de minhas amigas estão doentes desde o outono! Meu filho ficou uma semana na garderie e já está doente. Se você tem remédios que confia no Brasil é melhor trazer, pois nem todos os médicos prescrevem antibióticos para crianças.

Ah, mais uma questão. Uma dessas amigas que estava com o menino doente foi a um médico que disse “Mãe, seu filho está gripado e vai ficar assim até a primavera, não tem o que fazer”. Ele nem examinou a criança. Como eles estava muito mal ela seguiu a recomendação e levou o filho para ser consultado no hospital judeu de Montreal. Ela disse que foi atendida na hora, que o médico examinou bem e descobriu que o problema era outro. Então pela experiência dela acho legal os pais se informarem e qualquer problema levar os pequenos para lá.

Bom, acho que já escrevi muito.

Qualquer dúvida é só escrever.

Carlos_Santos
      Participante

Obrigado Simone pelas respostas!

@simomoretti wrote:

Entrou duas vezes o post! Não sei como tirar Carlos. Resolve ai por favor.

Feito!

janeneves
      Participante

Simone,

muuuiito obrigada por suas respostas, e pela paciência de passar tanta informação.

A realidade que você retratou é diferente do que estou acostumada por aqui, mas nada que um pouco de paciência e planejamento não resolva não é mesmo? E vai ficar bem mais fácil agora que temos uma idéia do que vamos enfrentar.
      :D

Mais uma vez muito obrigada por compartilhar conosco.

Um grande abraço,

Jane.

camilagnunes
      Participante

Simone,
      Muiitiiissiimo obrigada!!!
      Acho imprescindivel termos essas informações de quem ja está ai para botarmos o pé no chão (mais uma vez) e sabermos exatamente como funciona, assim evitamos frustações desnecessárias.
      Um grande abraço e boa sorte pra toda a sua familia.

simomoretti
      Participante

Bem, minha intenção é ajudar.
      Att

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.