Visto de Quebec x Emprego em Toronto

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Visto e CRP Visto de Quebec x Emprego em Toronto

Visualizando 31 respostas da discussão
  • Autor
      wils
      Participante

Olá,

Td bem?
      Por favor, algum de vcs conhece ou ja esteve numa situação como esta:

– Visto permanente pelo processo de Quebec, porém possivel proposta de emprego em Toronto.

Alguem sabe como isso pode ser tratado?

Amplexos
      Wils

fflush
      Participante

Vc é Residente Permanente do Canada.

Carlos_Santos
      Participante

mas vc deve ter assinado um termo dizendo que iria morar no Québec, quando do envio do seu pedido de CSQ, nao?  8O

karlamatias
      Participante

Wils, eu tentaria primeiro procurar vaga semelhante no Québec ou outras vagas que me interessassem. Se após uma boa busca, eu não encontrasse nada, ai sim eu comunicaria à imigração minha mudança para outra província, mas bem justificada por não ter conseguido nada no Québec (o que é um pouco difícil se vc apresentou um projeto de imigração e vagas de emprego na sua área).

Não acho que o termo assinado deva ser levado às últimas consequências, que o imigrante deva ficar no Québec a todo custo. Se realmente não for possível conseguir trabalho à altura das qualificações exigidas na seleção, é compreensível que ele mude para uma outra. Seria uma relação injusta atender as demandas do Québec e não conseguir um bom trabalho. Porém, o Québec deve ser sim o primeiro lugar a se procurar, eu acredito que se deve esgotar primeiro as possibilidades no Québec antes de ir a outra província, assim vc não pode ser acusado por descumprir o “acordo”. Ir diretamente para outra “pega mal” e prejudica futuros imigrantes!

Bem, isso é o que eu faria! ;)

canonmarques
      Participante

Karla,
      Eu concordo com você totalmente, mas fiquei na dúvida sobre esse termo!!!
      Não me lembro de tê-lo assinado no envio do dossiê…

karlamatias
      Participante

Oi, canonmarques…

A declaração é esta aqui que a gente envia para abertura da etapa federal:

http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/imm0008_5F.pdf

maurorepacci
      Participante

Pelo que eu me lembro,  na minha palestra, a Soraia Tandel disse que você tem que procurar emprego no Quebec por 3 meses e se aí se voce não encontrar pode mudar para outras províncias.

lfantoniosi
      Participante

Vai para outra provincia depois de ter assinado um bail de 12 meses ???

O visto, mesmo o de Quebec leva muito tempo, mais de 1 ano. Isto é suficiente para uma economia entrar em recessao, o mercado virar e uma profissao que era prospera em Quebec pode nao ser mais (aqui pode ser um exagero, mas o mercado pode esfriar)

O cara tem todas as qualificacoes, tanto de Quebec quanto do Federal, aplica por Quebec e ve que no momento de ter o visto é melhor ele ir para outra provincia, que va sem medo de ser feliz.

O Quebec nao te ama, vc nao casou com a belle province e é muito tempo e dinheiro para serem queimados. Talvez vc nao tenha folego nem recursos para recomecar depois em outra provincia.

Agora o que eu acho prejudicial é o cara que nao tem qualificacao federal, mal fala ingles, faz um francezinho chinfrim para passar por quebec e depois vai para outra provincia viver de beneficio, auxilio desemprego, etc…

karlamatias
      Participante

Eu não tenho o menor sentimentalismo em relação ao Québec. Tenho alguns amigos por lá, mas não família, raízes, amor ou boas lembranças porque nunca fui lá! Meu compromisso de TENTAR viver e trabalhar no Québec é bem objetivo: um documento assinado por mim expresssando a minha INTENÇÃO de residir na província. Se a vida não estiver boa, certamente não ficarei por lá!

Concordo plenamente que não dá pra vacilar, mas acho que o imigrante tem o dever de ao menos se apresentar à imigração e justificar sua mudança de planos. Não é questão de submissão, subserviência ou coisa do tipo, mas é questão de ter palavra.

Sabemos que o processo federal é bem mais caro que o do Québec e que alguns imigrantes pegam carona no Québec pra entrar em outras províncias, então é importante que os resolverem sair do Québec façam jogo limpo pra não sujar a imagem dos brasileiros.

Eu acho que seria legal checar a informação de Mauro. Mas francamente, eu não saria do Québec logo de cara sem fazer uma tentativa por um tempo mínimo, ainda que não seja exigência. Não dá pra saber se daria ou não certo a gente não tentar, né? ;)

flguti
      Participante

Oi,

sem polemizar e sintetizando, não existe instrumento legal para te segurar ou fazer com que vc vá ou fique no Quebec, o processo não é mais barato (escrevi sobre isso no meu Blog), e se vc largar um trampo garantido para ir tentar no Quebec eu te parabenizo por ter palavra, mas vc corre um grande risco de ser um homem de palavra desesperado nos próximos meses vendo todas as economias de sua vida indo embora.

Sendo assim minha humilde opinião; vá para Toronto.

De qualquer modo se vc não conseguir viver com o peso na consciência, vá para Toronto e de lá, ganhando salário em dólares, procure um trampo no Quebec, assim q vc achar, pede as contas e vai pro Quebec.

A vida nos prega peças, em 2007 as duas frases que mais me lembro de ter dito foi, “Calgary não é perto nem de Calgary” e “eu não vou para Calgary nem fu…”, justamente por isso minhas passagens para Calgary já estão compradas para 16/06, pois é.

Abraço.

karlamatias
      Participante

Fiquei com uma dúvida: se o processo do Québec não é mais barato e se a maioria das pessoas que entra no processo ainda precisa gastar dinheiro e fazer o esforço de aprender um mínimo de francês obrigatório (porque a maioria realmente não sabia nada em francês antes de ir à palestra), por que não fazer logo o processo federal? Qual a vantagem de se fazer o processo do Québec em relação ao federal? Eu tinha certeza que a razão era o valor do processo, mas agora fiquei sem entender!

Anonymous
      Participante

Ola pessoal,

O Que motivou fazer o processo pelo Quebec foi:

O valor que tinha que ter em conta por 3 meses Quebec: $C 5,000.00 – Federal: $C 13,000.00 (aproximadamente se nao me engano). (na epoca que comecei a ver – em 2003, hoje não é mais necessário ter em conta e sim assinar o contrato). Não que eu va levar apenas $C 5,000.00 para minha familia com dois filhos e sim da necessidade de ao mandar eu ter isso em conta na época.

Custo da faculdade para quem é imigrante de Quebec é mais barato, em torno de 4,000.00 (ano).

Tenho dois filhos e por isso alem da ajuda do Governo Federal (Canada), tem a ajuda do Quebec também.

Frances – Para mim foi mais facil aprender que o Ingles (apesar de que vou precisar dos dois e de ja estar estudando). E gosto mais da Lingua Francesa.

Francisação.

Amigos que ja estão em Quebec.

Foi o Quebec que veio dar uma palestra para falar da possibilidade da imigração.

Pelo menos foram essas as minhas motivações.

Eu vou para Laval e pretendo trabalhar ou em Laval ou em Montreal(Se tiver proposta para outras cidades posso analisar). Porém se eu ficar um bom tempo em QUebec e não conseguir emprego (o que acho pouco provavel devido a minha experiencia profissional e a demanda em minha área de formação e experiência) e tiver uma excelente proposta fora de Quebec posso até pensar.

Essa é a minha opinião (isso é pessoal, para mim eu analisei com minha esposa e tivemos essa decisão).

Um abraço,

Jean

karlamatias
      Participante

Obrigada pela resposta, Jean! ;) Boa sorte nos seus planos!

flguti
      Participante

Exatamente Jean,

O Quebec não tem como, legalmente, obrigar as pessoas a ficarem por lá, então eles dão benefícios, desconto em estudo, bolsa para fazer o curso de Frances, auxilio por ter filhos, e assim vai…

Na verdade quem me disse isso foi a Soraia Tandel após uma palestra que ela deu em São Paulo.

Em minha opinião tem dois motivos que levam hoje para uma procura muito maior do processo por Quebec:

1 Em setembro de 2006 o processo federal mudou para o simplificado, então durante mais da metade de 2007 existia uma grande incerteza de prazos e pontos para o “novo” processo federal simplificado, levando em conta que dificilmente alguém leve menos de 4 a 6 meses para começar a estudar e entrar com o processo propriamente dito, isso se for muito rápido, olhando por esse lado estamos no momento que as pessoas que viram a insegurança da duvida do simplificado estarem com os processos abertos.

2 Normalmente as pessoas tem carros, casa, terreno e mais qualquer bem para vender para ir tentar a vida pelas terras geladas, dificilmente temos o dinheiro parado, então nesse ponto o processo por Quebec ajuda, pois ser menos ou mais grana não faz diferença, uma vez q se por na ponta do lápis, tanto pelo federal como pelo Quebec o dinheiro que eles dizem q vc tem q levar é pouco.

BTW, no meu caso eu escolhi o Quebec por 3 motivos; medo do desconhecimento do simplificado, realmente eu queria aproveitar os benefícios do governo provincial e o dinheiro que eu iria deixar parado eu investi no ensino do Frances.

Meus 5 cents.

FL

wils
      Participante

Olá  :D

Obrigado pelas respostas.
      Bom, postei aqui justamente pq prezo pela minha palavra, além de gostar de Quebec, da sua história, seus valores e pela oportunidade que a Provincia nos oferece com tantos benefícios, junto a isso tem a questão de queimar o filme dos irmãos brazucas =)

Bom, vou entrar em contato com o Consulado e explicar a situação e pedir uma orientação, afinal, é uma proposta interessante e assim como muitos de vocês tenho pessoas que dependem de mim.

A principio pensei o seguinte:

– Morar numa cidade da Provincia de Quebec mais “próxima” de Toronto, passo a semana em Toronto e fim de semana volto pra casa em Quebec =).

Assim n perco essa oportunidade de emprego, continuo em Quebec, n me sentirei mal por quebrar o acordo muito menos queimar nosso filme no Canadá =)

Bom, gostaria de agradecer a todos pelas informações e opiniões.

Amplexos
      Wils   :wink:

wils
      Participante

Bom, postei aqui justamente pq prezo pela minha palavra, além de gostar de Quebec, da sua história, seus valores e pela oportunidade que a Provincia nos oferece com tantos benefícios, junto a isso tem a questão de queimar o filme dos irmãos brazucas =)

Bom, vou entrar em contato com o Consulado e explicar a situação e pedir uma orientação, afinal, é uma proposta interessante e assim como muitos de vocês tenho pessoas que dependem de mim.

– Morar numa cidade da Provincia de Quebec mais “próxima” de Toronto, passo a semana em Toronto e fim de semana volto pra casa em Quebec =).

Assim n perco essa oportunidade de emprego, continuo em Quebec, n me sentirei mal por quebrar o acordo muito menos queimar nosso filme no Canadá =)

Amplexos

wils
      Participante

Amplexos

lfantoniosi
      Participante

Wils,

Vc vai ter que pagar dois alugueis, gastar com viagens, acabar com o seu tempo livre, meu, sera que seu novo salario vai dar para tudo isso???

O primeiro aqui a faltar com a palavra aqui será o Québec, quando vc descobrir que aqui não é aquilo que a imigração nos vendeu. Vc tem o direito de ir e vir, e o Quebec nao podera fazer nada se vc nem pisar em solo quebecois.

Se vc está com a consciencia pesada, ligue para o consulado e exponha a sua situação. Eles vao te dizer que o visto é federal, vc pode ir para onde vc quiser.

Nao troque o certo pelo duvidoso. O que vc mais vai ouvir aqui: A vida aqui nao é facil…

Felipe.

canonmarques
      Participante

Até certo ponto eu concordo com o Felipe…
      Gatineu => Toronto = 461 Km
      Montreal => Toronto = 543 Km
      Acho inviável viver no Quebec e trabalhar em Toronto pela distância e pelos motivos exposto acima!
      Também concordo que a declaração demonstra literalmente sua “INTENÇÃO” e não uma obrigação! A implicação disto, porém, é subjetivo; depende da pessoa. (Karla, obrigado pela explicação… Realmente ainda não preenchi este documento porque estou aguardando a entrevista ainda…)
      Bom, esta é minha opinião… Cada qual com seu cada qual!!!

lfantoniosi
      Participante

Sem falar que aqui como ninguem te conhece vao fazer vc pagar 4-6 meses de aluguel antecipado porque vc nao tem comprovante de renda. Ah é ilegal? Otimo, entao arranja um fiador. E agora? Quem é louco de ser um fiador de um imigrante? Ou paga antecipado ou nao aluga. Vai ficar pagando hotel por quanto tempo???

Para a TV a cabo, tem que pagar antes, um mes pelo menos, celular com conta? So com deposito e por ai vai…

De repente vc vc todas as suas economias indo ralo abaixo, vc nao colocou no seu orcamento os alugueis e depositos extras…e o emprego? Se nao arrumar ja era, vai torrar 15.000,00 dolares no quebec para depois resolver trocar de provincia???

Se o emprego esta garantido, entao garanta a sua vida. A mas eu estudei frances para que? Oras, este frances vai te abrir muita porta num futuro ai em Toronto…

Eu nao sei qual é a sua área, se for informática daí é mais tranquilo. Encontrei emprego com apenas 7 dias, mas isto é porque eu já estava fazendo as entrevistas há um mês atrás por telefone. Passei por 5 entrevistas.

Felipe.

RonaldoMaciel
      Participante

Gostaria de tocar neste assunto novamente. Li aqui muitas opiniões mas gostaria de saber se alguém tem uma posição oficial do consulado. Se tivermos o visto de residente permanente e termos feito o processo do Québec, realmente poderia trabalhar em outra província? Qual a obrigação que tenho de morar no Québec?

Grato,
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

fflush
      Participante

A verdade é que a menos que voçe seja um dos Paladinos do Quebec da Comunidade, voce pode e tem o direito de escolher a provincia onde morar.
      Somos residentes permanentes do CANADA e não exclusivamente da provincia do Quebec.

Carlos_Santos
      Participante

paladino ou nao, segue minha opiniao pessoal:

Après datar e assinar o DCS abaixo na parte provincial do processo de imigracao pelo Québec:

Après datar e assinar o formulario abaixo na parte federal do processo de imigracao pelo Québec:

Je déclare solennellement que ma famille et moi-même avons l’intention de vivre dans la Province du Québec.

j’autorise le gouvernement du Canada à transmettre toute l’information en ce qui concerne ma demande de résidence permanente au Canada, y compris la décision rendue au sujet de ma demande aux autorités responsables de la Province du Québec.

fonte: http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/imm0008_5F.pdf

eu me pergunto :

–  estamos discutindo a semântica das declaracoes que assinamos antes de vir ?

ou estamos discutindo o compromisso assumido, assinado e pelo qual vc colocou sua Palavra escrita de que é para o Québec que vc virá ?

Sempre acho interessante analisar os fatos depois de acontecido, analisar a personalidade das pessoas (como aqui escrevemos) pelo que leio, e com isso saber como as pessoas valorizam ou nao seus proprios compromissos assumidos.

Esta mensagem nao é endereçada a ninguém e sintam-se concernidos ou nao, esta é minha opiniao pessoal e nao enquanto moderador do forum.

Bonne continuation à tous, ici au Québec ou au Canada   :wink:

Erasmo
      Participante

Bem, quando um de meus amigos chegou à Montréal com sua família, eu os acompanhei junto à RAMQ para a inscrição no sistema de saúde.
      Nesta ocasião (não sei se é regra, mas acredito que sim), eu tive de assinar um tipo de Déclaration Solennelle, onde além de assiná-lo, tive de lê-lo em voz alta e olhando para o funcionário em questão, assegurando que meu amigo em questão morava conosco, e que, qualquer alteração em seu estatuto deveria ser comunicada ao departamento.

Na hora, eu achei até “divertido” pois o funcionário me deu o documento e disse para ler e assinar… eu virei de lado, comecei a ler em vez baixa e assinei… ele me disse: o senhor deve lê-lo em voz alta olhando para mim, pois trata-se de uma declaração solene.
      Depois de algum tempo, tomei coragem e perguntei: quer dizer que se eu digo tal coisa e atesto solenemente, é válido? A resposta: não só válido como, na maioria dos casos, mais importante que os demais documentos “apenas” assinados, pois o senhor está assinando em frente à um representante do governo, e aqui, sua palavra é valiosa.

Ou seja, aqui, mesmo que pareça “contos da carochinha”, a palavra vale muito – e as complicações a quem não se aplica a isto são, podemos dizer, consideráveis… então sugiro cautela ao assinar algo solenemente 8O

Este é apenas um adendo deste Paladino aqui… afinal, nunca havia saído do Brasil antes… mas é preferível que alguém que não se adaptou à província do Québec (afinal, o país é o Canadá, certo :lol: ) se mude para um lugar melhor a seus olhos, que ficar aqui reclamando. E olha que tem muita gente assim, hein. E o êxodo da volta já começou… gente que, por algum motivo, está voltando ao Brasil pois………..não deu :(

Mes 2 ¢…

Abraços!

afbernardi
      Participante

ola pessoal,

varias pessoas ja tinham me perguntado sobre essa possibilidade de ir para outra provincia e nunca soube direito como explicar, achei as obs do Carlos e do Erasmo muito pertinentes, bem como as inf do Felipe. obrigado.

boa sorte a todos
      []’s

RonaldoMaciel
      Participante

Outra coisa que se deve levar em conta. Lembro que na palestra, a Soraia dizer que temos de ficar no Québec 3 anos dentro de um período de 5… não era isso?

Concordo com todos que devemos cumprir nossa palavra e o compromisso que ssumimos. A questão somente é caso algo -como disse o Erasmo- não der certo e poder trabalhar em outra província…

Abs.
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

afbernardi
      Participante

senão me engano são 3 anos em 5, em solo canadense (independente da provincia), para obter a cidadania…

[]’s

henriquesidney
      Participante

Eu recebi uma proposta de trabalho para Toronto esta semana, estou pensando e fiquei de dar a resposta na semana que vem. Por isso comecei a pesquisar sobre esse lance de ir para Toronto, sem ficar em Quebec.  Tenho amigos que imigraram, ficaram em Quebec por um tempo e depois foram para Toronto, mas realmente, nao acredito que deva ser um problema, pois quando assinamos dossie, assinamos a intencao de irmos para Quebec e nao podemos fazer nada se a oferta de trabalho veio de Toronto. Como disse um de voces aqui, o visto eh Canadense, sou seja, voce esta livre para todo o pais.  Se eu topar ir para Toronto, vou dar minha entrada em Quebec, por algumas semanas e depois vou a Toronto. Nao vejo problemas.

Carlos_Santos
      Participante

sempre me pergunto:

e se fosse o contrario ? e, eu (qualquer um) em vez de ser uma pessoa pedindo o status de RP para o Québec eu fosse o Governo do Québec concedendo um CSQ?

eu continuaria tendo a mesma opiniao ? como a do colega acima (“…Nao vejo problemas…”)

cada cabeça um juiz.

Cada um sabe de si e para fazer o processo é preciso ter mais de 18 anos, logo, todos aqui sao adultos e podem arcar com as consequências de suas proprias decisoes, nao é mesmo ?

Bonne chance ;-)

Dewet
      Participante

Na minha opinião, tudo que você assina ou fala tem valor, portanto…

Sei que no Brasil isso não significa muito, pois temos até leis que “não pegam”, mas precisamos ter em mente que escolhemos imigrar livremente, portanto, devemos nos integrar na sociedade que escolhemos, aceitando e obedecendo as leis vigentes no país e processo escolhidos.

Como o Carlos falou:

Qualquer atitude tem suas conseqüências.

Bonne chance!

fflush
      Participante

O Governo do Canada deu ao “Nacao do Quebec  …” o direito de vetar ou nao imigrantes que tivessem a intecao de morar no Quebec .    Se voce fosse o governo do Quebec nao faria nada porque nao tem autonomia para tal. Nao existem residentes permanentes do Quebec e sim do Canada.

Erasmo
      Participante

Eu concordo plenamente!

Na minha humilde opinião: se tem uma proposta considerável que não seja na Província de Québec, vá em frente! Não seja mais um dos (ainda poucos, quase vários) frustrados que, além de não ter a coragem para sair daqui, ainda ficam reclamando. :?

Se o processo provincial para obtenção da RP é tido para muitos como um caminho mais curto, vai de cada um usar os meios que lhes convêm…

E, como os governos Federal e Provincial, apesar de conhecerem bem essa “brecha” (não nos enganemos, pois eles sabem sim!), ainda não tomaram qualquer providência, é talvez (na minha opinião) porque ainda está de bom tamanho à todos… senão, com certeza, teremos mudanças futuras…

Boa sorte à todos, seja na Província da língua de Molière, ou no País da língua de Shakespeare… ou mesmo no País da língua de Drummond  8)

Abraços!

Visualizando 31 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.