Vinícius – Apresentando-se (com dúvidas)..rs

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Vinícius – Apresentando-se (com dúvidas)..rs

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
      Negro Vini
      Participante

Salve,

Sou baiano de salvador, descobri há alguns dias esse forúm e digo q já gastei horas e horas devorando o conteúdo do forum e dos blogs dos participantes…sou da area de Ti e a Ana (minha namorada) professora..ambos 27 anos…pretendemos dar entrada no processo dentro de 4 ou 5 meses pq é o tempo de terminar minha pós, fazer o intensivão de francês e da gente se casar…iamos casar mais tarde…mas como já existe a vontade e como casados o processo descomplica($$) um pouco vamos fazer isso…
      E a dúvida é a seguinte: tenho o técnico em processamento de dados…mas foi junto com o ensino médio e já vi que no Quebec ñ é considerado tecnólogo, tenho a graduação em Adm de empresas (é, saí da area por um bom tempo), e faço pós em Redes de computadores (exigência da empresa), mas a area q pretendo trabalhar é desenvolvimento…como n tenho experiência contínua na area de informática, tipo..passei por redes, desenvolvimento, testes, etc…será que isso me prejudica mt? todas as vezes que fiz o teste online passei mesmo colocando conhecimento baixo de francês e inglês dos dois..(coloquei assim pra saber até o limite que passaríamos)..ah…e finalizando…vamos pra Montréal, olhamos outras cidades mas de inicio é lá mesmo….abraços pessoal!

Ps. Desculpa pelo livro….rsrs

Anonymous
      Participante

Oi Vinicius!
      Bem vindo a comunidade!

Olha, meu esposo é da área de TI, e tb. fez processamento. Depois fez na universidade curso para Tecnologo.
      Na hora de fazer a equivalencia aqui, ambos foram considerados. Agora ele faz um curso de redes aqui. Mesmo tendo muitos anos de experiencia no Brasil, o curso de redes aqui foi importante na hora de conseguir um emprego.
      Acho que sao duas etapas distintas: o que conta para aprovaçao do processo e o que conta para o mercado na pratica. O processo tenta se adaptar a demanda do mercado, mas no nosso caso, tive a impressao que o mercado foi mais rápido ( a crise estourou bem na época que ele ia começar procurar emprego aqui).
      Boa sorte no processo!!
      Erika

Anonymous
      Participante

Ahh, só uma coisa: quando comentei que o marido fewz curso de rede aqui, nao quer dizer que o que tá fazendo ai nao seja valido. Mas pode ser que chegando aqui vc. tenha q fazer algum outro curso ligado a area daqui para ter certificaçao de uma escola local. Claro que há casos de pessoas que nao fizeram nenhum curso aqui e arrumam emprego fácil. Tudo depende da demanda do mercado de trabalha X o que vc. oferece.
      Abraços
      Erika

marsonfamily
      Participante

Olá Vinícius,

Bem vindo ao fórum!!!

Vivo um dilema parecido. Sou Tecnólogo em PD e, hoje, trabalho com monitoração de sistemas Mainframe. Estou na área a muito pouco tempo (1 ano e meio) e antes disso, trabalhei em suporte a vendas. Já trabalhei também como supervisor de produção em manufatura, entre outras funções administrativas. Estou tentando contatos dentro da empresa onde trabalho para conseguir um emprego já de cara ao chegar no Canadá, porém a perspectiva de não dar certo é muito real, portanto estou mantendo meus horizontes abertos. Vejo que MUITOS profissionais de TI estão indo ou já foram para Quebec e que Ontario está ainda mais saturado, mas ainda existe espaço.

Creio que o importante é tentar manter ou criar contatos, pois como em qualquer outro lugar a maioria absoluta de oportunidades de trabalho não são disponibilizadas na internet. São contratações por indicação.

Alguma outra dica de alguém que já está no Quebec que eu deixei de mencionar :?:

Abraços a todos.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Vinicius,

A Erika disse tudo. Aqui um diploma local é mais facil de ser entendido do que os nossos. Mas isso nao empede de trabalhar!

Boa sorte no seu processo.

Negro Vini
      Participante

Opa, obrigado pessoal….com a experiência e formação acho que passo pelo processo aqui….o único receio é que sei que tanto aqui no processo e no mercado lá eles dão preferência a uma longa experiência em determinada area (ex: programação) e eu não tenho a experiência dessa forma…tenho 2 anos com suporte…6 meses com teste de software…1 ano com desenvolvimento e mais algumas coisas (é exemplo ainda n coloquei na ponta do lápis, mas tenho um bom tempo mesmo).. ai o receio seria que eles não vissem com bons olhos…mas só vou saber metendo as caras…então inicio do ano estarei dando entrada mesmo….abraços!

SANDROMS
      Participante

Vinícius,

Se vc quiser trabalhar com suporte tem que mostrar conhecimento em suporte, se vc quiser ser programador vai ter que mostrar experiencia com o programador.

Parece um paradoxo mas mesmo vc sendo imigrante o mercado vai querer que vc já esteja de certa forma inserido no Quebec para te contratar. Dois fatores para reverter esse quadro: dominar bem a(s) língua(s), e ter um curso local (curso técnico, francisação, certificado, etc…). Cheguei a ouvir de um entrevistador que era importante colocar o nome da escola conde estudei francês em Curitiba (Centre Québec) por que tinha Quebec no nome e isso faz diferença. 8O 8O

Bem-vindo e boa sorte!

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.