Vamos reclamar sobre o descaso do Biq México

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Vamos reclamar sobre o descaso do Biq México

Visualizando 51 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8514
      flopes
      Participante

      Pessoal,
      esse tópico é destinado a discussão sobre o descaso do Biq México com nossos dossiês e, principalmente, com as respostas vagas, insatisfatórias e incoerentes que os funcionários do México nos fornecem quando questionamos sobre as entrevistas e o andamento do processo.
      Eles dizem prezar tanto pelo planejamento da imigração, mas não são nada transparentes quanto ao andamento do processo provincial.
      Somando as sugestões de algumas pessoas, acho que cada uma de nós poderia enviar um e-mail e uma carta registrada para o MICC.

      Seguem as coordenadas:
      Carta registrada
      Mme De Courcy
      Ministrede l’Immigration et des Communautés culturelles
      Édifice Marie-Guyart
      1050, rue L.-A.-Taschereau
      Aile René-Lévesque
      3e étage
      Québec (Québec) G1R 5E6

      E-mail
      cabinet@micc.gouv.qc.ca

      Vamos colocar sobre:
      – o tempo de análise dos processos brasileiros que aumentaram drasticamente com a mudança do bureau de imigração para o México;
      – o desencontro de informações dos palestrantes e dos funcionários que nos atendem por telefone;
      – as respostas quando questionamos sobre o andamento da análise dos nossos dossiês;
      – sobre a desmotivação que isso acarreta. Que somos imigrantes em potencial e que muitas vezes nossas qualidades não são consideradas (quando perdem nossos resultados do TCF, por exemplo).
      – e que este é um projeto de vida que envolve muita dedicação e gastos para simplesmente ninguém saber nos dizer nem aproximadamente quando ocorrerão entrevistas, quais as expectativas….
      – Vou colocar que nas palestras foi dito que os dossiês brasileiros seriam prioridade pois eles ficaram empilhados por muito tempo, como a própria Perla disse. Mas que não parece que isso está ocorrendo.

      Se alguém lembrar de mais alguma coisa, é só colocar aqui.

      Todos que puderem, acho que seria interessante enviarmos em francês e não em inglês.

      E a medida que foram postando as cartas e enviando os e-mails, por favor, postem aqui.

      Um abraço!
      A união faz a força :)

      Envio do dossiê: 06/2012
      Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
      E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
      E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
      Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
      Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014

      Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos

    • #60138
      flopes
      Participante

      O fabricio_carboni sugeriu que enviássemos todos o mesmo e-mail.
      Acho que isso vai funcionar porque vamos mandar carta também. Mas só vamos ter o cuidado de enviar uma carta de próprio punho.
      Quem se prontifica a criar um modelo?
      Depois vamos ajudando a acrescentar o que formos lembrando.

      Envio do dossiê: 06/2012
      Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
      E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
      E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
      Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
      Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014

      Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos

    • #60142
      rafaelserial
      Participante

      Não acho que seja legal mandar o mesmo email pois podem pensar que são spam… Podem fazer um modelo geral (tópicos) e todos mandam parecido… Bem pelo menos é o meu palpite, rs…
      Att,
      Rafael
      http://www.imigrar.com.br

    • #60143
      SANDROMS
      Participante

      Faltou dizer que não há esclarecimentos sobre os documentos brasileiros aceitos no processo (INSS, carteira de trabalho, etc…) e também a falta de informação sobre os cópias certifié, em vez de explicarem claramente nas palestras e no sites, ele enviam mensagens de “intenção de rejeição” que também não explicam o que fazer, obrigando os candidatos a acertarem por tentativa e erro!

    • #60145
      Alessandra e Fabio
      Participante

      Não sei se irá se falar sobre as copias certifié. Se sim, posso participar do envio das cartas, uma vez que dos outros assuntos ainda não estamos sendo (muito) afetados por ainda não termos mandado o dossiê.

      Sobre essa questão de copias certifié, no próprio documento eles mencionam que o documento pode ser certificado pelo organismo legalmente instituído no país para fazer isso.
      Pois bem, o trabalho dos cartórios é determinado na constintuição e regulamentado por lei, que inclusive fala que é a única instituição, no Brasil, que pode legalmente autenticar cópias.
      Se desejarem falar sobre isso, posso passar os dados todos (já citei isso no tópico Socorro ! Intention de rejet).

      Porém, acho que eles estão com essa frescura toda porque deve ter tido algum espertinho que tentou falsificar algum diploma… Aí, se for isso, não sei se eles vão aceitar nossos argumentos, uma vez que é meio complicado mesmo um cartório verificar se o diploma foi falsificado ou não…

      Você acham que vale a pena brigar para eles aceitarem cópias autenticadas em cartório? Ou apenas solicitar que eles sejam mais claros nas solicitações?

    • #60148
      rafaelserial
      Participante

      “Vocês acham que vale a pena brigar para eles aceitarem cópias autenticadas em cartório? Ou apenas solicitar que eles sejam mais claros nas solicitações?”

      Eu acho que deveriam brigar para aceitarem cópias autenticadas em cartório também pois isso agiliza e deixa o processo mais barato. Segunda via as vezes é bem mais caro do que uma autenticação (que não é caro).

    • #60151
      SANDROMS
      Participante

      Acho que reclamar da demora e das regras é perda de tempo, eles tem direito de ditar as regras e definir a velocidade do andamento do processo.

      O que eles não podem é mudar a regra de processo já abertos, obrigando todos a refazerem cópias e traduções com custo alto.

      O que eles não podem é não dar informação adequada e depois negar dossiês, acho que o foco da reclamação tem que ser em relação ao Biq do México disponibilizar um guia adequado à documentação brasileira. Ou ao menos comunicar através do site mudança importantes. Por exemplo, cópias autenticadas em cartório sempre foram aceitas, agora não são mais, não custa por uma notícia atualizada no site do BIQ do México alertando para a mudança. Ou ao menos a Mme Perla poderia dizer isso nas palestras.

    • #60152
      rafaelserial
      Participante

      Pois é… e o pior é que eu acho que eles simplesmente não proibiram as cópias autenticadas em cartórios e sim tentaram aplicar aqui o mesmo procedimento do México. E como lá não “existe” cartório como aqui então eles nem sabem disso.
      Este é meu palpite para a confusão com as cópias autenticadas…

    • #60157
      flopes
      Participante

      Com certeza eles têm o direito de gerir o processo da forma que eles querem. Mas o problema é que às vezes parece que a bagunça é por causa do México e não do MICC propriamente dito.
      Quanto às cópias autenticadas, eu enviei várias e ainda não falaram nada. Faz 6 meses que meu processo está lá. Não sei se é porque ainda nem olharam pra ele ou se é porque a tradução dos meus documentos foi feita através de documentos originais. Aí quando eles fazem a tradução, batem um carimbo no próprio documento dizendo que ele foi traduzido e todas as informações da tradução. A partir disso, fiz as cópias e autentiquei, e nelas aparecem esses carimbos da tradução. Ou seja, eles vieram de documentos originais com certeza, porque o tradutor juramentado usou esses documentos pra tradução. Não sei se fui muito clara.

      Envio do dossiê: 06/2012
      Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
      E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
      E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
      Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
      Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014

      Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos

    • #60159
      fabricio_carboni
      Participante

      Achei melhor mesmo enviar a carta, o email é uma segunda opção.

      Os tópicos que a flopes abordou estão ótimos. Agora cada um faça sua carta do seu modo e envie!

      Já vou fazer este final de semana e corrigir na minha próxima aula de francês.

    • #60165
      eacampos
      Participante

      Olá pessoal.

      Eu entendo completamente a angústia e agonia de vcs… Eu recebi o CSQ há tres dias e antes disso estava para morrer de desespero. Esperamos 13 meses no Processo Provincial, minha esposa enfermeira, temos dois filhos e enviamos TCF e nada foi suficiente para eles darem respostas ou responderem minhas perguntas. Foi muito angustiante.

      Eu fiz tudo que puder… mandei um email para um Conselheiro de Imigração do MICC e ele foi bem atencioso, mandou email para o BIQ e eles pela primeira vez me responderam. Mandei email para o Diretor do BIQ e nada, mandei email para o MICC… na última vez mandei para a Diretora nova do BIQ, Daniela Geloso. Mudei o título do email para chamar atenção… Quando mandei um email para o MICC, vejam a resposta que eles me deram:

      Vous souhaitez connaître les délais de traitement d’une demande de certificat de sélection du Québec (CSQ). Nous vous invitons à consulter notre site Internet à l’adresse suivante :

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.c … elais.html

      Sachez, par ailleurs, que les délais de traitement des demandes sont déterminés en fonction de différents facteurs dont les objectifs globaux de sélection par bassin géographique et par catégorie d’immigration, définis par le Ministère, le volume des demandes de certificat de sélection par territoire ou la conjoncture internationale.

      En espérant que ces renseignements vous seront utiles, recevez, Monsieur, nos salutations distinguées.

      VAle a pena correr atrás.. eu fiz isso… mas essa demora vai ser constante. Acredito que o prazo dos aplicantes do Brasil agora é aquele de 18 a 20 meses.. não é mais rápido como antes. Os Colombianos esperam 3 a 4 anos… Sei que é desesperador… mas tenham certeza que em algum momento eles vão responder vcs… Vai dar certo ! Tenham certeza disso e não desanimem ! Não desistam !
      Abraços !

      Eduardo
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #60168
      Carlos_Santos
      Participante

      nao quero desanimar ninguém, muito menos botar agua na sopa de vocês, mas em inumeras ocasioes, alguém quis se levantar e reclamar de algo no processo.

      Me lembro que queriam tirar um entrevistador do MICC aqui no Brasil, pois ele nao era nem um pouco cordial e reprovou varios candidatos, nao me lembro do nome, mas procurando aqui no forum, deve existir ainda o post.

      O que eu entendo é que os escritorios de qualquer Pais nao possuem um Ombudsman ou se tem ele nao deve trabalhar muito.

      Como disse, desejo boa sorte e espero que este esforco de vocês traga uma melhoria no processo.

      Sugiro, como o Sandroms, se concentrem nao nas regras e prazos, que fazem parte do contexto do MICC e que nao esta em discussao e muito menos aberto à questionamentos dos canidatos, mas sim na qualidade do servico prestado aos candidatos que pagam pelo servico.

      É apenas a minha humilde opiniao.

      Atenciosamente

    • #60179
      flopes
      Participante

      Quanto ao tempo de análise eu sinceramente acho que não vai mudar nada mesmo. Mas quanto ao desencontro de informações (palestra e por telefone) dos funcionários eu gostaria de acreditar que sim. Pois é claro que eles têm um planejamento de como serão feitas as análises, mas eles falam uma coisa nas palestras, criam expectativa, e depois falam outra completamente diferente por telefone. Falam que não querem mais que exista a necessidade de entrevistas, mas não é isso que está acontecendo. Isso causa muita descrença na seriedade do processo.
      Embora a gente queira muito que as coisas mudem, é duro pensar que o máximo que eles talvez façam é parar completamente de dar informações sobre o processo e se trancar de vez :(
      De qualquer forma, ver a opinião de veteranos aqui nesse tópico “acalma” um pouco nossa angústia :)
      Obrigada!

      Envio do dossiê: 06/2012
      Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
      E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
      E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
      Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
      Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014

      Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos

    • #60204
      Doug Ramsey
      Participante

      Em relação às informações desencontradas, ou melhor, à aparente falta de organização do BIQ México, até acho que realmente valha a pena reclamar. Em relação aos prazos, concordo com o Carlos: não há muito o que fazer.

      Pagamos, sim, uma taxa que não é barata, mas todos sabemos (ou deveríamos saber) as condições que estamos aceitando ao participar do processo. Não é um contrato de operadora de celular. Não estamos comprando um produto de uma loja. É algo bem mais sério, e sobre o qual o governo canadense tem toda a supremacia, não importa o quanto achemos injusto, demorado, insano, etc. Os prazos dados podem, sim, variar, em função da demanda, de decisões do governo canadense e de vários outros fatores de que não temos conhecimento.

      Dito isso, acho que o esforço deveria ser no intuito de deixar claro, seja para o MICC, seja para o próprio BIQ, que as informações repassadas estão desencontradas, e que a política de não responder e-mails ou telefonemas de assuntos importantes (como “meu resultado ORIGINAL do TCF-Q chegou até vocês ou se perdeu pelo caminho?”) acaba por tumultuar ainda mais o processo.

      O único perigo que vejo nisso, e que pode dar o que pensar, é acontecer o que aconteceu no meu trabalho: depois de reclamações sobre informações que não batiam, optou-se por não divulgar informação nenhuma.

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #60218
      brandaogu
      Participante

      Eu mandei email pro BIQ, pra diretora do BIQ, pro MICC. Falei que era desrepeituoso a forma com que eles tratavam meu processo. Pois eles levaram 8 meses para abrir o meu processo de mudança de estado civil, pediram uns formulários novos e falaram que em 30 dias úteis eles fariam a atualização do meu dossiê pra continuar a estudar. Até hoje não atualizaram nada.

      Dessa forma, enviei essas cartas e recebi uma resposta deles semana passada dizendo que dariam prosseguimento no tratamento do meu dossiê nos próximos dias.

      Mas sinceramente, já ouvi isso antes.

      Acho que não adiantou de nada reclamar!

    • #61090
      brandaogu
      Participante

      Mais uma do BIQ MX.

      No dia 4 de março, finalmente mandaram um email dizendo que o CSQ foi emitido e solicitando, caso fosse de minha preferência, para escolher um serviço de courrier para entregar os CSQs rapidamente.

      Eles indicam uma pessoa de contato, que não adianta de nada. Vc entra em contato com ela e nao tem resposta. OK.

      Criei uma conta no FEDEX e enviei o número para eles.

      Até ontem não tinha recebido nada. Liguei para lá e eles disseram que a coleta é feita toda sexta-feira, mas que sexta passada foi um feriado no MX e que seria coletado ontem.

      Perguntei se havia um numero de rastreio e me passram um.

      Quando fui consultar o tracking, o destino estava como Quebec. Entrei em contato com o Fedex e eles me disseram que o destino, de fato, era o Canada e que o destinatário se chama Sergio. A fedex me pediu o meu cep para verificar se conseguia rastrear e, nada!

      Quer dizer, mais um exemplo de desorganização tremenda do BIQ..

    • #61095
      SANDROMS
      Participante

      Eu realmente espero que eles tenham te passado o tracking errado. Porque se o seu CSQ estiver sido mandado para Um Sérgio em Quebec é o fim do fim da picada. É razão suficiente para mandar outras reclamação para o MICC. O envio to CSQ para a pessoa errada é grave e é a uma brecha para fraudes no processo de imigração. O MICC vai abrir o olho 8O . Mas como eu disse, realmente espero que eles tenham te passado o tracking code errado.

    • #61096
      brandaogu
      Participante

      Eu realmente espero isso, Sandro. O pior é que para ver esse numero de tracking, ele pegou o meu número de referência. Quer dizer, no sistema deles, o tal numero está associado ao meu processo. Espero que tenha sido somente uma inversão de alguém lá na hora de entrar no sistema.

      Agora, se o meu CSQ foi enviado pra outra pessoa, acho que nunca vou saber.

      Estou há 40 min tentando ligar pra lá sem sucesso. :angery:

      O que me resta é tentar ligar amanhã e aguardar pra ver se amanhã recebo os benditos CSQs, já que o prazo do FEDEX são 2 dias úteis para entrega entre MX e BR.

      Se não receber, amanhã mesmo já estou encaminhando um email pra diretora e uma carta pro MICC.

      :bangwall:

    • #61097
      SANDROMS
      Participante

      Talvez seja possível que a própria FEDEX te ajude, explicando a situação. É possível que eles achem o correto tracking code dado o seu nome e endereço como destinatário.

    • #61098
      brandaogu
      Participante

      Fiz isso, Sandro. Eles disseram que é um pouco difícil de localizar assim, mas tentaram pelo CEP e não tinha nada. Dei o CEP do endereço de correspondência e da minha residência e nada…

      Hoje não consegui falar com eles :?

    • #61100
      brandaogu
      Participante

      EDITADO……………

    • #61113
      eacampos
      Participante

      @brandaogu wrote:

      EDITADO……………

      Gustavo meu velho,

      Fique preocupado, mas não se despespere… parece que é isso que eles querem… rsrs.. Tente resolver, ligue e corra atrás de informações, mas ao mesmo tempo eu lhe digo que eu contratei a FEDEX para pegar meus documentos e o FEDEX me passou um tracking e o BIQ me passou outro completamente diferente… No final das contas ninguem sabia nada… e no final das contas o CSQ chegou aqui em casa depois de longos 30 dias de diversas ligações para o BIQ e para o FEDEX. Vai dar tudo certo ! Vc vai ver… mas de qq forma vale a pena ficar sempre no pé deles…

      Abraço
      Eduardo
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #61121
      brandaogu
      Participante

      Obrigado, Eduardo. Fico mais tranquilo em saber que vc passou por algo do tipo.

      Entretanto, eu fico realmente puto em ver que algumas pessoas que receberam o email depois de mim já estão com o CSQ na mão.

      Ah, ontem consegui finalmente achar meu tracking code. Pesquisei pela referência, que é BIQ Mexico e o meu CEP.

      E para minha alegria, o CSQ não saiu do escritório ainda!

      A coleta do CSQ é feita toda sexta-feira. Na sexta passada eles preencheram o AirWayBill e enviaram pra FEDEX. Mas como foi feriado, a FEDEX foi coletar os CSQs somente na terça (e realmente foram. No tracking que o agente do BIQ me deu, dava pra ver que realmente foi recolhido na terça), só que no meu, não tem nada, a não ser isso:

      Data/Hora Local/Atividade
      Mar 15, 2013 5:08 PM /Informação do Envio enviado à FedEx

      Hoje tentarei ligar novamente. Onte tentei por 40 min e não consegui.

      O que mais me preocupa é que daqui a pouco receberei o pedido dos exames médicos no federal e eu tenho que entregar a papelada antes de eles me enviarem o pedido…

    • #61123
      brandaogu
      Participante

      Liguei pro MX a fim de saber algo. O atendente disse: o fedex entregou seu csq hoje no quebec e foi assinado por Sergio Antonio.

      Eu disse que aquele não era meu tracking code e que eu consegui o meu tracking com a Fedex e que de acordo com ele, o meu CSQ não foi entregue ao FEDEX.

      Ele disse que iria ligar pro FEDEX e me retornaria por email.

      Daí eu insisti pra ele anotar meu tracking number pra ele verificar por lá.

      MEU DEUS DO CÉU, permita que eu me livre desse BIQ o mais rápido possível!!!! :angery:

    • #61127
      bobsmith
      Participante

      Pessoal, eu realmente tenho que discordar com muitas das coisas que foram ditas neste thread.

      É perfeitamente legitimo o governo do Quebec exigir que as pessoas sigam os procedimentos legais em vigor no seu território durante um pedido de imigração. No Quebec não há cartórios portanto eles não tem a menor obrigação de aceitar copias autenticadas. Se eles querem exigir copias originais, ou copias com atestados, isto é o direito deles.

      A atitude de que as leis e costumes do Brasil se aplicam e são relevantes a todo o mundo é uma coisa que vejo muito neste pais e me deixa arrancando o cabelo de frustração. Como as pessoas teimam! Eis uma típica conversa que tive muitas vezes com pessoas aqui:

      Eu: Nos Estados Unidos isto não é permitido
      Teimoso: Mas no Brasil pode
      Eu: As pessoas que estão fora do pais ficam sujeitas às leis do pais onde residem.
      Teimoso: Não! A lei diz que todo mundo tem direito blah blah blah
      Eu: Isto é uma lei Brasileira, la fora isto não pode.
      Teimoso: Mas no Brasil pode!

      Vejo muito isto neste fórum. No Brasil, por exemplo, a certidão de casamento substitui a certidão de nascimento. Muito bem. Mas os regulamentos de imigração do Canada exigem ambos a certidão de nascimento e a certidão de casamento. Ai o teimoso diz “Aaaaa, mas no Brasil a certidão de casamento substitui a certidão de nascimento” “Mas no Canada não é assim” “Mas no Brasil é sim” “Você esta fazendo um pedido com as autoridades Canadenses” “Mas eu sou Brasileiro!” E não acaba mais.

      Alem disto não devemos esquecer que é o direito de cada pais negar vistos por qualquer motivo e sem explicação. Eles podem cobrar o que quiserem, exigir copias originais, ou simples, ou autenticadas, ou assinadas em caneta tinta roxa. Eles podem mudar as regras durante o processo, aprovar e depois negar o mesmo pedido, prometer visto e não conceder, podem até emitir o visto e ai não deixar o imigrante entrar no pais. Só não podem cancelar ou prender o seu passaporte, pois este é propriedade do governo Brasileiro.

      Em principio você pode reclamar, mas acho um desperdício completo de tempo. Você não vota no Canada, não da dinheiro aos políticos, e o fato que você está aflito e ofendido pelo processo não incomoda a ninguém com poder.

      O Brasil se comporta de maneira parecida e as autoridades Brasileiras ficariam furiosas se alguém reclamasse. No consulado do Brasil em Nova York há reclamações que as atendentes propositalmente davam senhas para as filas erradas, gritavam com os Americanos pedindo vistos, viravam as costas e andavam embora em quanto a pessoa estava falando, e por ai. Eles fazem isto como vingança contra os Estados Unidos por negar vistos aos Brasileiros que querem imigrar ilegalmente para la. Como Brasileiro renovando o passaporte não fui tratado tão mal assim, mas eles tem um grandalhão grosso trabalhando la que gosta de intimidar as pessoas na fila e não gostei nada disso.

      Enfim, a única coisa de se fazer é recolher os documentos, preencher os formulários e esperar que tudo de certo. Reclamar é uma coisa que só se serve fazer uma vez que estiver no Canada com apoio politico para fazer pressão no departamento de imigração. E olha la, ainda assim eu acho um desperdício de tempo.

    • #61157
      brandaogu
      Participante

      Pessoal, ainda vou confirmar, mas o meu CSQ foi enviado para uma outra pessoa em outro país.

      ABSURDO!

    • #61160
      Helen Hartung
      Participante

      Brandaogu isso é totalmente inacreditável! Mas as coisas vão se resolver, estou orando por vcs!
      O que precisar de ajuda conte comigo!
      Beijos

    • #61161
      brandaogu
      Participante

      Agradeço Helen, to precisando!!

      O BIQ me enviou um número de rastreio do meu CSQ. Vi que o destino era QC.

      Consegui descobrir quem era o destinatário. Entrei em contato com ele e ele me confirmou q era o CSQ dele. OK. Depois liguei para o BIQ falando q o número estava errado e eles falaram que iriam verificar com o FEDEX e iam me retornar por email (não fizeram).

      Sexta essa mesma pessoa que mora no QC me falou que recebeu uma notificação da FEDEX de outro pacote.

      Ele foi lá agora pouco e viu que era o meu CSQ e enviou pra mim.

      Ainda to aguardando ele chegar no trabalho dele pra ele me ligar e contar tudo direito.

      Mas isso é INADIMISSÍVEL. Eu não posso deixar isso pra lá. Tenho que me manifestar de alguma forma. Não sei como ainda.

    • #61163
      Wilson
      Participante

      @bobsmith wrote:

      Pessoal, eu realmente tenho que discordar com muitas das coisas que foram ditas neste thread.

      bobsmith,

      Concordo com você. Mas acho que suas afirmações não tem relação com esse tópico.

      Veja o caso do brandaogu. Obedecer as leis locais é uma coisa, respeitar a pessoa (independente da nacionalidade) é outra.

      Se isso fosse feito pelo governo brasileiro, eu até entenderia. Mas depois de tanta propaganda convidando a imigração, o mínimo que esperamos é informações e carinho. Assim como é feito no processo da Australia e da Nova Zelandia.

      Entendemos as diferenças culturais. Mas exigimos respeito pois essa mudança não é simples e as exigências são enormes.


      @brandaogu

      Cara, nem sei o que dizer na sua situação. O BIQ parece uma instituição brasileira.
      Acho que você deve sim entrar em contato e relatar o que aconteceu. Faça imparcialmente, somente para demonstrar que você está feliz com o CSQ para que ficou surpreso com o descaso e falta de atenção que te deram.
      Ainda bem que você encontrou uma pessoa boa do outro lado que te enviou o CSQ.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #61164
      brandaogu
      Participante

      Wilson,

      Eu vou esperar o CSQ chegar em minhas mãos e enviar um email para o BIQ com cópia para a Diretora Daniela Geloso.

      Enviarei um outro email para a ministra Diane de Courcy.

      Estou pensando também em escrever para algum jornal québecois. Eles sempre falam e deixam claro que o teor do dossiê é estritamente confidencial.
      Se é assim, como eles mandam meu CSQ para outra pessoa????

    • #61165
      SANDROMS
      Participante

      brandaogu,

      O maior medo que a sociedade do Quebec tem em relação aos processos de imigração é a fraude. Mandar um CSQ de uma pessoa para outra pessoa em outro país, é escancarar as portas para a fraude. Se esse rapaz recebeu o seu CSQ é honesto e vai te enviar de volta, muito bom! Mas e se fosse um espertinho resolvendo esquentar um processo de imigração ilegal!?!?

      Se tem algum “causo” que poderia fazer o MICC rever a organização do BIQ no México seria esse. Se nada mudar mesmo assim… então é caso perdido. Minha dica é, nem explique a demora do seu CSQ, e da sua esposa, escreve uma carta só dizendo isso: “mandaram meu CSQ para outra pessoa em outro país!”

      Espero que o CSQ chegue direitinho na sua casa.

    • #61166
      brandaogu
      Participante

      Sandro,

      eu não tinha nem pensado por essa ótica e vc está completo de razão!

      Farei exatamente isso assim que estiver com os documentos em mãos!

    • #61176
      bobsmith
      Participante

      @wilsons wrote:

      bobsmith,

      Concordo com você. Mas acho que suas afirmações não tem relação com esse tópico.

      Veja o caso do brandaogu. Obedecer as leis locais é uma coisa, respeitar a pessoa (independente da nacionalidade) é outra.

      Se isso fosse feito pelo governo brasileiro, eu até entenderia. Mas depois de tanta propaganda convidando a imigração, o mínimo que esperamos é informações e carinho. Assim como é feito no processo da Australia e da Nova Zelandia.

      Entendemos as diferenças culturais. Mas exigimos respeito pois essa mudança não é simples e as exigências são enormes.


      @brandaogu

      Cara, nem sei o que dizer na sua situação. O BIQ parece uma instituição brasileira.
      Acho que você deve sim entrar em contato e relatar o que aconteceu. Faça imparcialmente, somente para demonstrar que você está feliz com o CSQ para que ficou surpreso com o descaso e falta de atenção que te deram.
      Ainda bem que você encontrou uma pessoa boa do outro lado que te enviou o CSQ.

      As minhas afirmações eram com respeito aos primeiros posts no thread no qual as pessoas reclamavam da exigência de documentos certifié e que queriam brigar para que o BIQ aceitasse autenticação de cartório. Acho que isto é uma atitude arrogante, o BIQ não tem obrigação nenhuma de aceitar autoridade de cartório. É obrigação do candidato fornecer os documentos solicitados e não tentar impor normas culturais Brasileiras.

      Com respeito ao caso do brandaogu que você mencionou, me parece descuido e incompetência do pessoal do BIQ. Já que nenhum de nos votamos no Canadá, isto não me surpreende. Concordo que deve-se esperar comportamento mais profissional de um país de primeiro mundo, mas como já disse a falta de poder politico inevitavelmente leva ao tratamento com desprezo.

      E não se iluda. Apesar de toda a propaganda o governo quer que você imigre para satisfazer seus próprios fins e não os dos imigrantes. Veja o que fizeram com os pedidos de 2002. Mandaram esperar anos e ai cancelaram os pedidos. Nos somos todos ferramentas e recursos a serem explorados, nada mais.

    • #61189
      RonaldoMaciel
      Participante

      Nossa, essa história do Brandaogu realmente é inacreditável. Faça mesmo uma reclamação formal e indique, como o Sandro falou, o enorme risco de fraude numa situação como essa.

      Tomara que tudo termine bem.
      Abs,
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #61191
      brandaogu
      Participante

      Graças a Deus, meu CSQ está a caminho. Ontem a pessoa que recebeu lá no QC postou pela Fedex e os documentos já estão sendo encaminhados para mim. Em poucas horas a encomenda chega ao Brasil e amanhã chegará ao meu endereço.

    • #61192
      brandaogu
      Participante

      Ronaldo, sim. Primeiramente vou escrever pro BIQ pra eles saberem a cagada que fizeram. Vou escrever pro email oficial do BIQ, com cópia pra diretora e pro cara que ficou responsável por enviar o csq, que foi indicado no email que eu recebi quando me informaram da emissâo do CSQ.

      Vou esperar alguns dias e com resposta deles ou não, eu vou encaminhar um email pra Ministra Diane de Courcy.

    • #61201
      eacampos
      Participante

      @brandaogu wrote:

      Ronaldo, sim. Primeiramente vou escrever pro BIQ pra eles saberem a cagada que fizeram. Vou escrever pro email oficial do BIQ, com cópia pra diretora e pro cara que ficou responsável por enviar o csq, que foi indicado no email que eu recebi quando me informaram da emissâo do CSQ.

      Vou esperar alguns dias e com resposta deles ou não, eu vou encaminhar um email pra Ministra Diane de Courcy.

      Gustavo, meu velho, tudo bem ?

      Não seria melhor vc esperar seu CSQ chegar em suas mãos para depois mandar e-mail e suscitar possibilidade de fraude nesse momento? Pergunto isso porque eles podem concordar com vc e dizer.. “realmente corremos um risco grande, é melhor reemitir o csq e refazer este procedimento” Isso poderia atrasar sua vida ainda mais… Porém, se for para ajudar e adiantar o lado, faça tudo que for necessário porque vc foi sorteado com tanta confusão…
      Abraço,

      Eduardo

    • #61202
      brandaogu
      Participante

      Eduardo, sim!

      O email já está redigido. Só estou aguardando o CSQ chegar amanhã, para mandar esse email na sexta-feira….

      Eu ainda grifei a parte dizendo que o CSQ já está na minha mão e ainda vou adicionar o papel da FEDEX comprovando o envio do QC para mim.

    • #61249
      brandaogu
      Participante

      Bom, após todo esse susto e contando com a bondade de terceiros, os CSQs já estão na minha mão. Segunda estou enviando tudo para o consulado do Canada.

      A única boa que eles fizeram foi transformar meu CSQ que era ” normal ” para tratamento prioritário…

      Mandei o email pro BIQ, com cópia pro ponto focal do meu CSQ e pra diretora descendo a lenha…

    • #61252
      Ilfaitfroid
      Participante

      Inacreditável.
      TCFs que somem já era o ó, agora CSQ enviado a outra pessoa é demais.

    • #62633
      roveran
      Participante

      Pessoal,

      Eu gostaria de relatar o que aconteceu comigo sobre o envio dos CSQs pela Fedex.
      Em 02/10/2012, recebi este mesmo email informando que os CSQs estavam prontos e que eu poderia agilizar o recebimento se eu mesma pagasse pelas despesas de envio contratando uma das empresas sugeridas: Fedex, UPS ou DHL.
      Escolhi a Fedex e respondi o email informando o número da conta no dia seguinte.
      Depois de 2 semanas, soube que uma pessoa que recebeu este email mesmo dia que eu, jé estava com o CSQ em mãos, mas o meu ainda não havia chegado.
      De meio de outubro a fim de dezembro, liguei diversas vezes para o BIQ e cada hora me diziam uma coisa.
      Finalmente em Janeiro, consegui falar com a pessoa responsável pelos envios e informei que até o momento não havia recebido nada.
      Ele primeiro disse que eu nunca respondi o email com o número da conta, mas eu informei quando havia respondido e ele acabou encontrando o email. Em seguida, ele disse que ia verificar e retornou dizendo ter encontrado o envelope arquivado com meus CSQs dentro. :(
      Então, ele me disse que seria enviado ainda naquela semana.
      Mais duas semanas se passaram e nada… Liguei novamente ele disse que não estava conseguindo usar minha conta para fazer o envio, por isso não tinha saído de lá ainda o envelope. (Poxa, não custava responder meu email?) :bangwall:
      Insisti com ele no telefone e ele acabou fazendo o envio na mesma hora.
      Alguns dias depois, recebi o envelope e imaginam o meu desapontamento quando vejo que dentro do envelope estavam todos os folders e papéis explicativos menos os CSQs!!!!
      E me toca voltar a ligar… A mesma pessoa atendeu outra vez e eu relatei o acontecido. Ele viu que os CSQs tinham ficado dentro da pasta e disse que ia enviar novamente. Mas nem sequer pediu desculpas!!!! E eu paguei duas vezes para receber um documento que ele enrolou para enviar e não enviou na primeira vez, desconcertante… :(
      Em 25/01 recebi os CSQs, finalmente.

      Agora, estou esperando que me enviem os CSQs novamente com atualizações e vai saber quando vou recebê-los. O email de messagerie prépayé veio no dia 04/06 e eu respondi imediatamente. Depois disso, já respondi mais 4 vezes o mesmo email e ontem enviei um fax com as mesmas informações, mas até agora nada…

      Antes era possível falar com eles pelo telefone, mas agora não existe mais esta opção.

      Alguém tem idéia de para onde eu posso correr para agilizar isso?

    • #62635
      VitorVG
      Participante

      Inacreditável.
      Tomara que essa pessoa passe longe do meu dossiê.

      VG

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

    • #62637
      Alessandra e Fabio
      Participante

      @roveran wrote:

      Antes era possível falar com eles pelo telefone, mas agora não existe mais esta opção.

      Alguém tem idéia de para onde eu posso correr para agilizar isso?

      Você já tentou falar com o Ministério de Imigração, lá no Quebec?
      Uma vez eu falei com o pessoal diretamente lá e me trataram bem.
      Relate a situação e pergunte o que você pode fazer…
      É uma sugestão.
      Os telefones de lá estão no link abaixo:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/coordonnees/telephone.html

    • #62639
      brandaogu
      Participante

      Essa pessoa que é o Dante Martinez é o que expede os CSQs pelo Fedex…

      Não é p dante martinez q expediu o seu?

    • #62657
      Infirmiere
      Participante

      Roveran, partilho da mesma dor q vc.
      No dia 4 de Junho recebi um lindo email do BIQ dizendo q meu CSQ foi expedido e era para contatar algum serviço de entrega rapida, abri uma conta na Fedex, enviei o numero da conta no mesmo dia e programei uma coleta para o dia seguinte.
      Na minha conta constam duas coletas no dia 5 de Junho, mas nao recebi numero de rastreamento do BIQ. Liguei na Fedex e me informaram q nenhuma daquelas coletas estava endereçado ao meu CEP, inclusive uma delas estava endereçada à Nova Iorque. (Como assim?!)
      Esperei até a semana seguinte, sem noticias do BIQ ou da Fedex, liguei no BIQ, mas caiu na gravaçao. Entao, encontrei um outro numero de telefone e consegui conversar com um atendente e pedi para falar, sim brandaogu, a mesma pessoa q expediu o seu CSQ, Dante Martinez, mas esse atendente me disse q como era para falar sobre imigraçao q era para eu ligar para aquele numero da gravaçao, eu disse q soh caia na gravaçao e o mesmo me disse q nao poderia fazer nd. (Indignada!!!)
      Tirei férias, estava com viagem marcada, acabei de chegar de viagem e claro q meu CSQ nao chegou.
      Roveran, estou no mesmo barco q vc e se tiver alguma noticia me avise, assim farei o mesmo.
      Soh espero q toda esta angustia acabe logo!!!

      Juliana

    • #62658
      brandaogu
      Participante

      Então Juliana, eu tive a mesma dúvida sobre como o CSQ era enviado. Eles mandam o email,vc manda o número da conta do FedEx e eles mandam seu CSQ em 2 semanas. Eu também achei que tinha que agendar coleta, mas não precisa… Toda sexta feira eles enviam os CSQs.

      Pra saber se já foi agendado o seu, basta ir na página do FedEx e clicar em rastrear por referência. A palavra de referência é BIQ México. Coloca o número da sua conta no lugar apropriado e voilà! Se não aparecer nada é pq eles não fizeram o agendamento ainda…
      Se demorar muito pra eles enviarem (mais de 3 semanas)manda um email pro Dante com cópia para Daniela Geloso…
      Boa sorte! !!

    • #62697
      Infirmiere
      Participante

      Gustavo, mto obrigada pelas dicas.
      De domingo até quinta enviei mais de 20 emails para o BIQ e pro Dante perguntando sobre meu CSQ, pois algum dia eles iriam ler os meus emails. (Desepero total!!!)
      Acabaram postando na quarta e hj eu tive a extrema felicidade de receber meu CSQ tao esperado em casa.
      Espero q outras pessoas q estejam nesta espera tb consigam.
      Abraço

      Juliana

    • #62698
      brandaogu
      Participante

      Que ótimo Juliana!

      Realmente eles devem ter cagado algo pra postar na quarta! Hehehe

      Agora que vem o teste de paciência..

    • #64307
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Pessoal, tudo bem? Alguém que enviou uma reclamação para aquele email que a Flopoes colocou na 1ª página, teve retorno?
      Estou entrando neste tópico, pois acho que o próximo email que eles irão receber será o meu!

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #64316
      diogotavaresmorais
      Participante

      Gente, não consigo expressar através de palavras a minha indignação quanto ao bureau, pois tenho tentado falr com eles por telefone e só cái em mensagem eletrônica,não há meios de falar com algum atendente.Gastei mais de 20 min em uma ligação interncional para ficar ouvindo as coisas que já estou cansado de saber.Alguém conseguir se comunicar com eles, se sim, me digam por fazor é ulguma linha secreta:

    • #64317
      diogotavaresmorais
      Participante

      Gente, não consigo expressar através de palavras a minha indignação quanto ao bureau, pois tenho tentado falr com eles por telefone e só cái em mensagem eletrônica,não há meios de falar com algum atendente.Gastei mais de 20 min em uma ligação interncional para ficar ouvindo as coisas que já estou cansado de saber.Alguém conseguir se comunicar com eles, se sim, me digam por fazor é alguma linha secreta:

    • #64320
      jvictorfc
      Participante

      @diogotavaresmorais wrote:

      Gente, não consigo expressar através de palavras a minha indignação quanto ao bureau, pois tenho tentado falr com eles por telefone e só cái em mensagem eletrônica,não há meios de falar com algum atendente.Gastei mais de 20 min em uma ligação interncional para ficar ouvindo as coisas que já estou cansado de saber.Alguém conseguir se comunicar com eles, se sim, me digam por fazor é alguma linha secreta:

      Diogo, a opcao para tirar duvidas que existia anteriormente nao existe mais, parece que nenhum dos biq nos outros locais que nao no quebec estao mais recebendo ligacoes como anteriormente, eu lhe indico ligar no escritorio geral no quebec, esse parece ser onde foi centralizado os atendimentos.

      Amigo, coloque credito em sua conta do skype e ligue utilizando ele, o valor da ligacao é praticamente irrisorio, sai menos de 20 centavos o minuto. Se nao for assim o banco quebra.. rs..

      Segue telefone + 1 514 864-919

Visualizando 51 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.