Vagas de TI e equivalência dos estudos

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Vagas de TI e equivalência dos estudos

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7125
      saulojr
      Participante

      Olá Pessoal.

      Estou me preparando para o processo de imigração juntamente com minha esposa, e como todos que iniciam este processo, tenho algumas dúvidas.

      Bem, trabalho com TI a mais de 10 anos, mas a minha formação superior é na área de humanas. Tenho alguns cursos técnicos na área de TI e pretendo tirar uma certificação e fazer uma pós-graduação em TI. De carteira assinada tenho pouco mais de 3 anos.

      Minha dúvida é: Sem ter graduação em TI, quais seriam minhas chances de conseguir uma vaga de trabalho. Os cursos técnicos e pós-graduação (especialização) ajudam?

      É preciso fazer parte de algum conselho para atuar legalmente com TI?

      Como é o mercado de trabalho em Jornalismo? Existe algum conselho?

      No mais, sei que o francês e inglês são imprescindíveis. Tenho um bom conhecimento em inglês e estudarei francês na aliança francesa.

      Pretendo finalizar o processo de imigração com mais ou menos 1 ano e meio.

      Acho que é isso.

      Desde já agradeço a atenção!

    • #42264
      erikabcoelho
      Participante

      Oi Saulo,

      Se vc. tiver outras formas de comprovar esta experiencia de 10 anos, ela tb. é válida (emissao de notas fiscais, cartas de recomendaçoes, imposto de renda autônomo, etc. )
      O ideal para o processo é ter experiencia na área de formaçao, 5 anos de experiencia é o que é analisado. Em regra geral, mais experiencia vai “compensando” falta de formaçao para aprovacao no processo. Mas na pratica, para o mercado, os dois sao importantes, sendo que o quebecois tende a valorizar mais a experiencia.
      No caso de TI, nao é profissao regulamentada por ordem ou conselho.
      Em geral, aqui no Québec, tem vantage quem é especializado em determinados sistemas/linguagens. Java, SAP, Oracle, SQL…
      Cursos técnicos e certificaçoes de emrpesas de peso (reconhecidas internacionalmente) normalmente ajudam mais que pós. Muita pós nao é reconhecida, só as de muitas horas.
      O curso de tecnólogo (2 anos), costuma dar equivalência ao DEP, que é como se tivesse cursado o colegial+CEGEP aqui.
      Um curso técnico ou universitário feito aqui no QC também ajuda.
      Há cursos feitos à noite e aos sábados.

      Jornalismo nao sei falar como funciona, vamos esperar que algum colega da área se pronuncie (se bem que nao sou de TI, o marido que eu e eu dou pitaco de tabela :)

      Francês e inglês, vc já disse tudo. No caso de TI, principalmente o ingles é ainda mais importante.

      Abraços
      Erika

    • #42265
      erikabcoelho
      Participante

      Ah, só complementando, tem essa tabela de comparaçao de estudos que dá uma idéia boa:
      http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/pdf/fr/diplome-bresilien.pdf

    • #42281
      saulojr
      Participante

      Olá Erika.

      Obrigado pelas dicas.

      Minhas esposa e eu temos acompanhado bastante o forum.

      Obrigado.

    • #42290
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Saulo,

      primeiro, seja bem vindo ao nosso forum!

      sempre sou mais “duro” com o pessoal de TI pois, “casa de ferreiro, espeto de pau….” somos os administradores de computadores, listas, foruns, etc,,.. ou seja, os que DEVERIAM ser os mais bem informados de como funciona os recursos de TI, nao é mesmo?

      Por isso deixei suas questoes sem resposta, de proposito….. desculpe a franqueza!

      Nao tem nada que tenha perguntado que já nao tenha sido respondido :idea:

      Quanto à ….
      @saulojr wrote:

      …Minhas esposa e eu temos acompanhado bastante o forum.

      nao basta acompanhá-lo, como vc deve saber, é preciso explorar cada sub-forum, cada um deles tem inumeras informacoes atuais e super importantes para quem deseja chegar aqui bem informado!

      Veja principalmente o :
      Página Principal ‹ Vivendo no Canadá ‹ Profissões e Mercado de Trabalho ‹ Ciências Exatas e de Tecnologia
      http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/forum.html?f=33

      Mas uma vez peço desculpas pela franqueza, mas cada um tem os seus “defeitos”, este é um dos meus.

      No mais espero que vc possa usufruir da CBQ como eu mesmo fiz a partir de 2006, quando decidi vir para o Québec.

      Bonne chance et bon courage!

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.