Urbanismo e Arquitetura

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
      curty
      Participante

Prezados,

gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre a proffisão de Urbanista em Québec.
      Como é o mercado de trabalho? E sobre a dificuldade de ingresso na Ordre des Urbanistes em relação à Ordre des Architectes du Québec?

Eu tentei obter informações no site da OUQ, mas meu francês ainda é insuficiente para isso.

Carlos_Santos
      Participante

Seja bem vindo ao nosso forum Curty.

Nao tenho nenhuma lembrança de ninguém da sua area por aqui.

NO imt en ligne vc acha o que precisa sobre a profissao mas esta tudo em frances, como vc disse que seu francês ainda nao esta em forma, nem adianta ir por la olhar.

Boa sorte ;-)

curty
      Participante

Obrigado, Carlos.

Só para esclarecer não sou apenas urbanista, também sou arquiteto, como é comum no Brasil.

Estou pesquisando essa possibilidade de ingresso na Ordre des Urbanistes porque sei que na Ordre des Architectes é dureza. De repente, pode ser um caminho menos penoso.

Mais uma vez, obrigado pela atenção e vamos ver se aparece mais alguém para comentar.

Carlos_Santos
      Participante

bonne chance et bon courage   :wink:

julima
      Participante

oi Curty
      sou arquiteta e urbanista tb…
      estou no final do meu processo ja, estarei indo pra la em julho…
      infelizmente nao posso te ajudar muito sobre isso, so sei da ordem dos arquitetos, pois a dos urbanistas nunca foi minha intecao…
      mas no q puder ajudar… estarei aqui

Juliana

curty
      Participante

Ok, Juliana! Obrigado.

Se por acaso ficar sabendo de alguma coisa, por favor, poste aqui.

lperso
      Participante

Olá.
      Também sou arquiteto e urbanista.Com base na pesquisa que fiz te digo que a dificuldade é mesma para uma ou outra.
      Pois ambas são profissões de Ordem. Voce vai precisar de experiencia na area e procurar valida-la no país( não sei como ainda).
      Porém o Exame de Ordem envolve aspectos urbanisticos do Quebec o que requer mais experiencia no país.
      Entendo que como arquiteto seria menos especifico nas informação do exame.

@curty”;p=”30366 wrote:

Prezados,

gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre a proffisão de Urbanista em Québec.
      Como é o mercado de trabalho? E sobre a dificuldade de ingresso na Ordre des Urbanistes em relação à Ordre des Architectes du Québec?

Eu tentei obter informações no site da OUQ, mas meu francês ainda é insuficiente para isso.

curty
      Participante

Então estamos na água mesmo! :lol2:

Mas agora eu fico em dúvida no que seria mais complicado, porque vários questões tanto sobre a concepção de arquitetura, quanto de construção, são bem diferentes também.

Mas, enfim… Quem é arquiteto está acostumado mesmo com vida dura :)

julianomga
      Participante

oiii colegas arquitetos, tudo bem?

estou em montreal a um mes e meio e correndo muito aqui, ate colocar tudo em uma pseudo-ordem nao é facil.

acredito que essas tbem eram minhas duvidas antes de chegar e ir conferir in loco as exigencias para nos tornar-mos arquitetos aqui….. muita força gente!!!!

o titulo de arquiteto e urbanista como temos no brasil com crea, aqui tem um valor ou um status muito grande, e ira requerer muito tempo, dinheiro, provas e volta a universidade. (cada caso sera analisado como unico, pois as universidades sao diferentes e os conteudos tbem).

para um quebecois, que nasceu aqui, estou sempre aqui, tudo bunitinho, apos acabar a universidade, para entrar na ordem dos Arquitetos do Quebec, precisara de apenas 3 anos de trabalho supervisionado por um arquiteto `de verdade`com titulo, salario tbem nao é de arquiteto….mas tudo bem da para viver com o minimo aqui……
      agora para nos sul americamos, brazucas, a conversa muda um pouco.
      existe aqui uma grande qtidade de tecnicos, inclusive um Tecnico em Arquitetura, que pode fazer 80% que um arquiteto faz, principalmente para que trabalhou a grande parte do tempo com reformas, arquitetura de interiores, pequenos projetos, etc etc, é uma grande saida pois é muito mais facil de entrar. eu pessoalmente irei fazer isso, tentarei a vida aqui como tecnico e ver como esta a profissao de verdade para depois investir  tempo e dindin para ser novamente arquiteto.
      calculo que isso va custar mais de 5000$ e algusn anos….

mas o processo começa assim:
      Fase 1:
      mandar ao ministerio de educaçao do canada todos os diplomas e historicos escolares (ensino médio, antigo segundo grau, faculdade, especializaçao, mestrado, doutorado, MBA) para que serem avaliados, certificados e que vc tenha seu nivel de equivalencia de estudos aqui no quebec, certamente correspondera a um BAC de primeiro nivel.
      todos esses documentos deverao ser traduzidos para o frances, aviso, fazer tudo aqui que é mais barato, traduçoes do brasil nao valem, terao que ser certificadas por um tradutor daqui pagando taxas. isso em média custa 40$ cada. calculo um gasto de mais ou menos 400$ nessa fase, tem mais a taxa do minsterio de educaçao de 105$ (segredo essas taxas pode ser reembolsadas pelo emploi quebec, conto isso mais tarde)
      esse processo demora em media 4 meses.

Fase 2:
      entrar com pedido de avaliaçao de diploma na ordem dos Tecnicos, para isso serao necessarios os documentos e a avaliaçao comparativa acima.
      preencher mil formularios e pagar taxas…. algo em torno de 400$
      sera necessario tbem aqui, a descriçao de todas as materias da facul, especializaçao, etc etc (ja trazer todos esses documentos do brasil ajuda muito, eles devem ser pedidos nas universidades com certa antecedencia e tbem sao pagas… rsss )
      trazer tbem o comprovante de estagios (todos) geralmente a um documento feito pelas univerdades e o escritorio que ira estagiar, descrevendo a duraçao do estagio, as tarefas realizadas, etcc…. (ainda nao tenho certeza da necessidade de traduzir tudo isso, pois sao mais de 100 paginas no meu caso)
      trazer tbem uma copia do TFG, TCC (nao necessario para os tecnicos)

reservar um pedaço de mala para os documentos, sao muitos…… rsss e um bom espaço na carteira para tanto dinheiro que sera gasto.

bom isso é o que sei ate hoje,
      nao quero desanimar ninguem, pelo contrario informar, eu ja estou fazendo este processo, e sei de mais arquitetos que estao no mesmo caminho aqui.

o que puder ajudar estou a disposiçao
      meu email (MSN) julianobosa@hotmail.com

abraços e sucesso
      juliano

julianomga
      Participante

ola….

esqueci de comentar, aqui pode-se ser urbanista somente, é um outro conselho e parece-me que mais simples e facil de conseguir o titulo.
      nao sei muito bem, pois é uma area que nao tenho interesse.

para ser engenheiro, que tbem tem sua ordem separada, me parece ser mais facil tbem.
      escolhemos de cara o mais dificil, mais que nos so os medicos e dentistas… rssss

abraços

juliano

alinefp
      Participante

Olá, colegas arquitetos!

Infelizmente, eu não sei dizer se é mais fácil validar uma formação como urbanista ou arquiteto. Mas nesse blog que acompanho: http://imaginacaoalice.blogspot.com/2010/04/diferencas-do-curso-de-arquitetura-no.html, foi feita uma comparação com as matérias que estudamos aqui e as que são estudadas lá, nos cursos de arquitetura e de urbanismo.
      Conclusão: para ser urbanista lá, teríamos que estudar bem mais do que para ser arquiteto. Isso porque as faculdades brasileiras se aprofundam muito mais na arquitetura do que no urbanismo.
      Enfim, é só um dica que eu pude comprovar, mas leiam, pesquisem e tirem suas próprias conclusões.

Sucesso pra todos!

Aline

curty
      Participante

Juliano e Aline,

muito obrigado pelas tuas respostas. Realmente, essas informações são muito úteis.

Eu ainda estou no comecinho do processo, mas também penso em seguir como técnico.

Eu penso também em inicialmente buscar um trabalho como desenhista/cadista. Imagino que deva ter boa oferta de emprego e menores exigências e que seja um meio de entrar no mercado dentro da nossa área e ir fazendo contatos. Além disso, tenho certeza de que a arquitetura canadense, tanto na concepção, quanto (e principalmente) na técnica, seja bem diferente. Então, trabalhar como desenhista, também seria uma boa escola.

VOcês acham que é uma boa estratégia?

Mais uma vez, obrigado pelas respostas. :mrgreen:

alinefp
      Participante

Curty,

Só mais uma dica, além de vagas para desenhista, há também vagas para technicien en architecture e estimateur (architecture ou génie civil) que eu tenho visto no Emploi Québec e que tem haver com a nossa formação, e no meu caso, até com a minha experiência profissional, no caso de estimateur.
      Bom, é isso. Espero ter ajudado.

Boa sorte para todos!

curty
      Participante

@alinefp wrote:

Curty,

Só mais uma dica, além de vagas para desenhista, há também vagas para technicien en architecture e estimateur (architecture ou génie civil) que eu tenho visto no Emploi Québec e que tem haver com a nossa formação, e no meu caso, até com a minha experiência profissional, no caso de estimateur.
      Bom, é isso. Espero ter ajudado.

Boa sorte para todos!

Você tem razão.
      Eu procuro até como arquiteto mesmo, já que nem todos precisam de ingresso na ordem para trabalhar. Mas, quanto maior a patente, maiores as exigências. Então eu vou procurando cargo de capitão, mas preparado para ser recruta.

Gmattos
      Participante

Bom dia a todos,

Gostaria de saber se alguem do já passou pelo precesso de Técnico em Arquitetura em Quebec.

Me parece uma boa opção ir escalonando o processo de validação do Diploma em Arquitetura.

Já li bastante a resteito no site abaixo, da ordem dos técnicos
      http://www.otpq.qc.ca/ordre/index.html

Obrigado, qualquer informação nova será de grande valia

Vivs
      Participante

Amigos,

Estou com muitas dúvidas. Qual é a pontuação real que podemos obter como arquitetos? Estou iniciando o processo agora e acompanhando o passo a passo da comunidade, vi que toda experiência é considerada desde que adquiridas em profissões classificadas no mínimo como D na CNP e arquitetura está como CO51.2151. O que isso quer dizer? Outra dúvida. Trabalho na área desde que me formei, tenho CREA, tendo sido um ano em um escritório particular e 4 anos como arquiteta projetista em órgão público. Como conseguir pontos de experiência? Tenho a carteira assinada como arquiteta projetista, e declaração de IR, contra cheque, mas basta uma carta de referência do escritório particular? Estou um pouco apavorada, pois passamos na avaliação on line, mas fazendo a contagem de pontos, fiquei com um pouco de medo. Não entendi muito bem, pois conforme consta no passo a passo, o casal deve acumular pelo menos 50 pontos nos quesitos de 1 a 7, e depois 57 pontos nos quesitos de 1 a 9? Portanto, se tivermos 50 pontos, somente tendo dois filhos poderemos passar? Não entendi. Se for esse o caso, precisaremos do máximo de pontos possível em experiência profissional. Alguém pode me ajudar a ter uma idéia da minha pontuação?

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.