União estavel

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos União estavel

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
      biah
      Participante

Pessoal, alguém esta sabendo se nesse novo processo é aceito o termo de união estável ou só é aceito o casamento mesmo?

arnaldo
      Participante

Aceita união estável comprovada a mais de um ano com fatos.

biah
      Participante

Obrigada pela resposta, Arnaldo.
      Mas essa comprovação com fatos seria exatamente o que? Conta conjunta, correspondências no mesmo endereço e etc, será?

VitorVG
      Participante

Exato.

Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

arnaldo
      Participante

Oi Biah, isso mesmo! Agora se for casamento civil, não precisa comprovar nem um dia de casado. Pode casar e enviar a certidão no mesmo dia! Já união estável tem que comprovar com fatos, como estes que você citou, mesmo que haja um termo ou contrato

r.arouca
      Participante

Eu agrupei as contas no mesmo endereço: duas contas (uma em meu nome e outra no nome do meu conjoint) lá de 2011 quando começamos a morar junto e duas de agora (também no meu nome e no dele) e também fizemos o contrato de união estável no cartório. Mas pra falar a verdade é mais fácil e mais barato casar, acho que deveria ter casado e não adotado o sobrenome do meu namorado para não precisar modificar nenhum documento. Pois todas as contas (as 4) estão sendo traduzidas + o contrato de união estável, se eu fosse casada, eu não precisaria traduzir certidão de nascimento, uma vez que a certidão de casamento substitui a mesma. Seria uma economia e tanto viu!

biah
      Participante

Pessoal obrigada pela respostas! ;)
      Se for pensar, o ideal seria o casamento mesmo, levando em consideração que acaba pesando menos no orçamento na hora de traduzir os docs e tudo mais. No processo antigo, se não me engano, o tempo mínimo de casado era de pelo menos 1 ano, nesse novo processo continua o mesmo, ou procede o que o Arnaldo disse, casou e ja pode enviar?

arnaldo
      Participante

Ah, pro processo federal tem que enviar a certidão de nascimento e casamento, para quem for casado. Mesmo que não tenha alterado nome.

arnaldo
      Participante

Ah, biah, eu casei em junho de 2011 e submeti o provincial em agosto de 2011. Sem problemas!

r.arouca
      Participante

Mas quando a gnt casa, a nossa certidão não fica retida no cartório? Meus pais só tinham a certidão de casamento

arnaldo
      Participante

Aqui em Brasília não houve retenção.

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.