Um relato interessante para refletir aos que desejam imigrar

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Um relato interessante para refletir aos que desejam imigrar

Visualizando 46 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5386
      Carlos_Santos
      Participante

      apesar de ser um tópico sobre que fala de “desejo de imigrar”, coloco aqui na seção COTIDIANO pois trata-se de um relato do cotidiano e das experiências vividas pela Mariana.

      Caros colegas,

      nossa colega Mariana deixou um excelente relato de experiências vividas enquanto trabalha numa associação que visa o auxilio aos imigrantes aqui em Montreal.

      Considero extremamente lucidas suas palavras e gostaria que os colegas que ainda no Brasil estão e que desejam vir como imigrantes para o Canada pudessem refletir sobre este processo para que aqui chegando estejam REALMENTE conscientes do que é este processo de mudança de Pais e o que os espera (ou não) aqui.

      Voilà la message:

        Fachadas no Quebec

        Muitas pessoas se ressentem das dificuldades, das desigualdades, das injustiças, das diversas faces da violência existentes no Brasil e, assim idealizam o Quebec (ou o Canadá) como um porto seguro, uma terra de maravilhas.

        E vem a desilusão.

        Quem no Brasil tem excelente salário e emigra para o Quebec em busca de qualidade de vida – rapidamente vê que, comparativamente, o salário do Quebec é bem menor que o de São Paulo: trabalha-se mais e ganha-se bem menos.

        No Quebec são 12 salários por ano, contra os 13 salários no Brasil.

        No Quebec as férias variam entre uma ou duas semanas, enquanto no Brasil é de 4,3 semanas (um mês) e ainda se recebe um adicional de mais 1/3 do salário, ou seja pagamento de 6 semanas…

        Outro ponto importantíssimo: o Brasil considera que o mês tem 240 horas mensais(para quem trabalha 8 horas por dia), ou 180 horas mensais (para as categorias que trabalham 6 horas diárias, como os bancários, por exemplo). No Brasil existe o pagamento do repouso remunerado.
        No Quebec, a pessoa ganha a hora trabalhada. A semana pode ter 35 ou 40 horas.
        Assim, o mês tem 4,3 semanas, ou seja, 150,5 horas mensais ou 172 horas.

        Não existe vale-refeição, nem vale-alimentação, nem vale-transporte.

        Desde setembro, trabalhando no Centro, vivencio as dificuldades de muitos brasileiros <> (que chegaram até há 5 anos) e que, com salário mínimo, vivem na linha da sobrevivência.

        Baixa renda
        Há duas semanas vi no jornal Estadão uma matéria com o título <>.
        http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071119/not_imp82109,0.php
        No terceiro parágrafo, a jornalista explica <>. Fiquei surpresa ao ver que nominalmente a pessoa de baixa renda recebe praticamente o mesmo que o quebequense do salário mínimo (172 horas a 8$ a hora = 1.376,00 $).
        E o baixa renda brasileiro ainda recebe benefícios indiretos para si: os vales (refeição, alimentação, transporte).

        A expressão <>, tirei-a da reportagem da Radio Canada.

        Às quartas-feiras não vou à universidade, e consigo chegar a casa, a tempo de assistir a uma parte do Téléjornal Montréal, no canal da Radio Canada (que começa às 18 horas).
        Hoje, chamou-me a atenção uma reportagem sobre a pobreza em Montreal, sobre os Pobres dos bairros ricos
        Nas ruas de certos bairros, a riqueza às vezes não é mais do que uma simples fachada. Westmount ou Outremont têm também os seus pobres. Pessoas que vivem um revés da fortuna, pessoas idosas que sempre habitaram lá, mas que têm agora problemas para pagar as suas taxas municipais. O jornalista Jean- Philippe Cipriani oferece um retrato dessa realidade, mostrando que, para se alimentar, as pessoas vão em buscar de refeições que são distribuídas (e cita o caso das que trabalham como empregada domésticas nas grandes residências, mas que necessitam ir aos centros de distribuição para que possam se alimentar)…

        Démunis des quartiers riches
        Dans les rues de certains quartiers, la richesse n’est parfois qu’une simple façade. Westmount, ou Outremont ont aussi leurs démunis. Des gens qui ont connu un revers de fortune, des personnes âgées qui ont toujours habité là, mais qui ont maintenant des problèmes à payer leurs taxes municipales.
        Jean-Philippe Cipriani nous offre un portrait de cette réalité.

        http://www.radio-canada.ca/actualite/v2/telejournal_montreal/niveau2_liste51_200712.shtml

        O que é importante saber?

        Antes dar o grande passo (ou o grande salto) é IMPRESCÍNDIVEL conhecer a realidade quebequense.

        Para uma empresa contratar um imigrante e pagar um salário razoável, é necessário uma boa justificativa. O imigrante deve ter competências fundamentais e que nenhum quebequense (com tais competências) tenha disputado a mesma vaga.

        Por exemplo, um(a) secretário(a) de affaires juridiques que seja perfeitamente trilíngüe. Dificilmente haverá um(a) candidato(a) ao posto, pois será imprescindível que se redija em espanhol (ou em português, ou alemão, etc.).
        O mesmo vale para a empresa que fabrica motores de avião para a Embraer: engenheiros perfeitamente trilíngües.

        Quando a vaga oferece bom salário (e/ou outros benefícios) e não exige nada de extraordinário, o quebequense tem a vantagem de apresentar a <>.
        Quando o salário não atrai o quebequense, sempre há a possibilidade do estrangeiro ser o admitido.

        Após três, quatro ou cinco anos, já se considera a experiência…

        Quem tem filhos consegue a integração num tempo menor, pois participa mais ativamente: garderie, escola, encontros com professores, com outros pais, etc.
        E em casa, os filhos reproduzem os comportamentos que aprendem com os colegas de sala, insistem em falar francês com os pais, etc.
        É uma dinâmica muito saudável.

        Quando o BIQ insiste no francês, não basta que seja o francês para <>.
        A entrevista é um pequeno ponto.
        A vida do dia-a-dia é bem mais exigente.
        Quanto mais se conhece, mais fácil é encontrar o seu próprio caminho do sucesso.

      fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2570278620158552850&na=4

      Atenciosamente

    • #23624
      Carlos_Santos
      Participante

      deixo aqui registradas as minhas contribuições a esta postagem la no ORKUT aonde também contribui sobre o assunto.

      Quem quiser ler mais sobre o assunto, sugiro uma visita ao link citado na fonte. Quem precisar de convite para o ORKUT é so me enviar um email em PVT.

      Atenciosamente,

      Minhas considerações sobre esta postagem:

        muito bom Mariana!
        como sempre alias….

        Acho sempre interessante quando falamos de realidades praticas e experiências vividas!

        generalizar é o nosso primeiro erro….. “aqui é assim”, “o Brasil é assim”, “o Québec é assim”, “deu certo para o meu amigo, também vai dar para mim” e por ai vai…

        Nunca quis sair do Brasil, até ir a uma conferência nos EUA em 2000…. foi a primeira vez que pude ver que existe outra realidade e que apesar de ter ido como turista achei interessante você sair vestido como você quer sem ter de se preocupar se a pessoa que passa na rua vai pensar de você, de como você esta vestido ou trajado, ninguém te incomoda. Este foi a primeira diferença marcante!

        Bem, não vou explicar nem falar de minhas viagens…. mas gostei de ter visto habitos e culturas diferentes.

        Depois de passar mais tempo num pais que nao era o Brasil, dois anos exatos, vi que era aquilo que eu queria de fato! constatei que não era no Brasil mais a minha casa. Nunca gostei de muita coisa, mesmo tendo nascido ai! Também nao entendia porque nao gostava.

        Aqui, com certeza não é o paraíso e ninguém que tenha feito um projeto de imigração sério acha ou achou isso!

        Porém, não é facil para alguém que sempre trabalhou na vida, no meu caso por 19 anos, ficar desempregado, fazendo “ateliers” de busca de emprego e tendo que adaptar seu perfil aos empregos oferecidos porque seu perfil é de pesquisa e nao de empresa! minha realidade!

        Bom…. nao posso me queixar, nem o estou fazendo….. foi minha opção vir para ca e poder ver meus filhos irem para a escola de onibus e minha filha à pé, pois a escola é perto de casa e aqui crianças de 5 anos e menos, que moram proximas de suas escolas (que é obrigatorio, diga-se de passagem, crianças devem ser matriculadas nas escolas de sua região de moradia) e que caminham SOZINHAS até a escola!

        Existem os “brigadiers” que são pessoas que fazem gratuitamente um serviço à escola cuidando em cada sinal de transito, para ajudar as crianças a atravessar a rua. Mesmo com NEVE, CHUVA….

        e….
        isso não tem preço! como a Luciene mesmo disse, ter paz para ir e voltar do trabalho, saber que violência existe aqui, mesmo contra a mulher (esposas que apanham dos maridos!) mas que o NIVEL nao é o mesmo!

        Posso pegar um onibus à noite aqui e a motorista por vezes é mulher e ninguém se stressa quando um passageiro, mal vestido, com cara de bandido (figurativamente falando) entra no onibus, ele paga a sua passagem, entra, senta, não incomoda ninguém e desce como qualquer outro passageiro! falo de coisas que vi aqui!

        Se fosse no Brasil, eu teria descido do onibus no mesmo ponto que ele subiu! pois fui assaltado duas vezes ai em onibus! falo de experiências…

        Bem…. caros colegas….. este relato da Mariana, que vive seus primeiros meses como trabalhadora merece destaque!

        Refletir, pesquisar, se informar bastante e principalmente estar consciente de que “ralar muito” pode não ser simplesmente uma expressão jovem sem se dar conta do nivel de dificuldades que ela representa pode ser a diferença entre uma EXCELENTE INTEGRAção e uma desilusão!

        Deixo aqui o meu relato de que pessoas determinadas a vencer…. VENCEM! pois são determinadas, não fazem cara feia para as dificuldades e encaram os problemas maiores não como o fim do mundo e sim como um DESAFIO…. e pela atitude POSITIVA que possuem, alcançam seus objetivos!

        Fica minha contribuição ao excelente topico da Mariana, que ja ganhou inumeras excelentes contribuições também!

        Abraços e boa sorte à todos!

    • #23625
      fflush
      Participante

      Repito oque disse la :)

      Nao aguenta, bebe leite.

    • #23627
      svdesouza
      Participante

      Bem, achei interessante essas colocações, e gostaria também de me expressar à respeito desse assunto.

      Eu já viajei algumas vezes ao exterior e tenho uma certeza, a vida é dura em qualquer lugar do mundo, e para se chegar a onde vc  quer, ela vai cobrar conhecimento, experiência, vontade, muito trabalho, jogo de cintura, sorte, pés no chão, sonhos, etc; isso em qualquer lugar.

      Viajar, conhecer outras culturas, aprender outros idiomas é sempre uma experiência que vale à pena, mas se paga, também, um preço alto: Além da distância da família e  amigos, há o distanciamento do mercado de trabalho, rede de contatos, etc… Decidir viver em Quebec de forma temporária é algo à se pensar, talvez o preço seja alto demais, e para quem tem isso como um projeto de vida, algo definitivo, é bom saber que a realidade é dura,  a competição é grande e,  principalmente no começo, as desvantagens em relação aos nativos são grandes.
      Então é bom fazer um planejamento sério, para isso é fundamental se informar ao máximo e ter maturidade para enxergar e encarar as coisas boas e ruins.

      Sérgio

    • #23641
      Forasteiro
      Participante

      @fflush”;p=”16812 wrote:

      Repito oque disse la :)

      Nao aguenta, bebe leite.

      N cheguei em quebec ainda. concordo ctg!

      Pq ela diz:

      “Porém, não é facil para alguém que sempre trabalhou na vida, no meu caso por 19 anos, ficar desempregado, fazendo “ateliers” de busca de emprego e tendo que adaptar seu perfil aos empregos oferecidos porque seu perfil é de pesquisa e nao de empresa! minha realidade! “

      E uma das exigencias para imigrar eh facil adaptação a nova cultura, se vc sabe q vai ser dificil se adpatar, entaum pq fik se lamentando?!

    • #23642
      Anonymous
      Participante

      Olá a todos,

      Excelente topico.

      Vamos refletir, isso é muito importante!

      Como ja dito em outras vezes imigrar não é para qualquer um, e sim um PROJETO de vida, e como todo projeto precisa ser ajustado, reavaliado!!

      Temos que estar certo que cada caso é um caso! E também temos que nos preparar. O frances que temos que saber não é apenas para passar na entrevista, vejo varias pessoas que passam na entrevista e deixam de estudar o frances. Como arrumar um trabalho sem conseguir se comunicar??? Mas como também ja falado, não podemos pensar que estamo indo para um paraiso, é um pais como outro, porém, se pensamos em qualidade de vida e ISSO NAO TEM PREÇO. O que busco para minha familia é a qualidade de vida. Dei entrada no processo e durante todo o processo fico analisando esse processo que cada dia fica mais real.

      Ao procurar um emprego e não for selecionado não abaixe a cabeça, procure ver o que precisa ser melhorado e assim o faça.

      Um abraço,

      Jean

    • #23658
      maurorepacci
      Participante

      Eu acho que a história que a Mariana contou pode acontecer mesmo mas também depende das suas condições quando voce chega aqui. Eu digo pela experiência de ter uma namorada canadense há mais de 3 anos (a família dela é de imigrantes mas ela nasceu aqui) e de ter conhecido centenas de canadenses imigrantes ou não.
      1- Os salário que voce recebe aqui no Canadá são muito melhores que no Brasil. Com qualquer emprego voce pode receber uma salário que dá para sobreviver. Com uma melhor formaçao e conhecimento dos idiomas voce consegue ganhar bem para comprar casa, carro e economizar. Aqui um guia de salários para voce ter idéia de quanto voce pode ganhar: http://www.workopolis.com/work.aspx?action=Transfer&View=Content/Common/ResourceCentre/RCSalaryGuideView&lang=EN&OldUrl=
      2 – Na grande maioria das vezes as empresas contratam por experiência, qualificação, conhecimento de ingles e frances e se voce for bom vao te contratar em vez de contratar um canadense nato.
      3 – Se voce verificar dados economicos do Brasil e do Canadá voce vai ver que as condiçoes de vida aqui sao bem mais favoráveis. A economia cresce mais e de forma sustentada. Menor desemprego. Maiores oportunidades, etc.
      4 – Daqui nao existir vale transporte, vale alimentaçao,  etc. Isso é uma grande besteira. As empresas no Brasil dao isso porque elas nao pagam encargos sobre esse benefícios. Aqui os salários sao maiores. O passe de transporte ilimitado em Montréal custa 65 dólares (estudante paga ainda menos).
      5 – Férias sao de 15 dias que equivale à 3 semanas. Algumas empresas oferecem mais.  
      6 – Eu estou aguardando os pedidos do exame médicos em Montréal e ja morei no Canadá diversas vezes por até 6 meses. Como a Mariana disse: salário mínimo que quase ningúem recebe voce ganha 1376 dólares por mês. Eu vivo aqui com 1000 dólares por mes com um apartamento novo no melhor bairro da cidade e tendo um padrão de vida bom (saio para jantar fora, viajo, faço ski e snowboard). Com salário minimo em Sao Paulo, voce vive aonde?
      7 – “Para uma empresa contratar um imigrante e pagar um salário razoável, é necessário uma boa justificativa. O imigrante deve ter competências fundamentais e que nenhum quebequense (com tais competências) tenha disputado a mesma vaga.” – Isso somente se voce nao for um residente do Canadá e a empresa tiver que tirar um visto de trabalho para voce.  Se voce for um imigrantes a empresa nao precisa desse tipo de justificativa para te contratar.

      Agora eu digo, com certeza, se voce nao souber frances muito bem e ingles também (dependendo da área) e nao tiver uma boa experiencia/formaçao na sua área voce vai sofrer mesmo para arrumar emprego mas isso não é no Canadá, nos EUA, na Europa. Isso é no mundo inteiro.

      Minhas dicas são:
      1- Estude francês e inglês para chegar aqui com um bom nível.
      2 – Procure cursos na sua área como programas de educação continuada, certificações para voce ter seu conhecimento e experiência reconhecidos. Por exemplo em finanças e contabilidade existem exames que voce faz como o CSC, CFA, CMA e CA que é bem fácil para quem tem uma boa formação, conhecimento de ingles, etc e eles validam seu conhecimento. Com esses cursos o empregador não tem desculpa para não te contratar.
      3 – Faço um bom networking nos primeiros meses. No começo é difícil mas depois fica bem mais fácil.
      4 – Tenha umas economias para não passar necessidade no começo ou ter que arrumar um subemprego fora da sua área. Eu acho preferível fazer trabalho voluntário na sua área ou estágio para começar do que ter um subemprego fora da sua área.

      Finalizando eu digo: dá pra ter sucesso aqui sim. O canadá recebe milhões de imigrantes e muitos deles tem um excelente padrão de vida mas como em qualquer lugar: existem os fracos e os fortes   :wink:  e a frase do Luciano e do Forasteiro: NÃO GUENTA, BEBE LEITE.

      P.S.: eu acho que o relato da Mariana é válido mas acho que ela tem uma visão tendenciosa. Por exemplo: ela compara salário mínimo daqui do Canadá que é de 1400 DÓLARES com a renda da classe C no Brasil que é de 1400 REAIS. “as famílias da classe C, com renda média mensal de R$ 1.384”. Se tiver tempo voce fazer um comparativo completo dos custos de vida aqui no Quebec e no Brasil e mando pra todo mundo.

      abs
      mauro

    • #23665
      lfotaviano
      Participante

      E eu também repito o que disse no orkut…

      Esse texto parece do http://www.notcanada.com

    • #23666
      fsouza
      Participante

      Mauro,

      Concordo plenamente com voce!
      Em qualquer parte do mundo e principalmente aqui no Brasil, precisa-se destacar
      para conseguir um bom emprego e claro que não se consegue isto
      logo de cara.

      Sem duvida as condições de “Sub-vida” no Brasil são as piores!
      Salario minimo! Transporte coletivo???Qual , Onde?
      Violencia, dificil acesso a informação, custo de vida altíssimo, muitos com pouco e poucos com muitos e por ai vai…

      Sem duvida vale muito a pena batalhar e se preparar ao maximo para
      viver num pais com melhores oportunidades e qualidade de vida.

      Fernanda

    • #23667
      fflush
      Participante

      To contigo lfotaviano,

      Que existem varias dfiiculdades  todo mundo sabe, do jeito que esta sendo colocado fica paracendo que o governo canadense ta fazendo propaganda enganosa. A uma certa confusao quanto a necessidade de skilled workers. A necessidade existe , mas isso nao significa que eles vao remover todo o processo que garante a qualidade dos profissionais, para preencher esta demanda.

    • #23671
      brunobbc
      Participante

      Prezados,

      Achei muito interessante todos os relatos, tanto o da Mariana (trazido pelo Carlos) como as experiências do Mauro.
      Logicamente, que no início tudo será MUITO difícil, mas como enfatizado pelo Carlos, temos que perseverar. Resistir, que conseguiremos uns com mais dificuldade e outros com menos. Outra coisa que tenho comigo, todos temos que ter o “PLANO B”. (Algo para fazer se não ser certo. Fazer um curso técnico, profissionalizante, faculdade , qq coisa .. ).
      Isso seria a minha opinião.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #23672
      Anonymous
      Participante

      Mauro,

      Gostei da sua colocação em relação ao relato. Acho que temos que planejar bem. Não podemos errar. Devemos estar pronto para um plano B. Quem faz um processo de imigração sério e com o pé no chão sabe que nao estamos indo para um paraiso. Sabemos que existem dificuldades e que no inicio não será facil, mas com certeza se temos competencia na nossa profissão, conhecemos a lingua (frances (essencial) e ingles) e se somos batalhadores, trabalhadores, com certeza iremos nos dar bem. Porém, sempre digo que imigração é um PROJETO, requer analise, pesquisa, investimento e muito estudo de frances e ingles tb.

      Carlos,

      Em relação a pesquisa, nao se desanime, sei que é uma pessoa competente e com certeza logo logo ja estará trabalhando.  :?

      Torço muito pelo seu sucesso!

      Um abraço a todos,

      Jean

    • #23674
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Forasteiro,

      @Forasteiro”;p=”16834 wrote:

      Pq ela diz:

      “Porém, não é facil para alguém que sempre trabalhou na vida, no meu caso por 19 anos, ficar desempregado, fazendo “ateliers” de busca de emprego e tendo que adaptar seu perfil aos empregos oferecidos porque seu perfil é de pesquisa e nao de empresa! minha realidade! “

      E uma das exigências para imigrar eh facil adaptação a nova cultura, se vc sabe q vai ser dificil se adpatar, entaum pq fik se lamentando?!

      de fato quem disse isso FUI EU  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      ja me encontro aqui no Québec e esta parte é advinda de minha experiência aqui!

      Não é um lamento, ao contrario é um aviso para o PLANO B que os colegas muito bem colocaram nas postagens ….

      Jean

      obrigado pelas palavras de incentivo! tenho certeza que no inicio do ano que vem estarei empregado!   :wink:

      De fato estou usando o plano B, pois como “bioinformaticien” o tempo de espera por um emprego sera maior do que o tempo que previ ai no Brasil, logo resolvi adaptar meu CV para a area de TI…. fazer o que? mais importante é estar trabalhando!

      Abraços

    • #23678
      lucianab
      Participante

      Boa noite!

      Concordo plenamente com o fflush. Confesso que não me comovi nenhum pouco com os relatos do site notcanada.com. Não adianta nada vc ser formado e ter experiência no seu país de origem se você não se esforça em aprender o francês e inglês. Isso é válido p/ todos os países de primeiro mundo!!! nós brasileiros temos que perder essa mania de terminar algo e achar que é o suficiente! vamos passar o resto de nossas vidas aprendendo francês, inglês e seja lá o que for, pois o conhecimento não tem limite e é essa a atitude que os Canadenses esperam dos imigrantes. “Aprender sempre”.   :wink: Tenho 2 exemplos na minha  família onde meu irmão e minha irmã formados foram p/ os EUA tentar a vida e se deram muito bem, tudo pela vontade de aprender cada vez mais o inglês, esforço e determinação, o que não foi o caso de alguns brasileiros amigos deles que estão lá há 10,12,15 anos e ainda trabalham em sub-empregos. A maior diferença entre eles? o domínio da língua e o esforço!!! Lembrando que os EUA é um país com poucas oportunidades de trabalho p/ imigrantes na sua área de formação. Imagino que boa parte desses casos do site são de pessoas que não tem competência e por isso vão passar a vida inteira dirigindo táxi. Afinal se eles não tem competência eles querem que aconteça milagre em terras estrangeiras? vai saber como era a vida profissional desses caras no seu país de origem quanto mais num país estranho com línguas estranhas. O sucesso da imigração só depende de nossas ATITUDES!

      Abs
      Luciana

    • #23679
      luciojunior
      Participante

      Pessoal,
      muito bom tudo que foi escrito, apesar de toda diferença de opinioes.
      posso dar uma luz porque conheci a Mariana (autora do texto que o Carlos trouxe).
      ela é uma pessoa de mais de 50 anos de idade que chegou por aqui há menos de 6 meses.
      e a maioria por aqui tem entre 30 ou menos…
      é super natural que a maneira de ver e enfrentar as coisas serao muito diferentes…
      a maioria de nós está começando uma vida, enquanto ela (com todo respeito) já está se preocupando com a descida da ladeira.
      mesmo assim devemos considerar o texto e, entender, que dificuldades existem e a imigraçao nao é a melhor das opçoes pra todos.
      abs,
      Lúcio
      montrealplus

      P.S. mas aquele papo de dizer que os salários em SP sao maiores que aqui, ela caiu na bobagem de me dizer isto tbm….

    • #23680
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Mais uma vez estou de volta (ou tentando) após longa ausência…rs!

      Completo, no dia 13/12/07 oito meses de Québec…
      No início, o que mais falava, pensava, agia era algo do tipo: já pensou isso no Brasil?… ah, no Brasil não é assim… ah, se fosse assim no Brasil…
      O que aprendi é que não há como comparar… mesmo em se tratando de saúde, emprego, escola… é um outro mundo, uma outra realidade… e se você não quer se amargurar, com excessão da família e amigos, largue sua antiga vida no Brasil, bata a poeira das sandálias e recomece…

      Estou trabalhando há quase seis meses, em meu terceiro emprego…
      O primeiro foi um chamado “Emploi d’été” em um Cégep… consegui por indicação e fiquei um mês e meio… primeira surpresa (naquele momento desagradável): o alto imposto… quase tive um treco! Aí pensei: nossa, no Brasil não é assim… :? Além disso, era algo “seco”: trabalhou ganhou, nenhuma vantagem, nenhum favor, nada…
      Outra dificuldade: era um ambiente anglófono… para quem como eu que se preparou para encarar o francês e deixou de lado o inglês, foi uma dura lição… 8O

      No segundo, um emploi permanent temps plein, fiquei só três meses, tempo exato da experiência (période de probation)… em um ambiente francófono, conseguir desenvolver-me bastante e adquirir experiência… detalhe: só consegui este emprego (também por indicação) porque já tinha a experiência do primeiro… daí a importância de se romper a barreira do primeiro emprego… vantagens da empresa: nenhuma. E também era longe pra dedéu (um ônibus, metrô, metrô, ônibus – 1h45min)… mas era permamente, com contrato e salário anual… então, porque saí?

      No terceiro, fui convocado através do Jobboom… confesso que jamais acreditei nesses sites, mas sempre cadastrei meu CV   :wink:
      O legal é que, pela primeira vez, não tive nenhum QI e eles consideraram minha experiência do Brasil. Tudo bem que eu fiz até um teste prático… :wink:
      Mas o mais importante, esta empresa oferece uma série de vantagens, um salário razoável e é um pouco mais próxima de casa (1h10min…. :lol: )

      O que aprendi e vivenciei nestes meses de trabalho:
      – é importante se familiarizar com a maneira de como o imposto incide sobre o que ganhamos… além disso, é vantajoso saber quanto o governo (federal e provincial) morde em seu salário…
      – existem sim muitas ofertas de trabalho em todas as áreas… mas não são todas as empresas que se dão ao luxo de aguardar que o funcionário melhore o francês e o inglês, tire a habilitação, faça algum curso… isto prova que quanto mais preparados estivermos, menos difícil será a empreitada…
      – tem muito trabalho em lojas, Mc Donalds, mercados como o SuperC… aliás, o atendimento, na maioria das vezes, não é bom e se você reclama, a pessoa sabe que se ela sair dali consegue outro trabalho (naquele nível – sem ser pejorativo!) rapidinho… porque? Porque é o tipo de trabalho que ninguém, inclusive nós, não quer.
      – embora não pareça, a rotina chega rápido aqui… e de nada adianta investirmos tanto tempo e dinheiro para chegarmos aqui e não aproveitarmos as oportunidades que existem sim, de estudar e trabalhar, e de termos uma boa qualidade de vida.
      – sei que fui um premiado, conseguindo trabalhar rapidamente (e na minha área) e sem ter de encarar outra coisa. Contudo acredito, também, que meus esforços estão sendo recompensados, mas cada caso é um caso. Sei de amigos que têm formação em excelentes áreas (de grande demanda) mas que ainda, após meses aqui, não conseguiram nada. No entanto, estão encarando a situação e “domando um leão a cada dia”.

      Planejamento e paciência são primordiais para começar aqui… esqueçam a idéia de recomeçar (meu ponto de vista!)… porque senão vão continuar com a idéia de a vida vai continuar no Québec… não vai… aqui é vida nova!
      Tem gente que vive no centro com 1000,00 $… bem, eu não consigo… mas no Brasi tem gente que vivem com R$ 400,00/mês (eu também não conseguiria!).

      Eu deixei a vida que tinha no Brasil no Brasil… as únicas coisas que carrego comigo e valorizo são minha famílias e amigos que deixei… o resto passou, vida nova… sempre pensei assim, mesmo antes de partir e digo-lhes, este pensamento foi, é e sempre será o alicerce de meus planos aqui…

      Desejo muita prosperidade a todos e que cada um compartilhe suas experiências com os demais, mas viva sua própria realidade… eu acabei de começar, e já me considero bem sucedido… :wink:

      Abraços a todos e estou muito feliz por voltar à nossa comunidade!

    • #23687
      pablo111
      Participante

      Acho que o perfil do imigrante brasileiro é um pouco diferente… No fundo, o tal “jeitinho brasileiro” tem suas vantagens. Facilidade de adaptação e comunicação é uma delas. Acho que existem atitudes e atidudes. Ser otimista é sempre o melhor negócio. Se você vai deixar o país já pensando que as coisas podem não dar certo, já indica um certo medo do novo. O plano B deve ser considerado sim, mas pensem primeiro no plano A!

      Pra mim o plano A é: aprender uma lingua nova, conhecer culturas diferentes, climas diferentes… Trabalhar é o mecanismo para o sustento, mas na minha opinião não é tudo. Deu merda? Faz as malas e volta! Não no primeiro obstáculo, nem no segundo, nem no terceiro!

      Acho que cada um aqui tem seus motivos para ir ao Quebec. E eles devem ser diversos. Achar que lá é a Babilônia é realmente um pensamento infantil. A Babilônia pode estar em qualquer lugar, quem vai construi-la é você mesmo! Particularmente levo uma vida boa aqui em São Paulo e por incrível que pareça eu amo essa cidade. Meu plano A talvez seja um pouco diferente de alguns e parecido com o de outros, mas não estou indo porque a vida aqui é ruim, porque a cidade é violenta, porque tem trânsito, porque a visinha grita, porque a namorada me deixou. Qual o REAL motivo? Lá do fundo mesmo? É uma grande questão.

      Brasileiro “forte” não forma gueto! Sabe a que vai e por isso enfrenta os problemas de frente. Em compensação aprende a língua, os costumes, etc. muito mais rápido. Não é a toa que o governo quebecois investe bastante na imigração brasileira. A gente topa tudo, até 30cm de neve!

      Meu CSQ é de 2005 e só agora estou dado entrada no federal. Porque? Porque sabia que queria viver uma outra cultura mas ainda não sabia o motivo!

      No final das contas, se as coisas não forem muito bem, eu fecho as malas e volto: mais forte, com uma experiência de vida nova, inglês e francês melhorado e muitos novos amigos! Ir pro resto da vida? Pode ser. 1, 2, 5, 10, 20 anos…. Cada um tem seu tempo e sua adaptação!

      O que não dá é achar que a experiência do outro vai ser a sua! Vale o relato, com certeza, mas quem já está se assustando com isso não deve saber muito bem porque está indo!

      Abcs a todos!

    • #23688
      luciojunior
      Participante

      Pablo,

      Seu texto traz outro ponto importante que poderá ser discutido por aqui.

      Vamos imigrar por resto da vida? Conseguimos nos ver com 50, 60, 70, 80….anos de idade, ainda, morando no Canadá.

      Os projetos de imigraçao de cada pessoa sao muito diferentes. Mas vale a pena pensar nisso….Estou por aqui há 6 meses. Estou gostando demais de Montréal. Talvez mais do que imaginava. Mas será que quero ficar por aqui pro resto de minha vida?….será que quero voltar pro Brasil um dia?…será que, agora que tive uma experiência de liberdade em outro país, nao escolherei, ainda, outro país pra viver daqui uns anos?

      Sao muitas coisas a se pensar….

      Lúcio
      montrealplus

    • #23690
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Erasmo,

      excelente depoimento e contribuição! Seja RE-bemvindo à CBQ apos este período, que sabemos não é facil, chegar, domar os primeiros leões e ainda estar presente aqui na comunidade!   :wink:

      Fico feliz que você em pouco tempo ja tenha o seu “sucesso”, alias tínhamos um tópico sobre isso aqui em outro forum…  :lol:  :lol:

      Mas uma coisa é certa: VIDA NOVA para todos que aqui chegam!

      Grande abraço.

    • #23692
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”16810 wrote:

      Desde setembro, trabalhando no Centro, vivencio as dificuldades de muitos brasileiros <> (que chegaram até há 5 anos) e que, com salário mínimo, vivem na linha da sobrevivência.

      (Obs:Relato da Mariana postado pelo Carlos)

      E-mail de uma amiga que tá em Montreal há poucos meses:
      “Só para vc ter uma idéia: com a bolsa da francisação minha e do meu marido: Can$920, conseguimos nos virar quase só com ele. Mas no geral, é claro que não jantamos muito fora, não gastamos com entradas em eventos, vamos ao cinema de $2 e pagamos 520 de aluguel”

      Eles vivem num ap pequeno mas bem legal e perto do metrô! E imaginem se os dois tivessem trabalhando e recebendo o salário mínimo(que poucos recebem)de 1376 dólares! A renda familiar seria de Can$2752! Um valor Can$1832 maior que a bolsa para estudar francês que eles recebem e já conseguem se virar! Concluindo, EU QUERO VIVER NA LINHA DA SOBREVIVÊNCIA!

    • #23693
      Carlos_Santos
      Participante

      Yuri,

      eu vi um anuncio de lavador de pratos (plongeur) e o salario oferecido era de 1935 CAN….por 40h de trabalho por semana.

      A questão é que vc não morre de fome com este salário !  Vi o anuncio na mensagem automática que recebo pelo IMT en ligne junto com os outros para a provincia do Qc.

      Mas também vc não faz carreira na sua profissão, é apenas por um tempo até conseguir trabalhar no seu campo…. mas é possivel!

      Bem, é isso!

      atensiosamente

    • #23695
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”16897 wrote:

      A questão é que vc não morre de fome com este salário !

      Carlos,

      A profissão não é boa mas acho salário ótimo pro começo!

      Tá cheio de gente de classe média que vai pro exterior e topa uns subempregos destes apenas pra estudar inglês sem depender da grana dos pais! Não me conformo que um imigrante fique triste por ter que topar um emprego do tipo no começo! Se a pessoa acha um absurdo ter que se “sujeitar” a isso nem deve dar entrada no processo porque o emprego bom pode não vir antes do dinheiro acabar. E aí? Vai voltar pro BR falando que perdeu tempo e dinheiro? E também acho que imigrar para o Canadá deve ser um grande sonho e não apenas uma simples vontade. Porque no segundo caso, a pessoa vai fazer parte deste grupo de imigrantes frustrados que ficam se queixando pela internet já que os obstáculos existirão principalmente no começo!

    • #23696
      Carlos_Santos
      Participante

      concordo contigo Yuri!

      bonne chance! :wink:

    • #23697
      brqfranc
      Participante

      [align=justify]A questão de se conseguir a primeira experiência de trabalho no Canadá é extremamente importante. Tenho interesse em entender como acontece esse processo de busca por trabalho, e tenho lido os fóruns a respeito. Muito se fala em currículo, reconhecimento de experiência no Brasil (fora do Canadá), cartas de recomendação, etc.

      Supondo que se faça um bom currículo, apresentável e de acordo com o padrão canadense, como fica o resto? Mesmo para áreas que não exijam regulamentação no Canadá, como TI, por exemplo, como é a avaliação, ou melhor, a aceitação de nossos diplomas obtidos aqui no Brasil?

      E como é a aceitação de nossas experiências de trabalho brasileiras? Acredito que se relatarmos de forma a adequá-las aos padrões canadenses, ou seja, pesquisarmos algum tipo de equivalência através de descrições das qualificações que um emprego exige no Canadá, e tentarmos adaptar nossa experiência daqui de forma a que eles “enxerguem” melhor o que fazíamos, nossas chances podem melhorar. O que acham?

      O “Emploi Québec”, por exemplo, traz uma descrição de diversas ocupações, seus requisitos e competências exigidas. E quanto às cartas de recomendação, como isso é visto no Canadá? Pergunto pois as empresas daqui geralmente não são conhecidas lá.

      Não causaria estranheza por parte do empregador canadense nós pedirmos uma carta de recomendação escrita em francês para um empregador brasileiro que não entende francês? E quanto às referências de antigos empregadores, geralmente se sugere que entreguemos uma lista de dois ou três nomes, com telefones. Mas se essas referências não falarem inglês ou francês, de que adianta? Acho que o primeiro emprego no Canadá é realmente um fator importantíssimo, a “experiência canadense”.

      Mas tenho visto que é um assunto complexo que depende de diversos fatores, da vontade de vencer, perseverança, até à sorte. E para fechar: trabalhos em sub-empregos no Canadá são reconhecidos quando tentamos conseguir empregos em nossas áreas de atuação? Alguém tem algum relato? Gostaria, se possível, da opinião e experiência de vocês, tanto dos que já imigraram, quanto dos que não foram ainda.

      Abraço e boa sorte a todos!![/align]

    • #23698
      pablo111
      Participante

      brqfranc,

      Nada como o famoso “período de experiência”! Minha área, por exemplo, design gráfico e fotografia, é mais fácil, porque você monta um portfólio mostrando seu trabalho e o empregador te contrata ou não já sabendo das suas competências. Isso em qualquer lugar do mundo.

      Mas como fazer quando suas competências só podem ser avaliadas no dia-a-dia? Mesmo com um bom currículo e vasta experiência, o que vai contar mesmo é como você contribui para determinada empresa e isso só poderá ser avaliado trabalhando nela. Aí vem a questão: O que é melhor, lavar pratos e ganhar CAN 2000,00 por mês sem pretensão de evoluir na carreira ou investir no começo e se propor a “fazer estagio” e até mesmo trabalhar de graça para que seu empregador veja o quanto você é capaz, trabalhando na sua área? Fico com a segunda opção! A longo prazo é sem dúvida um futuro promissor de adaptação e crescimento.

      Acho que vale a cara-de-pau brasileira que nós temos de dizer na lata: Trabalho aqui de graça por um ou dois meses e aí vocês avaliam se querem me contratar! Se no final das contas não te contratarem, pelo menos já vale a experiência que poderá contar pontos numa próxima entrevista, inclusive solicitando uma carta de recomendação da própria empresa québecois. Agora se não gostam do seu trabalho, vale conversar e procurar entender quais os pontos em que houve falhas, para poder melhorar e seguir em frente.

      Acho que numa decisão como essa, de começar algo novo em um país novo, cada um acaba tendo a experiência que precisa para evoluir na vida mesmo… Uns batem mais a cabeça que os outros, mas se você sabe onde quer chegar, vale a luta! Claro que a sorte é sempre bem vinda.

      Quando assisti a palestra sobre imigração em 2005, lembro que o Roque, o palestrante na época, falou assim: “Nesse processo todo de imigração, juntar a documentação, fazer as entrevistas, pagar as taxas, enfim, toda a burocracia é na verdade o mais fácil. O mais difícil é fazer as malas e deixar tudo para trás… Imigração não é para qualquer pessoa.”

      Pra quem ainda não entrou na sua área de atuação aí no Québec, desejo toda a sorte para que possam rapidamente seguir adiante!

      Abcs

    • #23699
      ireniroger
      Participante

      Ola pessoal,
      Devemos refletir bastante sobre o relato de todos, mas acredito que se vc realmente tem um projeto e coloca, suas fases e prioridades para serem executadas, acredito que a probablidade de dar certo e muito grande. Estamos no processo de imigracao, ja recebemos a pre-convocacao, mas minhaesposa e eu, conversamos muito sobre qual estrategia utilizar e seus passos a serem cumpridos.

      Um grande abraco a todos

      Roger

    • #23706
      RickSimon
      Participante

      Pessoal,

      A minha vontade de sair do país começou há quase oito anos atrás quando fui fazer um intercâmbio cultural nos Estados Unidos, a princípio fiquei quatro meses, mas em 2002 voltei pra lá e dessa vez fiquei três anos.

      O meu inglês era ainda fraco e insuficiênte para conseguir um emprego que me exigisse muito, mas mesmo assim após algum tempo procurando um trabalho consegui me inserir ao mercado.

      O começo principalmente foi muito difícil, a saudade da família, a adaptação a nova realidade, clima, moradia, regras, salários, multas, contas, enfim…

      Muitas noites chorei, mas o tempo é remédio para tudo e com isso as coisas foram se tornando menos dificeis e aos poucos consegui colocar minha vida nos trilhos corretos.

      A minha vida nos Estados Unidos não foi fácil, aliás trabalhei muito mais do que já havia trabalhado no Brasil, cheguei ao ponto de ter 3 empregos, os quais organizava meus horários e dias para poder concilia-los. Entretanto apesar de tanto desgaste físico e emocional eu percebi como foi gratificante o retorno, não apenas financeiramente falando.

      Experimentei regras que funcionam igual para todos, sem excessão. Aprendi que o jeitinho Brasileiro e a conversinha “fiada” não resolveram para não ter o carro multado, fiz amizade com a “guarda”, mas enquanto ela me dizia muito prazer e ia se apresentando, paralelamente continuava preenchendo o “talãozinho” para posteriormente deixa-lo no para-brisa, só para citar um exemplo.

      Por mais de vezes saí do trabalho tarde da noite e fui a pé para casa portando dinheiro comigo, dinheiro recebido como gorjeta, pois comecei minha vida como garçon, muitas vezes coisa de US$400 ou US$500 e não senti medo de fazer o trajeto.

      A vida estava longe de ser um mar de tranqüilidades e quando muitas vezes ela estava um mar de rosas eu tive que lidar com os espinhos das rosas que não eram poucos.

      Esse período em que vivi nos EUA me fez crescer muito e também querer ir embora de vez do Brasil, querendo ou não as comparações são inevitáveis e no fim das contas, tirando a falta que senti de minha família, a minha vida foi muito melhor esses três anos que passei fora.

      Apesar de todo sacrifício, de horas mal dormidas, dificuldades no idioma e tudo o mais que aconteceu, foi muito bom despender esse tempo lá, pois também tive a chance de fazer muitas coisas que até então não conseguia no Brasil, meu salário não era dos maiores, mas mesmo assim me proporcionava relativo conforto, algo que numericamente falando, o que eu recebia anos antes no Brasil não me proporcionaria nem a metade.

      Quero salientar que diversos motivos me levaram a tomar a decisão de imigrar, não só a busca por um salário melhor, mas sim pela qualidade de vida no geral, pela possibilidade de se levar uma vida mais digna e saber que a justiça funciona melhor, isso não tem preço.

      Conheço muitas pessoas aqui no Brasil que estão prester a chegar ao Québec, essas pessoas têm muito bons salários e empregos que causam inveja a muitos, mas eles estão buscando algo mais do que bons salários e carros blindados.

      Amigos, para finalizar, o processo de imigração é duro em todas as etapas, mas repetindo palavras dos companheiros, é preciso se levar em conta o que quer para vida, cada um tem seus objetivos e sonhos, mas vale lembrar que é fundamental ter os pés no chão para não perder a cabeça.

      Sorte a todos e um grande abraço.

      Ricardo Simone

    • #23710
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Brqfranc,

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      [align=justify]A questão de se conseguir a primeira experiência de trabalho no Canadá é extremamente importante. Tenho interesse em entender como acontece esse processo de busca por trabalho, e tenho lido os fóruns a respeito. Muito se fala em currículo, reconhecimento de experiência no Brasil (fora do Canadá), cartas de recomendação, etc.

      vc esta no caminho certo, muita pesquisa!   :wink:

      Vou tentar explicar o que eu sei e o que eu vi… apenas minha experiência… não quer dizer que outros irão concordar ou que seja a VERDADE ABSOLUTA…. deixo isso bem claro:

      é apenas meu ponto de vista!

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      Supondo que se faça um bom currículo, apresentável e de acordo com o padrão canadense, como fica o resto?  

      é preciso seguir um ATELIER de RECHERCHE D’EMPLOI para se ter o resto, incluindo uma adptação do seu CV, a carta de apresentação (tão importante quanto um bom CV québécois), além da preparação para a entrevista (super importante para conseguir o emprego!), etc… vc aprende isso nestes ateliers!

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      Mesmo para áreas que não exijam regulamentação no Canadá, como TI, por exemplo, como é a avaliação, ou melhor, a aceitação de nossos diplomas obtidos aqui no Brasil?

      de fato, alguns empregadores não me pediram nem para vê-los, nem tanto me pediram para fazer a avalição comparativa do MICC, mas isso depende muito!

      o que na area de TI eles querem de fato são as certificações de mercado e experiência! isso é fato aqui na cidade do Québec, aonde eu mesmo ja constatei !

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      E como é a aceitação de nossas experiências de trabalho brasileiras?  

      todas as tres entrevistas que passei, eles aceitaram a experiência que tinha (ou não tinha) pela seriedade com a qual apresentei-as ! não houve problemas maiores pelo fato de ser fora do Québec!

      não esqueça de que cartas de referências são importantes e prepare os que as confeccionou a estar pronto para receber um telefonema deles, pois minhas referências foram contactadas ai no Brasil e na França. Sei pois os meus contatos (referências dadas na entrevista) me mandaram um email avisando!

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      Acredito que se relatarmos de forma a adequá-las aos padrões canadenses, ou seja, pesquisarmos algum tipo de equivalência através de descrições das qualificações que um emprego exige no Canadá, e tentarmos adaptar nossa experiência daqui de forma a que eles “enxerguem” melhor o que fazíamos, nossas chances podem melhorar. O que acham?

      eu tenha uma receita de bolo que aprendi aqui e que vai nesta sua linha de raciocinio:

      estude o site da empresa que esta sendo alvo da vaga oferecida, se vc for para a entrevista, isso sera FUNDAMENTAL!

      Depois veja o que eles pedem para o cargo oferecido, todas as ofertas em geral incluem uma lista de (enorme as vezes) requisitos exigidos ou desejados dos candidatos aquela vaga!

      Tente fazer um paralelo de sua trajetória profissional tendo em mente estes dois aspectos (itens desejados e informações da empresa).

      Traga exemplos práticos vividos na sua experiência profissional que reforcem os requisitos desejados! por exemplo:

      requisito: domínio de francês.

      exemplo: escrevi inúmeros relatorios de analise financeira na minha empresa em francês ao longo de dois anos, sempre obtendo elogios de meu chefe imediato!

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      O “Emploi Québec”, por exemplo, traz uma descrição de diversas ocupações, seus requisitos e competências exigidas. E quanto às cartas de recomendação, como isso é visto no Canadá? Pergunto pois as empresas daqui geralmente não são conhecidas lá.

      como disse importantíssimas!!!

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      Não causaria estranheza por parte do empregador canadense nós pedirmos uma carta de recomendação escrita em francês para um empregador brasileiro que não entende francês?  

      se fizer isso, vc tera problemas! pois eles irao contactar em francês ou inglês, e se a pessoa que escreveu a carta (mesmo sendo vc mesmo e pedindo ao seu chefe para assinar) deve estar a altura de responder na lingua em que a carta esta escrita!

      do contrario é melhor nao as tê-la!

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      E quanto às referências de antigos empregadores, geralmente se sugere que entreguemos uma lista de dois ou três nomes, com telefones. Mas se essas referências não falarem inglês ou francês, de que adianta?  

      pois é … como disse “não adianta “seria bom, mas sera PIOR, pois o tiro vai sair pela culatra!

      vai ficar parecendo estranho e sera contra você na escolha do empregador aqui!

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      Acho que o primeiro emprego no Canadá é realmente um fator importantíssimo, a “experiência canadense”.

      com certeza…. mas para quem nunca trabalho ai como fica, é preciso começar!  é o mesmo problema do primeiro emprego no Brasil para os jovens récem saidos da faciuldade: como trabalhar sem experiência?

      Sendo que aqui pela necessidade de mão de obra das empresas, se aceita a experiência adquirida no seu pais de origem!

      @brqfranc”;p=”16901 wrote:

      Mas tenho visto que é um assunto complexo que depende de diversos fatores, da vontade de vencer, perseverança, até à sorte. E para fechar: trabalhos em sub-empregos no Canadá são reconhecidos quando tentamos conseguir empregos em nossas áreas de atuação? Alguém tem algum relato? Gostaria, se possível, da opinião e experiência de vocês, tanto dos que já imigraram, quanto dos que não foram ainda.

      Brqfranc,

      não tenho relato, mas de que adianta ter experiência como “lavador de pratos” no seu CV de analista de sistemas ?

      Todos aqui sabem que existe os empregos alimentares, que servem para isso mesmo, mas não vejo como eles podem servir para experiência canadense, se é fora de sua area de atuação?

      Neste caso, eu entendo a colocação muito apropriada do colega  pablo111, sendo que aqui “trabalhar de graça” numa empresa existe, mas não é sempre possivel! em alguns casos o estagio é a saida!

      Aqui na cidade do Québec, existem alternativas como o MENTORA (de mentor, tutor profissional) do SOIIT ou o programa de estagio do RIRE 2000, mas em ambos é para pessoas de até 35 anos de idade!

      Espero ter ajudado a esclarecer um pouco suas questões!

      Atenciosamente

    • #23712
      brqfranc
      Participante

      [align=justify]Prezado Carlos,

      Muito interessante o que disse. Agradeço e acho que outros se beneficiarão com essas questões e respostas. Entretanto, não entendi muito bem a questão das cartas de referências e pessoas que passamos como referência aqui do Brasil. Li alguns relatos sobre isso, e pelo que lembro, pessoas apresentavam cartas de referência em francês ou inglês no Canadá, vindo de empregadores brasileiros. Então essas cartas devem conter nomes e serem assinadas por pessoas que falem inglês ou francês? Mas como fica quando não temos nenhuma pessoa para referência que possa falar outro idioma diferente do português? Devemos entregar cartas escritas em português no Canadá? Os canadenses entendem, e fazem contato em português? Se assim for, ficará mais fácil! Caso contrário, terei dificuldades, pois talvez um ou dois contatos meus falem e entendam inglês, e nem estou certo disso. Estou indo para a cidade do Québec também, e por isso seu relato se torna mais importante ainda, no meu caso. Abraço a todos!![/align]

    • #23725
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro brqfranc,

      @brqfranc”;p=”16924 wrote:

      Prezado Carlos,

      Muito interessante o que disse. Agradeço e acho que outros se beneficiarão com essas questões e respostas. Entretanto, não entendi muito bem a questão das cartas de referências e pessoas que passamos como referência aqui do Brasil.

      por isso prefiro responder em FORUNS, para que uma mesma resposta ou duvida pode ser partilhada ou mesmo discutida!

      @brqfranc”;p=”16924 wrote:

      Li alguns relatos sobre isso, e pelo que lembro, pessoas apresentavam cartas de referência em francês ou inglês no Canadá, vindo de empregadores brasileiros. Então essas cartas devem conter nomes e serem assinadas por pessoas que falem inglês ou francês?

      De preferência, se você quiser que o seu novo empregador possa lê-las!

      é possível que você encontre, em grandes firmas principalmente, pessoas que sejam brasileiros ou falem português, mas isso não é a regra!

      @brqfranc”;p=”16924 wrote:

      Mas como fica quando não temos nenhuma pessoa para referência que possa falar outro idioma diferente do português? Devemos entregar cartas escritas em português no Canadá? Os canadenses entendem, e fazem contato em português?

      COMO DISSE antes, é possível, é melhor do que nada, mas pode ser impossível do novo empregado que nao fala português conseguir justamente contactar seus antigos empregadores e confirmar as suas referências!

      @brqfranc”;p=”16924 wrote:

      Se assim for, ficará mais fácil! Caso contrário, terei dificuldades, pois talvez um ou dois contatos meus falem e entendam inglês, e nem estou certo disso. Estou indo para a cidade do Québec também, e por isso seu relato se torna mais importante ainda, no meu caso. Abraço a todos!!

      vc ja tem a vantagem de ter publicado aqui uma série de informações sobre a Cidade…. coisa que nao tive quando cheguei!   :wink:

      boa sorte!

    • #23808
      Artico
      Participante

      Prezado Carlos com relação ao seu relato pergunto:

      – transporte público no Quebec funciona?
      – saúde pública funciona?
      – segurança pública funciona? Você sabe quantos homicidios e ou sequestros ocorrem por dia em São Paulo? E no Quebec?
      – educação funciona?
      – existem facilidades para aquisição de imóvel? e o credito imobiliário funciona?
      – qual índice de analfabetismo no Quebec? Hoje fiquei sabendo que São Paulo ficou atrás de Pernambuco e Ceará na olimpiada da Matemática.
      – Aí as crianças são submetidas a assistir aula dentro de containners(porque aqui na cidade de São Paulo existem as escolas de lata – não se esqueça que nossa temperatura aqui no calor chega aos 35ºC)
      – A corrupção aí anda a solta como aqui no Senado, na câmara, nas assembléias legislativas, nas prefeituras, nas delegacias?
      – Aí os laticinios misturam água oxigenada e soda caústica no leite das crianças para aumentar o prazo de validade?
      – Aí o presidente tem formação superior ou é um torneiro mecânico, ex sindicalista e companheiro?

      Bom, espero retorno para que continue meus planos de imigrar com minha esposa e dois filhos para o Quebec.

      Grato.

      Claudio.

    • #23810
      lfantoniosi
      Participante

      Artico,

      Vc nao deveria perguntar se o primeiro-ministro (la não tem presidente) do canadá é um torneiro mecânico, mas sim, se um torneiro mecânico chegaria a ser primeiro ministro do canada (pois não há votação direta para isso). Se tem um torneiro mecânico no poder aqui é porque a população assim decidiu.

      Por outro lado, lá no québec tem o partido (agora reconstituido) do Rhinocéros, gente desocupada que entra na politica para propor idiotices como mudar o nome do canada, liberar as drogas, etc. Agora, ver este partido se eleger é outra história…

      Lá no Québec, como toda sociedade formada por humanos, também tem violência e corrupção, basta ver o caso atual do Karlheinz Schreiber envolvendo o até  primeiro-ministro. Veja também a quadrilha recem estourada de trafico de pessoas para dentro dos EUA ou Canada, etc isso para citar casos recentes. Os adolescentes lá tem muitos problemas com drogas etc. Ha muitos casos de pedofilos, até diretores de insituicoes de menores que haviam sido condenados por pedofilia, etc e tal. Acompanhe o jornal e vc vai ver casos de sequestros relampagos (com espacamento da vitima), roubos frequentes de automoveis, carros clonados (ontem saiu uma noticia sobre carros clonados no quebec), roubo de identidade digital, e por ai vai…

      A diferença é que como la a policia e o sistema judiciario sao mais eficientes, os niveis sao bem abaixo que os daqui, mas não pense que vc estará indo para o paraíso…

    • #23811
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Claudio,

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      Prezado Carlos com relação ao seu relato

      fiquei intrigado com uma coisa, você acha que o relato é meu????

      então leia os destaques abaixo retirado da primeira postagem:

        @Carlos_Santos”;p=”16810 wrote:

        …  pois trata-se de um relato do cotidiano e das experiências vividas pela Mariana.

        @Carlos_Santos”;p=”16810 wrote:

        nossa colega Mariana deixou um excelente relato de experiências vividas enquanto trabalha numa associação que visa o auxilio aos imigrantes aqui em Montreal.

      ficou claro agora que o RELATO não é meu?

      Quanto às suas questões, vamos ver o que eu posso responder….

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – transporte público no Quebec funciona?

      aqui na Cidade do Québec é bom o serviço mas não é 100% pois com a neve, meus filhos tiveram problemas com atrasos e um dia depois da primeira nevasca o onibus atrasou mais de uma hora!

      perfeito não é! mas funciona bem!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – saúde pública funciona?

      não sei pois ainda usei.

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – segurança pública funciona?

      ando de onibus à noite sem problemas. Minha filha de 12 anos vai a pé para a escola e sozinha. Uma menina de 5 anos da mesma escola que mora em frente também vai à pé e sozinha. Mas não sou ingenuo e não me atrevo a passear em certos bairros tarde da noite pois sei que “posso ter problemas com segurança”!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      Você sabe quantos homicidios e ou sequestros ocorrem por dia em São Paulo?

      não não sei. Nunca gostei da parte sangrenta dos jornais de TV e em papel.

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      E no Quebec?

      soube por acaso pelo meu professor de Francês que teve um caso registrado no ano passado, mas não sei se a fonte da informação procede!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – educação funciona?

      por enquanto estou super satisfeito, mas veja tenho apenas 5 meses de Québec…. com os anos poderei fazer um balanço mais profundo!

      Por enquanto acho muito bom!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – existem facilidades para aquisição de imóvel? e o credito imobiliário funciona?

      não sei pois não tenho emprego ainda…. não penso no assunto, logo não encho minha cabeça com preocupações desnecessarias ao meu monento! Daqui ha alguns anos vou pensar no assunto!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – qual índice de analfabetismo no Quebec? Hoje fiquei sabendo que São Paulo ficou atrás de Pernambuco e Ceará na olimpiada da Matemática.

      também não sei, mas sei que ele existe, tem até campanha na TV aqui!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – Aí as crianças são submetidas a assistir aula dentro de containners(porque aqui na cidade de São Paulo existem as escolas de lata – não se esqueça que nossa temperatura aqui no calor chega aos 35ºC)

      não que eu saiba, mas quando souber eu te aviso!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – A corrupção aí anda a solta como aqui no Senado, na câmara, nas assembléias legislativas, nas prefeituras, nas delegacias?

      politicos é a mesma raça em qualquer pais. O ex-primeiro ministro aqui esta sofrendo um inquerito por causa de 300 mil dolares recebido de um empresario alemão que sera extraditado!

      Na França o ex-presidente da republica esta sendo alvo agora que nao é mais presidente (imunidade parlamentar, ja ouviu isso antes?) sobre um caso escuso enquanto ele era prefeito!
      Veja aqui não sera muito diferente, talvez a quantidade seja menor mais as mazelas também existem!

      Paraiso so no céu!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – Aí os laticinios misturam água oxigenada e soda caústica no leite das crianças para aumentar o prazo de validade?

      mas aqui existe um problema grave justamente com relação a questão da datas de validade nos produtos!

      Tem produtos que nao os tem! acredite se quiser!

      Remarcação de datas de validade, por ganancia do gerente, aconteceu e acontece aqui! Foi o caso do pão de padaria fresco com uma etiqueta em cima de outra, vc acredita que isso existe aqui? pois é…. comércio é comércio e qual é a maxima do comércio???? lucro!

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      – Aí o presidente tem formação superior ou é um torneiro mecânico, ex sindicalista e companheiro?

      aqui nao temos presidente! so primeiro ministro que nao é eleito pelo povo! vc sabia disso? nao que seja ruim….

      @Artico”;p=”17034 wrote:

      Bom, espero retorno para que continue meus planos de imigrar com minha esposa e dois filhos para o Quebec.

      Acho que tem algo estranho na sua frase!!!!

      Não quero acreditar que isso que vc escreveu é verdade!

      Você esta colocando minhas respostas como DECISÃO NO SEU PROCESSO DE IMIGRAçÃO?????

      Se as respostas forem ruins vc nao vai mais continuar o seu processo!

      E se eu te enganar???? positivamente ou negativamente, vc ira me CULPAR??? é isso mesmo?

      Acredito que nos somos os unicos responsaveis pelo nosso processo de imigração!!! ninguém mais!

      Boa sorte no seu processo, seja qual for a sua decisão!

      Atenciosamente

    • #23812
      Artico
      Participante

      Só uma dúvida>
      Você mora no quebec a quanto tempo?

    • #23813
      maurorepacci
      Participante

      Cláudio,

      Concordo com o Carlos. É muito estranho voce basear sua decisão em uma simples resposta do fórum. Acho que voce deve entrar nos dois sites: http://www.statcan.ca e http://www.ibge.gov.br e comparar os dados. Mas acho mais importante voce verificar as perspectivas de emprego na sua área, se voce vai se adaptar às diferenças de temperatura e diferenças culturais, etc.

      Homicídios:
      No Canadá em 2006 foram cometidos 605 homicídios para uma populaçao de 32 milhoes dá uma taxa de 1.89 por 100 mil habitantes. Vale lembrar que comparado com outras pronvíncias o Quebec é menos violento (0.8 por 100 mil) sendo que algumas cidades como Sherbrooke, Gatineau ou Trois-Riviéres registram entre 0 e 1 homicídios por ano comparados com 60 em Montréal e 6 na cidade de Quebec.

      No Brasil a taxa de homicídios é de 27.3 para 100 mil habitantes. Em Sao Paulo é de 68 para 100 mil habitantes. Se voce multiplicar pela população (Brasil 180 milhoes e Sao Paulo 18 milhoes) voce vai ver que ocorreram 51.870 homicidios no Brasil e 12.240 em Sao Paulo. Mas isso também é relativo: se voce morar em Diadema onde a taxa é de 122 por 100 mil, voce tem mais chances de morrer que no Iraque mas se voce morar em Florianópolis onde a taxa é de 15 por 100 mil voce esta bem mais seguro. E esses índices dependem também de faixa etária, classe social, etc.

      Saúde pública:

      Se voce tem planos de saúde privado no Brasil quando voce vier pro Canadá voce vai achar a saúde pública uma merda. Mas eu acho que estamos mal acostumados: marcar consulta com especialista e ser atendido no mesmo dia, ir no hospital com febre e reclamar que demoraram 1 hora pra atender, etc. Aqui o sistema é diferente: é público, tem espera dependendo da urgencia voce pode esperar entre 20 minutos e 4 horas, se voce nao contratar plano de saude adicional voce vai dividir quarto com alguém no hospital, etc. Entretanto, 99% das vezes voce vai receber um bom atendimento, nao vai pagar nada, remédios muitas vezes tem preços subsidiados pelo governo, existe assistencia social de verdade. Vou te dar um exemplo: a vó da minha namorada imigrou pro Canadá quando ela tinha 65 anos, trabalhou aqui por 5 anos, ela recebe aposentadoria do governo, eles pagam a nursing home onde ela mora, os remédios dela, uma pessoa pra cuidar dela, etc. Ela quebrou a bacia e ficou internada no hospital por 3 meses até ficar 100% recuperada e fez fisioterapia de graça e teve assistencia psicológica para voltar pra casa.  Concluindo, a saúde pública funciona sim mas tem problemas como falta de médicos e enfermeiras e nao tem luxos.

      Educação:

      Mesmo caso da saúde: se voce comparar escola particular do Brasil com a pública daqui: acho que o Brasil esta melhor principalmente em história e geografia. Aqui o foco é mais em matemática, ciências e língua inglesa ou francesa. Agora, se voce comparar com a escola pública do Brasil….aí nao tem nem o que dizer.

      Compra de imóvel:
      Os juros sao baixos mas para ter acesso voce precisa ser aprovado pelo banco que implica em ter um histórico de crédito: conta bancária com pelo menos 15% do valor do imóvel depositado ou emprego com estabilidade, cartao de crédito, etc.
      Para conferir as taxas de juros voce entra no site http://www.ingdirect.ca que explica tudo direitinho.

      Transporte público
      Em Montréal funciona muito bem. Eu compro o passe de 65 dólares por mes com uso ilimitado. Nao tenho porque reclamar.

      Bom é isso. Espero que essas informações te ajudem mas te aconselho a pesquisar mais porque eu não imigraria baseado nas informações que alguém que eu nao conheço me passaram.

      Boa sorte no seu projeto!
      abs
      mauro

    • #23814
      yuri
      Participante

      Mauro,

      Aproveitando o embalo! Comecei a assistir o filme Invasões Bárbaras(ficção mas dizem que também é uma critica ao sistema de saúde quebecois)! Existem hospitais super lotados como a gente vê no filme ou parecido com aquilo? Pelo menos em Ontário, temos que ter um médico de família que seria como um clínico geral e é ele que nos encaminha para um especialista se for necessário. Em QC também é assim? Aí como faz para ter este médico de família?

      Abraços!

    • #23821
      marco31
      Participante

      Eu concordo com todos vcs, que o sol brilha mais para uns e menos para outros, porém o Canada na minha opinião continua a 1000 anos luz do Brasil em termos de condições para seus cidadãos. Se está difícil no Canadá, está pior no Brasil. Pois a situação macroeconomica no Brasil é horrível. Uma economia que cresce mediocremente nos 3 a 4 % anuais, tx de desemprego em 12% no canadá gira em torno de 5%. População de 190 milhoes contra 35 milhoes. Uma falta de estrutura adequada e absurda, tais como; portos e rodovias, tributáção sufocante para um país que quer crescer a txs. semelhante da China e India. Mas tb no Canadá tem se um clima insuportável, e a própria proteção aos nativos qndo se trata de mercado de trabalho. Vc daria emprego aqui no Brasil para um canadense no lugar de um brasileiro? Pense com sinceridade, eu nao daria. A mesma coisa lá. Agora acho dificil alguem receber 1300 dolares e comprar uma casa. Vai se vestir com o quê?, comer com o quê? e as outras txs. No meu caso, sou graduado em economia, pos graduado em engenharia de oleo e gas na uff e mestrando em logística na puc. tenho 36 anos, falo ingles e alemao e estudando frances paca, ainda sim me acho inseguro. Mas assim mesmo eu arriscaria sim, porém sem aquele entusiasmo demasiado, pois temos que ter pés no chão. Levem bastante dinheiro para nao se surpreender. Um rapaz de outro forum falou que na faculdade de laval, havia 500 vagas para trabalho de férias, e que lá estudam muitos brasileiros inclusive ele. Vc sabe qtos brasileiros foram selecionados. NENHUM. PENSEM DIREITO ANTES DE IREM. Façam com a razão e nunca com o coração. abraços. Marco

    • #23824
      Anonymous
      Participante

      Vou dar minha opinião…alias a comunidade é pra isto, e como o assunto esta quente solto a minha.
      Algumas pessoas querem migrar para fugir da violencia, do governo corrupto, pelo dinheiro (acham que vão ficar ricas…), palo sistema de saude, etc…minha opinião é DESISTAM.
      Pois todos estes problemas existem no mundo inteiro e em todos os paises, o que muda é o grau com que isto é feito.
      Digamos que no Brasil as pessoas tem 80% de chances de morrer baleado em um assalto… Pode ser que vc na verdade faça parte dos 20% e isto nunca vai te acontecer e no Quebec as pessoas tem apenas 1%, afinal lá é o Canada 1° mundo…só que vc pode fazer parte deste 1%..rsrs

      O que eu quero dizer, é que migrar é um processo da vida, você colhe aquilo que planta, ou seja ação e reação, se você for para o Canada, EUA ou ficar no Brasil, vc vai ter que continuar batalhando muito, lá por ser uma cultura nova vc deve se adaptar se não vc vai ser um fracassado e um mendigo um frustrado e se ficar aqui vc vai ter que continuar lutando para manter o que tem…sustentar a familia, pagar os tributos, etc… se não vc vai ser um fracassado e um mendigo um frustrado  a mesma coisa, os riscos meus queridos, continuaremos a ter seja aqui ou em outro lugar.

      Migrem para continuar vivendo, não para ficar sonhando…ou se lamentando. Arrependimento faz parte da vida e recomeço também.

      Sucesso a todos, os que ficam e os que vão.

      “Je vais pour le Quebec, pour continuer à en vivre ! ! ! ! ! ! ! ! ! “

      Au revoir

    • #23834
      Carlos_Santos
      Participante

      Artico,

      @Artico”;p=”17038 wrote:

      Só uma dúvida>
      Você mora no quebec a quanto tempo?

      é esta a sua resposta  ao que eu respondi ? 8O

      boa sorte !

    • #23838
      Alago
      Participante

      Mauro,

      Sou  novo aqui na comunidade….
      mas acho que vc está sendo bem coerente na sua afirmação….Para se dar uma opinião realista quanto a realidade do Quebec tem que pelo menos ter um conhecimento real da vida no Quebec. Nunca ter ido ao Quebec  e se basear numa experiência de “meses” para avaliar ?!?!?!?!
      Quem quer comparar o salário minimo do Brasil com o salário minimo do Quebec?!?!?!?!?!?!?!? por favor?!!?!??!!?
      O Quebec precisa de trabalhadores qualificados!!! Eles não são Burros.
      Acho que cada um deve pesquisar bem a sua área profissional e trocar idéias com pessoas que tem uma vivencia boa por lá E os que foram daqui, como bons profissionais e com certeza vão ser bons lá no Quebec também.
      Dificuldades após imigrar???? com certeza vão ter, mas comparado ao Brasil  ?!??!??!?

      Caro Mauro obrigado por suas informações…

      sds….

      Rumo ao Quebec 2009

    • #23846
      marco31
      Participante

      Amigos, vcs estao esquecendo que nos nao somos canadenses e nunca seremos. Quando o governo fala em fomentar a mao de obra qualificada, isso parte de uma medida técnicamente política vinda de uma ótica governamental advinda por um ministerio, somos numeros. Agora ser absorvido por empresas privadas, isso quem decide é uma pessoa que é canadense e nao faz parte do governo canadense, e que sao acima de tudo canadense de fato e de coração. Nao podemos ser ingenuos de saber que seremos recusados pelo simples fato de nao sermos nativos a priori. Veja o exemplo dos imigrantes franceses, eles sao a ralé da sociedade e muitos sao qualificados e que ja estao na sua terceira geraçao. O que se descute aqui é que a imigracao nao seje motivado pela empolgacao. Vejo relatos de pessoas aqui mesmo que vao para uma cidade porque outros vao tb. Aliás este forum deveria ser mais pé no chao e menos emotivo. Imigraçao é coisa seria. Veja o exemplo dos brasileiros de N Jersey que estao voltando agora para o Brasil. Quais sao as pessoas de fato que ja estao em Quebec, e que participaram desta comunidade já estao trabalhando como desejaram em seus planejamentos. Acho que as coisas ruins sao de grande valia para serem mostradas aqui, a exemplo de outras comunidades, que mostram as duas faces da moeda. Tem pessoas que venderam tudo que tinha e o que nao tinha para irem para Quebec. Isso pode ser perigoso… A vida poder ser um jogo de azar ou perde ou ganha. Salut a tout aller.

    • #23849
      pablo111
      Participante

      Acho que quem não tem sucesso aqui e espera ter sucesso lá, já vai com uma incerteza nas costas e provavelmente com a esperança de que o Québec é a solução para todos os problemas… Com sorte isso pode até acontecer, mas é difícil.

      Quem se coloca como a “ralé da sociedade”, espera chegar lá querendo o que? Ser contratado em três meses ganhando CAN 4000,00 por mês? Dúvido!

      Se você não se preparou antes de ir, pode esquecer. O empregador não vai deixar de te contratar porque você é estrangeiro. Ele vai escolher outro porque o outro tem inglês e francês fluente, falado e escrito, além de ter se preparado para ocupar uma posição no mercado de trabalho. Ele vai escolher o outro porque o outro é mais capacitado do que você.

      Agora, se nem o português algumas pessoas conseguem falar ou escrever corretamente, acho que vai ser um pouco mais difícil se adaptar ao “primeiro mundo”. Acho que algumas pessoas podem ter o privilégio de ter muita sorte na vida, mas a maioria dessas pessoas estudam, se preparam e dão duro também.

      Continuo com aquela velha opinião: existem os pessimistas e os otimistas. Eu sou um otimista e estou imigrando com otimismo. Estou me preparando para isso, estudando francês, praticando o inglês, fortalecendo meu currículo… E não tenho a ilusão de que o Québec é o paraíso.

      Existem vários posts falando sobre os “contras” da imigração. Acho que como qualquer coisa na vida, cada um tem uma experiência diferente, então VAI QUEM QUER! Tem muitos relatos de experiências fantásticas postados também. Foi citado um caso, no post anterior, de pessoas que venderam “o que tinham e o que não tinham” para ir ao Québec. Isso é planejamento? Acho que não. Preparem o plano B, mas tenham sempre em mente o plano A!

      Saudações…

      PS: Dei entrada no federal essa semana! Mais uma etapa burocrática concluída… Até setembro de 2008 tô em Montréal passando frio!!!!!! Yuhuuuu

    • #23855
      fflush
      Participante

      Grande Elvis Gratton resumiu que tudo que eu penso:

      http://www.youtube.com/watch?v=HvGETWQVyLM&feature=related

    • #23857
      Carlos_Santos
      Participante

      Luciano,

      concordo com o Elvis Gratton também.   :wink:

      o que eu acredito que tenha suscitado o tão falado “accommodements raisonnables” é o fato de não ter “québécois” suficiente para fazer o Québec funcionar como eles desejam. Meu ponto de vista   :wink:

      Quanto aos que estão por vir no processo de imigração, chamo a atenção às palavras da MARIANA na postagem inicial:

      …Desde setembro, trabalhando no Centro, vivencio as dificuldades de muitos brasileiros <> (que chegaram até há 5 anos) e que, com salário mínimo, vivem na linha da sobrevivência. …

      e quando fatos como esse acontecem, eles servem, não para desencorajar ninguém, bem ao contrario!!!

      é preciso refletir um pouco mais para que não sejamos (me incluo para não parecer que sou melhor do que qualquer um outro colega!   :wink: ) mais um na fila deste orgão que a Mariana trabalha (em Montreal) ou em qualquer um outro de mesma natureza em outra cidade!

      Atenciosamente,

    • #23858
      yuri
      Participante

      Eu acho que se a pessoa tá pessimista com relação a imigração não deve ir para QC! Ser realista quanto ao projeto é importante. Mas pessimismo não acho que acrescenta nada. Muito menos ficar transmitindo isso aqui na comunidade. Isso ajuda em que? Nenhuma pessoa normal encara um projeto desse sem nenhum pingo de insegurança. Afinal, a maioria tá mudando para um país que nem sequer conhecem pessoalmente! Para que tentar aumentar esta insegurança? Bom, a minha não vai ser afetada! E tem QC pra todos nós!  Mas mostrar a realidade como o Mauro e o Carlos Santos fizeram é importante!

    • #23860
      Erasmo
      Participante

      São comentários, como o de nosso amigo Artico, típicos de quem (como eu, há algum tempo atrás) insiste em comparar o Brasil com o Québec (ou Canadá)…

      Esqueça estatísticas do Brasil e não tente compará-las com as Canadenses… não funciona, é uma outra realidade… sei de gente que insistiu nisso e se decepcionou, porque manteve o pensamento de ainda estar no Brasil!

      Venha para cá para mudar de vida, mas sem manter este tipo de laço… se há alguém que está tentando usar este tipo de argumento para convencer a si próprio de que vale a pena imigrar, quer imigrar ou consegue imigrar, conselho de amigo: não venha… :?

      Abraços!

    • #23871
      Alago
      Participante

      Muito bom  Erasmo e Yuri….

      Realidades como está é que precisamos…. conheço muitas pessoas que estão muitos bem no Quebec, por que estão vivendo com a cabeça lá e não aqui no Brasil.

      RUMO AO QUEBEC 2009.

Visualizando 46 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.