Turma 2010/2011

  • Este tópico contém 69 respostas, 25 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos atrás por Cabeda.
Visualizando 69 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6444
      Cabeda
      Participante

      Bom dia pessoal:

      Eu tenho visto aqui no forum muitas mensagens do pessoal da turma de 2009 recebendo seu visto, encerrando seu processo, e enfim, dando início a um novo ciclo da vida que é a emigração per-se, ou como diria o Sandro:

      É o pessoal que saiu do quase quase, passou pelo quase emigrante e agora de FATO estão virando emigrantes.

      Tomo a liberdade ( e moderadores, por favor, deletem, me matem ou me defenestrem caso eu esteja errado ou tenha colocado o tópico na sub-seção errada ) de abrir aqui um tópico para reunirmos o pessoal da nova turma ai, que está no começo do processo.

      Quem seria o pessoal ?

      O pessoal que aplicou no final do ano e acabaram de receber o CSQ ou vai fazer agora a entrevista, o pessoal que aplicou e ainda está esperando a convocação para entrevista, enfim, todos aqueles que são quase quase emigrantes ainda ou quase emigrantes recem empossados.

      É inegável o valor da experiência dos mais velhos ( tanto em relação ao comentários das entrevistas, ao comentário em relação a espera do exame, etc etc ) mas está na hora de NÓS, os mais jovens, tomarem o poder e darmos continuidade a caminhada ( ih… que papo brega !! )

      acho que seria legal quem estiver afim, de se identificar por aqui, acho que isso ajuda a termos uma noção de quem somos e qual é o perfil de quem está mais no início da caminhada e que se tudo der certo em 2011 estará indo para o meu, para o seu, para o NOSSO Quebec :)

      Bom, começando:

      Meu nome é Antonio Cabeda, tenho 25 anos e sou bacharel em administração com mestrado em engenharia financeira.

      Tenho alguma experiencia internacional, já tendo morado na frança, na suiça, na inglaterra e na russia.

      Os meus motivos para ir para o Canada são aqueles de sempre , qualidade de vida, segurança, melhor perspectiva profissional, viver uma vida mais internacional, enfim o de sempre.

      Ah! E estou indo sozinho, na cara e na coragem, sem nenhum parente nem amigo lá, afinal de contas, isso tudo se arranja por lá :)

      Bom, a bola está com vocês, cade o resto do pessoal ????

    • #37973
      Anonymous
      Participante

      Eu não sei onde me enquadro nessa coisa toda de quase, imigrante, quase quase imigrante :mrgreen:

      Olha só meu caso:

      Eu era um quase quase emigrante, quando passei na entrevista e peguei o CSQ, então :P feliz da vida, virei um quase emigrante, minha esposa engravidou, o governo federal brecou o processo e de quase emigrante, eu voltei para quase quase emigrante, mandei a documentação da Brisa para o BIQ e ontem (GRAÇAS A DEUS) recebi novamente o CSQ de Quase emigrante, agora estou esperando a solicitação de exames médico para ver se deixo de ser um quase, para virar um emigrante de vez.

      Meu nome é Carlos Lopes Teixeira, tenho 34 anos e sou Tecnico em desenho de projetos, porém, minha area de atuação tem sido nos ultimos 6 anos Engenharia de desenvolvimentod e produto e redução de custos (Técnico de produtos).

      Experiencia internacional, só para à passeio.

      Os meus motivos para ir para o Canada são aqueles de sempre , qualidade de vida, segurança, melhor perspectiva profissional, viver uma vida mais internacional, enfim o de sempre, como nosso amigo Cabeda.

      Vou imigrar com minha familia (minha esposa, minha princesa Pietra e minha mais nova princesinha, “Brisa” )

      Ainda estou com muita duvida, pois, com a chegada da minha filha, meu coração deu uma abalada e não sei se terei coragem de ir sozinho, ficar 6 meses e depois elas vão me encontrar, estou tentando arruamar o orçamento para que possa ir todos juntos.
      Queria ir para Drummondville, mas como a Brisa é muito novinha, fico com receio do inverno rigoroso e aí já viu né, estrutura de metropole faz falta rsrsrs

      Abraço

    • #37985
      Carlos_Santos
      Participante

      Boa iniciativa!

      Assim o forum fica mais organizado! merci!

      Continue contribuindo para isso ;-)

    • #37987
      Jhon
      Participante

      Bem, seguindo os critérios, sou quase-quase imigrante, né? Então deixe-me apresentar:

      Meu nome é Jônatas Moraes, sou analista programador de variadas linguagens rs Na empresa que trabalho os sistemas parecem uma torre de babel.
      De experiências internacionais, tenho somente viagens turísticas.Viagens essas que incluem o Canadá que fui ao começo do ano fazer uma viagem de prospecção. Achava que não conseguiria ter segurança no processo se não conhecesse o país ou cidade que pretendo morar. Foi uma viagem muito boa, embora entenda porque muitos não fazem o mesmo, pois os gastos são realmente estratosféricos.

      Vou viajar junto com meu namorado, que também está correndo paralelamente com o processo dele, pois não teríamos condições (comprobatórias) de aplicarmos juntos.

      Não gosto de utilizar o termo “qualidade de vida” quando tento explicar o porquê do nosso desejo imigratório, por ser um termo muito subjetivo. E talvez o que vocês pensem sobre o tema não seja o que eu procuro, pois além da segurança, melhor perspectiva profissional, tempo para viver fora do trabalho e coisas relacionada à isso, busco também um maior respeito ao indivíduo e à linha limítrofe que separa a vida de cada um.(e que por razões culturais não é respeitada aqui). Por relatos de conhecidos que moraram por lá pude perceber essas características e na minha viagem, senti essas características que são na realidade intrínsecas na cultura canadense.

      Pretendo ir primeiro pra Montreal para ajudar na integração, porém depois…. quem sabe?

      Acho que é isso, quase-quase Jhon se apresentando…..

    • #37989
      Cabeda
      Participante

      Bem vindo Jonata!

      Puxa, nem imaginei que esse tópico ia funcionar :)

      Esse negócio de qualidade de vida é engraçado….

      Ontem mesmo eu me peguei olhando uns apartamentos em Montreal, casualmente o que eu mais gostei foi esse aqui:

      http://bytheowner.com/loft-for-sale-rosemont-petite-patrie-quebec-149254

      atentem para o preço vs qualidade do apartamento

      Levando em consideração uma entrada entre 5% a 10% a conclusão que eu chego é que QUALQUER pessoa que QUEIRA esse apartamento PODERIA ter.

      Agora eu lanço uma pergunta para os colegas…. QUANDO uma pessoa “normal” poderia dispor de recursos para comprar um apartamento como esse de mesmo nível e qualidade??

      Depois de uns 30 anos trabalhando ?

      Ganhando na lota?

      Casando com alguem rico ???

      É essa frustração, é a conclusão de que a vida aqui com raras exceções será uma vida de privação e sacríficio que fazem pensar nisso…. são esses pequenos detalhes, as vezes ínfimos mas que eu acho que no somatório acabam sendo o que a gente geralmente chama de “qualidade de vida”

      fica minha reflexão

    • #38072
      Cabeda
      Participante

      Boa tarde pessoal, vou usando esse espaço enquanto não abrimos um tópico com as primeiras entrevistas dessa nova rodada, até para o pessoal que está começando o processo agora poder usa-lo também.

      Minha entrevista ficou marcada para o dia 25 de junho ( um dia depois do nosso feriado nacional :) ) mas eu fiquei curioso para saber QUANDO acontecerá as primeiras entrevistas dessa rodada???

      Alguem foi chamado para Maio, ou é tudo mais para o final de junho mesmo ??

      Quem quiser se pronunciar…..

    • #38073
      carcoe
      Participante

      Bom, já me apresentei no tópico “apresente-se”, mas como considero-me dessa “turma” resolvi escrever por aqui também.
      Ainda estou engatinhando no processo, portanto ainda estou na fase de definições do nosso projeto de vida. Somos “quase-nada” ainda. :lol:
      Tenho lido bastante aqui na Comunidade, todos os tópicos relacionados a primeira fase do processo e sobre o cotidiano de brasileiros que já estão morando no Canadá. Trabalho, estudos, escola, dia-a-dia… Estamos fazendo nosso “dever de casa”, antes de definirmos pelo processo.
      Esta é uma decisão difícil, que precisa ser tomada com calma e serenidade. Ainda estou confirmando se o perfil de nossa família é compatível com o perfil desejado pelo Canadá. E a cada dia, tenho mais convicção de que estamos no caminho certo.
      Tenho 27 anos, sou fisioterapeuta e trabalho na minha área de atuação desde o mês seguinte à minha colação de grau, ocorrida em setembro de 2004. Considero-me uma “sortuda” por ter conseguido bons empregos em um campo tão desvalorizado no Brasil. Sempre trabalhei em Multinacionais e atualmente ainda ocupo cargo de coordenação em uma grande empresa.
      Meu marido tem 32 anos, é engenheiro eletricista e também atua na sua área em uma grande multinacional, tendo sempre trabalhado na área, muito antes de se formar engenheiro.
      Tenho uma filha de 06 anos, que atualmente curso o 2º ano do ensino fundamental, com excelente rendimento.
      Durante os últimos 03 anos, ao invés de fazer o que muitos brasileiros da classe média fazem (comprar casa própria financiada a juros altíssimos e estudar pra concursos públicos), resolvemos nos dedicar a juntar uma boa quantia em dinheiro, a ser investido quando definíssemos nosso projeto de vida. Cheogu o momento de definirmos o que fazer.
      O que nos motivou a procurar informações sobre o processo de imigração, foi a certeza de que não estamos satisfeitos com nosso status no Brasil, principalmente pela falta de perpectivas pro futuro de nossa filha. Temos um país belíssimo, com inúmeras riquezas naturais, mais que se afunda a passos largos na corrupção, cujo reflexo maior está nos péssimos índices de educação e saúde. Temos um povo feliz, mas que não enxerga os próprios problemas. Enfim, temos um problema cultural muito grande.
      Hoje, nos sentimos extra-terrestres em nosso próprio país. Sofremos com tantas injustiças e com poucas perspectivas coletivas de desenvolvimento. Estamos em busca de uma sociedade com senso de coletividade e não de um sonho individual, pois se esse fosse nosso propósito, continuaríamos no Brasil, como classe média, que só olha pro próprio umbigo.
      Se o Canadá é perfeito? Temos certeza que não! E temos estudado bastante o processo e principalmente o estilo de vida do imigrante que chega ao Canadá.
      Agradeço antecipadamente a acolhida dos colegas da comunidade. A impressão que eu tenho tido é de que o Canadá está levando embora os melhores brasileiros. Até agora todos que tem me respondido, demonstram muita motivação e dinamismo. Fora que são todos qualificados, inteligentes, sabem se ajudar e tem um senso de comunidade, civilidade e respeito muito grandes.

    • #38074
      Cabeda
      Participante

      Acho que falo em nome de todos, sejam bem vindos :)

      e sim, eu não acho que seja “apenas” uma percepção sua… de FATO as pessoas qualificadas tem visto nessa saida, uma maneira honesta de se valorizarem… é só ver como o Canadá “gosta” de nós como emigrantes, boa qualificação, facilidade com a lingua, rápida adaptação cultural…

      Nunca imaginei que ser brasileiro fosse ter algum valor e que seríamos prioridade em qualquer processo internacional ( já estou meio de saco cheio de SEMPRE ter que dar 1milhão de explicações quando viajo com esse maldito passaporte ) *risos, mas pelo visto tem!!!!

    • #38077
      Jhon
      Participante

      Carcoe,

      A busca de um sonho com os pés firmes no chão, é o primeiro passo.
      Continue com as buscas, as leituras e boa sorte.

      @Cabeda wrote:

      Boa tarde pessoal, vou usando esse espaço enquanto não abrimos um tópico com as primeiras entrevistas dessa nova rodada, até para o pessoal que está começando o processo agora poder usa-lo também.
      (…)

      Cabeda,

      Existe sim um tópico sobre as entrevistas de 2010 http://brasilquebec.com/forum-cbq/20/3603.html . Lá estão outras pessoas com suas datas de entrevista e tem sim antes de junho, inclusive a minha que é pra Maio….

      até

    • #38385
      brandaogu
      Participante

      Boa noite a todos!

      Bom, estou junto com vocês nesta turma! Dei entrada no meu processo no fim dessa semana. Na verdade, o meu dossiê deve chegar dia 20/04 no BIQ.

      Minha vontade de ir pro Canadá vem de antes de começar a faculdade. Na época, procurei muito sobre bolsas de estudo e afins, mas descobri que estrangeiros quase não tinham chance. Enfim, comecei a minha faculdade e me formei em janeiro desse ano.

      Ah, meu nome é Gustavo Brandao, tenho 26 anos, engenheiro de telecomunicações com apenas 1 ano e 3 meses de experiência de trabalho, sendo toda essa experiência dentro do grupo TIM Celular (contando com o primeiro estágio e primeiro emprego).
      Hoje estou alocado dentro da Intelig Telecom, trabalhando como Analista de Supervisão de Rede (responsável em tratar os problemas de nossos clientes corporativos).

      Já conhecia o processo de imigração para o Québec desde mais ou menos 2003 e desde então eu venho me planejando para quando terminar a faculdade, dar entrada nesse processo.
      Na verdade, na época eu planejava em dar entrada no processo federal, mas, como o critério de seleção mudou muito, resolvi dar entrada no processo de Québec.

      Enfim, como tenho pouca exp. profissional, tive que dar um gás no francês, já que no inglês eu sou fluente, dessa forma acredito que farei a minha entrevista com mais ou menos 300 horas de estudo da língua.

      Hoje em dia vejo que não fiz escolha melhor! Os québéquenses são…. não tenho nem palavras para descrevê-los.. Me identifiquei muito com a cultura, com os valores… Valeu muito a pena estudar em uma escola de francês québécois, pude aprender muito com eles (não só a língua) e fazer amigos que estarão presentes pro resto da vida

      Então, é isso! Boa sorte para todos nós, quase québécois!

    • #38389
      alinefp
      Participante

      Olá!

      Eu já tenho um tópico me apresentando nessa comunidade, mas vamos lá: Aline, 30 anos, arquiteta e vou emigrar sozinha.
      Desde já, meus parabéns cabeda, pela criação desse tópico, pois apesar de ter contato com muitas pessoas que querem ir ou que já estão no Canadá, são poucos os meus contatos com pessoas que estão na mesma fase que eu.
      Eu enviei meus docs no dia 07/04/2010, o valor para análise do dossier já foi debitado do meu cartão de crédito, já recebi a 1ª correspondência sobre o recebimento dos meus docs e só. Aguardo ansiosamente, ansiosamente mesmo, a convocação para a entrevista ou qualquer outra notícia sobre o andamento do processo.
      Eu sempre tive vontade de morar fora, então a três anos atrás entrei num curso de francês pra passar o tempo e aprender algo novo, quando veio ao meu conhecimento o Québec. Mas afastei meus pensamentos desse objetivo depois do falecimento do meu pai, meu grande incentivador, que deixou um vazio enorme no meu peito. Esse ano, tudo começou a voltar ao normal e essa vontade, que parecia adormecida, se mostrou mais viva do que nunca e eu estou mais preparada profissional e financeiramente do que há três anos atrás.
      Acho o meu futuro no Brasil complicado, principalmente pelos seguintes motivos: 1) moro em Santos/SP e um apartamento aqui (super basicão) não sai por menos de duzentos e poucos mil reais, com uma entrada bem gorda, é claro. Ou seja, não me vejo comprando um desses com muita facilidade. 2) Não tenho filhos ainda, mas educação de qualidade no Brasil, só pagando e muito. 3) Não consigo me conformar com a nossa política, ou falta dela. O fato de não se priorizar a educação num país como o nosso é querer que o povo continue alienado. Incluo nisso tudo a minha impotência, não sei se deveria estar ajudando mais o país ou não, ou como fazer isso.
      Xiiii… gente… acho que já falei demais! Tenho esse defeitinho, o de me empolgar com as palavras. Mas é isso aí, que todos tenhamos sucesso nessa empreitada.

      Abraço à todos!

    • #38391
      Cabeda
      Participante

      Pois então Aline, a idéia era justamente ter um norte para pessoas como nós mais no começo, os futuros imigrantes, já que os que mais se pronunciam são os que já estão no final do processo, mas eles já são passado :P nós somos o futuro!!!

      daqui a pouco a Bia, a Sabrina e cia começa a viver lá no canadá e vão se esquecer dos pobres mortais aqui :) temos que nos unir!! *risos

      bom, teus argumentos parecem tão razoáveis… eu não sei como mais gente não enxerga isso, é tão simples!!!

      :)

    • #38473
      brandaogu
      Participante

      Pessoal, como eu disse bá minha apresentação, eu enviei o dossiê essa semana. O mesmo chegou no BIQ na tarde de Terça dia 20/04. Quarta foi feriado. Já na sexta vi que o valor foi debitado de meu cartão. Com certeza meu dossiê só foi aberto na quinta mesmo, com o debito na sexta.

      Com vocês o debito foi rápido assim?
      Abs

    • #38475
      Jhon
      Participante

      @brandaogu wrote:

      Pessoal, como eu disse bá minha apresentação, eu enviei o dossiê essa semana. O mesmo chegou no BIQ na tarde de Terça dia 20/04. Quarta foi feriado. Já na sexta vi que o valor foi debitado de meu cartão. Com certeza meu dossiê só foi aberto na quinta mesmo, com o debito na sexta.

      Com vocês o debito foi rápido assim?
      Abs

      O meu tb foi rápido, eu mandei dia 15/12, chegou dia 16/12 e o débito aconteceu dia 17/12.

      Tem gente que demora mais, mas nada é regra. Que bom que o seu está sendo rápido.

      Boa sorte

    • #38476
      brandaogu
      Participante

      Pois é. Não tem um “padrão”. Meu amigo, teve seu cartão debitado em 2 semanas.
      2 semanas mais tarde, ele recebeu o CSQ em casa, sem entrevista…

      A propósito, já marcaram sua entrevista??

      Abs!!!

    • #38478
      Herve_e_Daniela
      Participante

      Ola Pessoal,

      Acredito que esta turma 2010/2011 vai ser bem grande.
      Ja estivemos em 02 apresentações do BIQ, uma em fevereiro e outra umas 2-3 semanas atras, e tem cada vez mais gente interessado.

      Ah, para quem for de São Paulo, vai ter um encontro no proximo sabado:
      Gongo Bar (Rua Joaquim Távora, 1415 – Vila Mariana – São Paulo/SP
      Tel.: (11) 5082-3993 / (11) 3368-1415), a partir das 18h30 … e criei uma planilha compartilhada para cada um dar as suas sugestões:
      http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AtM9NmcHYrfRdE9ScDlNdmhxd2ZfY09qalhZSlB4YVE&hl=pt_BR&pli=1

      Como a maioria das pessoas que ja responderam, ja nos apresentamos mas vamos la:
      Meu nome é Hervé, sou françês, mas moro no Brasil desde 94. Comecei em Curitiba com um salário milionario “cruzado novo?”, passava bastante tempo no banco e abusava dos cheques … e finalmente o plano real passou por aqui pouco tempo depois e cada um pude ter uma vida “quase” normal ;-). Voltei uns anos apos 99 na França e voltei assim que eu pude (2006) para São Paulo. Hoje, sou gerente de TI de uma fábrica do ramo automotivo, casado com uma linda maranhense Dani e temos um filho de quase 02 anos. Estamos nos segurando agora para o nosso segundo nascer no Québec. Dani é professora de português, mas esta desempregada, um fato que eu não consigo entender em um pais aonde o nivel de educação é muito baixo e super caro. Inclusive Dani prefere nem se candidatar por uns miseros 600-900 R$ com um curiculo experiente.

      Pretendemos nos mudar ou para Laval ou para a cidade de Québec, pois pesquisando os atrativos das cidades, percebemos que estas 02 oferecem uma otima estrutura e organização para receber imigrantes, e tem um mercado de TI promissor. Outro fator para Québec: esta cidade é linda e me lembra as cidades da minha região “Bretagne” mesmo que não tenha o mar. Vou começar nas proximas semanas um curso preparatório para PMP, o que vale mais la de que meu diploma de engenheiro da computação, e buscar emprego como gerente de TI ou de projetos. Dani vai aproveitar para apos a francisação, entrar como ajudante de maternal (petite enfance) e se preparar la para ser uma professora de volta e desta vez com a esperança que ela sera respeitada e reconhecida, sem precisar correr entre 3 empregos para ter um salário decente como ela ja fez.

      No momento: ja fomos debitados (foi recusado a primeira vez por falta de crédito :-( mas ja resolvemos), ja enviamos então toda a documentação do CSQ e aguardamos a famosa entrevista. Em paralelo, imagino que como alguns de vocês, ja estamos montando a pasta para a entrevista e juntamos os documentos para o processo federal. Também começamos o mega brecho em casa, a venda do apartamento esta quase resolvido, …

      Nossa, tanta coisa … mas estamos super empolgados. Tentamos manter o nosso blog (http://franco-maranhense-quebec.blogspot.com/2010_03_01_archive.html), mas confesso que o nosso filho não nos deixa muito tempo livre para atualizar. Teriamos muita informação interessante a colocar como o processo para viajar com cachorro por exemplo.

      Bom, galera, é so por enquanto. Espero que poderemos nos encontrar a semana que vem. Se tiver muita gente, vai virar um congresso ;-)

      Até la
      Hervé, Dani, Lucas e Sampa

    • #38480
      alinefp
      Participante

      Olá pessoal!

      Como não fui muito específica no comentário anterior, vou deixar as datas de tudo o que aconteceu até hoje, referente à abertura do processo:
      07/04/2010 – Enviei os docs pelo correio
      08/04/2010 – O BIQ recebeu os docs
      12/04/2010 – Débito da taxa no meu cartão de crédito
      14/04/2010 – Recebi a 1ª (e única) correspondência do BIQ

      Bom, nem preciso dizer que ultimamente eu sou a ansiedade em pessoa, né? Mas acho que vai ser assim, até a tão sonhada realização desse projeto.

      Ah… Já confirmei minha presença no Encontro São Paulo 2010, espero encontrar muitos de vocês lá.

      Sucesso a todos!

      Aline.

    • #38486
      Cabeda
      Participante

      Pois então.. afirmar que o governo do quebec vai se preparar “melhor” para o aumento da demanda é uma afirmação “corajosa”…..

      Vejamos o caso atual, a ultima leva de entrevista foi em dezembro, e a próxima começa só em final de maio, junho, 6 meses de intervalo….. Como será que vai ser quando tiver “fila de espera ” ??? Pessoas esperando 1 ano para ser entrevistado ???

      Complicado…. a tão famigerada “campanha” eu só vi na internet… será que eles vão levar para mais mídias???

      Perguntas, perguntas e mais perguntas…..

      E na contagem regressiva para a próxima rodada de entrevista !!! 2 meses e contando!!

    • #38496
      brandaogu
      Participante

      Eu acho que só demorou assim por que tivemos uma troca de missão. Não sei ao certo de quanto em quanto tempo as missões são trocadas.

    • #38717
      Eve
      Participante

      Olá futuros vizinhos (assim espero!), vou contar um pouquinho da minha história.

      Comecei estudar francês em 2007 porque pretendia entrar no doutorado e o francês era língua exigida. Antes disso, o francês nunca tinha chamado minha atenção. Mas aí, depois do primeiro contato, simplesmente me apaixonei pela língua. E, o que começou por uma necessidade, virou um prazer. Em janeiro de 2009, motivada pela possibilidade de ganhar uma bolsa de estudos de 1 ano na França, decidi aprimorar meu francês em Montréal. E a cidade superou todas as minhas espectativas. Comecei a pensar aí na possibilidade de imigrar: salários justos, cultura acessível, segurança! Para completar: 8 meses depois da minha viagem, comecei a namorar um mexicano que conheci em Montréal e que já é residente permanente lá. Esse ano, em março, ele me pediu em casamento e, então, o que era uma inquietação, virou uma necessidade! Em 28 de abril enviei toda a minha documentação.
      Bem, sou Fonoaudióloga formada ha cinco anos e meio. Tenho mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e estou cursando meu doutorado agora, cujo término está previsto para maio de 2012. Atualmente estou fazendo um estágio de doutorado em Psicopatologia em Strasbourg, na França. Tenho nível (teoricamente) avançado de francês (nota 70 no teste de proficiencia feito ha 1 ano) e nível intermediário (bem teoricamente) de inglês. Tenho 4 anos e 10 meses de experiência como fonoaudióloga (comprovado apenas por carta do antigo empregador, já que nunca tive registro em carteira). Tenho 27 anos e entrei sozinha com o pedido de imigração.
      Enviei os documentos ao escritório do Québec em 28/04/10. Em 30/04/10 eles descontaram a taxa no meu C.C. e enviaram a primeira carta, que recebi 7 dias depois (não sei porque essa demora se moro no grande ABC). Dia 10/05/10 recebi a segunda carta, dizendo que meu dossiê havia sido aprovado e para eu aguardar a convocação pra entrevista.
      É isso! Agora estou na espera. Ansiosíssima, claro! Mas me preparando muito!

    • #38720
      alinefp
      Participante

      Olá Eve!

      Muito legal a sua história. Eu também comecei o francês por acaso e agora estou eu aqui, tentando imigrar!
      Boa sorte nessa jornada e não deixe a ansiedade tomar conta de você, hehe.

      Tudo de bom!

    • #38727
      Bialuf
      Participante

      Eve,

      Meu esposo é amigo de um mexicano que namora um fono chamada Eve…. rsrsrs

      Sou a Silvana. Que surpresa boa te encontrar por aqui!
      Seja bem vinda e muita sorte para você, se precisar de algo é só falar.

      beijos,

      Silvana

    • #38729
      Anonymous
      Participante

      Oi pessoal,

      Também sou nova na comunidade. Vou me apresentar:

      Sou advogada não praticante que trabalha na área de responsabilidade social, tenho um mestrado em estudos do desenvolvimento pela Universidade de Genebra, Suíça, onde morei por 3 anos e planejo ir para o Quebéc com meu marido que também é formado em direito, com mestrado em filosofia e mestrado em direito internacional, este último também pela Univ. de Genebra, mas que trabalha como tradutor há mais de 10 anos. Conseguiram entender?! :roll:

      Enviamos nosso dossiê em meados de janeiro e já recebemos as duas cartinhas. Agora estamos esperando a convocação para a entrevista. Ficamos tristes :cry: pois não fomos chamados para essa leva de entrevistas no primeiro semestre de 2010. Escrevemos para a Aline do BIQ e ela falou que seremos convocados na próxima missão que não sabe ainda quando vai acontecer. Acho que apesar de falarmos francês fluente a questão das profissões prioritárias falou mais alto e acabamos ficando para o final da fila.

      Mas é só termos paciência que chegaremos lá! :mrgreen:

      Abraços a todos!
      Liliana

    • #38731
      curty
      Participante

      Eu espero entrar nesta turma no mês que vem.

      Sou arquiteto e estou envolvido na preparação para abertura do dossiê há cerca de um ano, estudando francês, freqüentando palestras, pesquisando, lendo, etc. Agora, está chegando a hora de enviar minha documentação. Nesse caminho, já surgiram muitas barreiras, mas não desisti e superei todas até agora. Sei que para frente haverão outras, provavelmente algumas maiores, mas estou me preparando para entrar de sola com trava alta. :D

      Sempre dizem que vida de imigrante não é fácil, mas isso eu nunca tive. Então, não tenho medo das caras feias da vida. Vamos que vamos!

    • #38733
      Eve
      Participante

      Que recepção calorosa, adorei! Obrigada, gente!!

      Hahaha, Silvana, tenho a leve impressão de que o teu marido é amigo do meu namorado… hahaha. Como é? Já estão prontos? Heri, ao que tudo indica, chega à Montreal ao final de agosto. E vcs, quando vão??

      Beijos

    • #38736
      Bialuf
      Participante

      Eve,

      Estamos aguardando o pedido de exames médicos, aplicamos o federal em 16/11/2009…

      beijo grande.

      Seguem meus dados para contato:
      e-mail / msn – bialufsf@hotmail.com
      skype – familiasousa10

    • #38739
      alinefp
      Participante

      Curty,

      Fico super feliz por ter mais um arquiteto embarcando nesse processo, você vai ver que não são muitos, mas os poucos que eu conheço vão indo bem.
      Se precisar de algo, é só chamar.

      Boa sorte a todos!

    • #38744
      curty
      Participante

      @alinefp wrote:

      Se precisar de algo, é só chamar.

      E certamente vou precisar! :mrgreen:

      Boa sorte também para ti!

    • #39362
      thiagoelizie
      Participante

      Salut, mes amis…

      Estamos levando mto tempo pra ler os tópicos mais importantes/interessante e só agora pudemos chegar nesse. À propósito… ótima iniciativa, Cabeda.

      Pois bem, não sei exatamente onde estamos nessa história de “quase”, “quase-quase”… provavelmente somos da turma do “quase-quase-quase”… Explico: soubemos da possibilidade de imigração para o Québec em Fevereiro deste ano e desde então a ideia de mudar de país (e com isso nascer de novo) não nos deixou em paz. Nos identificamos com os mesmos motivos q tds aqui já relataram, desnecessário repetir. Então, participamos de uma palestra em Março (se não me engano) e descobrimos a CBQ. Deste então temos estudado tds os aspectos de uma imigração, cultura quebecoise, fazendo contas, planos… enfim.

      Lizie correu estudar francês e está adorando. Já tinha inglês/espanhol na ponta da língua e atua na área Administrativa. No papel é secretária, mas como é mto comum (e explorativo) no Brasil faz a função de 3 ou 4 pessoas além do trabalho dela. Ela já tem um filho de 13 anos q não sabemos ainda se irá imigrar com a gente mas q estará no nosso dossiê para o caso de ele decidir embarcar nessa aventura com a gente. Lizie que imigrar pra fugir da agitação de SP (falta de educação do povo!), ter mais qualidade de vida (em relação ao profissional) e segurança e educação (para o filho q queremos ter). Thiago compartilha desses motivos pois apesar de trabalhar a mais de 12 anos na área de Comércio Exterior não consegue se firmar numa posição “de respeito”, digamos. Por isso está até disposto a mudar de área, já q tbm tem habilidades/formação em Turismo, Tradutor & Intérprete e mais recentemente começou a trabalhar freelancer com AutoCAD. Thiago vai voltar a estudar francês no segundo semestre pra recuperar o q aprendeu no curso de Tradutor, concluído a mais de 10 anos atrás. Ou seja, somos profissionais insatisfeitos, com sonhos e objetivos a serem alcançados mas q não vemos grandes possibilidades de realizar por aqui devido a td o q nós já estamos carecas de saber.

      Por td o q já pesquisamos, pudemos perceber tbm q mesmo sendo “imigrante-classe-média-discriminado” por lá, não é um esforço descomunal poder ser e ter certas coisas q aqui só são conquistadas na base do pelamordedeus! Aliás, relatos dos q foram um dia “quase-imigrantes” e já estão lá há alguns anos confirmam isso. Esperamos estar certos qdo chegar a nossa vez… Por isso programamos uma viagem de reconhecimento (test-drive) para Janeiro de 2011. Daí a nossa classificação como “quase-quase-quase” pois só após essa viagem é q nós iremos aplicar e portanto a mudança ficaria pra 2012, talvez. Até lá queremos ter o francês melhor do q o entrevistador… ahahaha! E claro, ter tempo para fazer um projeto de imigração de respeito, detalhado, coisa fina… Preferimos fazer as coisas com calma (no sentido figurado) mas bem feito, fundamentado.

      Queremos fazer amigos para compartilhar as dores e angústias desse processo q, como mtos já disseram, não é pra qquer um. Imigrar é pros fortes! Queremos tbm criar um blog pra contar nossas aventuras sem atuchar a CBQ com msgs tão gigantescas como está está ficando… ahahaha! Mas está faltando tempo ainda pro blog, quem sabe em breve…

      Enfim, desejamos à tds mta sorte e juízo! E vamos em busca dos nossos sonhos…

    • #39366
      SANDROMS
      Participante

      @thiagoelizie wrote:

      ..Por isso programamos uma viagem de reconhecimento (test-drive) para Janeiro de 2011…

      Janeiro é pedreira, muito frio e muita neve. Mas se quiserem saber como é o inverno a época é essa mesma… quando vierem dêem um alô!

    • #39367
      Anonymous
      Participante

      Oi Thiago e Lize,

      Sejam bem vindos!!!! :o

      Essa realmente é uma comunidade de pessoas que almejam uma vida melhor e que correm atrás de seus sonhos!

      Abs
      Liliana

    • #39368
      rubemrj
      Participante

      Oi Pessoal,

      Me chamo Rubem, tenho 32 anos e estou a ponto de remeter a papelada. Acho que isso me torna um “quase quase quase” (LOL)

      Bom, como escrevi uma vez e o sistema não enviou minha msg, resolvi escrever novamente resumido. Sou baiano, administrador e pós-graduando em gestão de negócios. Tenho francês básico, até o momento apenas 1 semestre e estou exitando em enviar o borderô. Confesso estou inseguro. Encontra-los aqui foi como um oásis no deserto. Até deu alívio!

      Bem, tenho uma dúvida e acho que podem me ajudar:

      Gente, que documentos devemos anexar no processo? Já tenho pronto o historico da faculdade todas as matérias e carga horária, o historico escolar até a conclusão do segundo grau, o historico das materias cursadas na pós, o certificado de conclusão do curso de inglês, as fotocópias da carteira de trabalho e os documentos da demanda normal. Será que preciso de mais alguma coisa?

      Obrigado por existirem.

      Au revoir.

      R.R.

    • #39369
      Cabeda
      Participante

      eu acho bom ir na “pedreira” ( se bem que eu sou suspeito adoro frio, vou fazer minha aclimatação com neve esse ano na pontinha do mundo lá em Ushuaia !!! ) até para sentir como é a época que pode ser mais complicada para quem nunca pegou frio de verdade :)

      mas enfim, parece que vocês tem um belo projeto !!! sucesso a todos hein !!

    • #39370
      Anonymous
      Participante

      Oi Rubem,

      Seja bem vindo!!!!

      Dê uma olhada no Fórum que existem vários tópicos sobre os documentos a serem apresentados na primeira etapa do processo. Segue o link:

      http://brasilquebec.com/forum-cbq/17.html

      Bonne lecture! :o
      Abs
      Liliana

    • #39372
      mrodolfo
      Participante

      rubemrj,

      Duas coisas:

      1- Fuça nos posts históricos que você encontrará muitas de suas respostas;
      2- Para não ter dúvida, siga o que diz os sites oficiais. (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/index.html)

      Bonne chance,

    • #39373
      Anonymous
      Participante

      Olá!
      Somos dessa turma também!
      Nosso processo foi aberto no dia 03/06/2010. Já recebemos a primeira carta.

      Pra quem não me conhece:

      Sou casada, sou bacharel em comunicação social e curso licenciatura em ciências sociais (sociologia, política e antropologia). Pretendo fazer um mestrado em Políticas Públicas e Administração Pública na Concordia Uni. Mas antes vou melhorar o inglês, o francês e trabalhar, pois estou sentido falta de ganhar dinheiro! Estudei muito nos últimos anos e estou um pouco cansada… Preciso de férias de livros e vou deixar para tê-las quando chegar lá (será?rs!). Meu francês é intermediário e a última vez que cursei inglês estava no avançado (morei em Boston por 5 meses em 2006), mas já estou bem enferrujada.

      Meu marido é instrutor técnicos de pilotos de avião, mas sua formação é mecânico de manutenção aeronáutica (ele trabalhou uns 5 anos na área antes de passar para o ensino). Inglês técnico, francês básico.

      Temos dois lindos filhotes felinos que irão conosco!

      No fundo, todos aqui iremos pelos mesmos motivos! rs!

      Abraços e boa sorte a todos nós!

    • #39374
      Nomelck
      Participante

      Olá, sou da turma que ainda está no quase nada!!!

      Minha esposa e eu temos 28 anos. Ainda estou estudando, não mandei documentos nem nada, pretendo terminar a faculdade primeiro.
      Sou técnico em Contabilidade e minha profissão é de Comprador, com experiência de cinco anos em metalúrgica e empresa do ramo de alimentos, higiene e limpeza.
      Pretendo ir com minha esposa e minhas duas filhinhas, mas temos ainda que melhorar o francês e o inglês.

      E oque nos motiva a ir pro Québec? Bom acho que uma mistura de tudo que já foi dito aqui no tópico!!!

      Abraço!!!

    • #39375
      thiagoelizie
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      @thiagoelizie wrote:

      ..Por isso programamos uma viagem de reconhecimento (test-drive) para Janeiro de 2011…

      Janeiro é pedreira, muito frio e muita neve. Mas se quiserem saber como é o inverno a época é essa mesma… quando vierem dêem um alô!

      Sandro,
      É justamente essa pedreira q queremos encarar… não é pra passar frio? Então simbora… :lol:
      Podexá q faremos contato antes de chegarmos aí.. queremos conhecer vcs!

    • #39378
      Jhon
      Participante

      @thiagoelizie wrote:

      @SANDROMS wrote:

      @thiagoelizie wrote:

      ..Por isso programamos uma viagem de reconhecimento (test-drive) para Janeiro de 2011…

      Janeiro é pedreira, muito frio e muita neve. Mas se quiserem saber como é o inverno a época é essa mesma… quando vierem dêem um alô!

      Sandro,
      É justamente essa pedreira q queremos encarar… não é pra passar frio? Então simbora… :lol:
      Podexá q faremos contato antes de chegarmos aí.. queremos conhecer vcs!

      Nós também fizemos como vocês, fomos nessa época e aproveitamos para conhecer parte inglesa e francesa, para termos absoluta certeza do q queríamos. São tantos prós e contras que foi difícil escolher a cidade que queríamos dar o pontapé inicial, todavia o desejo de imigrar só ficou mais forte…

      Olha, o primeiro contato com o frio pior que a minha geladeira é preocupante, mas depois vc acostuma… além do fato de ser uma sociedade preparada para o frio.

      Acho q todos deveriam fazer essa viagem prospectiva, porém vendo os gastos é até compreensível pq nao o fazem.

      Enfim, boa sorte.

    • #39379
      thiagoelizie
      Participante

      Jhon,

      Vc tem razão. O gasto é mto grande. Mas eu prefiro chamar de investimento.
      Dessa vez nós vamos somente pro QC mesmo. Talvez numa próxima oportunidade a gente vá conhecer outras províncias… Queria falar mais com vc em off-line pra pegar umas dicas pra nossa viagem. Te escrevo um MP depois!

    • #39384
      SANDROMS
      Participante

      @thiagoelizie wrote:

      Sandro,
      É justamente essa pedreira q queremos encarar… não é pra passar frio? Então simbora… :lol:

      O negócio é ter coragem… só leve em conta que a experiência será pior do que se vc já morasse aqui… Explico: o janeiro de quem mora aqui é dentro de uma rotina, vc estará em casa, ou no trabalho ou na escola, já terá o seu carro, ou já saberá de cor o horário do ônibus, terá a roupa adequada ao inverno e saberá o quanto de roupa colocar para cada situação.

      Na viagem de reconhecimento você ficará mais na rua, se movimentará mais e não chegará com o enxoval adequado para enfrentar o frio. Mas vale pela experiência… pois pior não fica.

      @thiagoelizie wrote:

      Podexá q faremos contato antes de chegarmos aí.. queremos conhecer vcs!

      Será um prazer. :wink:

    • #39385
      giduailibe
      Participante

      oi gente!
      faz tres dias que descobri a comunidade e a tres dias que devoro os topicos!
      muito bom! e assumo que ter com quem conversar o tempo todo sobre o mesmo motivo é ótimo! rs

      bom, tb postei no apresente-se mas como entrei nessa turma faço de novo!

      meu nome é giovana, tenho 27 anos, relações publicas e casamenteira.. rs. trabalho com organização de eventos com enfase em casamento. tenho uma empresa aqui em curitiba. sou casada com o fabio, que tb tem 27 anos é fotógrafo e não tem um curso de graduação. temos uma filha de 06 anos, minha princesa.
      sou tb uma “quase quase quase.”.
      estou embarcando dia 20 de julho para montreal e vou ficar 2 semanas estudando frances na YMCA (ja que preciso dar uma acelerada!) e ficar mais 05 dias para conhecer as cidades ao redor. estou empolgada e muito! essa viagem de reconhecimento será ótima inclusive para colher mais informações para o nosso processo.
      assim que eu retornar, entro com a documentação. então pelos nossos planos até setembro aplicamos. tomara!
      estavamos planejando ficar um tempo nos usa, ja que tenho alguns contatos de trabalho por lá. mas minha pequena teria que ficar.
      aí veio a ideia do canada, pesquisamos e por coincidencia conseguimos ja no dia 21 de maio uma reunião sobre a imigração.
      paixão a primeira vista!

      o dificil é controlar a ansiedade. da vontade de fazer td ao mesmo tempo agora!
      enfim. esses somos nós! e muito obrigada pelo espaço! espero fazer grandes amigos por aqui e para nos encontrarmos por lá!!!
      abraço

      gi

    • #39395
      thiagoelizie
      Participante

      Sandro,

      Obrigado pela dica. Vou considerar o fato “marinheiro de primeira viagem” no pacote de análises. (y)

    • #39576
      Anonymous
      Participante

      Ola
      Eu e meu marido ja nos apresentamos,( meu nome é Lilia e de meu marido Julio Cezar, sou veterinaria com 10 anos de experiencia e ele personal trainer na area ha 8 anos ) mas achei muito legal este topico…juntar e conhecer quem esta no processo agora e ver o que acontece com os outros é bastante motivador …podemos todos torcer um pelo outro. Acabamos de passar pela entrevista e estamos com o CSQ em maos…ainda estamos preparando os documentos..so falta os passaportes de meus familiares de la para completar tudo…Espero que o processo federal nao demore….nao gostaria de chegar em pleno inverno…como todos, tenho pressa em ir embora…os motivos…sao os mesmos citados…mas principalmente a violencia de sao paulo. Ficaremos a principio em Montreal. Boa Sorte aos que irao para a entrevista , fiquem calmos…é bem tranquilo…o stress antes e depois me rendeu um baita resfriado….rs…bjos

    • #39579
      Darlene
      Participante

      Olá a todos,
      Adorei o tópico…
      Meu nome é Darlene, tenho 30 anos, sou formada em Administração Pública e trabalho no Governo Estadual de São Paulo!
      Minha idéia de Imigração para Quebec começou em 2008 e na época eu iria fazer com meu namorado, porém por vários problemas ele entrou em depressão e finalizou o projeto sem termos uma conversa sobre o assunto…Na época foi muito dificil para mim, mas desencanei…
      Este ano esta extemamente complicado meu trabalho, principalmente por ser ano eleitoral e tudo mais! E quando li uma reportagem que o Governo pretende estender o Bolsa Familia para morador de rua, foi a gota d’água para mim! Como assim?? eu pago meus impostos para dar dinheiro a traficante de crack??? Ninguem merece! Chega! eu quero um lugar onde as pessoas trabalham e recebam em troca e não onde tem um paternalismo absurdo de compra de voto para se manter um grupo no poder! Pára tudo que eu quero descer!
      Ufa…depois do meu desabafo vamos as questões práticas…
      Irei dar entrada na papelada ainda esta semana (se Deus quiser), e vou começar a conjugar o tão falado verbo…Aguarde!
      Irei sozinha para Montreal, na verdade ainda nem informei meu namorado que voltei a pensar no projeto, quero dar entrada no processo primeiro e falar depois, pois agora sou eu por eu mesma, sem a espera de algo ou alguem…
      Sei das dificuldades, ou pelo menos tenho uma vaga noção de algumas, mas estou decidida! Tenho uma experiencia internacional de 1 ano e meio, e sei o que é viver em um país civilizado! E quero isto para mim, pelo resto da minha vida!
      Boa semana a todos! :mrgreen:

    • #39846
      Anonymous
      Participante

      Olá pessoal!

      Achamos muito interessante este tópico que o Cabeda abriu.
      Nós já nos apresentamos na seção apresentem-se, mas vamos lá:
      Meu nome é Taís e tenho 29 anos, meu marido se chama Alfredo e ele tem 43 anos, somos formados em Administração. Enviamos nosso DCS em 22/03 e recebemos a segunda cartinha (no nosso caso foi na verdade a terceira carta) no dia 08/04.
      Estamos estudando muito francês, temos uma professora particular que inclusive fez cursos em Montréal. Ela é excelente!
      Estamos também preparando o nosso projeto.
      No momento nos encontramos esperando a convocação para a entrevista.
      Um abraço à todos,

    • #39857
      Anonymous
      Participante

      Olá pessoal!

      Meu nome é Alessandro, tenho 34 anos, sou formado em Com.Exterior e pós graduado em negócios internacionais, trabalho na área há mais ou menos 12 anos assim como o Thiago.
      Sou triatleta tb, que espero, se tudo der certo e vai dar, de continuar praticando no Canadá.
      Meu desejo em migrar surgiu a partir da minha experiência temporaria de 2 anos nos Estados Unidos, mais precisamente em Lake Tahoe, California, onde fui caixa do Harrah´s Casino além de outros empregos paralelos, e ao final da minha experiencia apliquei para visto de turista a partir dos Estados Unidos para conhecer Quebec (ville) que sempre quis conhecer só que sem saber uma palavra em francês, rs, o choque? foi grande, mas mostrando respeito pela lingua deles e cultura quebecois, eles sempre me atenderam super bem, e fui bem recebido, me apaixonei pelo lugar, a partir daí terminei minha estada nos Estados Unidos e voltei ao Brasil decidido a estudar francês e me preparar para migrar.
      Pq Canadá e não Estados Unidos? vários motivos, quero emprego qualificado, se possivel na area, mesmo que eu tenha que superar varias etapas antes, pouco a pouco, nos Estados Unidos isso é muito mais dificil…outro exemplo foi qdo cheguei no Canadá, fui recebido de sorriso aberto pela alfandega com um bienvenu pela parte quebequense, ao retornar para os Estados Unidos tive que passar por um interrogatorio da parte americana na alfandega de Montreal por puro preconceito pois um brasileiro ser caixa principal de um cassino era incompreensivel e duvidoso para eles, me senti o Tom Hanks no filme “O Terminal” dando explicação na alfandega…resultado, perdi voos.. tive que ficar umas 15 horas para pegar a primeira conexao possivel para Lake Tahoe….desculpe ter extendido mas acho que a experiencia vale a citação.
      Final de maio recebi carta informando que analizaram meu dossiê e que em breve me chamarao para entrevista….espero que seja entre agosto e setembro!! até lá…vamos nos preparar, reafirmar o francês, e tudo mais!!!

      Grande abraço a todos…meu msn para quem quiser me adicionar é aliebel75@hotmail.com

      Meu blog para quem quiser visitar onde tenho fotos, videos, algumas coisas da minha experiencia nos Estados Unidos e Quebec, …blog que falta melhorar, colocar dicas para quem quer viver algo semelhante…meu blog é http://www.liebel.multiply.com

    • #40025
      LaeRafa
      Participante

      Olá pessoal!
      Estava procurando exatamente por isso! A galera que deu entrada ou dará este ano.
      Nos apresentando rapidamente…Somos um casal de Brasília, apaixonados pelo Canadá! Estamos com quase tudo pronto para dar entrada..Mas, se Deus tudo certo, queremos passar um mês em Montréal. Além de estudar, queremos conhecer melhor a cidade que planejamos morar. Se Deus quiser, vamos no final de agosto. E no final de setembro, quando voltarmos, vamos mandar o dossier.
      Então, isso nos encaixa nessa turma!!!
      Espero manter contato, trocar idéias….
      É isso aí!
      Bonne chance!!

      http://nossaterraprometida.blogspot.com/

    • #40029
      thiagoelizie
      Participante

      LaeRafa,

      Bem-vindos! Mantenha-nos informados sobre suas experiência qto a sua viagem de reconhecimento. Nós faremos a mesma coisa só q em Janeiro… sim, mto frio e tal… Vamos trocar umas figurinhas, OK?!

      Bonne chance! :mrgreen:

    • #40034
      Anonymous
      Participante

      OLa pessoal, Sou mais um que estou nessa leva de futuros imigrantes de 2010/2011, na verdade eu sou, provavelmente , de 2011. Meu nome é Ivan, 36 anos, economista de formação, trabalhando atualmente mais com administração, ah, sou funcionário público. Quanto a imigração, tenho intenção de entrar com a papelada em deazembro2010 janeiro 2011, logo após fazer uma visita ao Canada, na verdade a minha terceira , de turismo e estudo de frances, a parte do estudo estarei indo sozinho (3 semanas de curso de frances em Montreal -LSC)e turismo (outras 3 semanas)com a familia, porém iremos tanto para a parte inglesa quanto francesa, porém tentaremos e pretendemos morar na provincia de Quebec. APós isso entraremos com a papelada e aguardaremos a entrevista.

    • #40045
      LaeRafa
      Participante

      Obrigada! Me encontrei aqui..Pq todos os blogs que acompanhamos são do pessoal que chegaram lá este ano.
      Pois é, o nosso plano é aplicar no final de setembro.
      Já estamos com o dossier quase pronto, faltando mesmo a finalização do francês (ainda estamos estudando), certificado que receberemos lá, cópias dos vistos, etc…

      E qual é a cidade que vcs estão pensando em morar?
      Nós escolhemos Montréal. Pelo menos até agora!
      Até mais!!

      Obs:Thiago e Lizie, gostaria de saber se vcs tem um blog!

    • #40071
      JF
      Participante

      Olá a todos!

      Já li muita coisa útil aqui na comunidade mas até agora não tinha escrito nada. Como faço parte dessa turma 2010/2011, resolvi entrar no tópico!

      Eu e meu marido já estamos com o processo em andamento. Enviamos os documentos no começo de Maio, recebemos as cartas, pagamos a taxa e estamos esperando a convocação para a entrevista.

      Acho que não vamos entrar nessa missão de Agosto (se é que ela vai acontecer) e tenho dúvidas se entraremos para a de Setembro… mas estamos torcendo!

      Eu trabalho na área de marketing e meu marido é designer gráfico. Não são profissões de alta demanda, por isso temos que nos preparar muito bem para garantir os pontos de adaptação na entrevista!

      Tivemos a oportunidade de passar 2 semanas em Montréal e Québec. Nos apaixonamos pela Ville de Québec e nosso projeto é morar lá!

      Estamos juntando as (muitas) informações que já temos para fazer um projeto muito bem feito. Logo logo quero abrir um tópico para compartilharmos dicas, sites e outras informações que fomos encontrando ao montar o projeto. Acho que pode ser útil para todos…

      É isso aí! Boa sorte para todos nós!

      Juliana e Fabio.

    • #40124
      thiagoelizie
      Participante

      LaeRafa,
      A gente ainda não tem um blog mas o plano é de começar um até o final do ano. Ainda estamos num ponto onde não temos mta coisa interessante pra contar… estamos só estudando, juntando documentos, coisa e tal. E a verdade é que falta tempo tbm. Nossa viagem de reconhecimento será em Janeiro/2011 e daí sim começa pra valer a contar o nosso reloginho. Leio mtos blogs e vou colocar o de vcs nos meus feeds tbm! Nos falamos! :mrgreen:

    • #40474
      analuisa_figueiredo
      Participante

      Olá a todos,

      Meu nome é Ana, tenho 26 anos e formação na área de relações internacionais. Vitor, meu marido, está nesta empreitada comigo! Casamos recentemente para darmos entrada no nosso processo e estamos muito ansiosos e felizes com a possibilidade de construirmos nossa vida e família no Canadá.

      Estivemos em Campinas em junho numa palestra oferecida pelo Escritório de Imigração que nos motivou ainda mais.Enviamos nosso dossier no começo de julho e estamos aguardando a convocação para a entrevista…

      Hora de dedicar intensamente ao idioma e ao estudo sobre o país, uma vez que ainda não tivemos oportunidade de visitar Québec!

      Abraço a todos e bonne continuation :)

    • #40477
      Globz
      Participante

      Ola pessoal.
      Cai neste topico por acaso. E eu sou da turma de 2009… mas cheguei aqui esse ano no dia 14 julho, meu processo nao transitou pelo brasil pois estava morando na França desde 2000.
      O que me faz escrever aqui é para dar uma reaçao a algumas ideias que as pessoas que começaram o processo podem ter em relaçao ao Canada e ao Québec em especial. Eu sei que também me senti muito valorisado por ser escolhido pelos meu diploma e patati e patata mas uma vez chegando aqui agente ver que a musica é diferente.
      Primeiramente deixemos claro que diploma pode abrir portas mas pode fechar também, esta semana estive em um seminario do ministerio da imigraçao daqui e eles martelaram bem : muito diploma fecham as portas, as pessoas que tiverem um curso tecnico tem mais changes que aqueles com dois mestrados ou doutorado, por isso vao se acostumando ai por que aqui o povo vive na açao na pratica sem toda essa serimonia que brasileiro adora (sou mestre, sou doutora…).
      Em seguida basta olhar as ofertas de emprego um eletricista ou um pedreiro sem experiencia esta a mais de 25 dolares por hora e um publicitario com mais de 5 anos de experiencia nao chega a 20 por hora.
      E apesar da qualidade de vida e tudo o que possamos ter como razoes para vir pra ca nao deve nos força a esquecer de onde viemos, e sinceramente o brasil nao é o pior lugar do mundo pra se viver. Eu sinceramente so vim pra ca por que o casamento gay nao é reconhecido no brasil e apos 5 anos de batalha para tirar o visto do meu marido desistimos e viemos para ca.
      Boa sorte a todos,

    • #40812
      H.Rodrigues
      Participante

      Globz,

      Muito interessante e pontual o seu comentário.

      A questão econômica em si, no sentido de ficar rico, é o que menos conta pra mim nesse processo de imigração.

      Concordo contigo quando menciona que aqui (Brésil) não é o pior lugar do mundo para se viver. A revista newsweek divulgou essa semana um ranking com os 100 melhores países baseados em saúde, educação, economia e política. Ficamos em 48o., ou seja, existe pelo menos 52 países em situação pior do que a nossa. Vale a pena notar que a diferença entre o Canadá (7o.) e Finlândia (1o.) no ranking é de 2 pontos. Do Brasil (48o.) para o Canadá são 23 ponto atrás. Estamos pior colocado que países como Jamaica, Peru, Argentina, etc. Estamos somente 0.24 ponto à frente de Cuba. Para quem se interessar, segue aqui o link http://www.newsweek.com/2010/08/15/interactive-infographic-of-the-worlds-best-countries.html

      O que vejo como ruim e cada vez pior é o famoso “jeitinho brasileiro”. Todo mundo quer levar vantagem em cima de todo mundo. Parece um orgulho nacional. Seja para pegar um ônibus na rua ou embarcar num avião, muita gente não respeita fila. O mesmo vale até pra fila de padaria…. tem sempre alguém querendo se dar bem.

      Segurança pública foi pro espaço há muito tempo. A coisa mais comum pra quem vive numa grande cidade é conhecer pessoas que já sofreram sequestro relâmpago e tiveram suas casas assaltadas. Antigamente acontecia com o conhecido do conhecido… agora já é com gente que conheço no dia-a-dia. Não vou nem mencionar roubos de trombadinhas porque seria como dizer que o sol nasce todos os dias. Do que adianta ficar rico e comprar uma BMW conversível se ao sair a rua você fica preso no trânsito pq não existe um política séria de transporte público? De que adiante esse carrão se ele se transforma em mel pra chamar bandido?

      Não bastasse tudo isso, ainda trabalhamos 4 meses por ano só pra pagar impostos. Como explicar que mesmo com uma das maiores reservas de petróleo do planeta, pagamos uma das mais caras gasolinas do mundo? Não vou me alongar nesse assunto pq todo mundo aqui já sabe bem o quanto isso é revoltante…

      Não se esqueça que uma das crendices brasileiras é a frase “os incomodados que se retirem”. Ou seja, o “incomodador” causador do problema fica. Você que se vire e vá pra outra mesa, outro restaurante, outro hotel, outro apartamento…

      Desde criança escuto que o Brasil é o país do futuro. Não sei pq as pessoas ainda acreditam nisso. Não melhorou nos últimos 30 anos, não vai ser agora que vai melhorar. Muito pelo contrário, está piorando. Alunos e pais ameaçam professores, chegando as vias de fato em várias vezes. Seja na escola pública, seja na escola privada. Basta lembrar que nos anos 50 as pessoas iam de terno e chapéu aos estádios. Igualzinho ao “perifa” de organizada que vai pendurado na janela do ônibus fazendo batucada e xingando as pessoas na rua, não? Tá botando fé nas próximas gerações agora?

      Existe um grupo de países que manda no mundo. Esse grupo chama-se G7. Acredito, com algumas raras exceções, que se você quiser viver como um cidadão do mundo, suas chances serão infinitamente maiores se conseguir estar num desses países. Basta fazer um exercício de ponderação e se imagine com 70 anos. Agora se imagine no dia-a-dia vivendo com a estrutura que o Canadá têm. Depois, com a estrutura de um país como o Brasil.

      Esse é o meu ponto de vista e é o que busco pra mim. Cada um sabe o que é melhor pra si.

      Aproveito e volto a ressaltar um dos pontos principais do seu texto. É necessário que o povo se liberte desse apego brasileiro do “você não sabe como quem está falando?!”. O Canadá não é uma terra de Doutores e Coronéis. Quem for com essa mentalidade vai dançar feio. Se for pra entrar num supermercado e enxergar o caixa como uma pessoa inferior, é melhor nem sair do Brasil. Lá se valoriza o trabalho e não o custo do produto. Um atendente de Starbucks é tão respeitado pela sociedade como um gerente de banco. Ninguém olha feio. Ninguém fica medindo ninguém e se preocupando com a marca da sua roupa ou do seu tênis.

      Boa sorte e felicidades pra vocês :>)

      Abraço.

    • #40858
      thiagoelizie
      Participante

      H.Rodrigues,
      Ótimas palavras e vejo q nossos motivos se assemelham mto com os seus… e a maioria pensa assim tbm, acredito.

      Eu sempre digo q os números não mentem e seria uma covardia comparar o sétimo lugar do Canadá nesta pesquisa tentando achar motivos para ficar no Brasil.

      OK, os números tbm são frios e não exprimem um porção de coisas. Então, prefiro escolher a chance de provar o q os números não podem me contar e tirar minhas próprias conclusões. E acho q quem imigra bem informado e pensando em “renascimento” em tds os sentidos, já dá um passo enorme na frente daqueles q estão só mudando de casinha.

      Saber usar o “jeitinho brasileiro” pro bem, com criatividade e não pra passar a perna nos outros pode contar pontos numa sociedade q prima pelas boas atitudes, honestidade e igualdade. O imigrante precisa desaprender a ser furão, mal-educado, espertinho… Isso já antes de pisar no avião, bem antes.
      Acho q o q tds os imigrantes querem é viver num lugar q nos dê oportunidades iguais, onde para se alcançar um sonho não precise ficar enforcado pelo resto da vida. Um lugar onde seus filhos crescerão com mais segurança, com outra visão de sociedade. Claro q pra isso vc terá q “se doar”, e mto…

      País do futuro? Bom, o último q sair, apague a luz… O q acontece é q as melhores mentes estão saindo. E mto em breve só restarão os nascidos em berço de ouro e q sabem q as palavrinhas mágicas “vc sabe com quem está falando?” lhe abrirá portas… e aqueles q votam no Tiririca, no KLB, na Mulher Pêra, etc. Eu não quero compartilhar desse futuro tão de perto.

      Desculpem, estou incomodado… deixa q eu me mudo, sem crise! Fui, tô indo… já fui!

    • #41143
      Anonymous
      Participante

      H. Rodrigues….
      Concordo plenamente…..
      e tambem concordo – o último que sair , apague a luz…..!! Nao vou esperar o país melhorar….se eu posso morar em um país melhor e que precisa de nós , imigrantes…Arma de novo na minha cabeça….espero que nunca mais….
      boa sorte a todos !

    • #38425
      tmeza
      Participante

      Olá!!!! Somos um casal de Curitba com uma filha de 7 anos, que estamos no começo do processo, enviamos nossa documentação e ainda não recebemos nada, apenas o debito do cartão, então acho que eu sou quase-quase-quase e quase aspirante a imigrante.
      Eu tenho 35 anos sou designer e a requerente principal, meu marido é arquiteto e tem 42 anos.
      Os motivos de sair do Brasil, acredito não ser nem necessário falar, por deve ser o mesmo da maioria.
      Porque o Canadá … Por ser o país com maior facilidade para aceitar imigrantes, só por isso, se essa facilidade existisse nos EUA, com certeza morariamos lá.
      Escolhemos a princípio Montreal para viver, pois o nosso dia a dia infelizmente não é feito de belas paisagens e sim da correria dele, já moramos em cidades litoraneas lindas, apos morar lá descobri que desejar morar em um belo lugar sem infraestrutura é romantismo. Depois de um tempo morando em um lugar, tanto faz vc ver prédios ou mar, a correria não de deixa desfrutar isso, por isso decidimos por Montreal. Queremos é infraestrutura, queremos estar próximo das melhores universidades, nesse caso a escolha ficou fácil.
      Fiquei sabendo que mais pessoas foram contratadas para a parte federal, então os processos daqui para frente não vão demorar mais tanto quanto estavam demorando.
      Estamos indo no próximo mês para o Canada, para fazer um reconhecimento de território, se alguém já foi e tiver algumas dicas pode me dizer …
      A todos uma boa sorte nessa longa jornada e quem sabe possamos nos encontrar por lá.

    • #41145
      JF
      Participante

      Olá tmeza!

      Meu marido tb é designer e nosso plano tb é ir para Montréal. Temos encontrado várias vagas de graphiste e designer graphique.

      Boa sorte no processo de vocês e espero que essa informação sobre mais funcionários realmente acelere as coisas!

      Juliana.

    • #41153
      Cabeda
      Participante

      Pessoal:

      É apenas uma curiosidade, mas acho que isso pode ser pertinente para o pessoal da turma 2010/2011

      Apesar de não ter recebido nenhuma correspondência do consulado canadense, eu já possuo o meu e-cas number.

      A uns 15 dias atrás ele se tornou válido, e hoje eu vi que houve uma alteração com a adição do meu endereço. O que significa que alguem está mexendo no meu processo.

      Obviamente o pessoal da turma de junho/julho de 2010 ainda está a anos de distância de qualquer questão envolvendo o exame médico, mas acho pertinente compartilhar isso com os colegas, as coisas estão andando MESMO para nós que ainda estamos no começo da caminhada da etapa federal.

      Essas modificações casam com o final do período de férias, o que reforça a idéia de que o consulado estava focado liberando os vistos de turismo, parece que agora voltou a ser nossa vez…

      Sorte a todos !!!

    • #41154
      Anonymous
      Participante

      Pois é Cabeda,

      Isso pode ser um indício, inclusive porque o número de turistas brasileiros aumentou quase 20% no primeiro semestre e talvez eles não estivessem esperando por isso. Agora que as férias acabaram, assim como o verão, eles encontraram mais tempo para cuidar de nossos processos.

      Veja a reportagem:
      http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=&pStrLink=3,43,0,63206&IndSeguro=0

      Mas só vou me animar mesmo quando o pessoal de dezembro receber os pedidos de exames médicos!

      Abs
      Liliana

    • #41156
      Cabeda
      Participante

      o engraçado é que a carta que chegava em 1 semana nunca veio, agora o nome no e-cas e o endereço que antigamente era sinônimo de final do processo e chegava só depois de meses veio em coisa de 70 dias !!!!

      são os mistérios do consulado :)

    • #41157
      SANDROMS
      Participante

      Pergunta Cabeda, como vc conseguiu o seu número de dossiê para consultar o e-cas sem a bendita carta?

    • #41161
      Anonymous
      Participante

      Oi Sandro,

      Não é complicado. É só escrever um email para eles com alguma dúvida e junto com a resposta sempre vem um código, que o pessoal acabou descobrindo que é o número do E-CAS.

      Eu ainda não tenho meu número, quero exercitar minha paciência até o limite pois ainda vou precisar muito dela nos próximos meses.

      Abs
      Liliana

    • #41166
      Cabeda
      Participante

      Mandei um e-mail pergutando, pois como você deve ter visto no outro tópico, quero adcionar um antecedente criminal ingles no meu processo…. o e-mail me ignoraram !!!

      dai eu passei 2 dias ligando, no segundo consegui falar com a maura, expliquei a minha situação e ela me confirmou: é, realmente não enviamos nenhuma carta pra ti ainda, mas tu já tens um número aqui conosco, dai me deram…. vou ficar segurando o antecedentes ingles, ele vai ser válido até final de dezembro ( quando chegar) vou deixar pra mandar no último instante, dentro do que discutíamos no outro tópico….

      o engraçado que a carta não vem, mas até endereço no e-cas que em priscas eras significava que o processo tava acabando eu já tenho :)

      apenas a título de curiosidade vão fazer quase 3 meses que eu mandei os documentos ( semana que vem fecha 3 meses que eu mandei e 2 meses que eu já tenho e-cas )

    • #41185
      SANDROMS
      Participante

      Saquei. E pra variar o consulado não segue nenhum padrão… O cadastro no e-cas aparece alguns dias depois que eles recebem o envelope. O seu endereço postal aparece lá quando eles processando o seu dossiê e decidem que devem enviar alguma correspondencia pra vc. Geralmente é o pedido de exame médico… ou algum pedido de complementação. Boa Sorte.

    • #41244
      gurdurix
      Participante

      Estou meio atrasado né pessoal, todos já se apresentaram, mas tudo bem, antes tarde do que nunca. :D :D :D

      Bem…..me chamo Leonel, sou de Recife, tenho 28 anos, sou analista de sistema e vou emigrar com alguns amigos. Não sou casado e nem tenho filhos.

      Minha motivação para emigrar é o fato da segurança, da organização, educação das pessoas, respeito pelo próximo, uma cultura “europeia”, pespectivas de crescimento profissional e pessoal, etc.

      Enviei minha documentação para o BIQ no dia 03/11/2010, minha entrevista foi no dia 14/06/2010, mandei meu processo federal no dia 16/06, ainda não recebi a carta de abertura do federal e estou esperando pelos exames médicos. Segundo Maura, meu processo federal foi aberto no dia 18/06.

    • #41254
      Anonymous
      Participante

      Oi Leonel,

      Legal encontrar vc por aqui!!!!
      Seja bem vindo à comunidade.

      Abs
      Liliana

    • #41261
      Cabeda
      Participante

      Sandro:

      Eu não recebi nem a carta de abertura do processo !!!

      provavelmente será isso, não ? pelo que eu entendi o pessoal recebia essa carta rapidamente e depois começava essa caminhada ( e-cas, endereço no e-cas )

      pelo visto mudaram os critérios :) ou a não ser que agora botem o endereço e DEPOIS mandem a carta de abertura do processo

      ou melhor, de repente não vão mandar porcaria nenhuma para economizar papel ! *risos

      fico feliz de saber que já tá lá e estão analisando, o meu medo era esse troço todo se extraviar, mas me disseram que quando tem e-cas com endereço é pq já começaram o processo de análise…

      veremos as cenas dos proximos capitulos !

Visualizando 69 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.