Troca da carteira de motorista brasileira pela Québécois!

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Troca da carteira de motorista brasileira pela Québécois!

Visualizando 72 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5252
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      acabo de passar pelo processo de troca da carteira de motorista brasileira pela québécoise, desta forma, deixo aqui registrado minha experiência vivenciada aqui na Cidade do Québec.

      Apenas para registro:

      Motoristas do Brasil precisam fazer o exame teórico e prático para poder TROCAR a sua carteira de motorista!

      bem, vamos la….

      Sobre o processo de troca de nossa carteira de motorista brasileira por um “permis de conduire du Québec” aqui na Cidade do Québec, tenho a comentar:

      O processo começa com a marcação de uma entrevista na SAAQ, sendo que aqui na Cidade do Québec, você deve:

        1) ir até o escritório da SAAQ no endereço (1400, Rue St-Jean Baptiste, suite 180) e diga ao agente de segurança (se ele estiver atrás da máquina de emitir senhas) que você deseja realizar um “echange de permis de conduire”. Em minha opinião é melhor ir pessoalmente do que ligar, pois a central automatizada não é simples de fazer chegar a alguém de carne e osso do outro lado do telefone.

        2) O agente vai te conduzir até o guichê 22 ou 23 que é exclusivo para “nouveaux arrivantes”. Caso ele não esteja no local indicado, vá até os referidos guichês e se anuncie!

        3) Leve os seguintes documentos com você: CRP, carteira de RP e sua carteira de motorista.

        4) O agente da SAAQ ira marcar o seu exame teórico, quando você devera apresentar:

        4.1) o CRP, carteira de motorista, CSQ e a carte SOLEIL (RAMQ), além da tradução juramentada de sua carteira feita por um tradutor da Ordem. Aqui posso indicar o Francisco Pereira que é da ordem e cobra 25 dólares. A tradução é obrigatória e irá servir para poder contar o seu tempo de motorista aqui no Québec, isso ajudará na hora de fazer um seguro do seu novo carro! Será mais barato do que se você fosse um novo condutor!

      5) O Exame TEÓRICO:

        5.1) Tira-se uma foto antes do exame e paga-se 10 dólares. A SAAQ só aceita cartão de débito ou dinheiro vivo!

        5.2) O exame consiste de três etapas feitas num terminal (bem antigo) de computador. As duas primeiras etapas possuem 16 questões cada uma, sendo que é preciso acertar pelo menos 12 questões em cada uma das etapas. A terceira etapa contém 32 questões e você deve acertar pelo menos 24 questões.

        5.3) Cada questão errada o sistema ira fazer piscar um quadrado em torno da afirmativa correta e assim você poderá saber quantas você já errou! Quando você fornece as respostas certas, passa-se simplesmente para a questão seguinte, sem maiores indicações!

        5.4) O resultado é dado ao final do teste, numa folha de formulário contínuo!

        5.5) Sua carteira da RAMQ fica retida durante o teste e é devolvida depois no guichê quando você irá fornecer seu telefone e marcar o exame prático, neste último caso se você passar é claro! Neste momento você recebe um recibo (uma folha) contendo todas as informações do seu dossier. Guarde-a consigo.

        5.6) Você receber pelo correio uma identificação com o número de seu dossier e foto para efetuar sua identificação posterior nas próxima visita à SAAQ. Se você marcar o exame prático antes dela chegar não é problema, foi o que aconteceu comigo!

        Obs.:

        Estude pelo livro indicado pela SAAQ. Eu fiz apenas os testes online no site da SAAQ e passei raspando no Exame Teórico! Depois que eu tive acesso ao referido livro, vi todas as respostas que errei no teste nele. Não precisa compra-lo, basta ir numa biblioteca pública!!

      6) Se você passar no exame teórico, eles irão marcar uma data para o Exame PRÁTICO.

      7) EXAME PRÁTICO:

        7.1) Apresenta-se com o recibo que você recebeu no final do exame teórico.

        7.2) Paga-se uma taxa de 25 dólares para fazê-lo.

        7.3) Você será chamado pelo nome de família perto do guichê 19.

        7.3) O exame prático consiste de uma prova de condução de 25 minutos aproximadamente, aonde você deve ter uma pontuação de no mínimo de 75, de um total de 100 pontos.

        7.4) O teste inclui um estacionamento em marcha a ré ao final do exame.

        7.5) Se você passou no teste prático, você retorna ao guichê 16 ou 17 e aguarda ser chamado pelo nome, quando então você paga os 58,98 dólares pela carteira de motorista do Québec.

        7.6) A carteira vem pelo correio em uma semana e você recebe um protocolo provisório permitindo conduzir por um mês, contendo o seu numero de dossier.

      Sugestões:

        – indico fazer pelo menos uma aula de aperfeiçoamento, aqui na cidade com o Monsieur Laberge, cobra 35 dólares e é bem direto no que você precisa melhorar para não ser reprovado no teste! Ele tem 20 anos de experiência e para quem acha que ele cobra caro, sugiro que procure as escolas, que no geral, cobram 50 dólares por hora!

        – Indico também alugar um carro de auto escola (para quem ainda não comprou o seu ainda), pois os examinadores são bem exigentes com o carro, e quando é um carro de auto escola eles nem olham! Aqui na cidade a TECNIC aluga por 55 dólares um carro que ja fica no estacionamento da SAAQ, você não precisa buscar o carro nem devolver depois em outro lugar! Acabou o teste é só devolver as chaves (como muitos esquecem de devolvê-la, eles cobram 10 dólares como deposito, que depois é devolvido quando você devolve a chave, claro!!)

      Algumas novidades:

        – o exame é valido por 3 anos. É o que esta escrito no meu protocolo!

        – o direito de poder dirigir no Québec (permis de conduire) deve ser pago ANUALMENTE, no mês do seu aniversário!

        – No ano de 2008 e subseqüentes, os valores vão mudar!

      Bem, é isso!

      Atenciosamente

    • #21690
      Javs
      Participante

      Ola Carlos!!!

      muito bom este seu relatoo!!! So queria saber uma coisa. A data do exame prático pode ser escolhida, adiada, tem prazo limite para se fazer este exame depois de realizar o exame teorico.

      Pergunto isso porque irei chegar no inverno e queria fazer o exame teorico 1 ou 2 meses depois da minha chegada e so fazer o exame prático depois que o inverno acabar.

      Sera que posso fazer isso?

      Muito Obrigado!

    • #21702
      Carlos_Santos
      Participante

      Quanto a data do exame prático, a agente me ofereceu uma data  e eu a aceitei, poderia ter recusado e marcado outra….  quanto tempo depois eu não sei….

      Outra possibilidade é fazer o seu teste teórico depois do inverno….. mas fácil e não tem que se sujeitar a uma respost “NÃO NÃO PODE FAZER DEPOIS DE DOIS MESES NÃO!”

      Além disso não tem como saber se em dois meses o inverno (com neve caindo) vai acabar, aqui nunca se sabe ao certo quando começa nem quando acaba o inverno….é sempre uma surpresa!  :D

      Boa sorte! :wink:

    • #21707
      ricardobertoni
      Participante

      Carlos,,, como morei no Ontario… tenho a carteira de motorista de la…. Ele permite dirigir acompanhado de alguem que tenha a carteira a2… Fiz o exame medico e teorico la ….

      Dai como faço? É so efetuar o exame pratico no quebec? abraços

    • #21758
      Carlos_Santos
      Participante

      boa questão Ricardo…..

      não faço a menor idéia…. :wink:

      imagino que a sua carteira de ONTARIO ainda tenha validade para vc querer usa-la, tem?

      outra coisa, vc tem a brasileira com qtos anos de experiência?

      se tiver mais anos aqui no Brasil, acho mais negocio fazer a troca da brasileira e esquecer a que tem menor quantidade de experiência pois esta que vc falou me parece ser um “permis jeune conducteur”, que ira te dar uma carteira aqui com menos anos de expeirência e sujeita a mais restrições aqui também!

      boa sorte!

    • #21768
      fflush
      Participante

      Nao tirei a minha no Quebec, mas se for com em New Brunswick
      voce pega a sua carteira do seu pais de origem faz o exame teorico e pratico e recebe a carteira do tipo 5 direto.
      Nada de complicado.

    • #21772
      ibere81
      Participante

      Eu sou muito braço (repeti cinco vezes o exame prático aqui no Brasil) então queria fazer uma pergunta de cunho prático, ehehehe: os carros que podemos alugar para o exame são de transmissão automática ou manual? Se for manual, tô ferrado!  :?

    • #21779
      ricardobertoni
      Participante

      Carlos,,, a minha carteira do Ontario tem validade até nov de 2010… Bom quanto à experiencia no Brasil,,, tenho a CNH há 13 anos…
      Só gostaria de saber si com a do Ontario, me daria o direito de pular o exame teorico e fazer o pratico ou nao… O site nao diz nada… grato!

    • #21780

      @ibere81″;p=”14749 wrote:

      Eu sou muito braço (repeti cinco vezes o exame prático aqui no Brasil) então queria fazer uma pergunta de cunho prático, ehehehe: os carros que podemos alugar para o exame são de transmissão automática ou manual? Se for manual, tô ferrado!  :?

      Fica tranquilo ibere81 que aqui a maioria dos carros sao automaticos, mas na hora de alugar o carro para o exame fica a seu critério, mas é bom vc saber que quando vc faz o exame com cambio manual ja te garantem 5 pontos.

      Abraço

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #21788
      Carlos_Santos
      Participante

      Interessante informação Bruno, essa eu não sabia!   :oops:

      mas também não tive escolha, todos os carros da auto escola aonde aluguei eram automáticos!

      Ricardo,

      eu não sei a resposta, sugiro que escreva para eles!

      Atenciosamente,

    • #22076
      Mauriciovsky
      Participante

      Mas precisa de CSQ ?  :? E quem tem visto de estudante como faz ?

    • #22161
      Carlos_Santos
      Participante

      excelente pergunta Mauriciovsky!

      espero que alguém com este “status” possa respondê-la!   :wink:

      Atenciosamente

    • #22164
      amorim
      Participante

      Caros amigos, aproveitando o link do Carlos.. Esta é quentinha estou aqui em Montreal ha dois meses e 28 dias, minha carteira do Brasil vence dia 02 de Novembro, mas hoje tirei a minha carteira em Quebec…  Posso inclusive responder a algumas perguntas. Por exemplo, depois que vc faz o exame teorico ele vale por tres anos, eu mesmo recusei a data que me deram que era inicio de Dezembro, fiz o exame teorico no dia 12 de outubro, mas vai ai uma dica,, recusei por que o exame teorico é obrigado a fazer em Montreal por que é onde moro, mas para fazer o exame pratico vc pode fazer em qualquer outra cidade desde que seja dentro de Quebec, entao marquei meu exame em uma cidade proxima e consegui já a data de hoje, dia 30 de Outubro. Eu em particular fiz em um carro manual, porque me senti mais seguro dirigindo da forma que dirijo no Brasil. No “Guide de Route” fala que quem é estudante de fora, nao precisa tirar carteira aqui, mesmo sendo do Brasil, ela vale até a data de seu vencimento, mas isto vale apenas para estudante e nao para residente permanente. Enquanto a obrigatoriedade do exame teorico, acho que é obrigatorio para todo mundo. Se vc tiver mais de um ano de Carteira no Brasil por exemplo, so te elimina de fazer auto escola, que aqui tem uma quantidade minima de aulas antes de fazer a prova pratica, entao vc pode fazer o exame pratico sem fazer estas aulas. No mais estou muito feliz, porque foi a primeira coisa concreta que realizei aqui no Canada, e com pouco tempo de residencia. E é muito bom compartilhar com todos vcs. se puder responder mais alguma pergunta estou a disposiçao e agradeço o Carlos por abrir esta discussão.

      GIOVANNI AMORIM

    • #22166
      Pessoa
      Participante

      Uma dúvida. Não sei se alguém pode me responder.

      Já tenho carteira de motorista há uns 13 anos e vou tirar a carteira de moto este ano.
      Aqui no Brasil fica tudo no mesmo documento e acredito que no Québec seja a mesma coisa.

      Minha dúvida é:

      Quando for passar para a carteira de motorista do Québec, como foi falado, eles vão levar em conta o tempo que já tenho de motorista no Brasil, ou seja, 13 anos. Mas e quanto a de moto? Será que fica como se fossem 13 anos ou terei 2 datas diferentes?

      Eu chutaria que não, que valeriam os 13 anos de motorista e a moto iria junto, mas não sei.

      Alguém sabe?

    • #22256
      Carlos_Santos
      Participante

      Mauriciovsky,

      como muito bem disse o GIOVANNI sobre estudantes e a carteira, me lembrei depois mas nao tive tempo de vir aqui antes escrever …. é que no site da SAAQ tem algo que explica o que é preciso no caso de pessoas residentes temporarios e estudantes!

      GIOVANNI,

      muito boa a sua colocação, é sempre bom contar com relatos praticos!

      Pessoa,

      sinto informar que quanto a carteira de motociclista acho que é outro processo….pois no meu caso por exemplo, que tenho uma carteira “A3C”, que pode dirigir motos de qq cilindrada no Brasil…. passou desapercebido no meu processo de troca da carteira!

      Eu nem me dei conta disso, pois abandonei as motos faz tempos…. mas vi que o exame pratico de motos é a parte….

      Sei que motos tem classes aqui e no site da SAAQ tem isso em detalhes, mas acho que sua conclusão é a mais correta!

    • #22261
      Mauriciovsky
      Participante

      Carlos_Santos obrigado pela ajuda !

      Abraço ! :D

    • #22270
      nane
      Participante

      Amorin,

      Vc pode me informar com quem vc fez a tradução juramentada de sua habilitação e quanto vc pagou?

      Obrigada,

      Adreane

    • #22275
      Pessoa
      Participante

      Obrigado. De qualquer forma vou garantir logo a de moto aqui pelo Brasil e quando chegar aí eu vejo o que preciso fazer. Tenho certeza que o custo aqui será menor e o procedimento mais rápido. Como renovei a habilitação este ano, nem teste escrito vou precisar fazer, apenas o de vista e o teste prático.

    • #22298
      amorim
      Participante

      Hoje recebi minha “Permis de Conduire” pelo correio, foi mais rapido do que eu pensava, uma vez que tem apenas 03 dias que passei no exame pratico.. É muito bom quando as coisas funcionam…

      Adreane, quanto a traduçao, fiz no consulado do Brasil, eles me cobraram os mesmos 25 Dolares.. Agora uma dica, ainda creio que é duvida de todo mundo.. temos duvida se a carteira internacional vale ou nao, bem no consulado me disseram que ela nao vale nem para dirigir os 03 meses aqui, portanto, ontem conversando com um amigo, ele foi parado esta semana pela policia e ele mostrou a carteira internacional e o policial aceitou sem problema nenhum, entao seria bom antes de dar entrada no SAAQ perguntar diretamente a eles, assim acaba esta duvida..

      Giovanni

    • #22303
      nane
      Participante

      Giovanni,

      Obrigada pela resposta. Só mais uma perguntinha….quanto tempo demorou pra tradução ficar pronta?

      um abraço,

      Adreane

    • #22304
      amorim
      Participante

      Adreane, se nao me engano, sao 03 dias uteis, porque o meu demorou acho que 04 ou 05 dias, contando com o fim de semana. Uma outra dica, se vc traduzir no consulado mesmo tem que levar dinheiro certo, porque se nao eles devolvem o troco somente no dia que vc vai buscar a traduçao.

      Giovanni

    • #22305
      nane
      Participante

      Giovanni,

      Mais uma vez lhe agradeço pelas informações.

      Um abraço,
      Adreane

    • #22319
      makeloo
      Participante

      Muito interessantes as informações de vocês.

      É bom ja ir sabendo dessas questões. Agora, alguém de Sherbrooke sabe como funciona ai? se é a mesma coisa?

      Eu embarco dia 23/03/2008 e a minha CNH vence dia 20/03/2008. en fevereiro já quero estar com a renovada, uma vez que não preciso esperar que ela vença para renovar.

      Um abraço

    • #22332
      Carlos_Santos
      Participante

      Marcelo,

      com certeza é melhor vir com ela renovada, pois o unico lugar que você pode renovar sua carteira é NO BRASIL!!!

      fora do pais é impossivel renova-la!!!!! nenhum consulado faz isso!

      Pelo que me lembro é possivel renovar a carteira até seis meses antes da data de vencimento!

      Quanto a Sherbrooke, sei que o Jefferson Gomes fez la e algumas dicas que citei aqui vieram da minha experiência, mas também como dica dele antes do meu processo se realizar, como por exemplo, fazer uso do carro de auto escola e pagar uma aula antes para saber os seus “erros” em relação à forma de dirigir aqui no Québec!

      Acredito que o site do Luis e da Tati deve ter o passo a passo da carteira, pois o Luis fez la em Sherbrooke o processo…. fica a sugestão!

      Atenciosamente

    • #22721
      55021
      Participante

      Bem, eu sou do povo da moto, intaum vou ter q correr neste caso.
      Pois minha maior preocupação é q o seguro das motos em geral é bem mais caro de que a dos carros, e quanto mais tempo vc tiver de carteira o valor dos seguros diminuem. Sendo assim, tanto para carros quanto para motos, o importante é retirar sua carteira de motorista o quanto antes.
      Caso aprenda algo postarei aqui.
      Abraços

    • #23863
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      encontrei o custo da carteira de motorista para o ano de 2008 da classe 5, que é a classe usada no Brasil:

      Nouveau coût du permis

      e olhando este site com carinho, entendi também o porque aqui existe tão pouca moto circulando nas ruas, pelo inverno, claro, mas veja este link abaixo:

      Motocyclette de 401 cm3 et plus, sport

      atenciosamente

    • #30891
      Pessoa
      Participante

      Voltei ao tópico pelo seguinte motivo.

      Alguém poderia sugerir uma ou mais auto-escolas de Montréal onde eu poderia alugar um carro para o dia da prova de direção?
      Já passei a prova teórica (chata demais) e agora estou tentando marcar a prova de direção. Está complicado achar uma data.

      Pode ser em Laval também ou em qualquer outro lugar onde tenha uma SAAQ que seja acessível por metrô.   :wink:

      Se alguém de Montréal/laval e região perto de Montréal puder indicar uma auto-escola que tenha gostado seria uma mão na roda!  :D

    • #37422
      wangomes
      Participante

      Estou reabrindo o tópico pq não achei nada sobre a minha situação. Estou indo para Montreal como Residente Permanente por conta de uma oferta de trabalho que recebi e meu francês é zero. Tenho naturalmente planos de aprender, mas acho que a carteira não pode esperar… :D Dúvidas:

      1) Dá para fazer a prova teórica em inglês? Notei que as mesmas referências citadas tb existem em inglês e imagino que a legislação seja a mesma. A minha maior dúvida é sobre a sinalização…
      http://www.pubgouv.com/guide/drivers_handbook.htm
      http://www.pubgouv.com/guide/driving_passenger.htm

      2) Imagino que não terei problemas na prova prática tb, contanto que deixe claro desde o começo que não falo francês. Ou sou obrigado a falar francês?

      3) Adianta fazer a tradução juramentada da carteira de motorista aqui no Brasil? Tenho a minha a mais de 20 anos e acabei de renová-la.

      Obrigado!

    • #37423
      SANDROMS
      Participante

      1. Sim. vc pode fazer a prova em inglês… (as placas são em francês então o básico do básico é bom saber, como Arrêt = Stop) :mrgreen:

      2. Na grande Montreal vc consegue resolver praticamente tudo tanto em inglês qto em francês. Incluindo o teste de direção.

      3. O mais fácil é traduzir a carteira no consulado brasileiro demora uma semana e custa mais barato que tradução juramentada e não tem risco da SAAQ não aceitar.

      No meu blog (na assinatura) tem dois posts sobre o processo de tirar a carteira, mas no meu caso, eu escolhi fazer o processo em francês.

    • #40033
      alinefp
      Participante

      Oi Pessoal!

      Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que já contribuíram com este tópico. Falta muito pra eu chagar no Québec, mas preciso dessas informações para minha preparação para a entrevista.
      Pelas minhas pesquisas, o processo para obtenção da permis de conduire, continua o mesmo e os valores sofreram alterações mínimas em relação ao já divulgado aqui. Mas deixo o link para quem quiser conferir as informações oficiais:
      http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/cout_obtention.php

      Sucesso a todos!

    • #40043
      afbernardi
      Participante

      oi Aline,

      eu fiz a minha no mes passado, aqui em Ville de Québec, e escrevi um post sobre o assunto no nosso blog.

      pra quem quiser dar uma olhada: http://nosnogelo.wordpress.com/2010/06/24/carteira-de-motorista/

    • #40052
      alinefp
      Participante

      Oi Arnaldo!

      Obrigada pela dica, já dei uma olhada no seu blog que é muito bom! Sucesso pra você aí em Ville de Québec.

    • #40060
      Anonymous
      Participante

      Pessoal,
      Aproveitando o tópico, eu gostaria de tirar uma dúvida.
      Eu morei nos EUA por alguns anos (9 anos), e tenho carteira de motorista emitida pelo estado de Maryland que está válida ainda até 2013.
      Vi no site que se vc tem carteira dos EUA basta apenas trocá-la sem fazer prova de rua, porém minha dúvida é: Eles vão aceitar minha carteira americana mesmo eu sendo brasileiro e tendo feito meu processo aqui no Brasil?
      Agradeço desde já,
      Alfredo.

    • #40062
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Alfredo,

      provavelmente sim, pois um amigo boliviano com uma carteira da Suiça, fez exatemente isso ;-)

      Bonne chance

    • #40066
      Anonymous
      Participante

      Carlos,
      Muito obrigado pela informação!
      Porque desta forma sei que vai facilitar muito a nossa adaptação aí.
      Só de não ter de passar por tudo de novo, já é um alívio.
      Abraços,
      Alfredo.

    • #40081
      SANDROMS
      Participante

      @taiefredo wrote:

      Só de não ter de passar por tudo de novo, já é um alívio.

      Dica importantíssima! Anote aí!

      Quando for dar entrada na SAAQ não leve, não mostre e não mencione a carteira brasileira. Leve apenas a carteira americana e diga essa é sua “drivers license” a carteira brasileira não está aqui comigo. Ponto.

      Um amigo mostrou a brasileira junto com a americana e a funcionária da SAAQ disse que ela tinha que pegar a carteira que tinha a maior validade, (e não era a dos EUA). E ele deve que fazer as provas de novo!

    • #40085
      Anonymous
      Participante

      Sandro,
      Muito valiosa a sua informação, vou fazer isto mesmo!
      Se eu não soubesse disto teria levado com certeza as duas, rsrs.
      Valeu mesmo!
      Abraços,
      Alfredo.

    • #40321
      marsonfamily
      Participante

      taiefredo.. estou numa situacao parecida com a sua e as dicas do SAndro e Carlos procedem!!!

      MArquei um rendezvous e aqui vai minha dica… faca com antecedencia.. logo que chegar por aqui, pois marquei anteontem e ficou pra final de agosto… meio demorrado… Boa sorte!!!

    • #40328
      Anonymous
      Participante

      Carlos,

      Você não imagina a alegria que tive ao ler seu post!!!! :bananadance2:

      Também tenho carteira de motorista suíça e estou aliviada em saber que poderei trocá-la pela do Québec. :clover:

      Já tinha procurado informações do site oficial, mas só tinha visto sobre troca por carteiras americanas, não falava nada das européias.

      Bom saber disso, obrigada pela informação! :yes: :yes:

      Abs
      Liliana

    • #40333
      SANDROMS
      Participante

      Liliana,

      Os países que aceitam a troca direta para a carteira do Quebec, sem testes (fora Canadá e EUA):

      * Allemagne
      * Autriche
      * Belgique
      * France
      * Grande-Bretagne : Angleterre, Pays de Galles, Écosse
      * Japon
      * Pays-Bas : Hollande, Antilles néerlandaises (Saint-Martin, Aruba, Bonaire, Curaçao, Sabat et Saint-Eustache)
      * République de Corée (Corée du Sud)
      * Suisse 8)
      * Taiwan
      * Turquie

      Fonte:
      http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/residents_autre.php

    • #40349
      Anonymous
      Participante

      Obaaaaa!!

      Obrigada Sandro pela confirmação.

      Já foi um sufoco tirar a da Suíça (são exigentes como nunca vi, o meu marido não passou na prova prática…) e não queria passar por isso novamente.

      Valeu!
      Abs
      Liliana

    • #40350
      Anonymous
      Participante

      @marsonfamily wrote:

      taiefredo.. estou numa situacao parecida com a sua e as dicas do SAndro e Carlos procedem!!!

      MArquei um rendezvous e aqui vai minha dica… faca com antecedencia.. logo que chegar por aqui, pois marquei anteontem e ficou pra final de agosto… meio demorrado… Boa sorte!!!

      Marsonfamily,
      Muito obrigado pela dica, desculpe não ter respondido antes, mas eu só vi agora. Estes últimos dias tem sido muito corridos.
      Abraços,
      Alfredo.

    • #40514
      Anonymous
      Participante

      Pois é, pessoal … hoje eu resolvi passar a minha carteira de motorista para tradução… e descobri que ela venceu há 2 meses, droga!

      Eu cheguei aqui em Québec em novembro mas só agora é que fui ver o assunto, pois antes não tinha necessidade de ter a carteira daqui e também não tinha condições de passar no exame …. de visão! É que em setembro do ano passado eu fiz uma cirurgia de miopia com uma técnica que, embora mais segura, possui um tempo de recuperação bem lento. A vista só fica boa uns 6 meses depois. Eu não era capaz de ver nada que fosse “brilhante”, pontos luminosos se confundiam. Painel de carro nem pensar.

      Amanhã vou ligar lá na SAAQ para perguntar sobre o assunto, se é necessário que a carteira brasileira esteja válida para entrar no processo de substituição, não vi nada exigindo isso no site, só fala de carteira válida para os primeros 90 dias.

      Depois eu posto o resultado aqui …

    • #40520
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Taz,

      no site da SAAQ esta escrito que:

        Important : la personne qui s’établit au Québec, en provenance d’un autre pays que le Canada, a un délai de 12 mois suivant son établissement au Canada pour faire une demande d’échange de permis, avec ou sans examen, pour un permis du Québec.

      fonte: http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/index.php

      Mas ainda nao vi sobre o fato da carteira esta válida para fazer o processo. Se eu achar eu posto aqui.

      Espero que consiga assim mesmo ;-)

      Nao sei se vc sabe, mas no teu caso é preciso ir ao Brasil para renová-la, pois esta escrito no site do consulado do Brasil em Montréal (mas entendo que seja valido para qualquer consulado brasileiro no exterior) que ele NAO FAZEM A RENOVACAO DA CARTEIRA DE MOTORISTA :alright:

        Carteira de Motorista
        O Consulado-Geral do Brasil não emite nem renova Carteira Nacional de Habilitação. Somente no Brasil, junto aos órgãos de trânsito competentes, podem ser emitidos ou renovados esses documentos.

      fonte: http://www.consbrasmontreal.org/brasileiros.aspx ver na seçao “Serviço Consular”.

      ps.: os grifos sao meus!

      Bonne chance!

    • #40522
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Taz,

      sinto pela má notícia, mas esta escrito:

        Si votre permis de conduire est valide et s’il l’autorise, vous pourrez conduire une automobile (classe 5), une motocyclette (classe 6) ou un cyclomoteur (classe 6D) pendant les 90 premiers jours suivant votre arrivée au Québec en tant que nouveau résident. Au-delà de ce délai, vous devrez être titulaire d’un permis de conduire du Québec.

      E, depois nas regras esta escrito:

        Règles générales pour obtenir un permis du Québec en échange d’un permis de l’étranger

        Conditions
        Être âgé de 16 ans et plus;
        Être titulaire d’un permis de conduire valide, équivalent au permis demandé. Pour en savoir plus, consultez la liste des classes de permis de conduire au Québec;
        Résider au Québec;
        Être autorisé à demeurer au Canada si vous n’êtes pas citoyen canadien;
        Réussir les examens prévus, s’il y a lieu (aucun examen pour les permis délivrés au Canada);
        Payer les sommes prévues par les lois et règlements.
        ….

      fonte: http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/conditions.php#conditions

    • #40527
      Anonymous
      Participante

      Oi Carlos,

      Valeu pelas infos, eu também tinha olhado o site e fiquei na dúvida, ainda mais porque diz:

      Automobile
      Si, avant de vous établir au Québec, vous étiez titulaire d’un permis de conduire une automobile depuis au moins un an, vous pourrez obtenir un permis de conduire une automobile du Québec (classe 5) si vous réussissez les examens théoriques et l’examen de conduite sur route du Québec.

      fonte: http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/admissibles_echange.php

      Hoje eu liguei na SAAQ e a atendente me disse que eles aceitam a carteira até 3 meses depois do vencimento (no início eu pensei que ela estava falando dos 90 dias que a gente pode usar a nossa carteira ao chegar aqui). Assim, eu teria até 8 de setembro (venceu em 8 de junho) pra entrar com o processo. Infelizmente, ela só tinha data pro rendez-vous para 10 de setembro aqui em Québec. Assim, marcou pra mim no dia 25 de agosto em Trois-Rivières.
      Bom, eu vou lá e retorno ao post para dizer se deu certo mesmo, hehe.

    • #40531
      Carlos_Santos
      Participante

      obrigado pelas informacoes Taz e boa sorte!

    • #40535
      Anonymous
      Participante

      Informaçoes valiosas! Eu e minha esposa vamos correr tirar as nossas carteiras!

      Abraços,
      Jeff

    • #40925
      Anonymous
      Participante

      Salut!

      Bom, retorno ao tópico pra dizer no que deu essa da carteira vencida: Funcionou!
      Eu fui ontem em Trois-Rivières e aceitaram a minha carteira, mesmo estando vencida (pois havia vencido há menos de 3 meses), abriram o dossier, fiz os exames teóricos e emitiram a carteira de aprendiz, tudo certinho.
      Atençao, o imigrante tem 1 ano após a chegada no Québec pra poder fazer a troca da carteira, heim! Depois disso, tem que seguir o caminho “normal”.
      Eu ressalto isso porque essa limitaçao é coisa meio nova … eu tenho um amigo que fez a troca estando aqui há mais ou menos 2 anos, mas isso foi em 2008.

    • #40933
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado TAZ ;-)

      e parabéns pela carteira!

    • #41090
      marsonfamily
      Participante

      Eu havia dito que tinha um rendezvous…. e finalmente chegou o dia… Fomos na SAAQ (http://www.saaq.gouv.qc.ca/) em Montreal, Metro Henri-Bourassa + bus 164, e eles aceitam driver’s licenses dos EUA, até mesmo vencidas a até 3 anos!!!
      Fomos atendidos muito bem e ja recebemos nossos permit de conduire pelo correio (em 2 dias chegou).
      Boa sorte a todos.

    • #41613
      neilasasa
      Participante

      Pessoal retomando o assunto pois não vi nada neste tópico a respeito. Aqui no Brasil quando você vai para outro país você pode tirar a carteira internacional por um valor em torno de R$ 35 em qq auto-escola. Ela é válida pelo tempo da sua carteira de motorista e vem com traduções dos campos da carteira de motorista em diversas línguas.
      Gostaria de saber se por um acaso isso já é suficiente como sendo a tradução da carteira?! Pergunto isso pois eu já tirei esta carteira e pelo vlr comentado da tradução em QC, aqui sairia mais barato.
      Obrigada pela ajuda!
      Abs.,

    • #41621
      Carlos_Santos
      Participante

      ola Nê,

      o problema da traducao é que eles pedem que seja feita ou validada por um tradutor certificado do Québec…

      Vc pode tentar, mas nao sei se vai passar na SAAQ!

      Boa sorte!

    • #41666
      Ikkye
      Participante

      Olá pessoal, ótimo tópico!

      Dúvida
      Quando vcs disseram que tem que estacionar o carro no final é igual a nossa baliza ou é diferente ?

    • #41667
      SANDROMS
      Participante

      Na SAAQ de Montreal (Na Henry Bourassa) é basicamente a mesma coisa… com a diferença é que na frente e atrás são carros de verdade…

      No link abaixo está a foto de satélite da SAAQ. No centro da foto tem quatro carros parados com um espaço entre eles… vc tem que estacionar num desses espaços.

      http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=855+Henri+Bourassa+O,+Canada&sll=45.897655,-73.564453&sspn=4.549044,11.634521&ie=UTF8&hq=&hnear=855+Boulevard+Henri+Bourassa+Ouest,+Montr%C3%A9al,+Communaut%C3%A9-Urbaine-de-Montr%C3%A9al,+Qu%C3%A9bec+H3L+1P3,+Canada&t=h&ll=45.542489,-73.679024&spn=0.001118,0.00284&z=19

    • #41674
      Ikkye
      Participante

      Nossa, essa SAAQ eh do lado da onde vou morar !!!

      Puts….. e tem toda aquela frescura brasileira que se encostar pneu na guia reprova ?

      pq na autoescola como vc sabe é quele jeito ridiculo de olhar nos pontos, que nao serve pro dia a dia, soh pra passar….. Eu sei fazer baliza, ja tenho carta a 10 anos, mas acontece de dar uma encostada o pneu na guia, dai vc acerta e tal, ou entao para um pouco longe e acerta e tal, nao eh sempre que se entra perfeitamente na vaga

      pode pelo menos abaixar o retrovisor esquerdo para ver a guia ?

    • #41676
      Anonymous
      Participante

      Minha prova tb foi na henri bourassa e no dia, par aestacionar, eram cones apenas.
      Nao achei igual do brasil, achei bem mais facil pois o instrutor me informou que eu poderia dar ré quantas vezes fosse necessario, enquanto no Brasil existe um nr maximo (2 x se nao me engano…rsrs…faz teeeempo…). A distacia entre os cones era enorme, até eu que sou péééééééssima em baliza, achei que dava para EU estacionar um caminhao!! :)
      Além disso, aqui nao tem a estoria do famoso 30 cm da guia (se fosse assim acho que Québecois nenhum passava, já vi carro estacionado há 1 metro da guia, rsrs)
      A unica coisa é que nao pode esquecer de olhar os benditos angulos mortos e na hora de dar a ré tem que soltar o citno e virar o corpo para trás.

    • #41680
      RickSimon
      Participante

      Salve galera,

      Então, esse lance da baliza depende de aonde o teste vai ser realizado, por exemplo eu fiz em Montreal – Henri Bourassa e tive que fazer a baliza nos moldes que conhecemos no Brasil, diferente somente a forma de análise daqui, bem menos stress e quando eu fiz era opção minha tirar ou não o sinto de segurança. E foi feita entre dois carros, nada de barras.

      Já minha mulher e meu enteado fizeram na SAAQ de Laval, o trajeto no geral foi bem menor e mais rápido do que em Montreal e baliza não é pedido, o que eles pedem é que se entre com o carro numa vaga de estacionamento tipo Shopping Center, nesse caso tem que parar o carro a 180º da vaga e vir de ré até que o carro fique a 90º, dessa forma alinhado com a vaga. Também foi opcional tirar ou não o cinto de segurança.

      Ou seja, é legal saber direitinho na SAAQ que se vai fazer o teste qual a forma que eles vão utilizar, baliza ou vaga de estacionamento.

      Grande abraço.

    • #43240
      roders
      Participante

      Só por curiosidade, o que é melhor: fazer esta troca ou entrar na auto escola e tirar uma carteira nova?
      Grato

    • #43242
      Carlos_Santos
      Participante

      quando se troca a carteira vc recupera os anos de experiencia da sua carteira. O que equivale dizer seguro mais barato e vc nao tem uma carteira sujeita a muitas restricoes e temporaria de um ano sem direito à cometer erros.

      Uma carteia nova torna um seguro de carro bem mais caro!

      Acho que vale a pena trocar mesmo que vc nao tenha muita experiencia aqui no Brasil!

    • #43260
      SANDROMS
      Participante

      Só uma pequena correção. O permis probatoire tem duração de 24 meses. São dois anos sem poder ter mais de 4 na carteira, senão babau! Ou seja, a maior furada. Fuja dessa e troque sua carteira.

      http://www.saaq.gouv.qc.ca/en/driver_licence/probationary_driver/index.php

    • #43264
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado Samdroms pela correcao ;-)

    • #43266
      roders
      Participante

      Obrigado pelas informações !!!

    • #51856
      tati06
      Participante

      voltando a esse tópico…
      vi que alguns colegas que tinham carteira dos EUA nao precisaram fazer o teste de novo no quebec..uns ate tinham carteira vencida apos 3 anos e conseguiram. Minha pergunta é,morei nos EUA por 6 meses e tirei minha carteira lá, mas um detalhe, ela esta suuper vencida, venceu em 2004, mas como a esperança é a ultima que morre..sera que tem jeito..srsrrsrs??

      outra coisa, li em algum lugar que para comprar um carro so pode ser com a carteira do quebec…isso confere?

    • #51860
      SANDROMS
      Participante

      @tati06 wrote:

      voltando a esse tópico…
      vi que alguns colegas que tinham carteira dos EUA nao precisaram fazer o teste de novo no quebec..uns ate tinham carteira vencida apos 3 anos e conseguiram. Minha pergunta é,morei nos EUA por 6 meses e tirei minha carteira lá, mas um detalhe, ela esta suuper vencida, venceu em 2004, mas como a esperança é a ultima que morre..sera que tem jeito..srsrrsrs??

      Tente, insista, talvez você consiga.

      @tati06 wrote:

      outra coisa, li em algum lugar que para comprar um carro so pode ser com a carteira do quebec…isso confere?

      Não confere! Você pode sim comprar carro aqui sem a carteira do Quebec, mas o seguro vai sair mais caro!

    • #51863
      tati06
      Participante

      Obrigada mais uma vez Sandro, vcs da CBQ sao muito atenciosos….obrigada!!

    • #51959
      javabeats
      Participante

      Complementando: pode comprar sem a carteira québecois, mas a PID emitida no Brasil só vale no Québec por 6 meses (alguns dizem 90 dias.. cabe confirmar). E o seguro sai mais caro sim, porém, a devida carta de ausência de sinistro de sua seguradora no Brasil (melhor ainda se for uma seguradora multinacional) pode reduzir significativamente o valor – embora, ainda assim, ficará mais caro do que se você tiver tempo de carteira québecois.

    • #52325
      Carlos_Santos
      Participante

      @tati06 wrote:

      …. Minha pergunta é,morei nos EUA por 6 meses e tirei minha carteira lá, mas um detalhe, ela esta suuper vencida, venceu em 2004, mas como a esperança é a ultima que morre..sera que tem jeito..srsrrsrs??

      nao custa nada tentar!

      @tati06 wrote:

      ….outra coisa, li em algum lugar que para comprar um carro so pode ser com a carteira do quebec…isso confere?

      nao é verdade. Vc pode comprar com a sua carteira brasileira, mas o valor do seguro …… nao sei se vale a pena!

      Um colega francês fez isso e assim que chegou aqui no Québec. No ano seguinte, quando renovou o mesmo seguro do mesmo carro e com a carteira québécoise, pagou menos uns 1000 dolares….

      Acho que vale a pena pensar no assunto ;-)

    • #52338
      tati06
      Participante

      nossa…..bem mais caro o seguro…obrigada Carlos!!

    • #55510
      JF
      Participante

      Deixo aqui minha contribuição para as provas teóricas e prática da SAAQ. Acabei de passar pelo processo e escrevi um post com meus principais erros, para as pessoas que vão passar pelo processo não repetirem.

      O post completo com links está aqui:
      http://voilapourquoi.wordpress.com/2012/07/16/vroum/

      E abaixo algumas anotações minhas:

      SAAQ
      O primeiro passo é ligar para a SAAQ para marcar o teste teórico (e é também o dia em que eles verificam todos os documentos, fazem exame de vista e tiram sua foto). A gente conseguiu marcar sem problemas, mas ouvimos dizer que se você tiver problemas em conseguir uma data, pode continuar ligando para pegar alguma desistência.

      Você tem 12 meses para dar entrada na sua permis de conduire aproveitando a experiência no seu país de origem. Caso perca esse prazo, tem que fazer o processo completo, que inclui curso obrigatório, permis d’aprenti por alguns meses antes de poder passar pelos testes teóricos e prático e, depois disso, permis probatoire por 24 meses para enfim poder ter a permis de conduire oficial. Dando entrada antes dos 12 meses, você passa apenas pelos 2 testes e recebe a permis de conduire em casa em menos de 1 semana.

      Atenção para quem vai chegar com a carteira de motorista do Brasil prestes a vencer! A SAAQ não aceita documentos vencidos e você terá que esperar voltar ao Brasil para renovar a CNH e dar entrada no processo. Mas, com isso, você pode perder os prazos dos 12 meses…

      Testes Teóricos
      São 3 testes teóricos feitos no mesmo dia: code de la sécurité routière, signalisation routière e conduite et sécurité sur la route. Você pode comprar ou pegar nas bibliotecas de Montréal os livros indicados pela SAAQ para estudar para as provas e fazer os simulados no site.

      Eu aluguei os livros, mas confesso que não li muita coisa. Fiz os simulados no site algumas vezes, sempre com pontuações acima dos 95% de acertos. Realmente achei que era fácil e fiz pouco caso. Somando a isso uma conversa bem ruim que eu tive com meu chefe na noite anterior e uma entrevista de emprego marcada por telefone minutos antes de fazer a prova e… j’ai échoué! Maior vergonha, eu sei, mas a primeira parte dos exames veio cheia de perguntas que eu não tinha visto no simulado e desenhos bem duvidosos. Minha cabeça estava em outro lugar e eu errei mais do que o permitido.

      Repeti na primeira parte, mas passei nas outras duas e tive que voltar para refazer apenas a que eu tinha repetido (e passei, com 100% de acertos dessa vez!). Tudo isso para poder dizer: não subestimem o exame teórico!

      Teste Prático
      Depois da vergonha do exame teórico, eu estava um pouco nervosa. O monsieur avaliador foi simpático, mas muito sério. Me falou como o teste ia funcionar, que ele ia me avisar com antecedência e que não iria pedir para eu fazer nada que não fosse permitido. Foi tudo muito tranquilo e parecia uma aula de direção, o avaliador ia me dizendo quando eu fazia algo errado, mas não em um tom reprovador, parecia mais que ele estava me ensinando. Abaixo os meu erros para não serem repetidos:

      – Ângulos mortos: o terror dos motoristas brasileiros, que nunca aprenderam a olhar para eles. Aqui tem que olhar mesmo, a cada conversão à direita ou à esquerda e a cada mudança de faixa. É importante em Montreal principalmente por causa dos ciclistas, que chegam por todos os lados e quando você menos espera. Eu me lembrei direitinho deles enquanto o carro estava em movimento, mas 2 vezes eu estava parada no farol e, quando ficou verde, eu virei sem olhar. Pééé!

      – Arrêt: essa é fácil, a cada placa vermelha você tem que imobilizar o carro completamente (dizem que é bom contar até 3 para garantir). Apenas uma vez eu me distrai e não parei completamente. Pééé! O monsieur me avisou que só diminuir a velocidade não podia. E teve uma esquina que eu parei onde não tinha placa e levei mais um ponto negativo: é perigoso porque o carro de trás não está esperando que você pare e pode bater.

      – Mudança de faixa: em uma avenida de 3 faixas, eu estava na da esquerda e ele me pediu para ir para a da direita. Sabendo que eu não podia cruzar 2 faixas de uma só vez, eu liguei a seta, olhei o do ângulo morto, mudei uma vez, andei um pouco na nova faixa, mais uma olhada no ângulo morto e mudei novamente. Pééé! Meu erro dessa vez foi não ter desligado a seta. Monsieur me disse “duas mudanças de faixa, duas vezes que você precisa ligar a seta”. No caso, a seta ficou ligada desde a primeira mudança de faixa. O certo era ter ligado, desligado e ligado de novo para a segunda mudança. Ufa.

      Voltamos à SAAQ e o monsieur ainda fez terrorismo: terminou as anotações em silêncio e perguntou se eu achava que tinha passado. Eu disse que esperava que sim e ele me disse que eu precisava de 75 pontos para passar, desenhou um 7 no formulário e perguntou quantos pontos eu achava que tinha feito. Eu disse que não sabia e ele bem de-va-gar desenhou um 6 depois do 7. “76 pontos”, ele me disse, “você fez vários pequenos erros e precisa prestar mais atenção”. Escutei todos os conselhos e prometi prestar atenção. Sai do carro correndo e fui pegar minha permis de conduire provisória!

      O legal de tudo isso é saber que o monsieur se preocupou em realmente me educar e garantir que eu sairia de lá melhor do que cheguei. A lição de moral é saber que a gente precisa reaprender coisas que pensamos que já sabemos até demais. Mas a verdade é que eu só queria precisar de carro para viajar no final de semana!

      Bonne chance para quem vai passar pelos exames!

    • #56451
      Priscila1978
      Participante

      Pessoal,
      após ter feito a prova teórica sei que temos até 3 anos para fazer o exame prático. Minha questão é: pode ser feito aula prática na auto escola após os 6 meses de validade da carteira brasileira? Ou terei que pagar para fazer a carteira provisória e aí sim, estar habilitada para fazer aula prática?
      Grata
      Priscila

    • #56453
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi Priscila, sim vc pode fazer aulas práticas depois dos 6 meses, mas precisará fazer uma carteira de apprenti conducteur (provisória) pois as auto-escolas pedem isso.

      Se vc nao precisar fazer nenhuma aula prática, e só quiser fazer o exame direto, vc nao precisa da provisória, bastando simplesmente ir na SAAQ no dia do seu exame e lá eles te darão uma carteira temporária só pro exame.

      Abs,
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #56454
      Priscila1978
      Participante

      Valeu Ronaldo! Gostaria justamente de nao ter que pagar esta carteirinha provisória….
      mas com a brasileira valendo vou ver se faço logo a aula por agora…

Visualizando 72 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.