Treinando o ouvido (iniciante)

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Treinando o ouvido (iniciante)

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7238
      iaiaenando
      Participante

      Gente,

      Eu tenho mais facilidade (bem mais) pra falar e o Nando tem muito mais pra entender. É engraçado.

      Dão dicas aqui de ouvir rádio, assistir à TV, mas é MUITO difícil entender, dá até medo porque penso: poxa, num tô sabendo nada haahheue

      Hoje assisti à Amélie Poulain – meu filme preferido eveeerrr – mas eu só entendia porque eu já sei a história toda do filme, só pescava umas coisas ou outras em francês.

      Vocês tem dicas de treino de ouvido para iniciantes, tipo criança? rss

      Merci!

    • #43315
      Filipevsm
      Participante

      Podcasts da CBC, Learn French by Podcast, TV5, entre vários outros.

      Estes dois primeiros que citei são interessantes, pois você pode baixar os mp3 (são muitos) e ir escutando no carro, no trabalho, na academia, ou simplesmente deixar no ouvido enquanto dorme. Pode parecer brincadeira, mas acostumei meu ouvido assim.

      Comecei entendendo pouco, mas sinto que pouco a pouco o negócio está fluindo.

      Fica minha dica!

    • #43317
      iaiaenando
      Participante

      Olá Filipe, muito obrigada pelas dicas =]

      Engraçado que não faz muito tempo, li algo sobre escutar coisas que você quer ou está aprendendo dormindo. Não lembro muito bem da explicação, mas diz que a pessoa acaba fixando melhor sim. Achei interessante.

      Bisous!

    • #43318
      roders
      Participante

      Olá iaiaenando!
      Me lembro de quando comecei a estudar o francês, como foi um sufoco…. risos.
      O que eu aconselho é tentar ver os noticiários em francês da rádio canada, entrar no site do youtube, procurar pelos vídeos do usuário “imagiers” (que são muito didáticos) e tentar fazer um curso pelo site da BBC ou do livemocha.
      Sucesso a nós !!!

    • #43320
      iaiaenando
      Participante

      amém! :wink:

      eu sinto que tá na hora de deixar a leitura de lado e partir pro ouvido, mas meeeeeldelsssssssss hahaah

      isso tudo vai ajudar sim!

      merci beaucoup Roders =**

    • #43321
      Filipevsm
      Participante

      Como sugerido pelo roders, eu gosto de utilizar o Livemocha. Lá conhecemos pessoas que estão mesmo dispostas a nos ajudar, e as vezes rola até mesmo um bate papo via Skype com um francês ou quebecois.

      Lembro que quando estive utilizando mais ativamente o Livemocha, tive um salto bacana na compreensão e utilização da língua, fora vocabulário é claro.

      Essa insegurança no início da aprendizagem é que nos mata rs…

      Vamos juntos!

    • #43324
      Doug Ramsey
      Participante

      Rádios são sempre uma boa, na minha opinião. A única que consigo escutar durante o dia no trabalho é a RFI, que é francesa. Mas tá valendo hehehe. E quando a gente consegue entenden nem que seja só uma frase inteira… já dá vontade de tirar foto com a bandeira do Québec rs

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #43329
      erikabcoelho
      Participante

      Apesar de ser humoristico, até hoje nao vi nada mais realistico (em termos de sotaque e costumes) do que tête-à-claques.

      A idéia inicial deve ter sido parecer caricato, nao o resultado para mim foi outro!
      Sou capaz de identificar vários dos personagens lá onde trabalho! 8O :)
      É o jeito que as pessoas falam nas ruas, no dia-à-dia. Ótimo para acostumar o ouvido à realidade.

      Já as emissoes de telejornal tem um francês mais padronizado, mais fácil de entender.
      http://www.tetesaclaques.tv/index.php

      Esse aqui tb., lá no escritório conheço uns 10 ao menos que falam exatamente assim, com os palavroes e tudo!! rsrs
      http://leslapins.wordpress.com/2009/12/03/quebecois-de-souche/

      8O

      Abraços
      Erika

    • #43316
      Carlos_Santos
      Participante

      @iaiaenando wrote:

      li algo sobre escutar coisas que você quer ou está aprendendo dormindo.

      eu atesto que funciona ;-)

      Na minha “lavagem cerebral”, quando fiz o curso ai no Brasil eu fazia isso….mesmo nao entendendo no inicio eu escutava até dormir ou arrancar os fones de ouvido quando dormia……

      É uma questao de nao se estressar e deixar a evolucao da sua capacidade de aprender seguir o seu rumo…. experiemente!

      Atenciosamente

    • #43342
      mschoenfelder
      Participante

      Olá iaiaenando , costumo deixar a RDI (http://www.radio-canada.ca/rdi/) ligada enquanto trabalho.

      Prefiro este pois as notícias repetem, repetem, repetem e a cada vez entendo um pouco mais, e com (muita) sorte até o final do dia compreendo tudo ;)

      Att

    • #43345
      Filipevsm
      Participante

      É raro ter uma rádio que funcione no meu trabalho, somente as francesas funcionam. E como preciso aprender inglês também, tenho uns 3 RSS de programas diferentes cadastrados no Itunes (de graça claro).

      Escuto, por exemplo, o programa Metro Morning que é da CBC de Toronto, e o radialista é fantástico. Escuto ainda o ESLPOD (aprender inglês falando inglês) e o Learn French by Podcast (aprender francês falando inglês). E claro, o Canadá Direto, que é o programa em português da Radio Canadá Internacional, pois sempre ocorrem informações bacanas para quem quer imigrar, e também porque não sou de ferro né? rs…

      As opções são vastas, mas estas são as dicas que eu dou, caso você não consiga ou não possa abrir uma rádio no seu computador de trabalho.

      Abraços!

    • #43356
      lilia.wang
      Participante

      @Filipevsm wrote:

      Escuto, por exemplo, o programa Metro Morning que é da CBC de Toronto, e o radialista é fantástico. Escuto ainda o ESLPOD (aprender inglês falando inglês) e o Learn French by Podcast (aprender francês falando inglês). E claro, o Canadá Direto, que é o programa em português da Radio Canadá Internacional, pois sempre ocorrem informações bacanas para quem quer imigrar, e também porque não sou de ferro né? rs…

      Ola Filipevsm…eu tambem tenho Itunes …desculpe perguntar..mas como voce achou estas radios…depois que entra no itunes…o que voce faz ? onde procura ?

    • #43357
      iaiaenando
      Participante

      Muito dica valiosa.
      Espero que sirva pra muito gente

      Fiquei mais aliviada de saber que por ser repetitivo e por ter um francês mais claro, já dá pra acostumar.

      Obrigada a todos vocês, são muito gentis!

      À plus!

    • #43361
      Filipevsm
      Participante

      @lilia.wang wrote:

      Ola Filipevsm…eu tambem tenho Itunes …desculpe perguntar..mas como voce achou estas radios…depois que entra no itunes…o que voce faz ? onde procura ?

      Olá Lilia!

      Vou lhe dar um exemplo utilizando os podcasts CBC. Entrando no site http://www.cbc.ca/podcasting , você terá uma lista com todos os atuais podcasts ativos da CBC, e em cada um deles você terá uma breve descrição e opções como “Subscribe in iTunes”, para podcasts geralmente em inglês, e “Abonnez-vous dans iTunes”, para podcasts geralmente em francês. Estas opções, ao clicar, já abrem o Itunes e te pergunta se você realmente quer executar e assinar aquele podcast. Aceite esta tela, e pronto. Você poderá ver o podcast escolhendo a opção para tal na coluna lateral do Itunes. Ele próprio irá atualizar diariamente, e você ainda pode configurá-lo para deletar os arquivos que você já ouviu para não encher o disco.

      Vários sites possuem uma opção parecida. E no próprio Itunes ou Apple Store possuem estes podcasts gratuitos. Só dar uma Googlada que você encontra vários!

      Abraços!

    • #43374
      lilia.wang
      Participante

      super obrigada !!!! =)

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.