Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Trabalhar sem ter o ensino superior!
- Este tópico contém 5 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 10 meses atrás por Unison.
-
AutorPosts
-
-
7 de fevereiro de 2013 às 15:14 #8538UnisonParticipante
Tenho visto no fórum, várias informações sobre empregos de nível superior, em alta demanda em Quebec, porém ainda não vi nada sobre oportunidades de emprego para pessoas que possuam apenas o ensino médio do Brasil.
Minha pergunta é: Existem oportunidades no Canada ou mais especificamente na província de Quebec para pessoas que queiram trabalhar e viver no Canada, porém não possuem o ensino superior, ou o tem incompleto?
Caso isso seja possível, qual seria o procedimento a ser tomado por estas pessoas?Merci! :D
-
7 de fevereiro de 2013 às 16:46 #60265SANDROMSParticipante
Unison,
Por incrível que pareça, existem muitas pessoas no Quebec que não terminam o ensino médio, ou que não continuam os estudos. Oportunidades de trabalho existem, mas o mercado é saturado pelos próprios quebequense com ensino médio.
Por isso mesmo o professo de imigração do Quebec é voltado para pessoas que tem curso superior ou técnico em áreas de demanda, pois nessas áreas teoricamente existe muito mais oportunidades.
No Quebec existe cursos técnicos de nível médio, existem cursos técnicos de nível colegial, e existem cursos superiores, é possível encontrar emprego para todos esses níveis de escolaridade. Apenas com o nível médio ‘genérico’ os empregos disponíveis serão empregos em nível operacional (e mesmo para esse o técnico as vezes é exigido).
Se você não tiver o status de residente permanente não conseguirá nenhum desses empregos, o mercado informal para imigrante ilegais se restringe a faxina, e baby sitting acho que nem entregar pizza rola… e para ter o status de residente permanente é preciso ter um curso superior ou técnico nas áreas listadas pelo governo.
Alternativa: vir como estudante e terminar um curso técnico ou superior no Quebec. Mas isso custa caro pois não o estudante estrangeiro paga a tarifa cheia, sem subsídios. Aí tem que correr atrás de bolsa, PAItrocínio, etc…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
7 de fevereiro de 2013 às 17:41 #60266RonaldoMacielParticipante
O que o Sandroms falou é correto. É bastante comum (em Montreal pelo menos) ver québécois (e não imigrantes) exercendo funções que exigem escolaridade média ou básica. E o mercado parece estar bem saturado, por isso focam nos candidatos com escolaridade técnica ou superior pois é aí que há mais carência… boa sorte!
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
8 de fevereiro de 2013 às 00:07 #60269Carlos_SantosParticipante
existe uma demande de soldadores aqui no Québec e a Marcia estava oferecendo vagas na area, que até aonde eu sei é tecnica e nao de nivel superior, so para dar um exemplo….
Quais serao as profissoes que eles vao pedir na lista eu nao sei ….. mas certamente deve ter tecnicos nela ;-)
O importante é estar atualizado e aproveitar se for na sua area….
Sempre existe a chance de sair do Brasil empregado por uma missao de recrutamento, mas para isso é preciso ter um bom francês, entre outras coisas ;-)
E este quesito é sempre esquecido pelos que estao anciosos para sair do Brasil, so que aqui ficam numa situacao dificil depois, canso de ver colegas desempregados mesmo em TI e depois reclamando….. vai entender….
Boa sorte!
-
8 de fevereiro de 2013 às 21:57 #60287gabi-infirmiereParticipante
como dito, o atual programa nao visa candidatos sem formaçao especifica, e geralmente as formaçoes autorizadas sao aquelas onde ha carência no mercado de trabalho canadense.
mas entre a carência do mercado e as exigências que este mesmo mercado tem ha grandes muros. Um artigo recente do jornal *Le Devoir* fala justamente disso, de como sao 2 pesos e 2 medidas, de como o pais aceita profissionais superqualificados e como este profissionais nao conseguirao a inclusao no mercado de trabalho (o artigo fala especialmente de médicos, que sofrem um bocado para quebrarem esse muro)
em geral nas profissoes com ordens profissionais envolvidas, estas representam um calo no sapato de qualquer imigrante. 1,2,3 e até 6,7 anos podem ser necessarios para validar o diploma e conseguir entrar no mercado de trabalho.Ha boas opcoes de cursos técnicos como o carlos citou, mas o conhecimento das linguas sera fundamental.
É estudar o processo e tentar tirar o maior profeito possivel das oportunidades, lembrando que ele pode mudar de uma hora para a outra, sem aviso prévio …..
-
10 de fevereiro de 2013 às 15:54 #60301UnisonParticipante
Muito obrigado a todos que responderam.
Na verdade, minha intensão é chegar ao Canada com nível superior e falando francês, além do inglês que eu já falo.
Porém é sempre bom saber de outras alternativas, especialmente quando bate aquela vontade louca e desesperada de sair logo do Brasil. (o que vem acontecendo com muita frequência, especiamente em tempos de carnaval, que particularmente eu detesto.#momentodesabafo)
De qualquer forma, vou conter meus impulsos e procurar me qualificar o máximo possível aqui no Brasil, afim de ter mlhores chances quanto eu estiver lá.
:thankyou:
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.