Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › teste online + lista de profissões
- Este tópico contém 16 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 2 meses atrás por vivieandrenocanada.
-
AutorPosts
-
-
4 de setembro de 2012 às 15:06 #8330felipeestudanteParticipante
olá, pessoal.. estou com uma duvida em relação ao teste online que eu coloquei 6 meses de experiencia e fui aceito no teste.. mas lendo aqui no forum ja vi alguns colegas dizendo que tem que ter no minimo 2 anos de experiencia. minha outra duvida é em relação a quem pode enviar os dossiers, sou do grupo da lista de 12 – 16 pontos, quem é desse grupo pode enviar o dossier p BIQ a qualquer momento? obrigado a todos que contribuirem, ate mais! ;-)
-
4 de setembro de 2012 às 15:38 #56745FilipevsmParticipante
Felipe,
Lembre-se que o teste online é só uma forma de estimar a possibilidade de dar entrada no processo.
A forma mais acertada de contar seus pontos certinho, e saber se é elegível, é utilizando o GPI (Guide des Procédures d’Immigration) disponível em site oficial em http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf
Leia este documento com calma, ponto a ponto. Eu e alguns outros já falamos sobre este documento, e sua forma de contagem de pontos. O pessoal até me ajudou com algumas dúvidas que tive. Então, vale conferir no fórum também após lê-lo.
Abraços!
-
4 de setembro de 2012 às 16:55 #56747Lu_campinasParticipante
Olá Filipe,
Pra tentar resumir:
1) se o seu diploma tem até 5 anos, não precisa de experiência na área escolhida para declarar esta profissão na área de formação, porém não ganhará pontos na parte de experiência (o que é lógico kk)
2) se o seu diploma tem mais de 5 anos, é necessário ao menos um ano de experiência na área de formação para que seja válido.
3) mmas se tem um diploma com menos de 5 anos e tem experiência profissional na área de formação, melhor, ganha póntos na área de formação e também na experiência profissional.Boa sorte,
Luciana
-
5 de setembro de 2012 às 14:08 #56776felipeestudanteParticipante
Valeu galera, é tanta coisa que da medo de começar a montar o dossier p enviar! eu ainda preciso de alguns meses p conseguir todos os requisitos para o tão esperado dossier.
Obrigado pelas respostas, boa dica da uma olhada no GPI, muita coisa pra ler e interpretar em françes! espero tbm que ele nao tenah mudado, sendo de 2009. abraços -
5 de setembro de 2012 às 16:01 #56782SANDROMSParticipante
Felipe.
eu acredito que o teste online simula muito bem a pontuação do GPI, o único problema é que vc pode responder algumas coisas equivocadamente (geralmente na parte da formação).
Ela é útil também para fazer experiências: você pode tentar com diferentes respostas (na língua por exemplo) e descobrir o mínimo para vc passar.
Claro que somar na mão os pontos seguindo o GPI é muito mais preciso e esclarecedor.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
5 de setembro de 2012 às 18:18 #56790FilipevsmParticipante
Felipe, fique tranquilo.
O link que passei acima já prevê a última alteração realizada no documento, que é de 2012.
Se preferir, busque-o diretamente pelo site oficial pra não ter dúvidas.
-
5 de setembro de 2012 às 21:09 #56801felipeestudanteParticipante
SANDROMS eu ja fiz o teste online de todas as formas possiveis para o meu caso, em relação a formação eu coloquei exatamente o nivel e a area com o nome identico ao curso que eu fiz aqui, na parte da experiencia, como eu nao tenho nada ainda coloquei 6 meses e deu p passar, no idioma coloquei intermediario pq ja morei em um país francofono(posso ate esta exagerando no idioma, tendo em vista que ja tem 18meses que eu nao pratico). no momento eu so preciso de comprovar experiencia de trabalho depois que me formar, fazer o TCF B1 ou B2 e montar meu dossier. Tava ate querendo saber de vcs se eu posso anexar um termo assinado pela a empresa que eu trabalhei comprovando que eu trabalhei lá remuneradamente mas sem carteira assinada, ou so com carteira.. como que podemos comprovar no formulario nossa experiencia de trabalho? Tnho estagios extracurricular com certificado do local onde estagiei que poderia tbm anexar no formulario p montar meu dossier? obrigado pelas infos e ate a proxima!
-
5 de setembro de 2012 às 21:12 #56802felipeestudanteParticipante
@felipeestudante wrote:
SANDROMS eu ja fiz o teste online de todas as formas possiveis para o meu caso, em relação a formação eu coloquei exatamente o nivel e a area com o nome identico ao curso que eu fiz aqui, na parte da experiencia, como eu nao tenho nada ainda coloquei 6 meses e deu p passar, no idioma coloquei intermediario pq ja morei em um país francofono(posso ate esta exagerando no idioma, tendo em vista que ja tem 18meses que eu nao pratico). no momento eu so preciso de comprovar experiencia de trabalho depois que me formar, fazer o TCF B1 ou B2 e montar meu dossier. Tava ate querendo saber de vcs se eu posso anexar um termo assinado pela empresa que eu trabalhei comprovando que eu trabalhei lá remuneradamente mas sem carteira assinada, ou so com carteira.. como que podemos comprovar no formulario nossa experiencia de trabalho? Tenho estagios extracurriculares com certificado do local onde estagiei que poderia tbm anexar no formulario p montar meu dossier? obrigado pelas infos e ate a proxima!
-
5 de setembro de 2012 às 21:47 #56803felipeestudanteParticipante
Minha formação Biomedicina mas na lista de profissoes tem assim:
– Technologie d’analyses biomédicales (DEC – 3 ans)
– Techniques de laboratoire (DEC – 3 ans)
– Genie Biomedical (BACC – 4 ans)Qual desses eu devo colocar como minha profissão, nao fiz curso tecnico aqui no Brasil, bacharel em Biomedicina mas o que mais parece com meu curso é o tecnico: Technologie d’analyses biomédicales = teconologia de analises biomedicas, que são 3 anos.
-
6 de setembro de 2012 às 01:14 #56815jvictorfcParticipante
AMigo,
Tente dar uma olhada na programacao desses cursos citados por você. Aquele que tiver a grade curricular mais parecida com o seu é o que deve escolher. Como o seu é bacharel, ele possivelmente se encaixará em uma das duas opções abaixo:
– Technologie d’analyses biomédicales (DEC – 3 ans)
– Techniques de laboratoire (DEC – 3 ans) -
6 de setembro de 2012 às 03:01 #56819rodrigocwbParticipante
Olá,
Acabamos de retornar da palestra em Curitiba e a Perla disse que o teste online está DESATUALIZADO, principalmente no que se refere as profissões, ela disse para usar apenas para ter uma noção, mas que por exemplo, profissões do grupo 3 em que os dossies não são mais aceitos ainda conseguem passar no teste online.
Abraços
-
6 de setembro de 2012 às 04:10 #56821felipeestudanteParticipante
Boa noite,
Pessoal no teste online eu devo colocar quantos anos de estudo? sou formado em biomedicina (no Brasil 4 anos de estudo com 3600horas):– Título postsecundario técnico – Bachillerato – 3 años (en Québec, el diploma se obtiene tras 14 años de estudios de tiempo completo)
ou
Título postsecundario general – Bachillerato – 2 años (en Québec, el diploma se obtiene tras 13 años de estudios de tiempo completo)
Na segunda opção eu nao passei :/
agradeço a todos já! -
6 de setembro de 2012 às 11:33 #56825hugohaaParticipante
@rodrigocwb wrote:
Olá,
Acabamos de retornar da palestra em Curitiba e a Perla disse que o teste online está DESATUALIZADO, principalmente no que se refere as profissões, ela disse para usar apenas para ter uma noção, mas que por exemplo, profissões do grupo 3 em que os dossies não são mais aceitos ainda conseguem passar no teste online.
Abraços
Por isso que nessas horas o GPI é importante, pra ter a conta dos pontos na ponta do lápis hehehe.
-
6 de setembro de 2012 às 11:35 #56826Lu_campinasParticipante
OI Filipe,
você deve somar todos os anos de estudos aqui no brasil:
8 anos de ensino fundamental
3 anos de ensino médio (dependendo se fez um curso técnico poderá ser 4 anos)
4 anos de universidadetotal 15
Então é isto! Boa sorte:)
Um abraçoLuciana
-
6 de setembro de 2012 às 17:29 #56848vivieandrenocanadaParticipante
“Acabamos de retornar da palestra em Curitiba e a Perla disse que o teste online está DESATUALIZADO, principalmente no que se refere as profissões, ela disse para usar apenas para ter uma noção, mas que por exemplo, profissões do grupo 3 em que os dossies não são mais aceitos ainda conseguem passar no teste online.”
Que feio, ein BiQ !!! É mais “bonito” deixar o link fora do ar, com a mensagem “em manutenção”…. Lamentável!
Pessoal, quem topa atualizar o excel com os dados da nova GPI? Desta forma facilita a simulação da contagem de pontos.
Assim como alguém um dia criou a planilha e ajudou a minha vida e a de mts outros imigrantes, poderíamos nos unir e ajudar a vida de tantos outros, não é?
Alguém avançado em Excel?
Alguém disposto a ser “intérprete” da GPI? Assim não ficam reféns apenas da minha interpretação.
Salut,
Viviane
-
6 de setembro de 2012 às 18:04 #56850mrodolfoParticipante
Sinceramente, ainda acho o papel de pao mais fácil para calcular os pontos…
Ainda assim, existe a Grille Syntèse que simplifica bastante as coisas: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_3_Grille_TQ.pdf
Os critérios tem mudado de maneira muito rápida, com diversos pormenores que, na minha opinião, subjetivam bastante os casos. Apesar de ter competência para automatizar o excel, não tenho o mínimo interesse em fazê-lo, exatamente pelos dois motivos expostos acima.
Acrescento, ainda, que um excel acaba por distanciar os candidatos do GPI, o único documento oficial que lhes permite avaliar seus critérios.
-
6 de setembro de 2012 às 19:15 #56853vivieandrenocanadaParticipante
Marcos,
Eu não tinha olhado por este ponto. Mas, vc tem total razão!
Pensando bem, ainda mais que agora temos observado uma mudança no perfil em parte dos atuais aplicantes a imigração: querem respostas prontas!
Com a planinha vão se distanciar ainda mais da GPI. Esse não era o meu objetivo !
A melhor maneira de ajudá-los é com comentários que ainda não foram publicados ou estão desatualizados. E é claro…. continuar na corrente “leiam a GPI, leiam a GPI” hi hi hi hi
Salut,
Viviane
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.