Tempo para encontrar apartamento em Montreal

Home Fórum Ainda no Brasil Geral Tempo para encontrar apartamento em Montreal

Visualizando 34 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6551
      visionnaire
      Participante

      Minha pergunta é direcionada aos que já imigraram e passaram pela fase de procura por moradia.

      Na opinião de vcs, um período de duas semanas para quem acaba de chegar em Montréal durante o mês de junho é suficiente para procurar, achar e alugar um apartamento?

      Sei que a oferta é grande nessa época, por isso questiono se 15 dias são o bastante ou se é necessário preparar-se (leia-se reservar hotel ou residência temporária inicial) para pelo menos um mês antes de encontrar um local fixo.

    • #34908
      Baratinha
      Participante

      Ola

      Uma outra alternativa é tentar locar algo do Brasil, pelos sites como kijiji e dejavu, nestes sites , inclusive você pode ter uma média do custo de locação do tipo de apartamento que você quer morar, na localização que você quer morar.
      Mas se você prefere locar estando ai, creio que este tempo de 15 dias é suficiente, porém acho que ter em mãos uma “pré-seleção”dos imóveis que te interessam,que podem ser feiatas pelos sites que te dei acima , ou por sites dos jornais locais, para que assim você não perca tempo.

      Um abraço e sucesso

    • #34913
      Carlos_Santos
      Participante

      a maior oferta de aptos acontece entre fevereiro e março (inicio de abril…), quando os locatarios que nao vao RENOVAR seus contratos, avisam por carta a intencao de sair dos seus respectivos aptos.

      Depois de entregar esta carta, o atual locatario parte a procura dos aptos disponiveis em 1o de julho mas que sao anunciados desde o momento que um outro locatario avisa que vai sair.

      De fato, o pessoal visita os aptos ainda ocupados pelos locatarios que vao sair em 1o de julho.

      E, gostando do apto, eles JA ASSINAM o contrato para a futura mudanca no 1o de julho.

      Desculpe, a questao:

        – mas porque em JUNHO existe mais oferta de aptos ?

      e, respondendo a sua questao. Possivel é! vai depender do seu nivel de exigência para o apto que vc vai alugar e um pouco de sorte em achar um apto que nao tem ainda um pretendente! ;-)

      Atenciosamente

    • #34914
      carol.
      Participante

      É uma questao de sorte. Porque, na verdade, o recem chegado nao escolhe apartamento, ele procura aquele que o proprietario aceita alugar sem nenhum comprovante de trabalho do locatario.
      Essa é a maior dificuldade nos primeiros dias, na minha opiniao.
      Vc poderia entrar em contato com as pessoas que estao anunciando apartamentos e perguntar quais sao as exigencias e ja marcar as visitas pra quando vc chegar.
      às vezes eles pedem alguns meses de aluguel adiantado, outras vezes eles pedem que a pessoa tenha contrato de trabalho e outros nao vao pedir nada.
      Por isso que eu digo que é sorte.
      Carol

    • #34921
      lfantoniosi
      Participante

      Dizem que os peppers fazem a mudanca no dia 1o de julho so para nao festejarem o Canada day.

      Bem quebecois!

    • #34923
      Carlos_Santos
      Participante

      Também ja ouvi a mesma coisa Felipe!

      e que no primeiro de julho é quase impossivel encomendar uma pizza!  

      dado que todos os que se mudam nao tem tempo para cozinhar, imaginam o que eles fazem para se alimentar ?

    • #34927
      visionnaire
      Participante

      Baratinha,

      @Baratinha”;p=”29735 wrote:

      Uma outra alternativa é tentar locar algo do Brasil, pelos sites como kijiji e dejavu, nestes sites , inclusive você pode ter uma média do custo de locação do tipo de apartamento que você quer morar, na localização que você quer morar.

      Não é meio arriscado alugar pela internet, ainda no Brasil?

      Vc passou por essa experiência? Poderia contar como foi (se encontrou o anúncio em algum site, como foi o contato com o proprietário, quais foram os procedimentos de pagamento)?

      Obrigado pelas dicas!

    • #34928
      visionnaire
      Participante

      Carlos,

      @Carlos_Santos”;p=”29740 wrote:

      Desculpe, a questao:

        – mas porque em JUNHO existe mais oferta de aptos ?

      Não disse em nehum momento que junho é o mês em que existe mais oferta, apenas afirmei que a oferta é grande durante esse mês.

      Digo com base em informações dadas tanto pela minha instrutora na francisação online como por uma amiga brasileira que já mora em Montréal. Ambas me disseram que a oferta de apartamentos é significativamente grande entre maio e agosto, independente do fênomeno que é o dia da mudança no dia 1o de julho.

      De qualquer forma, sua explicação tb faz sentido. Espero que sobre pelo menos um apartamentozinho para eu alugar em Montréal no meio de junho.  :lol:

    • #34929
      fabiolabvalio
      Participante

      visionnaire, eu aluguei um studio pela internet, para os 2 primeiros meses (junho e julho). Eu ia alugar só para junho, mas também fiquei com receio de não conseguir algo definitivo em apenas 2 semanas (é que eu chegarei no meio do mês).

      Quanto a ser arriscado alugar ainda do Brasil, eu estou mantendo todos os registros para não ter problemas! Eu imprimi todos os e-mails dos meus contatos com a imobiliária (a locação foi direto pela imobiliária), para não ter nenhum mal entendido depois! Um outro colega daqui da comunidade chegará 1 dia antes de mim e alugou um studio no mesmo prédio. Ele mesmo chegou a ligar várias vezes para o local. Apesar de todas as precauções, certeza só quando chegarmos lá   :wink:  Aí eu te conto se deu tudo certo!

    • #34932
      maurorepacci
      Participante

      Acho que duas semanas e tempo mais que suficiente se voce fizer uma boa licao de casa ja no Brasil.

      Montreal e uma cidade grande. Se voce olhar no google maps parece que a ilha e pequena e tudo e perto mas nao e bem assim. Entao acho bom fazer um bom planejamento:
      1. Ver quando voce quer/pode pagar
      2. O tamanho do apartamento que voce quer ter
      3. Entrar nos sites:
      http://www.mls.ca
      – montreal.kijiji.ca
      – etc
      E verificar em quais bairros voce consegue alugar os apartamentos que voce tem interesse.

      Outra opcao e escolher o bairro primeiro e depois verificar as opcoes dentro daquele bairro (tamanho vs. preco)

      4. Uma ou duas semanas antes de voce chegar comece a agendar visitas para que voce possa ter visitar marcadas para a semana seguinte.
      5. Verifique quais as condicoes que o proprietario/imobiliaria exigem para que voce alugue o ap (deposito, fiador, etc)

      De maio ate junho existe muita oferta de apartamento sim porque o prazo para enviar a carta mostrando que voce nao ira renovar o contrato depende da extensao do contrato (se voce alugou por menos de um ano, voce so precisa mandar a carta um mes antes).

      Boa sorte na procura por ap. Pelo menos voce nao chegou em dezembro, no meio de uma tempestade de neve sem conhecer ninguem em Montreal e teve que achar o ap em uma semana. hehehe

    • #34934
      visionnaire
      Participante

      Fabiola,

      Vc poderia me passar o contato dessa imobiliária?

    • #34936
      visionnaire
      Participante

      Mauro,

      @maurorepacci”;p=”29761 wrote:

      Acho que duas semanas e tempo mais que suficiente se voce fizer uma boa licao de casa ja no Brasil.

      Montreal e uma cidade grande. Se voce olhar no google maps parece que a ilha e pequena e tudo e perto mas nao e bem assim. Entao acho bom fazer um bom planejamento:
      1. Ver quando voce quer/pode pagar
      2. O tamanho do apartamento que voce quer ter
      3. Entrar nos sites:
      http://www.mls.ca
      – montreal.kijiji.ca
      – etc
      E verificar em quais bairros voce consegue alugar os apartamentos que voce tem interesse.

      Outra opcao e escolher o bairro primeiro e depois verificar as opcoes dentro daquele bairro (tamanho vs. preco)

      4. Uma ou duas semanas antes de voce chegar comece a agendar visitas para que voce possa ter visitar marcadas para a semana seguinte.
      5. Verifique quais as condicoes que o proprietario/imobiliaria exigem para que voce alugue o ap (deposito, fiador, etc)

      De maio ate junho existe muita oferta de apartamento sim porque o prazo para enviar a carta mostrando que voce nao ira renovar o contrato depende da extensao do contrato (se voce alugou por menos de um ano, voce so precisa mandar a carta um mes antes).

      Boa sorte na procura por ap. Pelo menos voce nao chegou em dezembro, no meio de uma tempestade de neve sem conhecer ninguem em Montreal e teve que achar o ap em uma semana. hehehe

      Muito obrigado pelas informações.

      Pretendo dividir um 4 1/2 com um amigo que tb está imigrando, mas que deve chegar a Montréal duas semanas antes de mim. Por isso postei essa dúvida no forum, já que ele se encarregará do aluguel nesse meio tempo.

      Saber que vc enfrentou essa saga em pleno inverno e conseguiu encontrar um apê em apenas uma semana me deixa mais tranquilo.  :lol:

    • #34938
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Quando cheguei aqui em Sherbrooke já havia alugado meu ap desde o Brasil. Havia encontrado o anuncio no site Uni-logi, de uma pessoa repassando o contrato, mas nao havia fotos e a pessoa ja estava em outra cidade…pedi a um amigo para tirar fotos do ap para mim e fechei com o locatario que pediu autorisaçao para a proprietaria. Quando cheguei ela ja estava sabendo de tudo e fiz os pagamentos a cada mês diretamente com ela… o locatario me pediu um cheque de 500$ pois seus moveis estavam na casa até julho, depois o cheque foi devolvido normalmente.

      Nao tive nenhum problema em alugar pela internet e eles aqui ja sao bem acostumados com isso.

      Agora tive amigos que imaginavam alugar um bom imovel em até 2 semanas e nao conseguiram…. o ruim de alugar um ap perto do 1 de julho é que os aps BBB ja sao mais dificeis de encontrar….

      Abraços[/align]

    • #34939
      fabiolabvalio
      Participante

      visionnaire, te passei o site em MP!

      Pessoal, obrigada pelas dicas! Vou precisar delas quando for procurar o meu apartamento definitivo!!

    • #34940
      visionnaire
      Participante

      Dri,

      @Dri_Torres”;p=”29767 wrote:

      Agora tive amigos que imaginavam alugar um bom imovel em até 2 semanas e nao conseguiram…. o ruim de alugar um ap perto do 1 de julho é que os aps BBB ja sao mais dificeis de encontrar….
      [/align]

      O que são apartamentos BBB?

    • #34941
      fabiolabvalio
      Participante

      Bom, bonito e barato?

    • #34942
      fabiolabvalio
      Participante

      Ricardo, não são todos os lugares que pedem esse endosseur não…

      A imobiliária com a qual eu fechei o studio me pediu um adiantamento (de 1/3 do aluguel), a ser pago via depósito ou cartão de crédito. Já uma outra imobiliária (que eu não gostei muito) tinha me pedido um calção, de metade do valor do aluguel, em cheque, a ser devolvido no final da estadia. Ou seja, depende da imobiliária…

    • #34943
      Carlos_Santos
      Participante

      Vou arriscar …

      Bom, Bonito e Barato   :wink:

    • #34949
      Baratinha
      Participante

      Ola visionnaire

      Eu aluguei pela internet pelo site déjà vu. Eu procedi da seguinte maneira:
      1) Coloquei um anuncio na internet dizendo que procurava um local (não especifiquei se casa ou apartamento), que fosse entre 3 et demie e 4 et demie. Não especifiquei localização e que fosse estar vago em meados de fevereiro.
      2) A proprietaria me mandou um email. Com fotos do imovel e sua localização.
      3) Eu verifiquei o local pelo google earth e achei a localização interessante para as minhas necessidades.
      4) Eu fiz um contato via google talk com a proprietaria e combinei as condições de pagamento. Pagaria chegando em Trois-Rivières
      5) Eu paguei o primeiro aluguel em chegando aqui (CAD 150,00 referente a última semana de fevereiro) e CAD 600,00 referente a março, já que cheguei no fim de fevereiro
      Eu fiz o meu bail até 1 de junho, mas ja falei com a proprietaria que vamos renovar , pois gostei muito do imóvel e da localização.
      Eu pago CAD 600,00 num 5 et demie (chauffé, eclaire, com telefone et internet inclusos neste preço). Trata-se de uma casa com jardim.

      Espero ter ajudado, mas se quiser perguntar outra dúvida, fique a vontade.

    • #34950
      visionnaire
      Participante

      Baratinha,

      Obrigado pelas informações.

      Não conhecia o Deja Vu, vou dar uma olhada.

    • #34952
      vgaram
      Participante

      Em quinze dias é até possível alugar um ap.
      Mas isso se já souber em que areas quer morar para concentrar tuas buscas. No momento tem bastante oferta em Montréal mas as vezes pedem garantias ou nao está disponivel imediatamente. A maioria fica disponivel pro 1 de julho.
      Tem muita placa em frente aos prédio “À Louer” também.

      Enfim, possível é, mas acho muito no limite. Eu preferi alugar um ap pros primeiros 30 dias. Em junho a busca por ap deve ser bem intensa por causa do tradicional 1 de julho.

      Aliás, apto BBB que a Adriana diz deve ser Bom, Bonito e Barato.

    • #34959
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Desculpem a demora para responder, mas acertaram!!! BBB é Bom, Bonito e Barato!!!

      Quanto mais perto vai ficando do mes de julho mais dificil fica de se achar bons aps, pois geralmente as pessoas ja sabem desde março que vao se mudar e com isso ja fecham logo um aluguel, como no meu caso, para nao correr o risco de ter que pegar qualquer um.

      abraços,[/align]

    • #34962
      julianomga
      Participante

      oii a todos, boas dicas!!!!!
      chegarei em montreal dia 30 de maio, caso tenha alguem interessado em dividir moradia mesmo que temporariamente estou aceitando.

      obrigado
      abraços

      juliano

    • #34970
      Anonymous
      Participante

      Visionnaie

      Acho que leva em média um mês. Tem gente que consegue antes, mas tem vários fatores, inclusive o sorte, que influenciam.
      No nosso caso por exemplo, alugamos um ap por 1 mês em Montréal e já tinhamos uma idéia de onde queriamos morar.
      Achamos vários apartamentos que nos agradavam mas o dono ficava com receio de alugar para imigrante sem emprego. Mostravamos que se fosse o caso poderiamos pagar um ano antecipado, mesmo sabendo que essa prática é ilegal.
      E vimos muitos (mas muitos meeeeeesmo) apartamentos que estavam em péssmo estado (e custavam caro para a qualidade deles)
      Até que achamos um que fosse bom, dentro do nosso orçamento, dentro com a infraestrura que queriamos, que o proprietário aceitasse “arriscar” e que checasse nossa liquidez e antecedentes, levou quase 1 mês.
      A essa altura já estávamos aflitissimos pois nao queriamos renovar o aluguel do studio (achávamos que custoXbenefício só era positivo se alugado or um mês).
      Acabou dando certo, mas foi tudo aos 46 do segundo tempo!!
      Esse ano, já mais tranquilo para o proprietário e para nós: já confirmamos que vamos renovar nosso contrato.

      abç
      Erika

    • #35180
      mscolese
      Participante

      Pessoal,
      Tenho uma dúvida…
      Estou pesquisando nos sites e sempre há a informação de apartamentos de 1 1/2 ou 2 1/2 ou 3 1/2 o que significa (1/2)?

      Abçs
      Milene.

    • #35181
      Anonymous
      Participante

      1/2 é o banheiro

    • #35187
      Carlos_Santos
      Participante

      Milene,

      dê uma olhada neste tópico (postado no Brasmontreal):

      http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=685

      Boa leitura ;-)

    • #35190
      RonaldoMaciel
      Participante

      Ok muito se discutiu sobre achar um ape em maio, junho. Mas e se chegarmos em Julho? Tipo no meio pro fim do mês? Fica muuuito difícil achar um ape?

      Alguém já foi nessa época e poderia dividir com a gente?

      Abraço
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #35198
      Carlos_Santos
      Participante

      eu cheguei 26 de julho.

      Aluguei um apto por uma mês pela Internet.

      Comecei a procurar de verdade na segunda para a terceira semana depois que cheguei.

      COmprei os jornais da cidade e comecei a ligar e marcar visita.

      Tinha opcao, mas tudo depende:

        – de quanto vc quer pagar de aluguel
        – tamnaho do apto
        – localizacao na cidade
        – estado de conservacao do apto e sua capacidade de morar nele
        – entre outros…

      Boa pesquisa

    • #35925
      SANDROMS
      Participante

      Pessoal,

      Conheci uma senhora que é proprietária de alguns imóveis em Montreal. Ela está alugando um 3 1/2 para agosto numa região próxima a esquina Chemin Queen Mary e Av Victoria. NÃO CONHEÇO O IMÓVEL, mas a região é boa, vários ônibus e próxima ao metro Snowdon.

      Fico receoso de postar, pois não conheço o imóvel, mas a proprietária é amiga de uma amiga minha. É uma senhora, e portanto é o tipo de caso onde o imóvel nunca vai aparecer no kijiji. O ideal é ligar, combinar e se quiserem alugar pedir para alguem que está em Montreal dar uma olhada no estado do imóvel, por aqui tem cada coisa hororosa. Liguem e aproveitem para treinar o francês. Os dados também servem para ter uma idéia de valor do aluguel.

      Nome da proprietária: Monica
      Telefone: 514 341 2071
      Tamanho: 3 1/2 (um dormitório)
      Data de início: 1o de agosto
      Preço: 575$
      Chaufage: elétrico, não incluído no aluguel;
      Água quente: incluído no aluguel;
      Fogão e geladeira: não sei, esqueci de perguntar;
      Estado do imóvel: não sei. repetindo: não vi o imóvel;
      Aluga para brasileiro: SIM
      Aluga para recém chegado: SIM

    • #35949
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Este verao estou trabalhando (emprego d’été) em um serviço da universidade de Sherbrooke onde as pessoas podem colocar anuncios de apartamentos para alugar. Vejo que ainda existem muitos imóveis para alugar e muitos propriétarios estao reclamando que nao alugaram os imoveis. Outra coisa que remarquei aqui em Sherbrooke é que parece, eu disse parece, que este ano as pessoas se mudaram menos, pois eu nao observei o mesmo fluxo de mudanças no1 de julho. Li também em um jornal de Montréal que falavam em uma baixa do numero de mudanças devido à crise, sendo assim as pessoas preferem ficar onde estao para economisar.

      O site para acessar os imoveis é Uni-Logi e os imoveis sao em grande maioria em Sherbrooke, mas as vezes aparecem alguns em Montréal.

      Sei que existem um serviço parecido oferecido pela Université Laval Cadeul

      E também pela UQAM Hebergement Montreal neste link escolha por exemplo banque de logements e escolha a opçao estudante da universidade, eles nao pedem nenhuma informaçao complementar e o acesso é disponibilizado  :lol:

      So lembrando que os imoveis podem ser alugados por qualquer pessoa, estudante ou nao, isso depende do propriétario, mas sao sites abertos à todos.

      Abraços[/align]

    • #35957
      julima
      Participante

      oi pessoal,
      eu estou indo no comeco de agosto, tem mais gente indo nessa epoca e procurando ap tb?

    • #35959
      fabiolabvalio
      Participante

      É, eu ainda tenho visto muitas placas de “aluga-se” aqui em Montréal, e várias são novas e só apareceram depois que julho começou… Dependendo do que se procura, dá para encontrar bem rápido.

    • #35961
      Patinha11
      Participante

      Fabiola..vou te ligar de novo..quem sabe damos sorte dessa vez! :lol:

      Na minha rua tem um pra alugar e é pra setembro..um 5 1/2 em NDG pertinho do Metro Villa Maria… se alguém quiser saber,pego o tel e ponho aquí .

      :)

    • #37148
      Jubs108
      Participante

      Fabíola, se puder me passar o contato dessa imobiliária também ficaria agradecido.   :wink:

Visualizando 34 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.