Tempo de resposta para e-mail

• Este tópico contém 20 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos atrás por Leigos.
Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
      Leigos
      Participante

Pessoal, procurei mas não achei nenhuma estatística de quanto tempo em média leva para receber uma resposta do consulado para os nossos e-mail. Sei que eles reservam o direito de ignorar os e-mail, caso acharem as perguntas irrelevantes, mas quero saber quanto tempo demorou para vocês receberem as respostas?

Enviamos nosso processo em janeiro de 2011 e depois de um mês mudamos para outro endereço. Enviamos uma solicitação de atualizar nosso endereço por e-mail (conforme encontrei aqui no CBQ) e perguntamos se este e-mail já seria suficiente – até agora não recebemos nenhum retorno – somente aquela resposta automática.

Agora faltam 3 semanas para expirarem os nossos CSQ (8.12.11) e também li aquele relato do desvio de documentos, então, na quinta-feira passada (3.11.11) novamente enviamos um e-mail pedindo confirmar o recebimento e explicando a nossa preocupação devido ao vencimento próximo e por não ter nenhuma notícia deles já faz 10 meses + perguntamos se o nosso endereço foi atualizado para evitar que nenhum documento seja envido para o endereço antigo. Hoje já é o terceiro dia útil e nada de respostas.

OBS.: estamos com falta de sorte para falar no telefone, tentamos várias vezes mas sem sucesso.

bdraraujo
      Participante

Olá,

Não posso dizer que isso é uma média, já que só mandei um e-mail para o BIQ. Como ainda não tinha enviado meu processo, eles podem ter entendido que a prioridade em respondê-lo era baixa… mas enviei um e-mail para o BIQ em 5/jul e recebi o retorno 9/set, ou seja, 65 dias, ou pouco mais de dois meses.

Talvez alguém na comunidade tenha um telefone em que se fala com uma pessoa, e não com um sistema de resposta, que foi o que me atendeu quando tentei ligar…

Boa sorte,
      Bruno

SANDROMS
      Participante

Leigos,

opção 1 – Ecas

Antes que o consulado te envie qualquer correspondência, o seu endereço aparece na página do e-cas. Consulte-o com frequência.

opção 2 – Telefone

Insista no contato telefônico, faça uma busca aqui no fórum onde existem dicas do ramal e horário onde vc pode ter alguma chance de, com sorte, conseguir, talvez, falar com alguém. :alright:

Boa sorte,

Carlos_Santos
      Participante

Ola Leigos,

vc tem alguma referencia do seu processo, o numeropor exemplo?

Se sim, mande uma carta registrada contendo este numero e avisando da mudanca de endereco.

Se nao tem como referenciar seu processo ai a unica solucao é insistir mesmo. Eu usaria o telefone.

De qualquer forma se o processo de vocês ja entrou no consulado, a validade do CSQ nao é problema.

Atenciosamente,

Leigos
      Participante

Olá,
      Agradeço a todos.
      Hoje dediquei meu dia para conseguir falar com alguém. Estava fazendo 3-4 tentativas em seguida a cada meia hora. Então, as 15:10 na terceira tentativa consegui falar. Fiquei tão focada que nem perguntei quem era. :? Ela confirmou que SIM – está com eles :P :!: Depois ela falou que não existe E-cas, pois a pré análise não foi feita ainda. Acrescentou, que atualmente (8.11.11) estão analisando os processos de outubro e que mais provável que os de janeiro vão ficar somente para ano 2012… Senti muito alívio ao saber que o nosso processo já está com eles e não foi desviado, até que esqueci sobre atualização do endereço :? . Então, os meus problemas já estão quase resolvidos.

Mas de qualquer forma, sugiro continuar com a coleta de informação sobre o tempo que leva para receber a resposta do Consulado por e-mail que foi a ideia principal deste tópico… ou melhor descartar este meio de comunicação com o Consulado. :?: :wink:

Leigos
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

vc tem alguma referencia do seu processo, o numeropor exemplo?

Se sim, mande uma carta registrada contendo este numero e avisando da mudanca de endereco.

De qualquer forma se o processo de vocês ja entrou no consulado, a validade do CSQ nao é problema.

Carlos, não temos nenhuma referência nem nada que comprove que o Consulado recebeu nossa papelada, por isso que estava preocupada. Já mandamos a carta registrada também, faz alguns meses, mas sem nenhum retorno por parte deles fico sem saber se fizeram esta atualização ou não… A validade de CSQ só não é problema quando está no Consulado, e foi por isso que estava louca para confirmar, se de fato está no Consulado, pois fiquei chocada com a história de desvio do processo que encontrei aqui no fórum

Shape
      Participante

Mas acho complicado chegarmos a um tempo médido de resposta do consulado porque já vi casos de respostas na mesma semana e outros casos de até 2 meses para responderem um e-mail. Quando eu precisei, não tive dúvida: peguei o telefone e fiquei tentando direto por alguns minutos até conseguir. E eu só consegui quando já estava quase desistindo…

Dúvida: a informação de que estão analisando os processos de outubro não bate com o que eu esperava… até onde sei já tem gente de novembro com exames médicos na mão, ou estou enganado?

mCerqueira
      Participante

Shape, de fato alguma coisa não bate.

Nessa última leva de pedidos de exames, a notícia que tem circulado inclusive citando o consulado como fonte é que todos os processos até outubro (inclusive) estavam contemplados. Assim, se algum processo está em análise nesse momento (em tese) seriam processos a partir de novembro.

No entanto, eu ainda não vi notícias de ninguém de novembro que tenha recebido o pedido de exames.

abraços,
      #

Leigos
      Participante

@Shape wrote:

Mas acho complicado chegarmos a um tempo médido de resposta do consulado porque já vi casos de respostas na mesma semana e outros casos de até 2 meses para responderem um e-mail. Quando eu precisei, não tive dúvida: peguei o telefone e fiquei tentando direto por alguns minutos até conseguir. E eu só consegui quando já estava quase desistindo…

Dúvida: a informação de que estão analisando os processos de outubro não bate com o que eu esperava… até onde sei já tem gente de novembro com exames médicos na mão, ou estou enganado?

Olá Shape, na verdade, você já me deu a estimativa que eu queria saber – não existem respostas rápidas por e-mail, então :lol:

Você escreve que tentou por alguns minutos até conseguir, a gente tentava dias nos horários diferentes e foi mais de uma semana sem sucesso. Hoje eu e meu marido junto fizemos em torno de 30 tentativas ou mais para conseguir falar :bigups: O telefone, é único meio de ter respostas “rápidas”, porém conseguir falar com alguém não é fácil. Inclusive quando comentei isto hoje, a pessoa do Consulado confirmou que todos tem esta dificuldade…

Outra coisa que não gosto nas conversas telefônicas é esta – que não vou conseguir reproduzir as palavras exatas desta informação sobre estar analisando os processos de outubro. Também estranhei, mas ela disse mais ou menos assim – “agora ainda são os processos de outubro, depois vem de novembro e dezembro, então o seu que é de janeiro provavelmente ficará para janeiro de 2012.”

Pode ser que ainda restam alguns processos de outubro? Será que todos aqui no fórum que são de outubro de 2010 já receberam? Única coisa que sei com certeza é que ela mencionou o mês de outubro para estimar o prazo de análise do nosso processo

JF
      Participante

Oi Leigos!
      Sou de 26/Outubro e já recebi os pedidos. Acho que não vi ninguém de Outubro reclamando de não ter recebido.

Uma coisa que está acontecendo, tanto pelo meu processo como por outros que tenho lido, é que algumas pessoas que já receberam os pedidos de exames médicos ainda estão com os processos EM ANÁLISE.

Ou seja, eles enviaram os pedidos de exames + passaporte para acelerar as coisas, mas os processos ainda não estão finalizados.

Falei com o consulado na 2ª feira e meu processo estava na mesa do oficial para uma “revisão final”, que segundo a Fernanda é um procedimento normal. Apesar do meu pedido de exames e passaporte ser do fim de Setembro e meus exames terem chegado em TT no dia 18/Outubro – tempo suficiente para finalizar o processo – eles ainda estão analisando meus antecedentes criminais. E sim, eu e meu marido temos a ficha limpíssima.

Mas isso não é para todo mundo. Tem gente que entregou os exames e passaportes 1 semana depois de mim e já está com o visto em mãos há alguns dias. Para variar, não existe consistência nos processos do consulado. Cada caso é um caso e supresas sempre aparecem.

O processo só termina quando acaba! ;-)

Bonne journée!

Julia.

Leigos
      Participante

@J+F wrote:

Uma coisa que está acontecendo, tanto pelo meu processo como por outros que tenho lido, é que algumas pessoas que já receberam os pedidos de exames médicos ainda estão com os processos EM ANÁLISE.

Ou seja, eles enviaram os pedidos de exames + passaporte para acelerar as coisas, mas os processos ainda não estão finalizados.

Falei com o consulado na 2ª feira e meu processo estava na mesa do oficial para uma “revisão final”, que segundo a Fernanda é um procedimento normal. Apesar do meu pedido de exames e passaporte ser do fim de Setembro e meus exames terem chegado em TT no dia 18/Outubro – tempo suficiente para finalizar o processo – eles ainda estão analisando meus antecedentes criminais. E sim, eu e meu marido temos a ficha limpíssima.

Mas isso não é para todo mundo. Tem gente que entregou os exames e passaportes 1 semana depois de mim e já está com o visto em mãos há alguns dias. Para variar, não existe consistência nos processos do consulado. Cada caso é um caso e supresas sempre aparecem.

O processo só termina quando acaba! ;-)

Bonne journée!

Julia.

Oi Julia,

Pode ser que seja isso mesmo… Uma coisa que é certa que cada caso é um caso. Vi que algumas pessoas de janeiro 2011 já estão com E-cas…

E parabéns pela entrega de passaportes – não vejo a hora de enviar os nossos :P

Porém a gente nem faz planejamento sobre a nossa ida, pois tememos que nosso processo vai demorar mais que a média devido ao fato de que não somos brasileiros e eles terão que contatar o setor responsável na Europa onde a espera é bem maior que um ano… :alright: Estamos no aguardo de boas novas

JF
      Participante

Nossa, Leigos! Mas se vocês moram no Brasil há mais de 1 ano, então o Brasil é considerado o país de residência de vocês e os prazos são os do consulado daqui. Até onde eu me informei é assim que funciona. Ou não?

O que pode acontecer é ter uma demora extra pelos antecedentes criminais internacionais, mas não acho que seja o caso. Eu e meu marido moramos fora (holanda e austrália) e o processo todo está fluindo.

Cheguei até a pensar que essa demora na emissão dos vistos fosse por causa dos antecedentes internacionais, mas tem 2 pessoas no orkut que estão na mesma situação que a nossa e eles nunca moraram fora. Um deles inclusive sempre morou no estado de São Paulo. Então, aparentemente não é isso que está nos atrasando.

Boa sorte pra vocês e espero que o sistema novo agilize essas conversas inter-consulados.

Bonne chance!

Julia.

neilasasa
      Participante

Apenas para complementar, eu nunca recebi resposta por e-mail…
      Mandei uns três e-mails e até agora nunca tive retorno…
      Até o momento só liguei 2x no consulado, uma para confirmar que nossos docs estavam lá e outra para saber se já tínhamos o número ecas…
      Bonne chance!
      Neila

SANDROMS
      Participante

Estava dando uma olhada nos emails antigos, para completar o timeline no sistema do Eric. E achei um email do consulado respondido em 4 horas. Bons tempos aqueles…

Edit: esse email é de novembro de 2008

Leigos
      Participante

@neilasasa wrote:

Apenas para complementar, eu nunca recebi resposta por e-mail…
      Mandei uns três e-mails e até agora nunca tive retorno…
      Até o momento só liguei 2x no consulado, uma para confirmar que nossos docs estavam lá e outra para saber se já tínhamos o número ecas…
      Bonne chance!
      Neila

Neila, então é isso mesmo – eles não respondem :oops: – nós enviamos 3 e-mails e nenhum foi respondido até agora. O primeiro foi 10 meses atrás, o segundo – faz uns 6 meses e último faz quase 1 semana

Leigos
      Participante

@SANDROMS wrote:

Estava dando uma olhada nos emails antigos, para completar o timeline no sistema do Eric. E achei um email do consulado respondido em 4 horas. Bons tempos aqueles…

Sandroms – deve ser um récorde nunca mais repetido :wink:

Leigos
      Participante

@J+F wrote:

Nossa, Leigos! Mas se vocês moram no Brasil há mais de 1 ano, então o Brasil é considerado o país de residência de vocês e os prazos são os do consulado daqui. Até onde eu me informei é assim que funciona. Ou não?

O que pode acontecer é ter uma demora extra pelos antecedentes criminais internacionais, mas não acho que seja o caso. Eu e meu marido moramos fora (holanda e austrália) e o processo todo está fluindo.

Cheguei até a pensar que essa demora na emissão dos vistos fosse por causa dos antecedentes internacionais, mas tem 2 pessoas no orkut que estão na mesma situação que a nossa e eles nunca moraram fora. Um deles inclusive sempre morou no estado de São Paulo. Então, aparentemente não é isso que está nos atrasando.

Boa sorte pra vocês e espero que o sistema novo agilize essas conversas inter-consulados.

Bonne chance!

Julia.

Oi Júlia,
      O fato de morar mais de um ano no Brasil (aliás faz mais de 10 :P , porém ainda não tivemos tempo para fazer naturalização) nos permitiu dar entrada por aqui mesmo. Tentei achar a informação oficial precisa, mas não encontrei agora, porém, se não me engano, no caso de estrangeiros alguns detalhes devem averiguados no Consulado que responde pelo país de origem. Se alguém lembrar ou saber dizer mais sobre isto, pfv deixem os links.
      Agradeço pelo desejo de boa sorte – todos nos vamos precisar.

Shape
      Participante

@Leigos wrote:

@SANDROMS wrote:

Sandroms – deve ser um récorde nunca mais repetido :wink:

Certeza que foi outro estagiário mal informado (como o do caso recente dos “6 meses”) que respondeu o e-mail rapidamente! O pobre deve ter sido desligado do consulado logo em seguida ao ocorrido! :alright:

SANDROMS
      Participante

Quem respondeu meu email na época foi a Maria Guimaraes, alguem sabe se ela ainda trabalha no consulado?

RonaldoMaciel
      Participante

Maria João Guimarães descobriu este nicho de mercado que é a imigração e abriu sua própria empresa de consultoria: http://www.mjconsultoria.com.br/

Abs,
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Leigos
      Participante

Então a única pessoa que respondia rápido agora não faz mais parte do pessoal do Consulado… Alias, o nosso e-mail continua sem resposta até agora

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.