TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink:

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano TEMPESTADE DE NEVE ESTA SEMANA :wink:

Visualizando 38 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5377
      Carlos_Santos
      Participante

      caros colegas,

      esta semana sera dureza…. esta previsto a partir de hoje à noite (domingo) uma tempestade de neve que vai chegar e acumular até 30 centímetros de neve!

      Juntando ao que ja caiu até hoje, a coisa vai ficar ainda mais complicada para dirigir e andar nas calçadas!

      A temperatura hoje estava -10 graus no meu termômetro e com o vento (refroidissement éolien), muito mais baixa, claro!

      olha o que esta previsto para hoje à noite:

      Low:   -15°C
      RealFeel: -24°C

      Bom, pelo visto é inverno  :lol:

    • #23505
      fflush
      Participante

      Carlos,

      Pelo menos em Quebec City / Montreal tem uma boa estrura imagina esta mesma Tempestade numa  cidade menor,
      para por uma semana enterrada em neve :)

    • #23516
      eurohugo
      Participante

      Verdade. Quando é assim nada funciona, escola não funciona, pára tudo…

      Sem contar que é o período em que as seguradoras de automóveis tomam mais prejuizo, não é verdade?

      Abraços a todos

    • #23517
      fflush
      Participante

      Com certeza eu mesmo ja dei prejuizo para seguradora neste inverno. Mas tabem com o fortuna que eles cobram de seguro …

    • #23525
      Carlos_Santos
      Participante

      nao sei que infraestrutura é esta que você cita Luciano  :lol:  :lol:  :lol:

      – aqui as escolas fecharam;
      – o onibus que sobe a minha rua nem passsou;
      – a universidade de Laval fechara suas portas as 15hs;
      – a RTC nao consegue manter os onibus circulando;

      a coisa esta para descanso mesmo!

      Eu sai de terno e gravata e com bota de neve (ficou lindo!) para uma entrevista!

      imaginem a alegria de chegar como um urso polar e ter de aparentar alegre e contente  :lol:  :lol:

      Acabei indo à pé até a metade do caminho pois o onibus foi desviado da rota e o ponto também!

      bem, era isso!

    • #23527

      Aqui em Sherbrooke 30cm e aumentando!

      E até onde pude ver tudo funcionando normal…

      Abraços

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #23528
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Realmente aqui esta nevando bem hoje…tudo funcionando normal e muitos carros de limpar neve na rua…as vezes vemos alguns caminhoes mais pesados nao conseguindo subir algumas ruas e acabam tendo que desviar.

      O que acho interessante é que quando neva nao faz tanto frio…os dias mais bonitos, com sol, sao os mais frios….vai entender… Até tentamos fazer um boneco de neve, mas como nao tinhamos o manual de instruçoes nao conseguimos…aí a dona do nosso ap nos viu e disse que essa neve de hoje nao é a certa para fazer bonecos de neve, pois a neve esta muito leve e nao dá a liga para fazer o corpo. AFF até receita para fazer boneco de neve :lol: :lol:

      Abraços, [/align]

    • #23530
      Carlos_Santos
      Participante

      Adriana,

      aqui as crianças ja pegaram a receita….    :lol:  :lol:  

      comece com uma bola pequena e comece a rola-la na neve que ela acaba fazendo o resultado final: uma enorme bola de neve!

      aquele ditado de que é que nem “bola de neve morro abaixo…” so aumenta é verdade!

      abraços

    • #23531
      fflush
      Participante

      Talves em Quebec City afete um pouco mais, mas em Montreal nao acho que faria tanta diferenca. Aqui onde eu moro vai ser 40cm de neve hj, amanha a empresa ja dispensou todo mundo :)

    • #23533
      zerograu
      Participante

      Adriana….estes dias que vc se refere, com sol, serem mais frios e os que neva não, é que as nuvens impedem com que o ambiente não perca tanto calor para as camadas da atmosfera acima da camada de nuvens. A nuvem funciona como uma tampa de panela de pressão e, no caso quando está nevando, se não tiver muito vento você quase não sentirá muito frio. Já após a neve vem os dias de céu claro, os de sol que você se refere. Nestes dias se estabeleçe o ar polar e esta massa de ar impede a formação de nuvens, devido sua característica de ser uma massa de ar muito seca. Sem umidade a nuvem não se forma. Sem nuvens, o ar ao nosso meio perde muito rapidamente o calor para o espaço, provocando uma queda maior da temperatura. É este mesmo mecanismo que provoca as geadas no Sul e, ocasionalmente, no Sudeste do país. Com relação ao boneco de neve….a água funciona como a cola do boneco de neve. Por isso que não dá pra fazer o boneco assim q a neve cai, pq ela ainda não tá, digamos assim, derretida o suficiente, a ponto de soltar a água, que serve como a “cola” das peças do boneco de neve.

      Num tópico aqui na seção de Cotidiano mesmo feito pelo Otto ele postou uma matéria do Le Soleil que este fim de outono está sendo o mais intenso dos últimos 15 anos. Este ano está sendo um ano de La Niña (resfriamento das águas do pacífico tropical). No site do Environment Canada vi muitos mapas mostrando os impactos deste fenômeno no clima do país. Pelo que eu entendi, em anos de La Niña você tem dias mais rigorosos com relação ao frio, ou seja, mais dias em que a máxima não passa de 0 grau, maior acúmulo de neve, mais dias com precipitação de neve, entre outras coisas que tendem sempre para o mais frio. Sendo que isto tudo é para a região do sul do Quebec e cidades próximas ao rio São Lourenço. O site é http://www.msc-smc.ec.gc.ca/education/lanina/canadian/region/index_mean_e.cfm?region=great_lakes pra visualizar os mapas e algumas explanações.

      Como eu sou meio que obrigado a entender o clima e o tempo de lá, estou pesquisando bastante sobre o assunto e andei vendo estas coisas e casando os fatos com o relato de vocês. Até agora tá tudo fazendo sentido.

      Espero ter ajudado no entendimento de algumas coisas sobre o que está acontecendo aí no Canadá. Gosto de explicar estas coisas de tempo e clima e por isso amo o que faço  :) .

      Valeu!!

    • #23534
      55021
      Participante

      Nossa, fiquei super animado com o post do zerograu! VIVA, CBQ tbm é cultura amigos! rs!
      Muito bom o seu comentário.
      Acabei de ver fotos maravilhosas da neve no site radio-canada.com e no meteomedia.com fiquei assistindo um pouco pelas webcams a neve caindo maravilhosamente.
      Abração a todos.

    • #23545
      maurorepacci
      Participante

      Zerograu…excelente post! Sempre me perguntava porque os dias mais frios o céu tava azul e o sol brilhando lá em cima. Prefiro bem mais do que hoje por exemplo que não está tão frio em Montréal mas a cidade esta totalmente coberta por uma névoa branca e não para de nevar um minuto.
      Depois vou tirar uma foto daqui. trigésimo andar no centro de Montréal e mandar para vocês.
      abs
      mauro

    • #23548
      carol.
      Participante

      Realmente aqui em Montréal tem neve que não acaba mais, mas a cidade não pára. Ouvi no rádio que a cidade gastou 15 milhões de dólares com a retirada da neve só no dia de ontem 8O  8O  8O
      Se eu estiver errada, alguém me corrija, por que nem eu tô acreditando…
      Abraços
      Carol

    • #23551
      pablo111
      Participante

      Pessoal,

      Vai aqui uma questão para quem está enfrentando o inverno. Todos nós “tropicalistas” sabemos que uma das dificuldades dos imigrantes é a adaptação ao clima, ou seja, ao inverno québecois. Nós que estamos aqui no Brasil ficamos tentando imaginar como será essa adaptação, se não vai bater aquela deprê, por não poder sair muito nas ruas, etc. Um amigo meu que mora na Bélgica me disse que no inverno de lá a maior questão é se disciplinar a sair na rua pelo menos um pouco pra não ficar isoladão…

      Como vocês estão encarando esse começo de inverno? É realmente muito difícil se adaptar ou com um pouco de esforço dá pra encarar numa boa?

      Gostaria que vocês que estão aí falassem um pouco disso.

      Abcs

    • #23552
      55021
      Participante

      Pablo 111
      Passei o inverno de 2005 para 2006 em Montréal, peguei -30 no reveillon.
      Minha esposa passou e primeira semana em depre por conta do frio, pois ela não gosta, porém depois de uma semana sendo forçada por mim a sair e brincar, se divertir e encarar na cara e na coragem, o ser humano se adpta. Só basta vc estar bem vestido, BEM MESMO! rs
      Abraços

    • #23554
      zerograu
      Participante

      Olá pessoal…

      Valeu pelos elogios, fico grato mesmo. Por um instante achei que fosse passar por um de “metido a sabe tudo” por ter feito estas explicações sobre meteorologia. Eu gosto disso, de mostrar pras pessoas que o tempo não é um bicho de 7 cabeças como grande parte das pessoas imaginam. É como aquelas nossas aulas de ciências lá do primário, onde tinham aqueles professores malucos fazendo aqueles testes práticos de física. Quem nunca tentou esfregar ponta de caneta na cabeça pra usar a ponta da caneta como ima pra pegar papeizinhos picados??? Com a meteorologia é a mesma coisa, com a diferença de que vivenciamos estas experiências em nosso dia-a-dia em vez de ficar procurando um monte de bagulho pra fazer uma aula prática de física…

      Com relação à adaptação, um exemplo nosso. Nós nunca saímos do país. Somos de Belém, onde no “inverno” nosso que vai de dezembro a abril as pessoas saem de roupa grossa quando tá chovendo muito. O único momento que faz “frio” lá é quando chove muito, quase q o dia todo ou quando dá aquele pancadão de chuva de inundar cidade. Quando fomos morar em São Paulo foi terrível, porque nunca tínhamos pegado temperaturas abaixo de 20 graus POSITIVOS na vida. No nosso primeiro inverno lá sofremos muito. A menor temperatura que pegamos lá nos dois anos que moramos lá e também das nossas vidas  :)  foi 6 graus, com muito vento, e isso nós dois patetando lá na Av. Paulista onde aqueles prédios canalizam bastante o vento frio, rsrsrs. Minha esposa custou um pouco pra se acostumar com o frio de lá. Tanto que ela as vezes ia trabalhar com casaco quando fazia até 26, 27 graus. Eu consegui me adaptar rápido ao clima, mas ela penou bastante. Mas de tanto sair, tanto pra trabalhar como para lazer, ela acabou se acostumando. Com o pessoal que está lá só falando da neve que cai forte lá, penso que nosso primeiro inverno no Canadá vai ser bastante penoso….principalmente porque já estamos readaptados ao clima da Amazônia….agora lascou-se 8O

      Pode parecer meio grotesco comparar o frio de sampa com o frio do Quebec. Mas podem ter certeza de que para gente foi como se nós estivéssemos lá,  :D

    • #23562
      Carlos_Santos
      Participante

      no começo é festa! tudo é novidade…. bom casaco, boa bota, tudo que é necessario para se esquentar no exterior e tudo continua divertido!

      Com o tempo, os compromissos, escolas que fecham nestes dias, quem fica com as criancas? como pegar um onibus se o ponto esta de neve até o tampo e a calçada sumiu?

      Questões de vida contidiana que colocamos aqui aos “québécois” mais velhos, todos dizem que aqui é normal….

      Acredito que pelo desejo de vir e ter sucesso, nos também diremos que é normal e que se vive sem maiores sustos, mesmo sendo nascido nos tropicos!

      O que vejo aqui e que sinceramente esperava mais, é a velocidade para deixar a vida normal, realmente normal!

      Se eu puder, um dia depois de uma tempestade de neve como a de segunda, dia 03 eu nao sairei de casa, nem deixarei meus filhos irem a escola!  Mas isso é um aprendizado e tudo passa a ser normal!

      Fico por aqui….

      Atenciosamente

    • #23563
      AleBHZ
      Participante

      Neve, calcada congelada, pontos de onibus e meio-fio (guia) escondido, rua coberta de neve…
      Estes tem sido os nossos obstaculos ultimamente.
      As vezes tem tanta neve na calcada que a perna afunda quase ate os joelhos… rsrsrs
      Escorregar e inevitavel, bem como levar uns tombos.
      Eu mesmo, no segundo dia de neve, desci todos os degraus (uns 10) da portaria do predio de bunda, por ter escorregado logo no primeiro degrau… rsrsrs
      Por sorte nao quebrei a perna. rsrsrs
      No dia da tempestade de neve, eu e o Julio pagamos o maior mico na rua andando, ora de costas, ora de lado, porque a neve no olho ardia e no rosto incomodava muito…
      Para completar, a cidade esta em obras por causa do 400º aniversario…
      A gente tem que desviar dos carros, dos caminhoes de limpeza de neve, dos cones, dos guindastes, etc etc etc

      Mas ainda prefiro isso aqui do que morrer de calor…

      Abracos,

      Alê

    • #23564
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos,

      Depois de tentar fazer meu boneco de neve a proprietária do nosso ap nos explicou como ele é feito e agora sim sabemos que é só rolar uma pequena bola de neve. O nosso prédio tem somente 4 aps, um da proprietária, um de um québécois e os outros 2 sao de brasileiros, a Pauline, proprietária do ap se diverte com a gente, com as nossas dúvidas e em dia de nevasca ela fica na janela nos esperando sair  para nos ver  :lol:

      Olá Zerograu,

      Maravilhosa a explicaçao! E como o Mauro prefiro os dias de neve que os dias de sol…pois sao de doer de frio  8O

      Olá a todos,

      Até agora nossa adaptaçao esta sendo boa. Saímos sim na rua e realmente nos jogamos na neve e claro já levei meu segundo tombo canadense!!! O cansativo é ficar toda hora tirando casaco e bota para entrar em casa ou em determinados lugares. Ainda nao ficamos depressivos, ainda acho o inverno muito bonito para ficar depressiva…falei ainda, pois nao sei daqui a algum tempo :roll:

      Abraços,[/align]

    • #23570
      zerograu
      Participante

      Pra mim isto seria uma cena muito surreal….ir para um ponto de ônibus e não encontrar o mesmo porque está coberto de neve  8O …é muito bizarro isso, rsrsrsrs….mas como o próprio Carlos falou, é uma questão de se acostumar com isto, pois é normal. Afinal, todo inverno vai ser assim e esta é a rotina que todos devem seguir nesta época do ano. Se coisas desse tipo não ocorrerem é porque o Aquecimento Global está mais forte, rsrsrs….

      Esta situação que o Alê citou é até um pouco parecida quando a gente pegou este frio de 6 graus na paulista. Tava ventando bastante neste dia e o vento no rosto parecia gilete, cortando a cara da gente. Agora imagine isso a 10 negativos com o mesmo vento….

      Coisas como essas, para quem tem pouca força de vontade e não valoriza o significado do trecho do hino “Verás que um filho teu não foge à luta”, seriam motivos suficientes para desistir de migrar para o Canadá. Ainda bem que para nós isto seria o menor dos problemas   :wink:

    • #23582
      Carlos_Santos
      Participante

      So para constar, a quantidade de neve que caiu aqui na segunda, dia 03 foi de 40 ou 41 centimtros de uma so vez!

      o recorde aqui na cidade é de 44 cms, por isso o caos se instaurou na cidade!

      o pessoal da infraestrutura nao espera tanta neve de uma vez so!

      Como todos imaginam, aqui viemos para uma nova vida bem melhor do que a que levavamos ai no Brasil, inclusive com as tempestades! Logo, longe de desistir ou ficar deprimido, nos estamos aqui para VENCER!   :wink:

      Abraços

    • #23587
      fflush
      Participante

      Muito bem dito Carlos, porque se for para deprimir a cada tempestade de neve vai ficar dificil, hoje de manha passei quase 1 hora desenterrando o carro quase 40 cm de neve aqui tb. Mas aqui parou foi tudo mesmo inclusive 30.000 pessoas ficaram sem luz na provincia o bicho pegou.

    • #23595
      zerograu
      Participante

      Também concordo contigo Carlos e fflush….é esta a motivação nossa para conseguir atingir o nosso objetivo, mesmo com todas as dificuldades que enfrentaremos ainda por aqui e na adaptação aí. Com relação a adaptação das pessoas com o inverno canadense eu penso da seguinte forma: melhor enfrentar dezenas de nevascas do que uma temporada de tornados, igual como tem nos EUA. Afinal, na nevasca você só terá o trabalho de retirar a neve que cobriu o seu carrro, como no caso do fflush, e da frente da sua casa….diferente do tornado, onde o mesmo faz você perder seu carro e a sua casa.

      Já eu sempre fui louco para ser um “storm chaser”, ter um furgãozinho e fazer igual aquele filme Twister….sair pelas rodovias do meio-oeste americano atrás de tornados e de tempestades de raios pra filmar e fotografar  :D ….mas eu sou suspeito pra falar, rsrsrs

    • #23610
      FamiliaRBG
      Participante

      O ser humano se acostuma a tudo! Quem não se adapta, fica pelo caminho. Estaremos indo, se Deus quiser, no verão canadense de 2008 (julho), prá não pegar o inverno logo de cara! :o  Sei que no primeiro ano sofreremos muito! :cry:  No segundo ano sofreremos menos. :(  Talvez no terceiro ano começaremos a nos acostumar.  :) Mas quem vai sabendo o que quer, tem mais chances de vencer. E não será o frio que me fará desistir.  :x Por enquanto, vou curtir muito meu verão brasileiro, prá levá-lo na lembrança. :wink:
      Abraços a todos!

    • #23622
      carol.
      Participante

      Acho um pouco de mito essa história de falar de sofrimento e depressão por causa da neve, ainda não estou sentindo nada disso e nem estou presa dentro de casa por causa do frio. É so se vestir adequadamente, e olha que eu sou friorenta hein!!!
      É o meu primeiro inverno e eu tô achando tudo lindo!!!
      Trancada dentro de casa eu ficava no Brasil, com medo da violência.
      Abraços
      Carol

      Nosso blog em Montréal: http://www.carol-gustavo.blogspot.com

    • #23626
      Carlos_Santos
      Participante

      Carol,

      com certeza o caminho para se dar bem com o inverno aqui é sair de casa!

      Atividades e lazer na neve é possível e aqui na Cidade do Québec, como em outras claro, existe um serviço de Lazer promovido pela prefeitura da cidade que oferece inumeras atividades para cada estação.

      repasso abaixo a dica do nosso colega Jefferson AV que me passou sobre tais atividades aqui em Ste-Foy:

        Bem, vamos às informaçoes sobre o Loisir Québec. Eles pagam cursos da programaçao de esportes da cidade para pessoas e familias que estao com revenus abaixo de um valor estabelecido. Por exemplo, para uma familia de 5 pessoas o valor maximo do revenu deve ser 43.791,00 dolares recebidos no ano de 2006. Se você se encontra neste perfil, é elegivel para o programa. Eles estao sempre a procura de pessoas para o programa, pois se nao encontrarem ninguem que precisa, o dinheiro deles vai pra poubelle.

        As datas de inscriçao sao setembro e janeiro.

        Em janeiro de 2008, o Loisir-Québec vai abrir inscriçoes para os esportes de inverno… ski de fond, pranche à neige, etc. É muito bom fazer a inscriçao da sua familia, pois estes esportes geralmente sao caros… por exemplo, o badminton que estou fazendo me custaria 85 dolares se eu nao tivesse recorrido ao Loisir Québec.

        Para se informar mais, os dados de contato sao:
        Accès-Loisirs Québec
        657-4821
        courriel: acces-loisirs@bellnet.ca

        Geralmente a inscriçao para o Arrondissement de St.-Foy é feita no La Courtepointe, 3180 ave. D’Amours – Tel. 657-3836.

        É isto… os esportes e atividades de ST-Foy estao naquele livrinho do Loisir que é distribuido no bureau do Arrondissement. Mas existem inscriçoes em todos os Arrondissements (e dias diferentes para cada um, em janeiro) e um livrinho daquele sobre cada bureau de cada Arrondissement. Ah, sò para terminar, sim, você deve ser residente em Québec para ter direito ao lazer gratuito que eles oferecem

      Esta dica vale para os demais bairros (Arrondissement ) da cidade do Québec, mas é preciso fazer como o Jefferson AV disse procurar o livreto que encontra-se no MICC ou nas prefeituras dos Arrondissement .

      Porém, para os que não fazem isso, e conheci uma pessoa que não gosta de sair nesta estação de casa, a coisa é outra. Imagine, ela é daqui da cidade, e nunca gostou do inverno, fazer o que? a questão é simples, gosto não se discute, mas ela é enorme, pois o passa tempo dela é cozinhar…. tem tudo para se deprimir não acha?

      é isso!

      atenciosamente

    • #23629
      55021
      Participante

      a Título de informação!

      Esse tema do link abaixo é bem discutido com todos aqueles que visitam Montréal.

      La Crise du Verglas

      Abraços

    • #23638
      zerograu
      Participante

      Po Carlos, com estas dicas aí não há como não sair de casa, rsrsrs….como vc bem frisou, estas atividades de lazer não são somente restritas à Ville de Québec. Acredito que em Montreal ou na cidades próximas também tenha estas atividades, não é?

      Carol, concordo em gênero, número e grau com vc. Lembro que, perto de me mudar para Porto Velho, houve aquela série de atentados do PCC em São Paulo, onde estava na ocasião. Era ônibus que não circulava, as pessoas não saíam de suas casas com medo, os bancos todos apedrejados e saqueados, a cidade estava um caos como todos viram nos noticiários. Era um monte de policial nas ruas, helicópteros a torto e a direita….enfim, uma cena de guerra. Imagina eu, que nunca tinha vivido isto na minha vida, passando por isso….e eu tendo que trabalhar, pois mesmo com todos estes ataques, meu chefe não quis nem saber e não suspendeu a rotina de trabalho. Tive que ir de qualquer jeito. Morava a uns 3 km do trabalho e como não tinha ônibus, tive que ir a pé, no começo da noite….meu, nunca senti tanto medo na minha vida quanto nesse dia. Isto é coisa que não quero passar mais nunca!!! Por isso disse que enfrentar o inverno canadense seria o menor dos problemas pra gente. Este frio NUNCA nos faria ficar presos em casa, mesmo sem nunca ter sentido na pele. O máximo que poderia acontecer e pagar uma tv a cabo e ficar assistindo em casa uma pá de filmes e seriados comendo pipoca e chocolate e, talvez, ficar igual a esta conhecida do Carlos, rsrsrs…..beeeem enorme de tanto comer, rsrsrs

    • #23649
      carol.
      Participante

      Montréal também tem várias atividades de inverno,
      Pra quem já está aqui fica a dica:
      A patinação no velho porto já começou e tem instrutores para ajudar a gente, hehehe
      e todos os sábados de dezembro tem show de fogos que começa às 20:00 hs. Fui sábado passado, é lindo!!!
      Tem vários Centros de esporte, piscinas aquecidas, museus e mais museus (ainda não consegui conhecer nem a metade), as salas de cinema são ótimas, enormes, etc…
      Tem atividades para todos os gostos, só fica em casa quem quer…
      Abraços
      Carol

    • #23650
      lfantoniosi
      Participante

      zerograu, sobre o que vc disse sobre o frio, se for verglas vc so tira com maçarico ou picareta :-)

      Aliás, a gente nem tem nome em portugues para isso, estou certo? gelo vítreo?

      Mas a gente vai levando, afinal se 30 milhoes de canadenses aguentam porque nao 30 milhoes + 1 ?

      Ja a violencia aqui do brasil tem uns 180 milhoes que NAO AGUENTAM MAIS!

    • #23651
      zerograu
      Participante

      Nossa Senhora Saulo….essa tempestade de neve foi realmente o bixo!!!! Vale ressaltar que neste ano teve um El Niño muito forte acontecendo. Este evento de El Niño 97/98 foi considerado um dos mais fortes da história. Nestes meses entre novembro de 97 e março de 98 aconteceram um montes de desastres naturais ao longo do globo, de forma muito anormal e extrema, por conta deste fenômeno. Este que você citou foi um deles.

      Encontrei um site bem legal que fala de curiosidades sobre tempo e clima no Canadá, além de medidas de prevenção no caso de acontecer eventos extremos, como este que aconteceu esta semana. O site é este: http://www.ec.gc.ca/EnviroZine/french/weather_f.cfm

      Com relação às nevascas, parece que estes eventos estavam relacionados com a presença do agora tempestade Noel, o que era furacão, devastou o Caribe e agora está no leste canadense. Esta tempestade tem provocado muita chuva e neve no leste do país, pelo que tenho lido nesta matéria: http://www.ec.gc.ca/EnviroZine/french/issues/77/nature_f.cfm

      Andei pesquisando sobre eventos extremos no Québec nestes sites e vi uma coisa que me animou e me assustou ao mesmo tempo:

      “Au Canada, les “couloirs de tornades” se situent dans le sud de l’Ontario et de l’Alberta et dans le sud-est du Québec, ainsi que dans une bande qui s’étend du sud de la Saskatchewan et du Manitoba jusqu’à Thunder Bay. Les tornades fréquentent également l’intérieur de la Colombie-Britannique et l’ouest du Nouveau-Brunswick.”

      Isto em http://www.pnr-rpn.ec.gc.ca/air/summersevere/ae00s02.fr.html

    • #23652
      zerograu
      Participante

      @lfantoniosi”;p=”16844 wrote:

      zerograu, sobre o que vc disse sobre o frio, se for verglas vc so tira com maçarico ou picareta :-)

      Aliás, a gente nem tem nome em portugues para isso, estou certo? gelo vítreo?

      Mas a gente vai levando, afinal se 30 milhoes de canadenses aguentam porque nao 30 milhoes + 1 ?

      Ja a violencia aqui do brasil tem uns 180 milhoes que NAO AGUENTAM MAIS!

      lfantoniosi….eu ainda estou zerado no francês, mas perguntei pro meu amigo Michaelis, aquele que vende dicionário pra caramba,  :lol: , ele me falou que VERGLAS significa uma fina camada de gelo sobre o chão, em português. Isto também pode ser conhecido como geada. Mas aí fica esquisito o título da reportagem que o Saulo colocou pra nós….A Crise da Geada??? :roll: Se o que aconteceu foram 3 tempestades de neve, granizo e chuva congelada que pararam o país e provocaram imensos prejuízos ao Canadá?!  8O

      Também concordo contigo….eu sou o +1 dos 180 milhões que não aguentam mais a violência e a impunidade deste país e o +1 dos 30 milhões dispostos a sobreviver ao inverno canadense!!!

      Carol…..adorei as dicas que vc deu sobre Montreal. Pode ter certeza de que ficarão gaurdadinhas aqui para serem utilizadas quando formos aí. Principalmente quando você citou museus e salas enormes de cinema!!! Isso realmente nos chamou muito a atenção, rsrsrs :D

    • #23670
      lfantoniosi
      Participante

      Cara, verglas é a chuva verglaçante, ou chuva no ponto de congelamento. Não é a nossa geada. Ela cai liquida mas se solidifica e vidrifica. Causa muito estrago. Veja:

      http://fr.wikipedia.org/wiki/Verglas

    • #23675
      Carlos_Santos
      Participante

      esta semana mesmo, a temperatura estava e ainda esta baixa, mas teve uma noite que o gelo derreteu um pouco e a agua (neve que se fundiu) virou gelo nas calçadas!  8O

      Bacana é quando isso acontece nas estradas, fica invisível, mesmo de dia e imprevisível o comportamento do carro, mesmo os 4X4 ou com tração integral!  8O

      Mas isso existe e precisamos estar atentos ao clima o tempo todo nesta época!   :wink:

    • #23681
      Erasmo
      Participante

      Bom, alguns dados sobre a tempestade de neve de outono (afinal, ainda não é inverno :lol: ):
      – custo para Montréal: estimado em 17 milhões $
      – cinco dias para limpar a cidade (diga-se vias principais, visando principalmente o transporte público…
      – mais de 250 máquinas trabalhando e se revezando 24 h desde segunda…
      – as escolas primárias e secundárias fecharam, mas nem todos os Cégeps e Universidades… o Marie-Victorin, por exemplo, teve suas atividades “normais”.

      Na minha opinião, a pior parte fica por conta da “poudrerie”, uma poeira de neve que se levanta com o vento… fica quase impossível andar.

      Abraços!

    • #23691
      zerograu
      Participante

      @lfantoniosi”;p=”16868 wrote:

      Cara, verglas é a chuva verglaçante, ou chuva no ponto de congelamento. Não é a nossa geada. Ela cai liquida mas se solidifica e vidrifica. Causa muito estrago. Veja:

      http://fr.wikipedia.org/wiki/Verglas

      Ah sim….agora faz sentido!!   :wink:

      Realmente este tipo de chuva é perigosa e causa muitos estragos….é bom ficar atentos nas previsões!!

      Abs…

    • #23861
      Erasmo
      Participante

      Só para constar, neste fim de semana despencaram mais 30 a 40 cm de neve em Montréal… nem saímos de casa neste domingo… :lol:

      E quem quiser ter as informações meteorológicas on-line no pc pode instalar este programinha da MétéoMédia:

      :: MétéoÉclair ::

      O chato é ligar o computador e já dar de cara com a informação: -12 ºC , como hoje…  :cry:  

      Abraços!

    • #23866
      Carlos_Santos
      Participante

      Muito boa Dica Erasmo!

      acabo de instalar o pgm ….

      Incrivelmente, hoje o onibus dos meus filhos passou ! e as escolas quase todas estavam abertas!

      Acho que o problema foi a primeira tempestade…. agora a turma da limpeza das ruas esta no ritmo de novo!  :lol:  :lol:  :lol:

      Atenciosamente

      ps.: no sabado fez sol aqui na cidade do Québec e com o vento a sensação térmica era de -29°C 8O  8O

      vi na canal da TV meteo  que estava -35°C à -24°C mais ao norte da provincia do Qc!

    • #23867
      luciojunior
      Participante

      Carlos,
      Bom pra vcs aí em Quebec, pois aqui em Montreal tudo fechado hoje.
      Abs,
      Lúcio
      montrealplus

Visualizando 38 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.