TECNÓLOGO + PÓS = GRADUAÇÃO EM QC???

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos TECNÓLOGO + PÓS = GRADUAÇÃO EM QC???

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7108
      Caseoli
      Participante

      Olá pessoal,

      No fim de 2011 estarei concluindo o meu curso Tecnólogo em Gestão de TI, pretendo logo em seguida entrar numa pós. Abaixo está uma previsão de como vai ficar a somatória de meus anos de estudo:

      Ensino fundametal = 8 anos +
      Ensino médio = 3 anos
      Tecnólogo = 2,5 anos

      _________________________
      soma = 13,5 anos

      Pós = 1,5 ano
      _________________________
      soma = 15 anos

      Ex1: Se eu resolvesse aplicar o processo considerando a soma do fundamental, médio e tecnólogo, terei 13,5 anos, mas para o teste on-line não existe a opção (13,5 anos), ou seja, terei apenas as opções de 13 anos full time ou 14 anos full time.

      Opção no teste on-line = Technical post-secondary diploma – 2 years (in Québec, the diploma is obtained after completing 13 years of full-time education)

      Conclusão: Tenho que regredir o meu tempo acumulado de estudo e me enquadrar em 13 anos full time mesmo, com isso teoricamente perco 6 meses de estudo do brasil na somatória total.

      ex2: Se eu resolvesse aplicar o processo considerando a soma do fundamental, médio, tecnólogo e pós, terei 15 anos, nesse caso existe uma opção com 15 anos full time.

      Opção no teste on-line = Undergraduate diploma of university studies – 2 years (in Québec, the diploma is obtained after completing 15 years of full-time education)

      Dúvidas:

      No caso do Ex1, terei que talvez ter que complementar com mais aulas nas escolas de Québec para por exemplo me enquadrar como um diploma de bacharelado aos moldes do Canadá e não ficar talvéz como técnico? já que no Canadá não existe Tecnólogo como no Brasil, aqui o Tecnólogo não é Licenciatura e nem Bacharelado, mas um outro tipo de Ensino Superior que dá também o direito ao aluno de cursar também um Mestrado e Doutorado como todos os outros tipos de cursos superiores.

      No caso do Ex2, já que terei 15 anos de estudos, serei automaticamente enquiparado a uma mesma pessoa que se formou em algum bacharelado no Québec? Se for verdade, essa somatória de meus estudos para poder me enquadrar como sendo uma pessoa com bacharelado no Québec, eu então estou perdendo a minha pós já que ela está sendo absorvida para essa equiparação, e com isso tendo que fazer uma outra pós posteriormente após eu me enquadrar como bacharel no Québec?

      Espero ter sido claro.

      Saudações a todos,

      Carlos

    • #48051
      Cassia_Costa
      Participante

      Estou na mesma situação que vc.. e tb gostaria de saber como ficarei classificada..

    • #48052
      janeneves
      Participante

      Olá Carlos,

      sou tecnóloga e tenho especialização.
      Pelo que tenho pesquisado, a soma do tecnólogo + especialização não equivale a um BAC.
      Eles possuem sim técnicos (tecnicien) com diploma de DEP e tecnólogos (technologues) com diploma de DEC.
      Quem tem o nosso tecnólogo (DEC) consegue fazer aproveitamento de matérias no BAC até um máximo de 50% (depende da universidade E do curso)! Ou seja, pode conseguir fazer o BAC em + ou – 2 ou 2,5 anos.

      Quanto à especialização, talvez seja possível equiparar com algum certificado de nível universitário (certificados são 30 créditos, alguns exigem que já se tenha o BAC concluído, outros não… então não sei o que vc conseguiria validar).

      Portanto: Para o mercado de trabalho vc seria um tecnólogo com um certificado de nível universitário, e para complementação de estudos na graduação, seria possível fazer o BAC em tempo reduzido, mas quão reduzido pode variar muito.

      São muitas variáveis, por isso é difícil dizer exatemente como vc pode aproveitar melhor sua formação, mas espero ter ajudado rs

      Abraços!

      Jane.

    • #48054
      mrodolfo
      Participante

      Bonjour,

      Aqui, os nomes technicien e technologues se misturam um pouco. A melhor maneira de saber como são enquadrados na sua área é pesquisar nos sites de empregos e ver como as empresas classificam as suas vagas e/ou utilizar o IMT en Ligne.

      Vou dar um exemplo: na área de engenharia civil, os termos technicien/technologue en génie civil dizem a mesma coisa nos sites de emprego, ou seja, um profissional com um DEC em génie civil.

      Com relação às pós-graduações, muitas não tem correlação com as formações daqui. Eu mesmo tenho uma especialização/MBA em finanças feita na FGV. O MICC não conseguiu correlacioná-la a nenhuma outra formação oficial daqui. E olha que o curso tem praticamente as mesmas disciplinas da formação CMA (comptables de management accrédités)!

      Caseoli, se você está pensando em estudar no Brasil para ganhar mais pontos no processo seletivo, ratifico aquilo que a Soraya Tandell disse em uma das palestras que eu fui: no processo do Québec, filho vale mais que MBA!

      Se você está disposto a investir em uma formação, EU (em maiúsculo pois isso é muito pessoal) investiria aqui, em uma formação muito específica e relacionada à demanda de minha área de atuação. Mais um exemplo: falta programadores, analistas de negócio e especialistas aqui e a penúria de mão-de-obra é absurda nessas profissões. Já não sei dizer se o mesmo vale para gestão de TI. Emprego é sempre mais tranquilo para aquele que põe a mão na massa…

      Bonne chance!

    • #48062
      janeneves
      Participante

      Olá Marcos!

      Aqui no Brasil também tem uma certa confusão com o tecnólogo também, pois muitos não sabem que se trata de curso superior e não pós-médio.

      Mas você tem razão, apesar nos níveis de formação diferentes, nos anúncios de emprego está tudo misturado, então tem que filtrar por nível (DEC ou DEP) e não se fiar tanto na nomenclatura.

      Olá Tecnólogos!
      Só para informação, segue o link para a ordem dos tecnólogos:
      http://www.otpq.qc.ca

      Não é obrigatório se filiar para exercer a profissão, mas tem que se filiar se quiser usar o título. O site contém informações sobre validação da formação, filiação e alguns serviços ao público (inclusive anúncio de vagas).

      Abraços!

      Jane.

    • #48069
      Filipevsm
      Participante

      Não sei como funciona para as demais áreas, mas talvez para a TI e principalmente para as profissões mais demandadas, essa diferença entre Bacharel e Tecnólogo não seja tão relevante.

      Apesar de tudo, eu como tecnólogo tenho certa preocupação na hora de assumir uma vaga. Perder uma boa oportunidade devido à diferenciação de estudos é de tirar a motivação :(

    • #48070
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Carlos,

      @Caseoli wrote:


      Ex1: ….

      Conclusão: Tenho que regredir o meu tempo acumulado de estudo e me enquadrar em 13 anos full time mesmo, com isso teoricamente perco 6 meses de estudo do brasil na somatória total.

      aqui estamos falando apenas do teste online e como o governo entende de maneira geral sua formacao pelos anos de estudo.

      Mas é apenas para saber aonde te colocar e ver os seus pontos para o seu CSQ.

      @Caseoli wrote:

      Dúvidas:
      No caso do Ex1, terei que talvez ter que complementar com mais aulas nas escolas de Québec para por exemplo me enquadrar como um diploma de bacharelado aos moldes do Canadá e não ficar talvéz como técnico?

      Se quiser ter um BAC aqui teria de se matricular numa universidade e ver o que eles reconhecem do seu curso ai no Brasil.

      Eu nao faria isso de cara. Chegaria aqui, trabalharia e depois verificaria se vale a pena fazer, etc…

      @Caseoli wrote:

      …já que no Canadá não existe Tecnólogo como no Brasil, aqui o Tecnólogo não é Licenciatura e nem Bacharelado, mas um outro tipo de Ensino Superior que dá também o direito ao aluno de cursar também um Mestrado e Doutorado como todos os outros tipos de cursos superiores.

      aqui é a universidade que decide se vc atende aos critérios para entrar num mestrado ou doutorado.

      @Caseoli wrote:

      …No caso do Ex2, já que terei 15 anos de estudos, serei automaticamente enquiparado a uma mesma pessoa que se formou em algum bacharelado no Québec?

      Nao. Para ser reconhecido como tendo um bac aqui é preciso duas coisas: ter feito uma faculdade ou ter anos de experiencia como tecnico (que acaba equivalendo).

      @Caseoli wrote:

      Se for verdade, essa somatória de meus estudos para poder me enquadrar como sendo uma pessoa com bacharelado no Québec, eu então estou perdendo a minha pós já que ela está sendo absorvida para essa equiparação, e com isso tendo que fazer uma outra pós posteriormente após eu me enquadrar como bacharel no Québec?

      Os titulos importantes aqui sao DEC, BAC e MBA para a area de TI. No seu lugar eu me preocuparia em ter experiencia na area de formacao, que é bem valorizado aqui e um diploma, bem, sendo Tecnologo, eu aceitaria uma equivalencia com um DEC e depois buscaria algo melhor aqui como diploma.

      Minha singela opiniao ;-)

    • #48076
      Cassia_Costa
      Participante

      Ontem fiz a entrevista com a Malika e obtive o CSQ. Tenho tecnólogo em Redes de Computadores(2 anos e meio) e MBA de 1 ano e 8 meses em Telecom.

      Não ouvi ela usar o termo Tecnologue e confesso que não sabia que eles reconheciam assim. Ela usou como Technician ao falar sobre meu ensino superior. Só sei que ela ligou pra alguem na hora dizendo se era reconhecido por 2 anos e meio e alguem disse ao telefone que sim. Até pq meu curso é reconhecido pelo MEC e tb está escrito no diploma. Ao final, ainda preocupada, perguntei se teria problemas com meu diploma em Quebec por ser de 2 anos e meio e ela disse q não, e q atingia a pontuação necessária mesmo sem meu MBA. Totalizando junto ao tempo de escola, totalizaria mais de 13 anos de estudos, o que era altamente considerável pra eles.

      Isto era o q mais me preocupava. Abs a todos e boa sorte!

    • #48089
      SANDROMS
      Participante

      Também tenho tecnológo + Pós, e estou no Quebec a dois anos e meio.

      A pergunta sobre a validade da nossa formação deve ser feita em 4 esferas:
      1. a avaliação da entrevista – é mais flexível e conta o número de anos cursados

      2. a avaliação do Ministério da educação do Quebec – mais criteriosa

      3. a avaliação da universidade no caso de continuar os estudos – também criteriosa mas usando outros critérios

      4. a avaliação do empregador ao avaliar o seu CV

      No meu caso, eu ainda não fiz a avaliação comparativa mas tenho certeza que o meu curso superior de 3 anos em processamento de dados é algum tipo de DEC aqui. Não tenho a mínima idéia de como será avaliada a pós.

      Fui contratado em duas empresas sem nunca terem me pedido meu diploma. Embora tenham me orientado a colocar um bac no CV (por causa dos 4 anos somados) sei que não será essa a avaliação do ministério por experiência de outros colegas, Um deles recebeu 2 DECs (como se a pós fosse um segundo DEC).

      Avisei ao RH, antes da minha contratação, que não havia feito a validação e que o ministério podia rebaixar meu curso a um DEC, e eles disseram que não fazia diferença por causa da minha experiência acima de 10 anos.

      Tudo vai depender da sua profissão e como o mercado encara. Na pior das hipóteses vc terá que estudar mais um ano por aqui, o que não é de todo mal.

    • #48381
      Caseoli
      Participante

      Olá a todos,

      Agradeço do fundo do coração à todas as contribuições aqui postadas, pois foram demais elucidativas para mim.

      Quando criei este post eu ainda estava fazendo o meu curso tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, mas acabei de terminá-lo e ter sucesso na apresentação de meu TCC.

      Confesso que estava em dúvidas em continuar a minha vida com o curso Tecnólogo, pois estava pensando em duas possibilidades (idéia baseada em se ter o máximo de tempo de estudo acumulado):
      1ª – Continuaria com o Tecnólogo e investiria em especialização, etc;
      ou
      2ª – Entraria num bacharelado (4 anos) e solicitaria aproveitamento das minhas disciplinas cursadas no Tecnólogo, com isso terminaria mais rápido essa graduação e chegaria com diploma de 4 anos de estudo.

      Mas como presenciado aqui pelas postagens dos amigos, vejo que vários já conseguiram chegar ou estão avançando dentro do processo para Québec mesmo com cursos tecnólogos.

      Juro que fiquei aliviado em saber disso, de que o meu curso tecnólogo de 2,5 anos será de certa forma proveitoso na totalização dos pontos de estudos.

      Um obrigado á todos e destacando o Carlos Santos pela dica de tentar equiparar os meus estudos a um DEC, e que é melhor seguir a vida, pegando experiência para mais lá na frente avaliar e ver se é hora de encarar um BAC.

      Obrigado também a Cassia Costa, pela sua experiência na entrevista, pois o meu curso teve a mesma duração (2,5 anos), mas que ainda terei que fazer uma especialização para ter mais tempo de estudo acumulado.

      Abraço em todos.

    • #48382
      Caseoli
      Participante

      Olá pessoal,

      Uma outra dúvida:

      Se eu fizer 2 especializações, terei a contagem normalmente das duas?

      ex: Especialização em Rede de Computadores (1,5 ano) e Especialização em Banco de Dados (1,5 ano).

      Terei essa somatória do tempo (3 anos) adicionada à todo o tempo que já tenho acumulado de estudos?

      Sendo assim:
      Ensino Fund. = 8 anos
      Ensino Médio = 3 anos
      Tecnólogo = 2,5 anos

      = 13,5 anos

      +

      Esp. em Banco de Dados = 1,5 ano
      Esp. em Rede de Computadores = 1,5 ano

      = 3 anos

      Total = 16,5 anos

      É válida essa minha idéia ou não para se tentar um maior acumulo de tempo de estudo?

      Saudações à todos.

    • #48387
      mrodolfo
      Participante

      Acho que as especializações não acrescentam tempo de estudo para obtenção do CSQ. Apenas mestrado, doutorado e MBAs com mais de uma determinada quantidade de horas o fazem. Dê uma olhada no Guide des procédures d’immigration para ter certeza.

      Na minha opinião, os candidatos devem investir onde podem realmente usufruir dos benefícios desse investimento. Ressalto duas coisas: francês e certificações internacionais, no caso de TI.

      Caseoli, você acabou de se formar. Parabéns. Agora, adquira experiência profissional na área, estude francês e acompanhe frequentemente as mudanças que ocorrem no processo de imigração do Québec. Quando você achar que está apto, faça a sua demanda. Não tente colocar o carro na frente dos bois…

    • #48428
      Caseoli
      Participante

      Olá mrodolfo,

      @mrodolfo wrote:

      Acho que as especializações não acrescentam tempo de estudo para obtenção do CSQ. Apenas mestrado, doutorado e MBAs com mais de uma determinada quantidade de horas o fazem. Dê uma olhada no Guide des procédures d’immigration para ter certeza.

      Agora você me deixou pensativo! 8O

      Se por acaso eu me basear nesse seu comentário, então deixaria de estudar uma especialização agora em 2012, ficaria somente com essa minha graduação de Tecnólogo e reservaria todo esse ano para o francês, ou seja, chegaria no fim de 2012 com mais de 150 horas de estudo com certeza.

      Saudações.

    • #48438
      mrodolfo
      Participante

      Caseoli,

      O processo mudará substancialmente no início de 2012. Não tenho acompanhado a fundo as mudanças e sei que elas virão, a começar com a obrigatoriedade do teste de francês para os candidatos e a mudança do BIQ de SPaulo para Ciudad de México.

      A redução dos gastos do governo com francisação já é conhecida de longa data. Primeiro, instiuíram a Francisation en ligne, majoração na avaliação dos alunos da francisação presencial que vários colegas já me relataram e por aí vai…

      Se hoje você já pensa em emigrar, avalie bem seus investimentos. Isso aqui é uma terra de especialistas e não de generalistas como é o Brasil. Chegar com um monte de cursos e não falar os idiomas oficiais pode ser um tiro no pé. Especializar-se em um domínio, unindo experiência profissional e certificações internationais, aliado com a capacidade de entender e se fazer entender pode ser a melhor pedida.

      Sendo mais claro, os investimentos não devem ser feitos pensando em conseguir pontos para a abtenção do CSQ e sim para se colocar da maneira mais eficaz no mercado de trabalho quebequense. Mesmo pensando no CSQ, quantos pontos você conseguiria a mais fazendo um bacharelado e quantos pontos a mais te dará uma melhor proficiência nos idiomas?

      Penso que apenas em fevereiro poderemos ter uma visão melhor de como será o processo seletivo para a obtenção do CSQ. Até lá, não se deve precipitar…

      Bon courage!

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.