TCF 16/07 – SÃO PAULO (RELATO)

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ TCF 16/07 – SÃO PAULO (RELATO)

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
      NAYRA E ARNALDO
      Participante

Olá pessoal!!
      Acabei de fazer o TCF em São Paulo, eu esperava que fosse mais fácil a parte da compreensão oral e acredito que a maioria que estavam la tmb, todo mundo estava comentando que foi difícil o teste. Bom, em geral ocorreu td bem, acho q o problema maior é o fato de ter um tempo pra responder (fora o nervosismo que é natural, é claro), logo não da tempo de pensar e as alternativas são bem propícias para que a gente fique confuso. Já a parte da expressão oral para mim foi mais tranquilo, não sei em relação as outras pessoas, pois fui a primeira a realizar o teste e depois tive que ir embora. A mulher que aplicou o teste é bem tranquila e me passou essa tranquilidade, o teste é todo gravado por um sistema no computador e é dividido pelos níveis, no nível B1 é a gente que faz as perguntas, ela fala uma frase referente à alguma coisa e nós fazemos perguntas em cima disso. Bom, eu consegui responder à todas as perguntas, acho q não fui tão mal rs, agora no teste de compreensão acho q foi uma catastrofe rs.
      Agora só resta esperar os intermináveis 35 à 40 dias para ter o resultado do teste em mãos e finalmente poder enviar meu dosiê.
      boa sorte à todos.
      Nayra

marcellojordan
      Participante

Bacana Nayara pelas informações!
      são de muita importancia! vc estou qto tempo de frances? onde?
      até logo!

NAYRA E ARNALDO
      Participante

Oii Marcellojordan, entao eu estudei 150 horas, num curso intensivo, que foi de janeiro até agora em abril, na ècole Saint Paul, já tinha uma noção de francês, pois fiz por um tempo quando eu ainda estava na escola, mas já tem mais de 6 anos, entao tinha esquecido muita coisa.

marcellojordan
      Participante

Que legal!!!
      Bom, vc que já estudou bastante, eu quero fazer um mes de frances em quebec, fazer o TCF por lá (se possível) e depois enviar a documentação do CSF. Será que um mês já dá pra ter uma noção??
      Obs: tenho ingles fluente. (dizem que quem fala ingles fica mais fácil!, Dizem!) rsrs

lesleyfernandes
      Participante

Olá Nayra,

Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

Tinham muitas pessoas fazendo o teste?

Boa sorte.

NAYRA E ARNALDO
      Participante

OI marcellojardan, então, acho que se vc vai estudar em Quebec, 1 mes que seja da pra ter uma boa noção sim, provavelmente será um curso intensivo, então da pra aprender bastante; conheço pessoas que começaram o curso comigo e não tinham nenhuma noção de francês e como vc eram fluentes no ingles e com um mês de curso já estavam falando bastante coisas, claro que com alguns erros e apenas no presente, mas já era bastante coisa pra quem não tinha noção alguma.

Boa sorte nos estudos =)

NAYRA E ARNALDO
      Participante

Então lesleyfernandes, tinham umas 30 pessoas +/-, isso só no TCFQ, fora as outras modalidades de TCFs que não deu pra saber.

sabrinaEodilon
      Participante

Obrigada pelas informação tambem!!
      é o nervosismo é que domina a prova né kkk :? , aff!!

Quais perguntas foram feitas!!!
      Que bom saber que a pergunta que temos que fazer está vinculada ao B1, vou estudar varias hipoteses!

PS:Meu marido tambem fez ontem e acho a mesma coisa!
      Abraços

NAYRA E ARNALDO
      Participante

Com certeza Sabrina, controlar o nervosismo e ansiedade é muito importante, principalmente na hora de falar.

Quanto a questão que fazemos no B1, não é de nossa escolha o assunto, a pessoa vai falar uma frase sobre alguma coisa e vc faz as perguntas referente ao que ela falou, ou seja, de qualquer forma eles que escolhem o assunto da sua pergunta.
      Uma dica é falar o maximo que conseguir, percebi que a mulher ficava com o microfone próximo a mim até eu dar um sinal de que não queria falar mais e meu amigo que fez a prova no mesmo dia, disse que quando falava pouco a mulher dava um toque baixinho pra ele dizendo “fala mais, fala mais”, entao eles querem não apenas que respondamos o que eles perguntam e pronto, querem que a gente dê continuação na conversa, respondendo além do que foi perguntado.

*Perguntas que foram feitas:
      A1
      – qual a comida que vc mais gosta?
      – vc sabe de qual pais é esta comida?
      – vc sabe fazer essa comida?

A2
      – vc acha que a lingua francesa é importante?
      – qual é mais importante, o francês ou o inglês?

B1 (vc quem pergunta)
      Ela disse um monte de coisas, que no fim queria dizer que ela já viajou por vários países.
      Minhas perguntas:
      – para quais países vc já viajou?
      – qual país gostou mais? (claro ela respondeu a França hehe)
      – o que mais gostou na França?
      – vc pretende ir la novamente?
      – vai acompanhada ou sozinha?

B2
      – o que vc acha sobre comprar coisas pela internet?
      – vc acha que comprar pela internet só tem coisas boas ou tem algo ruim?
      – vc já comprou alguma coisa na internet?
      – comprou de outros países ou só do brasil?

C1
      – o que vc acha das redes sociais?

C2
      – o que vc acha do facebook?
      – acha que o facebook mudou alguma coisa no cotidiano das pessoas?

Bomm acho q sobre as perguntas não esqueci nada, claro que não foram exatamente com essas palavras que ela perguntou ( mesmo pq perguntou em francês rs ), mas o contexto foi esse.
      Se pudermos ajudar em mais alguma coisa, estamos aí

abçs

Nayra e Arnaldo

sabrinaEodilon
      Participante

Nayra e Arnaldo

Muito obrigado pela ajuda.
      Nossa como teve pergunta heim, vou estudar respostas como a asua tambem, afinal pode repetir alguma e dai espera-se que eu esteja mais preparada :P , quem sabe!
      Não tem muita alternativa né é estudar ou estudar!!!

Merci
      Sabrina

NAYRA E ARNALDO
      Participante

É sim Sabrina, só resta estudar, pq la na hora ou vc sabe falar ou não sabe, no teste de compreensão ainda tem as alternativas, que se tiver muita sorte consegue acertar no chute, mas na outra etapa não tem como fingir que sabe falar, entao o negócio é estudar ao máximo, tentar acostumar o ouvido e treinar um pouco dessas perguntas que a gente encontra por aki ou em outros blogs, de repente não cai nenhuma igual, mas ja sabe mais ou menos os níveis das questoes.

Abçs
      Nayra

Marcos Antunes
      Participante

Pessoal,

O TCFQ está sendo aplicado em SP apenas pela Aliança Francesa?
      Pois quero fazer a prova no começo de Out/12 e pelo site da Aliança a prova será aplicada apenas no final de Out.

abs a todos,
      Marcos Antunes

NAYRA E ARNALDO
      Participante

Olá Marcos,

Pelo que eu sei a prova do TCF é aplicada somente pela Aliança Francesa.

Abçs

Marcos Antunes
      Participante

@NAYRA E ARNALDO wrote:

Olá Marcos,

Pelo que eu sei a prova do TCF é aplicada somente pela Aliança Francesa.

Abçs

Muito obrigado!!

NAYRA E ARNALDO
      Participante

Olá pessoal,

Recebi meu resultado do TCF feito no dia 21/05, 35 dias após o teste, tirei a nota B2/B2, acho que é um bom resultado. Agora vou enviar os documentos e literalmente entrar no processo.

Abs.
      Nayra

sergiobnu
      Participante

Pessoal, apenas para relatar algo importante que têm a ver com o assunto… Muitas pessoas falam de níveis A1 e A2, mas na última palestra que eu fui eles deram muita ênfase no domínio do idioma francês e informaram que B1 é um nível bom para passar.

Como essas regras estão sempre mudando, é legal usar como base uma nota mais alta.

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.