Sub-emprego

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
      rodpuc
      Participante

Um dos meus receios sobre a imigração é eu ou minha companheira termos dificuldades para arrumar um emprego em nossas áreas de atuação. Eu sou programador e ela é bióloga.

Gostaria de saber qual á a dificuldade de se arrumar um sub-emprego em caso de necessidade. Qual é o salário mínimo em Montréal? (Pelo que vi, cerca de CA$9/hr, correto?)

Qualquer informação é bem-vinda e, se alguém tiver passado por essa situação quando chegou lá e puder compartilhar a sua experiência, ficaria muito grato!

gabi-infirmiere
      Participante

mude a percepçao de *sub emprego*.
      O salario minimo é adequado para suprir as necessidades basicas do individuo
      http://www2.gouv.qc.ca/entreprises/portail/quebec/actualites?lang=fr&x=actualites&e=541137347

O salario minimo por aqui sera de $9,90 por hora a partir do primeiro de maio (exceçoes feitas aos trabalhadores de bares e restaurantes, agircultura e industria vestimentar)

No caso de vocês, ha uma vantagem = vocês nao estarao vinculados à nenhuma ordem profissional, o que diminui bastante as exigências para entrada no mercado de trabalho. Talvez para ela um retorno aos estudos seja necessario, para adaptaçao (um AEC em geral devera satisfazer as necessidades).

Se for o caso, começar com empregos menores nao é nenhum demérito. Ha muitas opçoes de trabalho, depende do que você esta disposto a fazer e qual sua experiencia. E o mais importante, qual o seu nivel de francês.

Sem conhecimento adequado de francês os empregos disponiveis sao mais basicos, como industrias (alimentos, roupas, depositos) que muitas vezes exigirao capacidade fisica (trabalho repetitivo, frio, peso, etc).Outras opçoes sao a preparaçao e distribuiçao de publisacs, limpeza de escritorios … alguns empregos podem exigir formaçao especifica (fornecida pela companhia ou nao)

Com um conhecimento intermediario da lingua francesa, terao um leque maior de opçoes, como caixas ou funcionarios em lojas de departamentos, atendentes em cafés e restaurantes e em alguns casos até telemarketing

Com formaçoes curtas (DEP, menos de 1 ano) as opçoes se abrem ainda mais. O conhecimento da lingua francesa sera imprescindivel. (ha muitos DEPs disponiveis, basta ver http://ch.monemploi.com/sec_pro/A/default.html )

Minha experiência =
      como sou enfermeira (vinculada à uma ordem profissional) nao pude trabalhar imediatamente em minha profissao quando cheguei, tive que esperar a resposta da ordem. Neste meio tempo, trabalhei como préposée aux bénéficiaires, uma profissao por aqui (nao é visto como *bico*, ha PABs que o sao por toda a vida). Meus empregadores aceitaram minha formaçao e nao fui obrigada a fazer o DEP (a profissao nao é regulamentada por nenhuma ordem). Trabalhar como PAB foi uma boa experiencia para ver como o sistema de saude funciona, foi meu primeiro contato com o mundo real. Minhas atribuiçoes eram bem basicas, voltadas aos cuidados de base, higiene e conforto dos pacientes além de poucas atividades de entretien ménager léger (varrer o chao da sala de almoço, passar o mop, lavar a louça da criançada, colocar roupa pra lavar, coisas simples) Trabalhei por quase 9 meses como PAB, com diferentes clientelas =
      * adulto tetraplegico (privé mas pago pelo programa governamental)
      * residencial para crianças com deficiencia intelectual
      * residencial para idosos
      Conheci PABs maravilhosos que realmente amavam o que faziam, nao era um *sub emprego* e eu também nao via como tal. Para mim, era uma fase de adaptaçao e transiçao, algo temporario. Fiz dignamente e nunca tive vergonha em assumir minha situaçao, embora para meus pais e amigos brasileiros as minhas atribuiçoes estavam muito aquém de minhas competencias e eles acreditavam que eu ficaria nesta condiçao por muito mais tempo.
      Eu pagava bem menos impostos nessa época rsrsrsrsrs

mrodolfo
      Participante

Como programador, você nao deve encontrar problemas em se inserir no mercado. Agora, sua companheira, como bióloga…

SANDROMS
      Participante

rodpuc,

Juntando a mensagem da Gabi com a do Marcos: a sua primeira experiência na sua área não precisa (e não se possível não deve) ser fora da área. Por exemplo, se você é programador acostumado a grandes projetos, em bancos e outras empresas de envergadura, talvez comece (ou talvez consiga algo melhor) programando o site de uma PME. Apesar de estar aquém de suas capacidade vai te pagar muito a menos uns 15-20$ a hora.

Se vc vier com inglês e/ou francês adequados e bons conhecimentos técnicos, pode entrar direto como programador numa empresa maior ganhando no mínimo de 20-25$/h como júnior ou 25-30$/h como pleno.

Não saberia dizer sobre o mercado de biologia.

Carlos_Santos
      Participante

se quiser ter uma idéia de “sub-emprego”, existem ofertas aqui no forum….. basta dar uma pesquisada ;-)

Mas concordo com os colegas acima. So nao arranja emprego a turma de TI, se chegar aqui sem falar francês… mas ai até sub-emprego fica dificil também!

Atenciosamente

Lukass2Ale
      Participante

Fikei bastante curioso com esse topico…

Gostaria de saber quanto tempo dura para mim exercer a profisão de radiologista e se enquanto isso posso exercer a profisão ou em quais areas seria melhor eu trabalhar enquanto isso ???

Desde ja Grato

gabi-infirmiere
      Participante

lukas, acho que nao ha no forum alguém que ja tenha passado pela equivalência como técnico em radiologia.
      Lembre-se que a formaçao do Brasil devera ser o curso TECNOLOGO (superior)

acho que a dica basica, de chegar ao QC quando ja tiver o OK da ordem profissional, é igualmente aplicavel à area de técnico em radiologia.
      Porém, se chegar antes e ficar aguardando, dependendo do seu nivel de francês e do que estiver disposto a fazer, podera trabalhar rapidamente.

Veja o que você sabe e o que você gosta de fazer. Nao adianta nada arrumar um emprego numa usina alimentar e simplesmente nao suportar o trabalho. Trabalhar deve ser algo miminamente adequado e prazeiroso, especialmente quando falamos de algo que é inferior às nossas competências.

Com francês adequado, você pode trabalhar em cinema, lonjas, telemarketing, entretien, industria alimentar, supermercados … pode fazer um curso rapido e trabalhar como segurança ou como PAB … ha muitas oportunidades, mas para todas, conhecer o francês sera fundamental.

sua area tem boas perspectivas, mas nao tente atropelar o processo

Cette insuffisance de main-d’œuvre se reflète également dans les données de l’enquête Relance du ministère de l’Éducation, du Loisir et du Sport sur la situation sur le marché du travail des diplômés des trois programmes qui mènent à cette profession, soit les diplômes d’études collégiales (DEC) en radiodiagnostic, en médecine nucléaire et en radio-oncologie. En effet, leur situation est excellente sous tous les aspects :

le chômage est presque inexistant dans ces trois programmes depuis au moins huit ans;

la proportion de diplômés qui travaillent à temps plein a augmenté considérablement depuis quelques années et dépasse maintenant la moyenne de tous les diplômés de la formation technique;

selon les années et les programmes, de 90 à 100 % de ces diplômés occupent des emplois en rapport avec leur formation, surpassant considérablement la moyenne;

ils sont proportionnellement beaucoup moins nombreux que la moyenne à poursuivre leurs études.

Face à ce manque de main-d’œuvre, les cégeps qui offrent ces trois programmes ont eu l’autorisation d’augmenter le nombre d’admissions. Pour l’ensemble de ces trois programmes, le nombre de débutants a d’ailleurs presque triplé entre 1998-1999 et 2007-2008, passant d’environ 170 à près de 500. Cette stratégie porte ses fruits, puisque le nombre de diplômés a plus que triplé entre 1998-1999 et 2008-2009 (d’environ 90 à 330 diplômés). Comme cette hausse du nombre de diplômés a été facilement absorbée par le marché du travail et que la demande dans ce domaine ne cesse de croître, les diplômés plus nombreux des prochaines promotions ne devraient pas avoir de difficulté à trouver des emplois de qualité. Le marché pourrait même en accueillir davantage.
      fonte = http://www.servicecanada.gc.ca/fra/qc/emploi_avenir/statistiques/3215.shtml

Lukass2Ale
      Participante

Entendo gabi mas a minha duvida é como consigo o ok da ordem ainda aki no brasil como faço isso???

Como n sei ja penso em outras situações como chegar la sem o ok da ordem. po isso a pergunta em que trabalhar enquanto isso, mas vontando, Como faço pra conseguir o OK da ordem aind aki no brasil é

É POSSIVEL? COMO FAÇO ISSO?

Desde ja grato

Carlos_Santos
      Participante

@Lukass2Ale wrote:

….
      É POSSIVEL? COMO FAÇO ISSO?

esta questao vc deveria ter postado unicamente no topico ja aberto para isso.

Peço que nao poste as mesmas questoes em varios topicos e sim uma unica vez e no bom topico!

Assim teras mais chance de ser respondido!

Veja aqui a resposta:

http://www.otimro.qc.ca/NosPublications/Examen%20d%20admission.aspx?sc_lang=fr-CA

Boa sorte!

Lukass2Ale
      Participante

Desculpe… É pelo fato dew ter perguntado e terem me respondido outras coisa que ja sabia e como aki ja estavos falando nisso eu para n perder a oportunidade perguntei…

Não faço mais isso mil desculpas…

Grato desde ja

sabrinaEodilon
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

acho que nao ha no forum alguém que ja tenha passado pela equivalência como técnico em radiologia.
      Lembre-se que a formaçao do Brasil devera ser o curso TECNOLOGO (superior)

Gabi, porque teria que ser Técnologo, alguma especificação da área?

Devemos mesmo estar preparados, não só pessoalmente para um sub emprego como será mesmo extremamente necessário um bom frances para tal, pelo fato de que algumas profissões demoram um pouco mais.
      Mas vejamos pela convivencia, experiência e principalmente pelo desenrolar do francês.
      As funções que atuamos antes de formado podem nos servir agora, como eu vou fazer!!

gabi-infirmiere
      Participante

Sabrina, o curso técnico em radiologia nao é compativel. Como no Québec esta profissao é uma formaçao de nivel CEGEP (DEC, 3 anos, periodo integral) o tecnologo brasileiro é o mais adequado.

curso técnico =
      Nos termos do Parecer CNE nº 16/99 e da Resolução CNE/CEB nº 04/99, o curso técnico em radiologia, por se enquadrar na área da saúde, terá carga horária mínima de um mil e duzentas horas, acrescidas das horas destinadas ao estágio curricular supervisionado.

tecnologo = Carga horária prevista: 2.640 horas

para esta profissao, as perspectivas sao boas, como para todas da area de saude.

E sub emprego é algo muito pessoal. Quem chega com $$ para esperar enquanto o processo da ordem corre, quem tem familia pra sustentar, quem domina francês ….

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.