Sobre período para avaliação de dossiê!

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Sobre período para avaliação de dossiê!

Visualizando 26 respostas da discussão
  • Autor
      Mathieu
      Participante

Salut à tous,

peço desculpas se houver outro tópico que trate deste assunto. Mandei minha demanda dia 22/05 para o BIQ de São Paulo e ontem, 02/06, recebi a carta resposta de recepção da demanda. Tenho alguns amigos e colegas de blogs que enviaram suas demandas no início de mês de maio, e o BIQ pediu um período, que me parece protocolar somente, de oito meses para avaliação.

No meu caso, entretanto, eles pediram três meses. A alguém aqui tb foi pedido esse tempo? Sei que meu perfil não me abona de entrevista, por isso não consigo entender o por que destes 5 meses a menos.

Aguardo retorno.

À bientôt.

Mathieu.

petula
      Participante

mathieu,

primeiro: é sempre dito nas palestras que cada demanda é tratada individualmente. vem parecendo assim mesmo.
      outra: eles podem ter períodos de processamento de demandas organizados de forma distinta. exemplo: toda documentação enviada até data x deve ser tratada até a data y. é assim que colegas que esperam muitos meses enquanto outros esperam pouco.

parabéns pela agilidade do seu processo. você é um sortudo!

[]s
      p

guipaola
      Participante

Mathieu,

Eu sei que existem 2 tipos de carta. A primeira é informando o interesse e dizendo que será feito o débito no cartão de crédito e que o prazo total é 8 meses.
      Existe uma outra que depois que é feito o débito, dizendo que o seu dossie foi analisado e que em até 3 meses voce será convocado para entrevista.

Será que voce nao recebeu a segunda achando que era a primeira?

Abraços
      Guilherme

Mathieu
      Participante

Obrigado Petula e Guipaola,

Petula: realmente nas palestras eles frisam que cada dossiê é tratado indicidualmente e que, por isso, nem sempre comparações entre demandas podem ser feitas. Se sou sortudo, não sei, na verdade tenho de estudar muito o francês para o caso atípico de ser chamado logo para a entrevista. Existem casos em que as entrevistas podem ser antes de 4 meses?

Guipaola: já havia mesmo lido sobre as cartas que vamos recebendo ao longo do processo. O fato é que a que eu recebi, foi exatamente igual a sua (vi em seu blog), para confirmação de recebimento e que seria feito o débito em cartão e depois analisada a demanda. Mas no meu caso, pediram três meses. Sei que algum motivo tem para eles terem diminuído isto em 5 meses.

Dêem uma olhada em meu blog, a carta está lá (um pouco ilegível, mas com boa vontade da para ver).

Guipaola: Tentei colocar grande igual a sua, mas não consegui.

À bientôt.

Mathieu.

petula
      Participante

eu não cheguei a receber nenhuma carta informando da pré-convocação. na verdade, minha chamada a entrevista aconteceu com menos de 1 mes, por email!! e apenas 15 dias antes é que chegou a versão “carta”. foi uma correria…

Anonymous
      Participante

Mathieu,

meu timelime foi assim:

13/02 – envio dos documentos
      02/03 – recebimento da 1ª carta – nela confirmavam o recebimento da documentaçao e que fariam o débito no cc.
      15/03 – na fatura do meu cartão já estava lá, a pequena porradinha de mil e poucos reais (somos 3 pessoas)
      25/03 – recebimento da 2ª carta, dizendo que os documentos foram avaliados e que em breve seríamos chamados p/ entrevista
      15/05 – recebimento do e-mail, convocando p/ entrevista em 18/08 em Salvador.

Eu fiquei desesperada quando recebi as cartas por que achei que no meu caso eles foram super rápidos. Alguns colegas da minha cidade haviam mandado seus documentos com bastante antecedência e nem sequer tinham recebido a 1 carta, quando nós recebemos a nossa.

Não sei como funciona para eles, mas acho que tem muito a ver com a necessidade da profissão. De repente, nos seus documentos, e na sua comprovação de francês, eles acharam seu perfil muito interessante e resolveram adiantar?

Fique esperto por que pode acontecer com vc o mesmo que aconteceu com a petula. Já pensou se te chamam com 15 dias para a entrevista? É bom começar a preparar seu dossiê ;)

mscolese
      Participante

Mathieu,

Meu timeleme esta bem parecido com o da b_laudanum estou só aguardando a data da entrevista, vou torcer para ser aqui mesmo em Salvador…quem sabe em agosto?

Boa sorte para todos nós…que venha CSQ!!!!

Milene

Mathieu
      Participante

O processo está mais rápido do que eu imaginava,

até agora meu timeline está:

22/05 – Envio da documentação para São Paulo
      01/06 – Primeira carta confirmando recebimento do dossiê
      04/06 – Débito no cartão de crédito.

b_laudanum, realmente tem de ficar atento. Vou montando o dossiê aos poucos, caso haja algum imprevisto, intensifico as pesquisas.

mscolese, creio que sua entrevista seja mesmo em Salvador. Ou há casos de candidatos de Salvador serem mandados para São Paulo? Nosso timeline no geral está bem similar.

À bientôt.

Mathieu.

gallisa
      Participante

Mathieu, b_laudanum, mscolese, Guipaola

Também ‘tô’ no grupo que enviou o dossiê em maio (04/05/09), tive um problema com o débito do cartão, e um outro formulário de pagamento foi recepcionado no BIQ em (01/06/09), portanto não sei quando nem onde será minha entrevista. Mas ficaremos em contato.. pois tenho a sensação que todo mundo já foi! só eu tô aqui ainda.. aliás, nós! e talvez faremos entrevista na mesma época. Eu sou de Recife – PE e vcs?
      Guipaola já conheço do RJ

Mathieu
      Participante

Salut Gallisa,

acho que independente do andamento agente acaba ficando meio “bitolado”. Penso que ninguém deste grupo que enviou a documentação em maio, recebeu a carta avisando data e local de entrevista. Tenho um casal amigo que já recebeu a carta confirmando que já foi analisado o dossiê e que em breve serão chamados para entrevista.

Mandei os papéis em 22/05 e pelos timelines espero a segunda carta para semana que vem.

Quanto à sua pergunta, eu sou de Belo Horizonte, b_laudanum é de Manaus e mscolese é de Salvador.

É bem provável mesmo que façamos a entrevista no mesmo período. Seria bom mantermos contato até mesmo por que um dá suporte ao outro.

Vcs têm blog?

O meu é http://www.sonhoquebecois.blogspot.com

À bientôt.

Mathieu.

gallisa
      Participante

http://savioenatalia.blogspot.com

O meu é esse..
      Vamos nos falando então, qualquer novidades favor compartilhar..
      uma abraço e boa sorte à todos nós!

Anonymous
      Participante

Mathieu,

recebi a sua mensagem no meu e-mail (ainda bem que mudei as configurações no outro dia, pois acessar mensagens privadas diretamente aqui pelo site não rola nunca!) e já arrumei o endereço do meu blog.

http://blaudanum.blogspot.com/

Mas por enquanto não tenho falado muito à respeito do processo de imigração em si. Nem todo mundo que eu conheço sabe que se trata de imigração e isso muitas vezes assusta as pessoas.

Mas espero a visitinha de vcs por lá! :)

Patinha11
      Participante

Apesar de fazer um certo tempo,lembro que levamos um pequeno susto quando recebemos o aviso da entrevista pq foi muito rápido..enviamos a documentação em meados de julho,quando só tinhamos 02 meses de frances  e a entrevista foi marcada para meados de novembro..
      Na ocasião ficamos inseguros e pedimos um adiamento da entrevista,que nos foi concedido para abril do ano seguinte.
      Não faço idéia de pq foi tão rápido..
      8)

Mathieu
      Participante

Olá Patinha,

qual era seu perfil na ocasião do envio da documentação? Foi bem rápido mesmo, afinal pouco mais de quatro meses de processo aberto já era sua entrevista.

À bientôt.

Mathieu.

Agapi
      Participante

Mathieu,

O meu processo na 1a. fase tb. foi bem rapidinho. Enviei a minha documentação no dia 28 de novembro de 2008. No dia 19 de janeiro recebi o email agendando a minha entrevista para o último dia 25 de março. Agora estou na fase federal, com a abertura do processo em 15 de abril. Semana passada, meu endereço apareceu no e-cas, mas, o status continua “In Progress”. Pergunto aos que já passaram por essa fase, se é isso mesmo que acontece quando o endereço aparece no e-cas?

Abraços,

mrodolfo
      Participante

Mathieu et amis,

Penso que o BIQ está se agilizando, e com isso os tempos de tratamento tendem a diminuir. Lembrem-se que eram poucos relatos de Sélection sur Dossier e desde o final do ano passado isso tem se tornado mais comum.

Bonne chance,

Mathieu
      Participante

Agapi,

rápido mesmo seu processo. Fez a entrevista pouco antes de fazer quatro meses de envio da documentação Poderia falar qual seu perfil?

mrodolfo, parece mesmo que as coisas tem sido agilizadas. Quanto à Sélection sur Dossier, talvez os perifs estejam “alto nível”.

À bientôt.

Mathieu.

marsonfamily
      Participante

Li várias entrada aqui neste tópico. Entendo do tratamento individual aos dossiês e que o tempo de espera depois do envio do dossiê varia e muito.

Nada disso, no entanto, me tranquiliza já que meu sedex foi entrgue no dia 15 de maio e ainda não recebi nenhuma carta!!!

Sou Tecnólogo em TI e trabalho numa Multinacional Americana de TI. Trabalho como Analista de Suporte para computadores de grande porte (mainframe) e minha esposa está terminando o curso de técnica de enfermagem. Achei que com esse perfil teríamos muitas changes, ainda mais contanto com o fato de sermos fluentes em inglês e Espanhol e termos mais de 150 horas do Francês.

Bastante frustrante!

Aos que tem um processo rápido, desejo TODA a sorte e que seu processo continue caminhando a passos largos!!! Acredito que a alegria alheia deve ser a alegria de cada um de nós também, portanto, muito sucesso a todos nós e que o povo do consulado encontre meu dossiê por lá…. ;)

Grande abraćo a todos!

Alexandre Marson

knwt
      Participante

So pra constar… o seu curso de Tecnólogo foi de quanto tempo?

Passei por esse aperto recentemente. Como também estava pagando meus pecados esperando algum novo contato do consulado, fui atrás de possíveis causas.

Achei um relato de um outro tecnólogo que teve seu pedido indeferido porque, lá no Canada, esse tipo de curso é de maior duracao (2 anos e meio a 3 anos). Como o meu curso foi de 2 anos, comecei a ligar os pontos e percebi que a minha pos tambem nao poderia ser usada porque ela tinha apenas 360hrs, bem abaixo das 450hrs de lá.

Fiquei muito chateado com isso e já estava achando que nao iria ser chamado.

Foi aí que recebemos uma carta do bureau. No comeco fiquei aliviado pensando que já era o contato pre-entrevista (ate entao so tinhamos a carta de abertura e o débito em conta). Mas a vida… a vida é uma caixinha de surpresas… :P

Na carta fui informado que o meu perfil nao atendia os pre-requisitos (provavelmente pela minha formacao, ja que possuo mais de 5 anos trabalhando com TI), massss… se a minha esposa trocasse de lugar comigo como requerente principal, poderíamos ter uma chance. So pra constar, ela é formada em letras (ingles).

No dia seguinte já estávamos mandando o novo dossie com a mudanca sugerida na carta. E, para nossa surpresa, uma semana depois a convocacao para entrevista chegou por e-mail.

Bom, é isso… infelizmente ligar pro consulado nao adianta muito pq vc vai receber a resposta padrao: “aguarde contato de nossa parte pelo correio”. Mas nao custa tentar…

marsonfamily
      Participante

Obrigado pela resposta KNWT… Meu curso de Tecnólogo foi de 4 anos… Já havia visto relatos sobre cursos de tecnólogos de 2 anos causando problemas mas meu caso não deveria me dar dor de cabeca … Assim espero…

Mandei um email semana passada pra eles mas nem isso foi respondido… Haja paciência e nervos pra um período como esse… :)

knwt
      Participante

Ah, entao vc ta bem na foto. Acho que ate o comeco do mes que vem vc recebe.

Deixa eu te falar outra coisa que tb aconteceu comigo (caraca, esse meu comeco de processo foi traumatico).

Olha so o que os Correios aprontaram:

Data Local Situação
      18/03/2009 16:34 CDD ADRIANOPOLIS – MANAUS/AM Entregue
      18/03/2009 10:56 CDD ADRIANOPOLIS – MANAUS/AM Saiu para entrega
      13/03/2009 19:00 CDD ADRIANOPOLIS – MANAUS/AM Destinatário ausente
      Será realizada uma nova tentativa de entrega.
      13/03/2009 14:38 CDD ADRIANOPOLIS – MANAUS/AM Saiu para entrega
      07/03/2009 14:15 CDD ADRIANOPOLIS – MANAUS/AM Saída não efetuada
      07/03/2009 09:52 CDD ADRIANOPOLIS – MANAUS/AM Saiu para entrega
      06/02/2009 16:38 CDD ADRIANOPOLIS – MANAUS/AM Destinatário ausente
      Será realizada uma nova tentativa de entrega.
      06/02/2009 12:33 CDD ADRIANOPOLIS – MANAUS/AM Saiu para entrega
      15/01/2009 14:09 ACF BERRINI – SAO PAULO/SP Encaminhado
      Em trânsito para GGRAN/CTC SANTO AMARO – SAO PAULO M/SP
      15/01/2009 12:14 ACF BERRINI – SAO PAULO/SP Postado

Note que a correspondencia do Bureau saiu de SP dia 15 de Janeiro, marcada como PRIORIDADE no envelope. Geralmente nessa modalidade de envio, nao demora nem 5 dias pra chegar. Mas  so no dia 6 de Fevereiro foi feita a primeira tentativa de entrega!! Pior, nao so nao entregaram como so foram realizar a segunda tentativa de entrega UM MÊS DEPOIS, no dia 07/03!!!

Eu finalmente recebi a carta do consulado dia 18 de MARCO! DOIS MESES DEPOIS DO ENVIO!

Nao é uma sacanagem?!! Eu reclamei na ouvidoria dos Correios, com o gerente da agencia, com os carteiros… o gerente tentou justificar dizendo que estava com muitos carteiros doentes…. ah meu filho, va pra putquopariu!!!

Eu ja estava ficando maluco… nao da nem pra confiar nos correios…sugiro que vc va na agencia responsavel pela sua area e veja se nao tem nada pra vc la heheheh

Eu ja mudei o endereco de entrega pro predio da minha sogra. pelo menos a agencia que atende aquela area é confiavel… imagina quando estiver esperando meus passaportes???

mscolese
      Participante

Galliza
      Fique tranquilo, tudo dará certo…

Mathieu, b_laudanum, mscolese, Guipaola
      Poxa, ainda não recebi a carta para entrevista… :cry:

Boa sorte para todos nós!!! :lol:

Amitié… :D

SANDROMS
      Participante

@knwt”;p=”30767 wrote:

Achei um relato de um outro tecnólogo que teve seu pedido indeferido porque, lá no Canada, esse tipo de curso é de maior duracao (2 anos e meio a 3 anos). Como o meu curso foi de 2 anos, comecei a ligar os pontos e percebi que a minha pos também não poderia ser usada porque ela tinha apenas 360hrs, bem abaixo das 450hrs de lá.

Knwt,

Também sou tecnólogo em TI (3 anos) e tenho uma pós de 350 horas. Passei com pontos sobrando na entrevista e estou trabalhando em TI em Montreal sem problemas. Acho que no seu caso, por algum motivo, a sua esposa está contando mais pontos e eles não gostam muito disso. Quem tem mais pontos tem que ser o principal.

Aqui no Québec existe a profissão Technologue en Informatique, é um DEC de 3 anos, mas é difícil comparar a com a formação no brasil, uma vez que o colege não é nem 2o grau nem universidade. Essa formação é muito bem aceita pelo mercado então fique tranquilo com o seu diploma.  :D Tem até uma ordem dos tecnólogos profissionais, embora não seja obrigatória a filiação: http://www.otpq.qc.ca/index.html

Abraços,

marsonfamily
      Participante

Knwt, como eu disse, HAJA paciência amigo… No meu caso o website do correio confirmou a entrega. Seria possível nào haver entrega e o website constar q sim?? Espero que não.
      O seu caso foi cabeludo mesmo…

SANDROMS, Obrigado pelo relato. Tranquiliza bastante, ainda mais por saber que não é necessária a filiacão ao ‘Ordre des technologues professionnels du Québec’.Facilita bastante.
      Você conseguiu trabalho através do Jobboom, algum Headhunter?

Abracos a todos

mrodolfo
      Participante

Pessoal,

Paciência é uma competência a ser desenvolvida nesse processo… Aproveitem o tempo até a entrevista para se prepararem melhor para a nova vida…

Estudem sobre as cidades, os bairros, as escolas para quem tem filho, as ordens profissionais e, principalmente, estudem francês…. Ah e decorem o verbo ATTENDRE hehehe

marsonfamily
      Participante

Boa notícia! Responderam meu email. Por sorte mandei esse email pois vejo que ele desencadeou alguma ação por parte deles… Recebi a primeira carta ontem com data de emissão de 20 de Maio (5 dias após a confirmação do recebimento do Sedex no site dos Correios) mas con data de postagem do dia 3 de Julho. Me parece que alguém comeu bola… anyways….

Fico feliz que a análise está em andamento.

abraço a todos

mrodolfo
      Participante

Ou a carta foi emitida e extraviada no correio…

Salut,

Visualizando 26 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.