Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › Sicko – Documentário
- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 9 meses atrás por Felipewise.
-
AutorPosts
-
-
4 de março de 2008 às 15:08 #5564CraisseParticipante
O polêmico documentarista Michel Moore volta à carga, desta vez mirando o sistema de saúde dos Estados Unidos. O diretor mostra episódios ocorridos com cidadãos dos EUA e compara o sistema de lá com o de outros países, inclusive o Canadense.
Inicialmente anunciado como um documentário sobre a indústria farmacêutica, várias empresas desta área prontamente tomaram medidas para evitar o acesso de Michael Moore a quaisquer informações comprometedoras e aconselharam os seus funcionários a não dialogar com o cineasta.
Irreverente e incisivo como habitualmente, Moore surpreendeu de novo, produzindo um documentário sobre o lucrativo sistema de saúde norte-americano. Mostrando sem qualquer censura as conseqüências da inexistência de cuidados de saúde gratuitos nos E.U.A. o documentário é uma crítica afiada aos interesses corporativos e estatais camuflados sob este problema.
Normalmente avesso à sutileza e à idoneidade, em SICKO, Michael Moore utiliza mais uma vez seu cáustico humor negro para mexer com a restrita mentalidade mercadológica americana.
Vale à pena dar uma conferida!
Craisse!
-
4 de março de 2008 às 16:47 #26300rguareschiParticipante
Assisti e recomento. Documentário excelente como todos os que Michel Moore produziu.
-
4 de março de 2008 às 16:47 #26301rguareschiParticipante
Leia-se “recomendo” rsrs!
-
4 de março de 2008 às 17:02 #26302karlamatiasParticipante
Ótima dica, Craisse! Legal a gente despertar essa visão crítica e ter os pés no chão! Tô doida pra assistir!!! Assim que tiver um tempinho, assisto e venho comentar.
Outra dica: já viram “The Corporation”??? É fantástico!!! Não é do Michael Moore mas tem participação dele, e também do Noam Chomsky, Naomi Klein… A propósito, é dirigido por canadenses.
Site oficial: http://www.thecorporation.com/
IMDB: http://us.imdb.com/title/tt0379225/O documentário é muito longo e denso, mas é dividido em “episódios”. Recomendo ver aos poucos pra conseguir digerir as informações. Da primeira vez que vi, foi uma sobrecarga, desliguei a TV na metade. É revoltante!
-
4 de março de 2008 às 19:51 #26308ibere81Participante
Gente, só pra apresentar o “outro lado da moeda”, recomendo “As Invasões Bárbaras” (Les Invasions Barbares), é ficção, mas mostra um lado interessante do sistema de saúde público do Québec: superpopulação, corrupção, canadenses indo procurar tratamento nos Estados Unidos. O filme é continuação de “O Declínio do Império Americano” (Le Déclin de L’Empire Américain) e independente da questão da saúde, recomendo muito os dois filmes… são lindos.
-
4 de março de 2008 às 20:09 #26310karlamatiasParticipante
Que bom que você lembrou desses dois! Preciso colocá-los na minha lista de obrigatórios para ver assim que defender a dissertação! Faz tempo que não sei o que é cinema! :cry_baby:
“O Declínio do Império Americano”, só o título já paga a locação, a pipoca e o guaraná! :rockout:
-
4 de março de 2008 às 20:54 #26318CraisseParticipante
Oi ibere81,
já ouvi comentários de que o filme “As Invasões Bárbaras” teria sido financiado pelas grandes empresas de Seguro Saúde americanas.
Faz sentido, mas só vivendo na pele pra saber até que ponto é realidade e até que é ficção!
Valeu pela dica!
Craisse!
-
4 de março de 2008 às 23:14 #26323FelipewiseParticipante
Eu gosto do MM apesar de que eu acho que ele manipula um pouco as informacoes…
O Sicko mostra tb um pouco da saude do Canada, mas vale lembrar que eles mostram uma cidadezinha no interior de Ontario… nao da nem pra comparar com o extremo de Invasoes Barbaras!
Pra quem for assistir as Invasoes Barbaras, sugiro fortemente assistir “O Declinio do Imperio Americano” que a Karla disse. Ele e o filme que precede as invasoes barbaras; mesmas personagens e tudo mais. Inclusive eu acho o “declinio…” mais legal.
Abs.,
-
5 de março de 2008 às 00:03 #26326CraisseParticipante
Só complementando as informações sobre os filmes acima citados…
Trata-se de uma trilogia do Cineasta Canadense Denys Arcand, e a sequência é a seguinte:
1986 – O Declínio do Império Americano (Le Déclin l’Empire Américain)
2003 – As Invasões Bárbaras (Les Invasions Barbares)
2007 – A Era da Inocência (L’Âge de Ténèbre)
É só preparar a pipoca e:
“Boa Sessão, o filme já vai começar”!!
Abraços,
Craisse.
-
6 de março de 2008 às 19:52 #26408ibere81Participante
É isso aí… não comentei o A Era da Inocência porque eu não vi (nem sei… já foi lançado no Brasil?).
Quanto à questão do filme ter sido patrocinado pela indústria de seguro saúde dos EUA, acho difícil. Primeiro porque é um filme québécois… deve ter tido um subsídio grande por parte do governo (pelo menos a Société Radio-Canada, da SODEC e a Téléfilm Canada eu tenho certeza que deram dinheiro para o filme). Depois que o Denys Arcand é um diretor muito respeitado e sério. Eu duvido que ele teria aceito propina para encaixar essa sub-trama sobre a precariedade do sistema de saúde no Quebec, até porque ele é bastante esquerdista e anti-corporativo (e alguns até o acusam de ser anti-americano).
E a questão de canadenses (os que tem dinheiro) atravessando a fronteira para receberem melhor tratamento nos Estados Unidos é bastante conhecida (assim como americanos que vão para o Canada comprar remédio… go figure).
-
7 de março de 2008 às 15:41 #26452danisergioParticipante
@Felipewise”;p=”19981 wrote:
Eu gosto do MM apesar de que eu acho que ele manipula um pouco as informacoes…
Abs.,
Oi Felipe,
Numa entrevista ele inclusive responde a essa pergunta com um retumbante “absolutely”. Eu também adoro o Michael Moore. O programa dele, “The Awful Truth”, seria cômico se não fosse trágico; você já viu?
Acho que ele combate fogo com fogo. Já que recebemos as informções já na forminha, ele também vai manipular lá do lado dele… sad, but true. Mas que não deixa de ser engraçada a maneira como ele coloca seus pontos de vista… ele é mordaz!
Uma das repercussões do “Sicko” é que ele está sendo processado pelo Governo Americano por ter ido à Cuba, naquela impagável sequência da GITMO. Bela liberdade, hen?
Abraços,
Dani
-
10 de março de 2008 às 18:15 #26558FelipewiseParticipante
Ei Dani!!
Nunca vi o programa dele, deve ser legal sim!
Nao tenho como negar, ele e uma peca rarissima hehehehe
bjos
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.