Será que vale a pena ir na minha situação???

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Será que vale a pena ir na minha situação???

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5458
      sampaio
      Participante

      Gente,
         Já postei uma mensagem aqui e fui muito bem recebido portanto, antes de mais nada, obrigado pela ajuda.
         Estou tentando decidir a ir ou não ao Canadá.
         Sou servidor público em Belo Horizonte e tenho um salário líquido de R$4500 com todas as garantias que o cargo me dá (estabilidade, 13º, férias, 1/3 de férias, plano médico etc…)
          Acontece que o Brasil está se tornando em um país cada vez mais perigoso e difícil de viver. Não sei se teria coragem de ter filhos aqui.
          Gostaria de saber se conseguirei um salário parecido no Canadá (hoje meu salário é suficiente para viver com tranquilidade, um carro popular com 2 anos de uso, um apartamento simples e uma viagem ao exterior por ano) e se vale a pena ir mesmo.
          Lí em um post de que as férias no Canadá são menores das do Brasil. Como funciona o mercado no Canadá. Ouvi também daquele senhor do consulado que veio falar sobre o Canadá que os Canadenses trabalham normalmente até às 5 da tarde, isso é verdade? O fim de semana é de sábado e domingo?
          Acho que tem ainda um tanto de coisas pra saber não é mesmo? :D

      Abraços a todos e muito obrigado.

    • #24491
      Pessoa
      Participante

      Não vou responder a sua pergunta, mas vou dizer o seguinte:

      Você não deve tomar a sua decisão pelos outros e sim por sua própria. Cada caso é um caso.
      Tem gente que não consegue viver sem praia, tem gente que não consegue viver sem um salário de R$20.000,00, tem gente que não consegue viver sem os familiares por perto e aí vai…

      Vc deve colocar no papel tudo que vc ama e gosta muito no Brasil. Depois vc coloca tudo que vc odeia e que te faria fugir do Brasil. Veja qual dos lados possui maior peso, veja se o lado das coisas boas é mais importante.

      Depois coloca no papel tudo que pode ser bom no Canadá e tudo que pode ser ruim e pesa. Depois vc compara tudo e vê se vale a pena ficar no Brasil mesmo tendo violência ou se vale a pena arriscar ir para o Canadá para não ter violência mas passar por aperto durante um tempo, ficar longe da família, ter de aprender outra língua etc etc etc.

      Se no final das contas a sua decisão for de ir para o Canadá, GO FOR IT!

      Mas não decida pelo fato de outros estarem indo. Veja o SEU ponto de vista. Pq depois não adianta se arrepender e culpar os outros pela sua decisão. Cada um é responsável pela sua própria decisão. :wink:

    • #24493
      Craisse
      Participante

      Assino em baixo do que o Pessoa falou. Concordo em gênero, número e grau!!

    • #24495
      55021
      Participante

      Viva Alaaaaaaaaaaaaa!
      rs
      Boa resposta Pessoa.
      Sampaio, O Canadá é um pais muito bom de se viver, mas tem uns 3 meses de -15 graus! Tem gente q nem qr passar perto disso, mas é algo estranho e gostoso.
      Mas o Brasil tem a tal da violencia, seus políticos e sua falta de crescimento. Mas tem as praias maravilhosas o povo mais bacana do mundo! principalmente os cariocas! rs!
      Os pontos positivos do Brasil eu prefiro curtir nas férias q tirar no Canadá. No mais sou 100% Canadá.
      Lá não possui férias remuneradas nem 13 salário mas se trabalha normalmente até as 17, porém tem aquelas hrs extras para a empresa decolar o que te fazer ganhar quase o dobro por hr.
      Mas siga as dicas do Pessoa, realemente é o q mais importa.
      Abraço

    • #24497
      lfantoniosi
      Participante

      Faltou dizer tambem que o brasil é a terra do imposto escondido.

    • #24499
      Diogo
      Participante

      Ja que falastes em filhos no Brasil…

      imagine-se daqui uns anos, com filhos em idade escolar, com um salário de 4500 mais as correções…
      vais colocar teus filhotes em que tipo de escola? particular ou pública?
      e o plano de saúde deles? mais o seu, o da companheira…

      será que o salário vai tá dando conta?

      é no canadá, vais trabalhar no que?
      tens uma profissão valorizada que pode te dar um salário bom??? podes exercê-la lá???

      tá bem disposta a encarar que é sujeito vc não conseguir entender boa parte do que as pessoas falam a sua volta??? não saber se explicar com todo o vocabulário adquirido em alguns anos aqui???

      vais dar conta de guentar o inverno lá???  por que é -15 por 3 meses, mas pra esses -15 voltarem a ser +15, é um tantinho mais de tempo…

      enfim…  como já foi dito, não tem como alguém decidir por nós… tem que ser de dentro pra fora, pois na hora de guentar a pressão do dia a dia, o maninho tem que lembrar bem de onde é que surgiu a idéia de ir pra lá, ou de ficar aqui, pra poder perseverar no querer…  

      eu venho pensando…   o que é que eu tenho como objetivo ao ir pro Canadá???
      e dentro disso venho buscando informações, juntando a grana, me preparando pra jornada…

      abraço e bons exames…

      db

    • #24500
      PedroMarques
      Participante

      Calma pessoal,

      Foi apenas uma pergunta do sampaio, todos tem inseguranças e tem mais é que perguntar mesmo.

      Sampaio, muitas pessoas do forum tem os seus blogs e contam sobre as facilidades e dificuldades de viver no Canadá, aconselho você dar uma olhada e ler bastante o conteúdo desse site. Pode até ter alguem com seu perfil.

      Abraço,

    • #24504
      herondaniel
      Participante

      PedroMarques , resposta mais coerente com o objetivo do forum… parabens!

    • #24509
      zerograu
      Participante

      Olá sampaio….

      Eu tb concordo com o que o pessoa falou. Tb quero que veja meu caso. Tb sou funcionário público e ganho um pouco mais da metade do q vc ganha líquido. O que eu tiro dá pra viver no aperto eu e minha esposa. Ainda tem mais uma menininha que tá vindo, o que vai ser mais um gasto. Ainda tem a gasolina do dia a dia, o rancho do mês, o aluguel, luz, telefone, essas coisas do nosso cotidiano. Apesar do aperto ainda dá sim pra se viver com conforto aqui em PVH. Meus motivos para ir pro Quebec?? Um salário anual de CAD 45.000 no mínimo para meteorologista e ainda uma chançe de conseguir ingressar no serviço público de lá, sem necessidade de concurso, uma vez que lá isso não existe para se trabalhar pro governo (me corrijam se eu estiver errado). Além disso, ainda tem meu mestrado que pretendo fazer na McGill, coisa q se por ventura tiver q voltar para o Brasil vai contar muito para mim conseguir um trabalho na área. Somo isso à segurança, a educação que posso dar pra minha filha q vai nascer, entre outros benefícios que um país de primeiro mundo oferece aos seus cidadãos e imigrantes. Isso pra mim pesou mais do que qualquer 13º, qualquer benefício de férias, qualquer vantagem que o servidorismo público brasileiro oferece. Penso na minha carreira e na segurança, educação e futuro da minha família, além de uma experiência de vida inigualável.

      Esse é o meu caso…..agora analise o seu e tire suas próprias conclusões.   :wink:

      Valeu!!!

    • #24510
      pablo111
      Participante

      Faltou dizer que o Brasil é a terra do imposto escondido: Na verdade do imposto que não chega para o cidadão! Quem pode contar com ensino, saúde e segurança pública? Aqui é o país do “se salva quem tem mais grana”, porque acho que todos aqui tem seguro saúde, estudou em escola particular, etc…

    • #24517
      Carlos_Santos
      Participante

      de fato Sampaio esta sua questão, so você mesmo podera responder sozinho e apos muita pesquisa propria.

      Nossas opiniões, assim como a de outros colegas em outras listas ou foruns, são apenas opiniões alheias!

      Quem conhece o seu nivel de desconforto ou insatisfação é você mesmo!

      Da mesma forma os sonhos de morar fora do pais, pais civilizado, etc… também é proprio à você!

      Como alguém pode realmente te ajudar? prometendo o que nao pode? dizendo venha aque aqui é otimo para mim!

      E, se para você o que é otimo para mim é uma droga para você. Como avaliar?

      Por isso a orientação que o Pessoa deu é bem coerente. Faça você mesmo sua pesquisa e na sua balança veja o que é melhor para você!

      Eu troquei 19 anos de UFRJ por seis meses de desemprego….. sou louco? pode ser…. mas estou adorando esta “loucura” (alguns podem achar, nunca se sabe!).

      Para isso, fiz muitas pesquisas, fiz o que o Pessoa disse e escolhi, decidi, e fui em frente.

      Aqui na Cidade do Québec, so recebo informações aqui e dai que reforçam minha decisão de sair dai!

      Boa reflexão e decisão para você!

      Atenciosamente

    • #24518
      juedemattos
      Participante

      Como já foi citado nas respostas acima, acho que depende de você. Na verdade depende do que você espera para sua vida. Não sou formada, mas para termos de brasil, ganho bem, mais ou menos R$ 3000,00 e meu marido tem 2 empregos, então posso assegurar que nosso vida está com um padrãozinho maneiro. Mas sinceramente isso para mim não é o importante. Se daqui há 1 ano e meio eu estiver no Québec, a -15º, trabalhando numa loja multimarcas ou de caixa de um supermercado, com as minhas contas pagas, serei a pessoa mais feliz do mundo. Meu marido também pensa assim. Para nós o que conta é a qualidade de vida o frio e a neve, a segurança e o fato de estar bem longe do Brasil. Agora vai falar isso para alguém que tem uma mega vida, uma mega casa, que não está acostumado a viver sem grana, simplesmente não dá, é difícil de acostumar. Veja o que é melhor para você, analise o que você espera para sua vida e decida. E mais uma coisa, R$ 4500,00 não é tanto assim!!! Invista no seu sonho!!!!

    • #24520
      AleBHZ
      Participante

      Tudo o que foi falado é coerente mas tb é como o Carlos Luis disse: é a opiniao de cada um.
      Ninguém é responsavel sobre as escolhas dos outros.
      Isto ja foi falado pelo Luis de Sherbrooke, a Dri tb ja falou isto aqui na CBQ tb, o Carlos Luis, até eu tb…
      Quando nos expomos nosso ponto de vista, corremos o risco de alguem interpretar aquilo como regra ou manual de instrucoes…
      As opinioes poderao servir como base, mas nada além disto.

      A minha opiniao é a seguinte: no Brasil a gente passa meses, anos, juntando $$$ para ter alguma coisa, mas quando consegue esta coisa (casa, apto, carro, notebook, novidades tecnologicas…), fica com medo de usar, pois pode ser assaltado, sequestrado…
      Entao eu prefiro levar uma vida mais simples aqui, mas ter qualidade de vida e seguranca.

      No dia do ano novo aqui em Québec eu voltei a pé para casa, e ja eram quase 5h da manha.
      Se fosse em Belo Horizonte eu provavelmente teria sido assaltado mais de uma vez até chegar em casa.

      Boa sorte em suas pesquisas e reflexoes Sampaio, pois todos nos ja passamos por este momento de duvida e sabemos como é dificil.

      Abraços,

      Alê

    • #24532
      Marcus
      Participante

      Concordo com praticamente tudo o que foi dito acima, principalmente pelo Pessoa, Luiz (zerograu), Carlos Santos, juedemattos e Alê. Concordo e assino embaixo.

      Eu, minha esposa e minha filha estamos partindo para Ville de Québec em março próximo. Se fôssemos olhar só o aspecto financeiro, não justificava esta mudança. Não temos mega salários e nem vida de burguês, longe disto! Mas, se compararmos as perspectivas de nossas carreiras no curto prazo aqui e no Canadá, aqui seguramente é bem melhor e mais seguro. Já no médio e longo prazo, considerando-se tudo (evolução na carreira, facilidade de continuidade de estudos, valorização profissional, etc) no Canadá será muito melhor. Mas, para nós, só o aspecto financeiro não deve ser parâmetro para decisão de emigrar ou não. Ele tem a sua importância, mas está longe de ser o mais importante. Mesmo se o “curto prazo” que citei acima acabar se tornando médio ou longo prazo, para nós estará tudo bem, afinal não estamos indo para o Canadá para ficar ricos. Buscamos qualidade de vida, em todos os sentidos do termo. Eu e minha esposa temos a consciência e a certeza de que será melhor para nós e muito, mas muito melhor ainda para a nossa filha! Ela será a grande beneficiada dessa nossa decisão. Mas, para chegarmos a estas conclusões, pesquisamos muito, avaliamos muito, refletimos muito, amadurecemos a idéia e tomamos a decisão. Vai dar certo? Acreditamos que sim! Pelo menos as chances de sucessos são muito grandes!

      Mas, como quase todos disseram muito bem, a escolha é pessoal. Temos que pesquisar, pesquisar, pesquisar, avaliar, avaliar, avaliar e decidir. Se der certo, ótimo! Se não der certo, valeu a experiência! E você ainda voltará para o Brasil com uma experiência no exterior e falando mais um ou dois idiomas fluentemente. Eu sempre achei melhor voltar atrás e recomeçar algo do que se arrepender de não ter tentado.

      E, no seu caso, ainda tem um aspecto facilitador. Você pode pedir licença não remunerada e ir para o Candá. Depois você decide se quer ficar lá ou se quer voltar. Inclusive sei de outros funcionários públicos que já fizeram isso.

      Um grande abraço e boa pesquisa! Aconselho a você participar de nossos encontros de emigrantes aqui em BH. Em março teremos um.

      Marcão.

      P.S.: Luiz, até onde eu sei, existem cargos públicos no Canadá em que não são exigidos concursos para o ingresso, mas, a maioria exige o concurso sim. Abração!!!

    • #24540
      luciojunior
      Participante

      Desculpem-me, mas minha natureza grita dentro de mim e nao consigo, ao contrário de quase todos, deixar de emitir minha opiniao objetivamente.

      Por isso Sampaio, acho que vc nao deveria pensar nisso nao. Deixa pra lá. É melhor você pensar em arrumar uma maneira de se desenvolver cada vez mais por aí enquanto sua estabilidade vai sendo mantida. Daí suas experiências internacionais serão as várias viagens que vc poderá fazer com o dinheiro que seu emprego público poderá te remunerar.

      Explico.

      Imigrar não é pra todos! Definitivamente. Há pessoas que se conseguem e outros não. E não tem nada demais nisso. Não tem ninguém melhor ou pior nessa. É só da natureza de cada um.
      Tem também o seguinte: os imigrantes têm diversos tipos de vida no Brasil, tem uns que podem imigrar pra qualquer lugar e ter a vida mais difícil que será melhor do que a vida que tinham no Brasil.

      Há outros que tendem a inflar todos defeitos do Brasil e não vêem as virtudes que temos. Sim, temos várias virtudes. Mas quando analisam o país em que querem imigrar fazem exatamente o oposto. Claro que sim, há muitos defeitos por aqui no Canadá também. As dificuldades são menos estruturais (saúde, educação, violência, etc), mas em maior evidência na vida social.

      Não quero fazer disso aqui uma carta, então vou resumir pra acabar.

      O imigrante é um ser insatisfeito e é, justamente, por isso que ele quer mudar. É tão insatisfeito que abre mão de tudo aquilo que ele se identifica pra ir morar num lugar “totalmente” desconhecido e cheio de “armadilhas” que a vida proporciona.

      O que acontece é que o imigrante, como um ser insatisfeito que é, tende a ser insatisfeito pra onde ele vai. É o que tenho sido testemunha viva do que tem acontecido por aqui no Canadá. Vários imigrantes que por aqui chegam, depois de um certo tempo, já estão insatisfeitos novamente e, muitos, fazendo planos de ir pra outro lugar, voltar para o Brasil ou sei lá….O problema é que a maioria não pode mais voltar, nem ir pra lugar nenhum…eles abandonaram tudo que tinham pra vir pra cá…

      Este mês, um amigo se mudou pra Inglaterra. A vida pra ele estava difícil por aqui. Emprego ele só arrumou por lá.

      Não é fácil. A vida por aqui não é fácil para todos. Bons empregos então até para os Quebecois com formação e tudo que manda o figurino é difícil.

      Minha opinião é que as pessoas, com a falta de esperança e a frustação do momento atual do Brasil, o que é a coisa mais normal do mundo ter este sentimento, têm romantizado demasiadamentea vida aqui no Canadá ou nos outros países que planejam imigrar.

      Mas se depois de tudo que falei você ainda quiser vir, seja muito bem-vindo. Eu também poderia te contar(não farei agora) inúmeros casos de imigrantes que estão se dando super bem e estão gostando demais de morar por aqui, onde me incluo.

      Pra mim é o melhor país em que já pus os pés…mas isso é só minha opinião e eu, ao contrário de vc, nao consigo viver sem correr riscos, e sem sentir a adrenalina correndo como um foguete dentro de mim.

      Um grande abraço,

      Lúcio
      montrealplus.blogspot.com

      Web Page Name

    • #24541
      luciojunior
      Participante

    • #24550
      zerograu
      Participante

      @Marcus”;p=”17944 wrote:

      P.S.: Luiz, até onde eu sei, existem cargos públicos no Canadá em que não são exigidos concursos para o ingresso, mas, a maioria exige o concurso sim. Abração!!!

      Marcus…..tirei esta conclusão depois de ver este site contendo inúmeras ofertas de emprego no serviço público canadense: http://jobs-emplois.gc.ca/menu/alljobs_e.htm

      É lógico que eles exigem certa qualificação do candidato e eles também fazem uma espécie de triagem dos candidatos àquela vaga. Pelo menos, na que eu vi para minha área era dessa forma, existia uma pré-seleção, além da análise do currículo, mas nada que se compare as provas que nós somos submetidos a fazer para ingressar no serviço público aqui no Brasil, sem contar com a concorrência exorbitante que a grande maioria das vagas apresentam.

      Li algo escrito pelo Carlos nesta comunidade que existem residentes permanentes trabalhando no serviço público de lá. É lógico que eles dão preferência para o nativo, mas que existem imigrantes trabalhando lá. No entanto, estes imigrantes se qualificaram numa instituição de ensino de lá, fizeram algum curso ou alguma coisa que o colocaram no mesmo nível de um canadense e aí sim conseguiram a vaga. Por isso pretendo primeiro fazer meu mestrado na McGill e, ao longo do mesmo, obter a experiência canadense trabalhando de graça na área (ou remunerado quem sabe) para alguma empresa ou órgão, para aí sim ter chances reais de conseguir esta vaga no serviço público canadense. Pelo menos na minha área, é o lugar que eu sei que é certo ter vaga de trabalho. Fora dele dificilmente encontro….por isso essa minha determinação de entrar lá,   :wink:

      Abraços!!

    • #24553
      Marcus
      Participante

      Ok, Luiz!

      Mas, como eu havia dito, “até onde eu sei”. Este não é um assunto que eu tenha pesquisado muito não. Mas já li e ouvi qualquer coisa neste sentido. Que existem vagas que são preenchidas sem concurso público e que há outras em que se exige o concurso. Se na sua área eles não exigem concurso, melhor ainda!!!  :up:

      Abração!!!

      Marcão.

    • #24581
      FamiliaRBG
      Participante

      Sampaio, se você é estatutário, observe no seu estatuto se você pode pedir uma licença sem vencimentos. Aí, se você quiser realmente, pode fazer a experiência. Se não der certo, volta pro seu emprego. É a vantagem de ser funcionário público. Mas acho que você tem que ser estável (mais de 3 anos de serviço público). No mais, conselho, se fosse bom, a gente venderia  :lol: e você já recebeu um monte por aqui! E de graça!!! :lol: Te desejo tudo de bom, viu? Aqui ou lá!

    • #24590
      luciojunior
      Participante

      Momento relax.
      Pessoal, asssim como acho que imigrar nao é pra todos, descobri que futebol tbm nao é.
      Vejam o vídeo. Vale a pena.

      http://www.youtube.com/watch?v=WVWp1pxbY-4&eurl=http://www.chauffeurdebuzz.com/

      Abs,
      Lúcio

      P.S. desculpem-me os moderadores. sei que nao era pra postar aqui, mas nao sabia onde postá-lo. e aliás, vale a pena pra dar umas boas risadas.

    • #24896
      Winny
      Participante

      @FamiliaRBG”;p=”18004 wrote:

      Sampaio, se você é estatutário, observe no seu estatuto se você pode pedir uma licença sem vencimentos. Aí, se você quiser realmente, pode fazer a experiência. Se não der certo, volta pro seu emprego. É a vantagem de ser funcionário público. Mas acho que você tem que ser estável (mais de 3 anos de serviço público). No mais, conselho, se fosse bom, a gente venderia  :lol: e você já recebeu um monte por aqui! E de graça!!! :lol: Te desejo tudo de bom, viu? Aqui ou lá!

      Já respondendo isso. Sim só pode-se pedir afastamento depois de 3 anos, depois de adquirir a estabilidade, de acordo com o Lei 8112.
      Meu colega de serviço fez isso, mas ele foi pra Portugal.


      x


      eNTAOO, ontem estava pensando no Porquê de imigrar e fiquei meio na dúvida.  8O
      Li todo o processo para imigração e depois me perguntei: Por que quero ir? Mas não obtive a resposta de imediato.

      Varios medos me vieram a mente: Trabalhar como um condenado (quando conseguir emprego) em coisas que eu nunca faria aqui e teria que fazer lah, deixar minha “estabilidade” para me aventurar em algo que nao sei no que vai dar, deixar a pessoa que amo, a familia…Etc…

      Mas, vendo tudo o que falaram acho que seria uma boa Pedir o Afastamente, sem remuneração, e tentar, se não der certo voltarrr… ^^

    • #24897
      Winny
      Participante

      @FamiliaRBG”;p=”18004 wrote:

      Sampaio, se você é estatutário, observe no seu estatuto se você pode pedir uma licença sem vencimentos. Aí, se você quiser realmente, pode fazer a experiência. Se não der certo, volta pro seu emprego. É a vantagem de ser funcionário público. Mas acho que você tem que ser estável (mais de 3 anos de serviço público). No mais, conselho, se fosse bom, a gente venderia  :lol: e você já recebeu um monte por aqui! E de graça!!! :lol: Te desejo tudo de bom, viu? Aqui ou lá!

      Já respondendo isso. Sim só pode-se pedir afastamento depois de 3 anos, depois de adquirir a estabilidade, de acordo com o Lei 8112.
      Meu colega de serviço fez isso, mas ele foi pra Portugal.


      x


      eNTAOO, ontem estava pensando no Porquê de imigrar e fiquei meio na dúvida.  8O
      Li todo o processo para imigração e depois me perguntei: Por que quero ir? Mas não obtive a resposta de imediato.

      Varios medos me vieram a mente: Trabalhar como um condenado (quando conseguir emprego) em coisas que eu nunca faria aqui e teria que fazer lah, deixar minha “estabilidade” para me aventurar em algo que nao sei no que vai dar, deixar a pessoa que amo, a familia…Etc…

      Mas, vendo tudo o que falaram acho que seria uma boa Pedir o Afastamente, sem remuneração, e tentar, se não der certo voltarrr… ^^

    • #24898
      Winny
      Participante

      @FamiliaRBG”;p=”18004 wrote:

      Sampaio, se você é estatutário, observe no seu estatuto se você pode pedir uma licença sem vencimentos. Aí, se você quiser realmente, pode fazer a experiência. Se não der certo, volta pro seu emprego. É a vantagem de ser funcionário público. Mas acho que você tem que ser estável (mais de 3 anos de serviço público). No mais, conselho, se fosse bom, a gente venderia  :lol: e você já recebeu um monte por aqui! E de graça!!! :lol: Te desejo tudo de bom, viu? Aqui ou lá!

      Já respondendo isso. Sim só pode-se pedir afastamento depois de 3 anos, depois de adquirir a estabilidade, de acordo com o Lei 8112.
      Meu colega de serviço fez isso, mas ele foi pra Portugal.


      x


      eNTAOO, ontem estava pensando no Porquê de imigrar e fiquei meio na dúvida.  8O
      Li todo o processo para imigração e depois me perguntei: Por que quero ir? Mas não obtive a resposta de imediato.

      Varios medos me vieram a mente: Trabalhar como um condenado (quando conseguir emprego) em coisas que eu nunca faria aqui e teria que fazer lah, deixar minha “estabilidade” para me aventurar em algo que nao sei no que vai dar, deixar a pessoa que amo, a familia…Etc…

      Mas, vendo tudo o que falaram acho que seria uma boa Pedir o Afastamente, sem remuneração, e tentar, se não der certo voltarrr… ^^

    • #24899
      Winny
      Participante

      @FamiliaRBG”;p=”18004 wrote:

      Sampaio, se você é estatutário, observe no seu estatuto se você pode pedir uma licença sem vencimentos. Aí, se você quiser realmente, pode fazer a experiência. Se não der certo, volta pro seu emprego. É a vantagem de ser funcionário público. Mas acho que você tem que ser estável (mais de 3 anos de serviço público). No mais, conselho, se fosse bom, a gente venderia  :lol: e você já recebeu um monte por aqui! E de graça!!! :lol: Te desejo tudo de bom, viu? Aqui ou lá!

      Já respondendo isso. Sim só pode-se pedir afastamento depois de 3 anos, depois de adquirir a estabilidade, de acordo com o Lei 8112.
      Meu colega de serviço fez isso, mas ele foi pra Portugal.


      x


      eNTAOO, ontem estava pensando no Porquê de imigrar e fiquei meio na dúvida.  8O
      Li todo o processo para imigração e depois me perguntei: Por que quero ir? Mas não obtive a resposta de imediato.

      Varios medos me vieram a mente: Trabalhar como um condenado (quando conseguir emprego) em coisas que eu nunca faria aqui e teria que fazer lah, deixar minha “estabilidade” para me aventurar em algo que nao sei no que vai dar, deixar a pessoa que amo, a familia…Etc…

      Mas, vendo tudo o que falaram acho que seria uma boa Pedir o Afastamente, sem remuneração, e tentar, se não der certo voltarrr… ^^

    • #24900
      Winny
      Participante

      @FamiliaRBG”;p=”18004 wrote:

      Sampaio, se você é estatutário, observe no seu estatuto se você pode pedir uma licença sem vencimentos. Aí, se você quiser realmente, pode fazer a experiência. Se não der certo, volta pro seu emprego. É a vantagem de ser funcionário público. Mas acho que você tem que ser estável (mais de 3 anos de serviço público). No mais, conselho, se fosse bom, a gente venderia  :lol: e você já recebeu um monte por aqui! E de graça!!! :lol: Te desejo tudo de bom, viu? Aqui ou lá!

      Já respondendo isso. Sim só pode-se pedir afastamento depois de 3 anos, depois de adquirir a estabilidade, de acordo com o Lei 8112.
      Meu colega de serviço fez isso, mas ele foi pra Portugal.


      x


      eNTAOO, ontem estava pensando no Porquê de imigrar e fiquei meio na dúvida.  8O
      Li todo o processo para imigração e depois me perguntei: Por que quero ir? Mas não obtive a resposta de imediato.

      Varios medos me vieram a mente: Trabalhar como um condenado (quando conseguir emprego) em coisas que eu nunca faria aqui e teria que fazer lah, deixar minha “estabilidade” para me aventurar em algo que nao sei no que vai dar, deixar a pessoa que amo, a familia…Etc…

      Mas, vendo tudo o que falaram acho que seria uma boa Pedir o Afastamente, sem remuneração, e tentar, se não der certo voltarrr… ^^

    • #24901
      Winny
      Participante

      @FamiliaRBG”;p=”18004 wrote:

      Sampaio, se você é estatutário, observe no seu estatuto se você pode pedir uma licença sem vencimentos. Aí, se você quiser realmente, pode fazer a experiência. Se não der certo, volta pro seu emprego. É a vantagem de ser funcionário público. Mas acho que você tem que ser estável (mais de 3 anos de serviço público). No mais, conselho, se fosse bom, a gente venderia  :lol: e você já recebeu um monte por aqui! E de graça!!! :lol: Te desejo tudo de bom, viu? Aqui ou lá!

      Já respondendo isso. Sim só pode-se pedir afastamento depois de 3 anos, depois de adquirir a estabilidade, de acordo com o Lei 8112.
      Meu colega de serviço fez isso, mas ele foi pra Portugal.


      x


      eNTAOO, ontem estava pensando no Porquê de imigrar e fiquei meio na dúvida.  8O
      Li todo o processo para imigração e depois me perguntei: Por que quero ir? Mas não obtive a resposta de imediato.

      Varios medos me vieram a mente: Trabalhar como um condenado (quando conseguir emprego) em coisas que eu nunca faria aqui e teria que fazer lah, deixar minha “estabilidade” para me aventurar em algo que nao sei no que vai dar, deixar a pessoa que amo, a familia…Etc…

      Mas, vendo tudo o que falaram acho que seria uma boa Pedir o Afastamente, sem remuneração, e tentar, se não der certo voltarrr… ^^

    • #24902
      Winny
      Participante

      @FamiliaRBG”;p=”18004 wrote:

      Sampaio, se você é estatutário, observe no seu estatuto se você pode pedir uma licença sem vencimentos. Aí, se você quiser realmente, pode fazer a experiência. Se não der certo, volta pro seu emprego. É a vantagem de ser funcionário público. Mas acho que você tem que ser estável (mais de 3 anos de serviço público). No mais, conselho, se fosse bom, a gente venderia  :lol: e você já recebeu um monte por aqui! E de graça!!! :lol: Te desejo tudo de bom, viu? Aqui ou lá!

      Já respondendo isso. Sim só pode-se pedir afastamento depois de 3 anos, depois de adquirir a estabilidade, de acordo com o Lei 8112.
      Meu colega de serviço fez isso, mas ele foi pra Portugal.


      x


      eNTAOO, ontem estava pensando no Porquê de imigrar e fiquei meio na dúvida.  8O
      Li todo o processo para imigração e depois me perguntei: Por que quero ir? Mas não obtive a resposta de imediato.

      Varios medos me vieram a mente: Trabalhar como um condenado (quando conseguir emprego) em coisas que eu nunca faria aqui e teria que fazer lah, deixar minha “estabilidade” para me aventurar em algo que nao sei no que vai dar, deixar a pessoa que amo, a familia…Etc…

      Mas, vendo tudo o que falaram acho que seria uma boa Pedir o Afastamente, sem remuneração, e tentar, se não der certo voltarrr… ^^

    • #24903
      Winny
      Participante

      Jesus maria José, tava dando erro e eu apertei varias vezes  8O

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.