Sera que os imigrantes ameaçam a cultura Quebecoise?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Sera que os imigrantes ameaçam a cultura Quebecoise?

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
      Carlos_Santos
      Participante

Caros colegas,

trago uma mensagem escrita por um colega de lista e que acho que deveriamos, no minimo, tomar ciencia, e claro usarmos isso para que possamos refletir sobre nosso papel nesta nova sociedade.

Olá Pessoal,

enquanto o governo do Quebec investe cada vez mais na imigração, parece que os quebequois estão preocupados e sentindo-se ameaçados.

Ultimamente tem saido noticias e debates na televisão e jornais no Quebec sobre a ameaça que os imigrantes representam a cultura quebequoise.

http://www.journalmetro.com/linfo/article/992817–l-immigration-une-menace-pour-la-culture-quebecoise

http://lechodelaval.canoe.ca/webapp/sitepages/content.asp?contentid=209597&id=2486&classif=Nouvelles

Atenciosamente

_TAZ_
      Participante

Olá,

Devemos olhar com cuidado essas reportagens e estatísticas, pois se referem à região de Montréal, que tem o “defeito” se ser muito grande e com comunidades étnicas localizadas em bairros, onde fica cada vez mais fácil viver “no seu mundinho” sem se integrar.

FCelso
      Participante

Boas pessoal,
      Na minha opinião, quanto mais imigrantes entrarem, mais a cultura quebequense vai ser sufocada. O povo aí não se reproduz, no geral é bastante acomodoado, é então esperado que, com o passar do tempo, a tendência é perder sua identidade. Por isso os programas de francisação, obrigatoriedade de inscrever o filho em escola francófona, e por aí vai. Já há os ingleses a conviver por anos, e os imigrantes em massa constituem mais um ameaça.

Abraço,
      Fabrício

RonaldoMaciel
      Participante

Além do que o Taz falou, ao se ver os comentários dos canadenses nas reportagens vê-se que esta preocupação se recai principalmente sobre grupos culturais diferentes dos ocidentais (então diferentes de nós também), destacando muçulmanos, judeus ultra-ortodoxos e talvez chineses. Os dois primeiros por terem hábitos regidos por suas religiões e geralmente muito diferente de uma sociedade capitalista, norte-americana, igualitária, democrática e com a mulher numa posição social mais equânime; e os últimos por serem numerosos e falarem com muita dificuldade os idiomas.

Acho que nós latinos, europeus e de algumas regiões africanas e asiáticas não entrariam tanto nesta lista de preocupações.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

iaiaenando
      Participante

Só um adendo:
      Eu costumo fazer amizade fácil e não ter problemas com ninguém.
      Mas as poucas vezes que isso aconteceu nunca foi com um québécois, mas com um imigrante. É incrível.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.