Separação após o processo

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
      Jamanta
      Participante

Olá pessoal, eu sou o Alexandre, e estou no processo também.
      Ocorreu um fato indesejável, me separei da minha esposa, e como demos entrada juntos, alguém saber como fazer? É preciso informar ao consulado? Eu posso entrar sem a necessidade dela(sou o requerente principal)? Ela pode entrar sem mim?
      Se alguém conhece, ou ja passou por isso e se for possível explicar, agradeço.

Forte abraço.

Carlos_Santos
      Participante

toda mudanca, incluidno a de estado civil, deve ser informada.

Se o CSQ ja foi obtido, bom para ela ;-)

ENtrar no Canada, so o requerente principal pode entrar sozinho. Ela nao!

Depois se ela quiser vir, é preciso ver como vai finalizar o processo, dependendo de que etapa do processo, ele se encontra.

De qualquer forma analise as possibilidades, incluindo a de vcs voltarem a reunir ;-)

Atenciosamente

mrodolfo
      Participante

Complementando…

Nao sei se o casal estando na etapa federal como fica a questao do CSQ, pois ele foi obtido com a pontuaçao da família e o demandante principal sozinho pode nao ter pontos suficientes para ser aprovado…

Olhando o Guide des procédures d’immigration (adoro esse troço!), foi exatamente o que encontrei (grifos originais):

«4.4.2.2 Retrait d’un conjoint
      Le requérant qui retire son conjoint de sa demande après avoir été sélectionné à titre de requérant avec conjoint doit voir sa demande réévaluée en fonction de la grille de sélection qui s’applique à sa nouvelle situation. Cette réévaluation est susceptible de modifier la décision d’acceptation prise initialement. Pour retirer un conjoint d’une demande déjà acceptée par le Québec, le fonctionnaire à l’immigration doit :

– récupérer l’original des anciens CSQ (les 2 copies le cas échéant);
      – fermer le dossier du requérant principal pour raison administrative;
      – ouvrir un nouveau dossier administratif dans SEPTE et une grille de sélection sans conjoint;
      – procéder à l’évaluation du dossier;
      – rendre une décision.

Si le requérant peut ainsi se qualifier, un nouveau CSQ est délivré et ceux antérieurement délivrés deviennent caducs (le fonctionnaire à l’immigration doit noter dans l’écran CSQ de SEPTE la caducité de l’ancien CSQ). Sinon, le fonctionnaire examine les autres possibilités offertes par le RSRE, dont la dérogation, qui devrait être utilisée de façon exceptionnelle. Dans les cas où l’examen de la demande sans conjoint conduit à un refus, les CSQ délivrés antérieurement doivent être annulés. Si la demande de visa de résident permanent avait déjà été déposée, le Bureau canadien des visas (BCV) doit en être rétroinformé.

Dans les cas où un conjoint souhaite poursuivre seul son projet d’immigration, il doit déposer une nouvelle demande à titre de requérant principal et défrayer les frais exigibles pour lui-même et pour l’ensemble des personnes comprises dans la nouvelle demande.»

Bonne chance!

Jamanta
      Participante

Realmente é complicado!
      Para facilitar, eu poderia ir, e depois ela iria, e depois que entrarmos, ai já não teria mais problema nenhum, correto?
      No caso real de uma separação.

mrodolfo
      Participante

Jamanta,

Nao sei em qual etapa do processo voces estao…

Se voces já estao com o CSQ e a separaçao foi amigável, voces podem dar continuidade no processo e se divorciarem só depois de darem entrada no Canada. Agora, se a separaçao for litigiosa…

No CSQ do demandante principal vem indicada a quantidade de pessoas do processo, entao, nao tem como entrar na etapa federal sozinho…

Bonne chance!

Jamanta
      Participante

Marcos, já estamos com os passaportes! Ja finalizamos o processo.
      E agora? Será que eu fazendo isso, entrar primeiro para depois ela poder entrar, seria melhor?

mrodolfo
      Participante

Nao sei dizer. Aí é com vocês…

_TAZ_
      Participante

@Jamanta wrote:

Marcos, já estamos com os passaportes! Ja finalizamos o processo.
      E agora? Será que eu fazendo isso, entrar primeiro para depois ela poder entrar, seria melhor?

Bom, se vocês já têm o visto, tudo fica mais fácil.
      Você deve entrar primeiro, obrigatoriamente, já que é o requerente principal e ela pode entrar depois, ou nem entrar …
      Quanto a informar que vocês se separaram … eu não sei. Eu faria o landing e obteria o cartão de residente permanente antes de fazer qualquer coisa ;/

guilherme84
      Participante

Ola Jamanta

Estou passando por uma situação muito parecida. Meu cônjuge e eu não estamos mais juntos, porem já estamos com passagem comprada e quase tudo pronto. Estamos na duvida se avisamos ou não, pois temos medo de ter que refazer parte ou mesmo o processo inteiro. Além disso meu cônjuge não possui curso superior e não seria capaz de ser aprovado caso aplicasse para o CSQ individualmente.

Você poderia nos contar como funcionou pra vocês? Você imigrou com a sua ex? Se separaram no Quebec apos obterem a residência permanente? Existe alguma chance de caso ocorra a separação o/a cônjuge (ou mesmo o requerente principal) tenham seu status revogado e sejam deportados?

Vale lembrar que os requerentes principais assinam um termo atestando que vão e podem prover para seus/suas cônjuges. Imagino que isso se aplica mesmo apos a separação, não?

Guilherme

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.