Sensação térmica, como interpretar?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Sensação térmica, como interpretar?

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
      FCelso
      Participante

Boas pessoal,

Uma dica para quem for olhar a previsão do tempo pelo Météomédia: a sensação térmica é diferente daquela inferida nos sites brasileiros. Explico: quando diz que está quente no Météomédia, para o brasileiro, estará agradável, e quando está frio no Météomédia, está congelante para o brasileiro.

Exemplos:

1) Previsão do tempo para Porto Alegre RS:

Segundo Tempo Agora UOL: (http://tempoagora.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/PortoAlegre-RS)

Nublado, 28oC de temperatura e 28oC de sensação térmica, vento de 14km/h

Segundo Météomédia (http://www.meteomedia.com/weather/brxx0186):

Algumas nuvens, 29oC de temperatura e 41oC de sensação térmica, vento de 11km/h

2) Para a Cidade do Québec,

Segundo Br Weather (http://br.weather.com/weather/local/CAXX0385)

Nublado, 6oC de temperatura e 4oC de sensação térmica, vento de 10km/h

Segundo Météomédia (http://www.meteomedia.com/weather/caqc0441):

Nublado, 6oC de temperatura e 6oC de sensação térmica, vento de 9km/h

Ou seja, a temperatura de Québec para o Brasil sempre está mais quente e a temperatura do Brasil para Québec está sempre mais fria.

Depois dizem que a temperatura é psicológica :lol:

SANDROMS
      Participante

Não esquenta, isso é diferença de metodologia. Sensação térmica geralmente é temperatura + vento seguindo a tabela encontrada no link abaixo. A diferença de 1 km/h por hora entre os dois sites fez a diferença na temperatura sentida em Ville du Quebec.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao70.htm

Então a sensação térmica sempre abaixará a temperatura de acordo com o vento certo? Não! Para o méteomídia quando está calor eles usam outra metodologia, que combina temperatura e umidade (humidex). Por isso calcularam 41o para POA, diferente do método usado pelo UOL. Sugiro visitar o link abaixo e seguir os links para refroidissement éolien e humidex. Ambos possuem as fórmulas de cálculo.

http://www.meteomedia.com/index.php?product=glossary&pagecontent=glossaryindex&placecode=brxx0186&pagecontent=temperature_ressentie

Não é o frio que é psicológico, mas a escolha do método de cálculo! :mrgreen:

FCelso
      Participante

Boas Sandro,

Com certeza a umidade é o X da questão! No Québec é muito mais seco que no RS.

petula
      Participante

graças a deus!!! é nossa garantia de ser um pouco mais “allergies-free”
      :P

marsonfamily
      Participante

Que bom ser mais seco!!! meus baixinhos sofrem tanto aqui em Paulinia com a Poluição/umidade!!!! :clap:

FCelso
      Participante

Sandro,

Esqueci de comentar, quando estamos no inverno no RS, o Météomédia desconsidera a sensação térmica pela umidade, ou seja, no site deles a sensação térmica e temperatura são as mesmas (só muda quando tem muito vento; +15 Km/h), enquanto nos sites do Brasil notamos a diferença de sensação térmica em relação à temperatura nos dias úmidos.

Por exemplo, tempertura de 6oC e sensação de -4oC com umidade e vento (pelo Brasil) e temperatura de 6oC com sensação de 6oC (pelo Météomédia).

Em todo caso, como exemplos práticos:
      – Quando faz frio no RS a gente treme. Quando está frio em Québec a gente congela antes mesmo de tremer; começa pelas extremidades do corpo: dedos das mãos e dos pés, nariz, orelhas.
      – Quando no verão 2009, na cidade do Québec, numa das raras oportunidades de temperatura 27oC e sensação térmica de 31oC, eu estava confortável com camiseta, bermuda e tênis, enquanto meu amigo quebequese derretia só de bermuda e chinelo, sem camisa, reclamando do calor infernal :lol2:
      – Dica básica, não confie nas orientações de frio e calor dos quebequenses, procurando desenvolver seus próprios parâmetros!

SANDROMS
      Participante

@FCelso wrote:

– Dica básica, não confie nas orientações de frio e calor dos quebequenses, procurando desenvolver seus próprios parâmetros!

Isso é verdade… não estamos acostumados ao clima daqui. Mas uma coisa é estranha quando morava em Curitiba e a temperatura chegava perto de 0º parecia que agente ia morrer de frio…. aqui tem feito entre 0 e 10 graus todo o mês de novembro e está bem gostoso, só quando chove que bate um frio mais intenso…. acho que realmente é o lance da umidade. Ou não… fiquei confuso agora…. :bangwall:

FCelso
      Participante

Boas Sandro,

Veja bem, no sul do Brasil, além da umidade, não temos construções preparadas (isoladas) do frio. Ou seja, a temperatura que está lá fora é a mesma que está dentro de casa. A construção diminui o vento, mas não a umidade. Isso, claro, para a maioria da população, pois quem tem como bancar os gasto$ com aquecedores, ar condicionado e, principalmente, com a conta de luz, nem sente!
      Falando do Québec, quando está nessa faixa de 0 a 10oC o pessoal até sai de casa com certa vontade, mas quando bate o vento, já começa a complicar. Lembro que eu não conseguia ficar sem touca nessas condições. O que pode ajudar também a diminuir a sensação de frio é que dentro de casa e nos lugares de vivência (trabalho, escola, etc) todas as edificações são isoladas.
      Assim, me atrevo a inferir que a quantidade de frio líquido num ano, percebida no Québec é menor que no RS :wink:
      Isso mesmo tendo 3 meses de frio no Sul do Brasil e mais de 6 meses de frio no Quebéc. Doideira! :explode:

milenanzi
      Participante

Fcelso
      Agora que estou vendo, está: Temp 23oC a sensação de 32oC, UR 89% e ventos de 7 km/h, mas não consegui acessar o link que você postou. Mas acessei o site do CPTEC, que na minha opnião é muito mais confiavel e os dados que são os seguintes: Temp 31oC, Sensação Termica de 38oC, UR de 70% com ventos de 24km/h.
      Mas não se assuste, os dados do meteo média é de 27/11 as 0:00hs e do CPTEC é de 26/11 as 11:00. É importante observar que cada site esta ligado a um centro metereologico que tem suas particularidade, local, sensibilidade dos aparelhos, assim como o perfeito funcionamento. Já trabalhei com dados de diferentes estações e de fato, é muito dificil.
      Os aparelhos quebram com frequencia, sobretudo aqueles que emitem dados por meio de alguma tecnologia como via satélite ou internet. Entao dos valores devem ser processados somente com os dados que temos. Mas não sei se os calculos são os mesmo no Brasil e no Canadá. Se tiver algum profissional da área formado aqui, Grite por favor.
      Em ville du Québec, a unica diferença é que o MeteoMedia não indicou uma sensação termica. Mas em ambas está 6oC com UR de 93% e ventos de 10km/h

milenanzi
      Participante

SANDROMS
      Esse primeiro “link” leva a um calculo é para medir a sensação termica, mas ela só considera a velocidade do vento, não considera a UR ou a pressão atmosférica, ou mesmo a atuação da massa de ar. Imagina que se em Porto Alegre tem ventos de 15Km/h de direção NE/SW, esse vento vem de uma massa de ar quente, mas se a direção for SW/NE é o famoso presente de argentino, ventos frios, a sensação termica vai ser menor. Mas o segundo é para medir o conforto termico não é? Conforto Térmico e Sensação Térmica são duas coisas diferentes.

Marsonfamily
      Vocês moram em Paulinia (SP)? Mas essa cidade é muito seca, e sofre bastante com a queima da palha da palha da cana da Região de Campinas, não é?
      Não conheço ainda Ville du Québec, digo por Montréal que é muito mais úmido que Paulinia, mas pode ficar tranquilos, meu nenem no Brasil tinha uma rinite cronica, nunca melhorava, já tinha dado todos tipos de remédio para alergia. Aqui simplismente desapareceu.

Abraços
      Milena

SANDROMS
      Participante

Milena,

você é meteorologista? :lol: :lol:

minha filha sofre bem menos com rinite e sinusite aqui do que em Curitiba (que também é frio e úmido). mas meu filho tem tido mais crises… quem entende?

E apesar do clima aqui ser úmido (por enquanto, pois acho que qdo a temperatura cai abaixo de zero fica mais seco), mas dentro de casa é sempre muito seco, culpa do chauffage, lá em casa temos dois umidificadores de ar rodando 24/7 (leia-se 24 horas 7 dias por semana) para manter a umidade a 50%. Cozinhar feijão ou sopa na panela de pressão também ajuda na umidade. :lol: :lol:

marsonfamily
      Participante

Milena,

Seu comentário confirma minhas desconfianças… Quando voltamos dos EUA, meus filhos não tinham absolutamente nenhum problema respiratório. Nos instalamos em Paulínia (SP) e pronto!!! Acabou a paz!!! Além das queimadas da cana-de-açucar, comuns nessa região, temos a REPLAN, a maior refinaria de petróleo (Petrobrás) da América Latina, sem contar as inúmeras multinacionais químicas, petrolíferas, etc instaladas em Paulínia e região. A noite, no caminho de Campinas para Paulínia, é possível ver uma névoa, como se fosse neblina, pairando sobre a cidade. A impressão que dá é que as empresas aproveitam o ‘cover of darkness’ pra liberar tudo aquilo que produzem em termos de gases tóxicos.

Triste a situação!!! Já Montreal/Canada…. ahhhhh até suspiro…. Ando sonhando muito que estou andando em Montreal… Mal posso esperar!!!!

milenanzi
      Participante

Não sou metereologista não, sou geográfa. Trabalhei muito tempo na Secretaria do Meio Ambiente e apesar de minha especialidade ser o Geoprocessamento e Cartografia, tinha também que fazer monitoramente da UR de todo Estado de SP. Esse monitoramento era de extrema necessidade para proibir ou liberar a queima da palha da cana de açúcar de acordo com as condições metereologicas.
      Mas acredito que essas caracteristicas da casa que você citou é fundamental. Nossas casas casas de concretos estão muito mais suceptiveis a umidade que aqui. E no inverno fica sequinha mesmo, não tem fungo que resista.
      O otorrino…. do meu filho já tinha me dito que enquanto ele dormisse em um quarto que tivesse umidade e que não pegasse Sol todas as manhãs, ele não melhoraria. Mas alertou que aqui ele pode ter serios problemas na primavera. (Sandroms vc estava aqui na primavera, não é? Conte a experiencia).
      Ele precisava melhorar a rinite, para operar a denóide, não consegui mos fazer a cirugia no Brasil.
      Aqui a coriza (que era permanente) desapareceu, não ronca e nem baba mais. Nada de espirro, é uma maravilha mesmo. Estou muito contente.

SANDROMS
      Participante

A primavera aqui é temida pelo tal do polem… e pelas variações de temperatura. Bem, as variações são ruins porque nos deixam a mercê de gripes e resfriados. Meus filhos tiveram vários resfriado com febre nos primeiros meses aqui. As variações de temperatura da primavera são iguais as que pegamos agora no outono (outubro e novembro) só que um pouco mais seco. Já no outono meus filhos passaram sem grandes problemas. Acho que acostumaram com os vírus daqui.

Quanto ao polem, felizmente descobrimos que ninguém lá em casa era alérgico a ele, nosso problema é poeira mesmo e um aspirador de pó resolveu o problema. Sorte nossa! :lol:

Aqui, muita gente é alérgica a polem, a ponto te ter alerta de polem no site da Meteomidia. De um modo geral o pessoal é super alérgico. Todas as embalagem indicam se existe ou não algum traço de amendoim no produto. Chega a existir alguns produtos onde se lê: “produzido em uma fábrica livre de amendoim”. No Brasil nunca conheci ninguém alérgico a amendoim. Minha filha é proibida de levar qq lanche com amendoim para a escola pois algum coleguinha alérgico pode querer experimentar… e já viu né? Até kiwi é proibido pois tem um menino na sala dela com alergia a kiwi? Pode?

marsonfamily
      Participante

Minha esposa teve problemas na primavera com alergia a pólen. Ela consultou um médico e passou a tomar um remédio, de nome genérico Loratadine, que a deixava bem por 24 horas. Um comprimido por dia e pronto. Mas os sintomas podem ser variados. Para mais informações, consultem http://www.webmd.com/allergies/spring-allergies.

FCelso
      Participante

Acabei por desenvolver um método de equivalência de sensação térmica bastante simples.
      :bigups:
      No Brasil: Quando a pessoa deixa de sentir calor, está frio.

No Canadá: Quando a pessoa deixa de sentir frio, está quente.

Isso varia para cada um e em locais diferentes do país, especialmente no Brasil. Também depende da atividade física, pois estar em movimento ou parado, faz muita diferença. Já vi gente no Rio de Janeiro colocar blusão de lã em dia de chuva com 16oC, enquanto para mim ficava confortável com uma camisa manga longa de malha fina, ou ainda, se estiver caminhando, uma camiseta curta dá conta do recado.

joao-Fer
      Participante

Engraçado isso de sensação termica.

Em Paris, se estivesse sol e 13 graus, todo mundo estava de camisa/camiseta, calças ou bermudas. Se estivesse 22 graus mas nublado, o povo se “empacotava” todo. Eu suando no metrô todo sem ventilação e do meu lado uma mulher de blusa de lã, casaco e cachecol. Sem nenhum suor no rosto. Vai entender!

Em Montreal peguei de 5 a 10 graus. Saía na rua de camiseta numa boa, desde que fosse por pouco tempo. Ficar na rua só de camiseta, impossível. Porém andar até o carro no estacionamento e vice-versa era tranquilo. Só uma vez que a gente se enrolou pra entrar no carro e aí eu senti o polo norte me abraçando aos poucos e botei o casaco rapidinho.

Em Praga pegamos 10 a 15 graus. Eu lembro de sentir até meu osso gelando. A gente saía encapotado com todas as roupas possíveis. De novo, vai entender!!

Abraços

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.