Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Se bebe água direto da torneira em Québec ? E os hospitais ?
- Este tópico contém 11 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 6 meses atrás por Thiago Zago.
-
AutorPosts
-
-
14 de dezembro de 2011 às 10:46 #7790WilsonParticipante
Bom Dia pessoal,
Parece uma pergunta boba, mas fiquei com essa dúvida.
É costume beber água direto da torneira (ou colocar para gelar) ou somente bebem água “comprada” ?
Aproveito para perguntar sobre as condições dos hospitais em Québec. Recentemente assisti a um filme quebécoise chamado Les Invasions Barbares. O filme retrata um hospital em Montréal totalmente quebrado e com um sindicato corrupto. Alguém já teve experiência em internações e sabe como são as condições dos hospitais por aí ?
Abraços,
Wilsonhttp://lepoussins.wordpress.com/
-
14 de dezembro de 2011 às 17:47 #48843SANDROMSParticipante
Wilson,
Pesquisando nesse fórum você acha de tudo, a quantidade de informação aqui vai logo passar a Wikipedia :lol:
Sobre água da torneira:
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/3736.html?p=34825&hilit=Brita#p34825
Sobre o hospitais:
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/1726.html
não esqueça que a qualidade de atendimento varia muito de um lugar para outro e as experiências são pessoais e variadas. Eu particularmente nunca usei hospitais, apenas clínicas.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
14 de dezembro de 2011 às 18:32 #48849WilsonParticipante
Obrigado SANDROMS,
Realmente não pesquisei o assunto porque não achei que haveria resposta para um pergunta deste tipo. Wikipedia Québec – Pt.
Quanto ao hospital, vi que a maioria dos relatos é em relação ao atendimento. Entendi que o sistema hospitalar é baseado em segmentos, desde hospitais, clínicas e médico de família.
Mas o que realmente me assustou foi a visão do hospital no filme. O hospital totalmente detonado, caíndo aos pedaços. Até então, vi todo mundo elogiando a estrutura dos hospitais no Québec. Será que a visão do hospital no filme é exagerada ou a estrutura física dos hospitais no Quebéc são realmente assim ?
http://lepoussins.wordpress.com/
-
29 de dezembro de 2011 às 02:56 #49168berlotaParticipante
nós aqui em casa tomamos agua da torneira e colocamos numa garrafa para gelar.
Eu só cuido para não tomar a agua quente que essa parece que fica armazenada para esquentar e pode ter impurezas(por ficar armazenada de qualquer jeito).
Mas lí no lynk que passaram aí em cima sobre uma jarra com filtro e acho que sempre é melhor uma filtrada, vou procurar…. -
29 de dezembro de 2011 às 15:54 #49176RonaldoMacielParticipante
Achei esta matéria do excelente programa Une pilule une petite granule que passa na TéléQuébec. A matéria diz que a qualidade da água do Québec é muito boa e que filtros seriam desnecessários pois os benefícios são limitados. Fora que os filtros devem ser trocados constantemente para evitar a proliferação de bactérias.
http://pilule.telequebec.tv/occurrence.aspx?id=272
E este também do site passeportsanté: http://www.passeportsante.net/fr/Actualites/Dossiers/ArticleComplementaire.aspx?doc=eau_filtree_embouteillee_do
Eu compro água em galões da marca Labrador, acho a melhor em gosto e cheiro. É que não confio no encanamento do prédio onde moro, nao sei se tem diretamente a ver mas fico mais tranquilo assim.
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
29 de dezembro de 2011 às 22:17 #49180Carlos_SantosParticipante
Um exemplo de campanha de consumo de agua publica na ULaval:
http://www.forcesavenir.qc.ca/universitaire/finaliste_view/3357
-
31 de dezembro de 2011 às 00:02 #49203gabi-infirmiereParticipante
moro ha 4 anos aqui e apenas na época que morei em région tinhamos uma preocupaçao diferenciada com a agua (de tempos em tempos recebiamos *L’avis de faire bouillir l’eau* …
a agua da torneira, em Montréal, é potavel e com rigidos controles de qualidade. E basta deixar correr um pouco que ela ja vem gelada, nem precisa de geladeira ultra-tech!
e quanto aos hospitais = eu sou usuaria e trabalhadora do sistema de saude. Ha muito o que melhorar, ha algumas falhas grotescas no sistema mas esta longe (muito longe) de ser um sistema falido. Atende às necessidades da populaçao de uma maneira adequada.
Classe média brasileira, acostumada aos *livrinhos de convênio* fica pasma quando chega aqui e descobre que nao pode ir no especialista que quiser na hora que quiser … é uma questao de adaptaçao, espero que os candidatos à imigrantes tenham isso em mente = devemos lutar para manter e melhorar o sistema publico, nao para incorporar as praticas privadas nem tao pouco cairmos no erro dos vizinhos do sul.Tenho historias MARAVILHOSAS sobre como o sistema funciona bem = de casos simples a complexos, passados nos cafundos do Abitibi-Témiscamingue e na metropole Montréal.
:bigups: EU ACREDITO E LUTO pelo sistema publico. -
22 de maio de 2013 às 19:11 #62336RonaldoMacielParticipante
Alerta para não beber a água da torneira de Montreal. Dizem ainda para nao escovar os dentes com a água, nem lavar salada e legumes com isso… Atençao
CBC News:
http://www.cbc.ca/news/health/story/2013/05/22/montreal-boil-water-advisory.htmlAlerta no site da Ville de Montreal:
http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=6497,102961582&_dad=portal&_schema=PORTALResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
22 de maio de 2013 às 19:45 #62343SANDROMSParticipante
Antes que alguém interprete isso como falta de qualidade na água de Montreal, na verdade é uma medida preventiva, já que reformas estão sendo feitas na usina de tratamento de água e eles não podem garantir que nenhuma contaminação vá acontecer. O pessoal aqui é meio psico com essa coisas. Mas eu é que não vou deixar de ferver em casa.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
23 de maio de 2013 às 18:40 #62355Leo78Participante
Até no Brasil se daria pra beber água da torneira. O principal fator que deveria nos preocupar a ponto de fazer mal seria a contaminação microbiológica, porém nossa água é clorada e não permitiria essa contaminação. Esses filtros que se vendem de carvão, areia etc. não servem pra descontaminar, aliviam apenas o odor, sabor, turbidez e possíveis suspensões…um filtro microbiológico é caro e seu cartucho tem que ser trocado constantemente. Os outros parâmetros são constantemente analisados pela empresa que cuida do tratamento da água de cada estado. Porém, estamos no Brasil e qualquer falha no tratamento jamais seria avisado à população (ainda mais que ningém bebe água da torneira). Quando estive aí e nos EUA bebi água da torneira tranquilamente.
-
23 de maio de 2013 às 19:26 #62357SANDROMSParticipante
Hoje cedo estava ouvindo uma entrevista na FM 98.5 com uma pessoa ligada ao departamento de água de Montreal, explicando que devido a uma ação de manutenção na estação de tratamento, o lodo depositado no fundo do reservatório subiu e contaminou a rede de distribuição.
Segundo ela esse lodo é proveniente do reservatório “clorado” e portanto não deve possuir agentes patológicos, mas apenas barro mesmo. Mesmo assim preventivamente o anúncio foi dado para que não se consuma a água sem fervê-la. Nesse caso o filtro de pouco adianta.
Para mim ficou evidente que o alerta era preventivo mas o repórter da 98.5 estão transtornado reclamando que a prefeitura demorou de mais para alertar a população, ele bravejada que às 10h da manhã tinha escolas que não haviam recebido o aviso. Só falta organizarem agora uma passeata contra a água de Montreal. :lol: :lol: :lol:
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
24 de maio de 2013 às 18:39 #62376Thiago ZagoParticipante
Vi hoje no jornal The Gazette por volta das 8:58 o comunicado oficial dizendo ” Tap water is Safe” com um bando de figurinhas (os quais nao conheco pois nao estou ai ainda) tomando agua o que parece ser da direto da torneira.
Bem, ao meu ver, ponto positivo para o Quebec no quesito preocupacao com a populacao.
Eu mesmo ja vi a CEDAE aqui no Rio varias vezes abrindo tubulacoes d’agua, manutencao etc e nunca vimos nem mesmo comunicado em lugar algum sobre as intervencoes no sistema. Somente quando ocorre interropcao no fornecimento e ainda mesmo em regioes consideradas nobres.
Acompanhei o caso desde o inicio e fico un tanto satisfeito pela conduta das autoridades no esclarecimento da populacao ate a confirmacao do “Water is Safe” :discuss:
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.